sexta-feira, 17 de julho de 2015

Sondagem enviesada do Expresso/SIC-Eurosondagem sobre a prisão de Sócrates e o Ministério Público

O Expresso, de 10-7-2015, publicou uma sondagem manhosa, encomendada pelo próprio Expresso e SIC à Eurosondagem, sobre o caso Sócrates, o Ministério Público e o PS.
Manhosa, porquê? Porque, além da escala desequilibrada, tem perguntas enviesadas.

O questionário está dirigido para as seguintes conclusões sobre a opinião da maioria dos inquiridos na amostra representativa dos eleitores nacionais:
  1. «acha que o caso pode influenciar o voto no PS» (sic); 
  2. Sócrates está preso por «razões políticas» (sic); 
  3. o procedimento do Ministério Público no caso não tem sido «o mais correto» (sic); 
  4. António Costa «deve manter o discurso da separação da política e da justiça» em contraponto a «assumir uma posição sobre o processo». 
Porquê?
  1. Poder, pode sempre...
  2. E se perguntassem se Sócrates está preso por corrupção, qual sewria o resultado?
  3. Para lá da designação «MP» que espero tenha sido simplificação do artigo, a avaliação sobre o procedimento do Ministério Público neste processo é: «O mais correto»?!... E porque não «corretíssimo» ou «100 por cento correto»?!...
  4. Esta quarta pergunta assume que António Costa tem indubitavelmente feito o discurso da separação da política e da justiça», quando tal não é verdade. Por exemplo,  em 22-11-2014, já como secretário-geral do partido, disse que o PS é «solidário pessoalmente» com Sócrates, mas que «respeitará escrupulosamente a forma independente como a justiça deve apreciar casos judiciais, que não cabe ao PS apreciar». «Solidário pessoalmente»?... «Forma independente como a justiça deve apreciar casos judiciais»?!... E se o PS entender que a justiça, neste caso, não está a ser «independente»?!... Mais ainda: o que interessa não é o discurso de Costa, mas a sua prática...

Sobre a escala deste questionário, as perguntas 1, 2 e 3, têm como respostas possíveis: «sim», «não» e... «talvez». «Talvez»? O «talvez» não é neutro, mas positivo, pois quem responde «talvez» admite que... sim. E na questão 4 não se pode opor a opção «manter o discurso da separação da política e da justiça» à opção «assumir uma posição sobre o processo».

Se o Expresso e a SIC quisessem saber, em rigor, o que aquela amostra da população pensa sobre os assuntos em causa, em vez de a conduzir a determinadas respostas, o questionário e as opções de resposta deviam ter sido:
  1. O caso Sócrates modifica, ou não modifica, o seu voto nas próximas eleições legislativas? Sim; Não.
  2. José Sócrates está preso preventivamente por: Corrupção; Motivo político.
  3. O procedimento do Ministério Público no processo Sócrates tem sido correto? Sim; Não.
  4. António Costa deve, ou não deve, comentar o processo Sócrates? Sim; não.

Aliás, o título da notícia do Expresso sobre a sondagem não deixa lugar a dúvidas: «Sondagem: maioria diz que Sócrates é preso político e que o PS pode ser prejudicado». Das enviesadas razões políticas, passam a «preso político»; e à vitimização do PS num caso que atinge o seu ex-líder.

É com manobras destas que o coro orquestrado do sistema, vai conseguindo pôr pesos em cima da balança da justiça, num caso que o PS costista e a Maçonaria quer politizar para livrar. Ao povo o que interessa são os factos, não as presumidas motivações e presumidas vitimizações.


Atualização: este poste foi atualizado e emendado às 8:18 de 18-7-2015.


Limitação de responsabilidade (disclaimer): José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa, arguido indiciado, em 24-11-2014, pelos crimes de corrupção ativa por titular de cargo político, de corrupção ativa, de corrupção passiva para acto ilícito, de corrupção passiva para acto lícito, de branqueamento de capitais, de fraude fiscal qualificada e de fraude fiscal (SIC, 26-11-2014), recluso detido preventivamente no Estabelecimento Prisional de Évora sob o n.º 44, goza do direito constitucional à presunção de inocência até ao trânsito em julgado de eventual sentença condenatória. As demais entidades referidas neste poste, referidas nas notícias dos média, que comento, não são arguidas ou suspeitas do cometimento de qualquer ilegalidade ou irregularidade.

20 comentários:

Anónimo disse...

Prof. Balbino Caldeira,

O maçon Rui Oliveira e Costa parece que percebe alguma coisa de estudos de mercado. O problema é que DEVERIA requerer incompatibilidade, atendendo a que é Socialista e Maçon.

Assim, presta-se a que seja crismado de Rui Oliveira ENCOMENDA e Costa. Não lhe sai a pastilha da mão, por muito que tente livrar-se dela.

Passa assim, de socialista e maçon, a ser também incompetente e com ética inexistente, pois se não, deveria solicitar incompatibilidade.

O Espesso de Costa, é o pasquim das ENCOMENDAS nacionais do Grupo de Bildeberg.

Portugal AO FUNDO.

Anónimo disse...

O irmão-gémeo brasileiro, Lula, de Sócrates, o tuga.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/construcao/detalhe/lula_da_silva_formalmente_investigado_no_brasil_por_relacoes_com_odebrecht.html

O Globo noticiou em Abril que a Odebrecht pagou uma viagem de Lula da Silva a três países: Cuba, República Dominicana e Estados Unidos da América. Esta viagem, realizada em 2013, foi confirmada pela Odebrecht que disse, então, não haver nada de ilegal nisso. Nessa viagem, Lula da Silva viajou com Alexandrino Alencar, director de relações institucionais da Odebrecht, detido no âmbito da operação Lava Jato, que investiga os contratos da Petrobras com grandes construtoras. Também detido nesse âmbito foi o presidente da própria construtora, Marcelo Odebrecht.

Já a Veja noticiou em Fevereiro deste ano que o sobrinho de Lula da Silva, chamado Taiguara Rodrigues dos Santos, foi contratado pela Odebrecht para trabalhar na obra de ampliação e modernização da hidroeléctrica de Cambambe, em Angola. No mesmo ano, em 2012, a construtora conseguiu no BNDES um financiamento para realizar esse projecto em Angola. A Veja questiona: coincidência?

Em Junho deste ano foram, por outro lado, divulgados telegramas que revelavam que o governo de Lula intervinha junto de governos de outros países para beneficiar empreitadas brasileiras, entre elas a Odebrecht.

Anónimo disse...

Alguém mais profissional do que Rui Oliveira e Costa.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=782444

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) deferiu o pedido do juiz José Carreto para ser dispensado de intervir como relator nos recursos do processo «Face Oculta», por recear uma eventual desconfiança sobre a sua imparcialidade.

Em causa está o facto de o requerente residir desde 1990 no concelho de Vinhais, a terra natal de Armando Vara e onde o antigo ministro do PS tem também a sua residência.
Apesar de não haver relações de amizade, o desembargador teme que se por qualquer razão a decisão vier a ser favorável não será possível "livrar-se do estigma de que tal ocorreu por serem da mesma terra".
"Ninguém deixará de pensar, tendo em conta o tempo que vivemos e os tempos conturbados relativos às relações entre a magistratura e a política, que essa relação de proximidade e de contacto influenciará o desfecho final do processo, que assim não seria fruto de uma atuação imparcial", assinala o desembargador.

Anónimo disse...

Já tinha começado e agora vão suceder-se os casos para minar o PSD e dar crédito ao PS. Deverão surgir à razão de um por semana. Temos muito trabalho pela frente se quisermos manter o PS longe do dinheiro dos contribuintes e clones dos noronhas, pintos monteiros e cândidas afastados do funcionamento regular da justiça. Falo sem medo em qualquer lado e junto de amigos procuro esclarecer e para isso basta enunciar FACTOS.

Anónimo disse...

http://www.omirante.pt/noticia.asp?idEdicao=54&id=83541&idSeccao=479&Action=noticia&google_editors_picks=true#.Val0d6RVjp4

O presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, Helder Esménio (PS), enquanto gerir o concelho não vai permitir que as bibliotecas tenham "cantinhos" com literatura para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transsexuais. Esta é a resposta do autarca a uma recomendação dos vereadores do Bloco de Esquerda, que pretendiam que fossem criados espaços para estes grupos devidamente identificados com placas, como as que existem a dizer literatura infantil ou economia.

Anónimo disse...

Brilhante análise feita por uma pessoa sem qualquer "pó" ao Sócrates.
Estou completamente de acordo com abordagem tão inteligente e de grande imparcialidade.

Anónimo disse...

Ó Dr ABC, mas que surpresa.
Como ficarão os "machões" da treta que há por aqui?

"Sócrates gastou quase um milhão com mulheres

De viagens e hotéis de luxo a jantares e casas, conheça os prazeres secretos do antigo primeiro-ministro".

Anónimo disse...

Ahahaha! O socretino até festeja as cópulas do Sócrates.
Nunca ouviste falar de bissexualismo?
Imbecil!

Anónimo disse...

18 de julho de 2015 às 14:58

Prof. Balbino Caldeira,

Há aqui um enxuto que acredita que no Socialismo não há marialvas, mas apenas e só peladinhos da cenoura. Estes patuscos socialistas são mesmo frouxos. Frouxos em particular do neuróniozinho que ainda detém no artelho!

Anónimo disse...

No tempo da ditadura comunista do PREC, quando os comunas assaltavam, saneavam, destruim,empresas industriais e agrícolas,no Estado, nas empresas públicas, prendiam,saneavam,estivemos a um passo de nos tornarmos servos do imperialismo soviético, o jornal expresso desempenhou um papel importante na defesa da liberdade, contra a opressão comunista. Nessa altura cheguei a fazer 70 Kms para comprar o jornal. actualmente não compro e muito raramente leio o Expresso. Deixei de assinar as revistas do grupo. Como quase toda a imprensa está infiltrado pela malta da esquerdalhada e deixou de ser imparcial. É pena!

Anónimo disse...

Giro e muito divertido é agora a posição de muito socialista e berloquista sobre Lula, o mago brasileiro, que meteu milhões no bolso, dele e dos amigalhaços. Foi a salvação do Brasil, dizem muitos. Mais um idiota útil, ao estilo do Soares, que foi comprado pelos americanos e faz e fez tudo para saquear o povo brasileiro, tal como o Soares e o seu gangue.

Mas, muito socialista diz que ele nunca foi de Esquerda. Ele, Lula, aparece agora a atacar o Governo da sua comparsa Dilma, para parecer que continua ao lado do Povo.

Longa Vida ao Kamarada Varoufakis.

Anónimo disse...

https://www.youtube.com/watch?v=G99Xyj-EVvo

Anónimo disse...

Afinal, o "Observador" é um jornal de esquerda com uns colunistas da direita envergonhada. mais um logro.
Aquelas notícias são iguais ao que se lê no Público, DN ou JN. Títulos enganadores e textos enviesados.
Salvo "O Diabo", que é um semanário, o resto é uma tristeza. Tudo esquerdista, utópico, manipulador. Usam a mentira como uma arma, tal como o outro usava a cantiga.
Não admira que a manada eleitoral apascentada por estes pastores, coloque sempre o partido corrupto no poder.
Um país sem imprensa livre e independente, não vai a lado nenhum. É um alvo fácil para o polvo maçónico xuxa.

Tonho Costa acusa disse...

Hoje no noticiário da TVI, o clássico "António Costa acusa Passos Coelho".
Depois, segue-se o tempo de antena do costume.
As medidas do governo são explicadas nas TV's, não por membros do governo, mas pelo Costa, Jerónimo e pelas esganiçadas do BE.
A televisão está em franca campanha política a favor do gang do Soares, que foi mais uma vez a Évora cuidar que o Socretino se mantém de boca fechada.
A prisão de Évora não obedece a lei nenhuma. Desde que recebeu um membro da seita, é um feudo do partido socialista que ali dita regras.
As tais TV's fingem que nada vêm nem sabem. As tais TV's que mandavam a Felgueirosa ao Brasil escavar notícias do Duarte Lima.

Anónimo disse...

Cosa Nostra:

http://expresso.sapo.pt/sociedade/2015-07-19-Socrates-nao-foi--decisivo-em-nada

Santos Silva é administrador de uma empresa detida pelos donos do grupo e responsável por angariar obras lá fora para o grupo. Isso não significa que ele trabalha no grupo?

É uma empresa dos donos do grupo e do próprio Carlos Santos Silva. Nós não tínhamos capacidade aqui para fazer orçamentação para o mercado internacional. A opção da Lena foi ter uma empresa à parte com acionistas comuns e envolvendo as pessoas que podiam ajudar nesse processo. E a opção foi constituir em 2007 a XMI, que no início até se chamava Lena Management. Essa foi a estratégia pensada por Joaquim [Barroca] Rodrigues para abordar os mercados internacionais e construir propostas.

Como é que, com tudo isso, essa não é uma empresa do grupo?

Isso não é importante para mim.

Anónimo disse...

Mas porque é que, então, foi a XMI a fazer um contrato para a Argélia em 2014 com o patrão de Sócrates, Paulo de Lalanda e Castro?

Estamos a fazer cinco hospitais na Argélia, e alguns são de regime chave na mão. Um dos nossos colaboradores na Argélia, Hugo Gancho, é também colaborador da XMI. E identificou uma questão: “Temos aqui um problema com equipamentos médicos que não conseguimos resolver. Das duas uma: ou admitimos pessoas para o resolver ou arranjamos alguém de fora que o faça.” Na XMI foi posta essa questão: há alguma empresa para fazer isso? E o engenheiro Carlos Santos Silva disse: “Talvez eu arranje alguém.” Ponto final.

Quanto é que o grupo pagou a Santos Silva ao longo dos anos? Há um comunicado que refere pouco mais de três milhões de euros. É esse o valor?

Esse foi o valor que pagámos até 2011. E de 2011 a 2015 pagámos mais dois milhões de euros.

Anónimo disse...

Como explica então o facto de ele ter recebido 17 milhões de euros de Joaquim Barroca Rodrigues através de contas na Suíça em 2008 e 2009?

A minha convicção profunda é que a conclusão que se vai tirar, mais cedo do que se pensa, é que o Joaquim [Barroca] Rodrigues está absolutamente inocente de qualquer pagamento que não tenha uma justificação legal. Mas isso é um assunto que tem de ser ele e a sua defesa a trabalhar.

Perguntou a Barroca Rodrigues que transferências foram essas?

Não perguntei e não tenho de perguntar. Ele é que tem, se quiser, de abordar o assunto. Essa é uma matéria à parte. O Grupo Lena não fez pagamentos a Carlos Santos Silva que não fossem por trabalhos executados.

Anónimo disse...

Não tem explicação para os 12 milhões de euros que Bataglia transferiu para Barroca Rodrigues?

Não, não tenho.

E que relações teve o grupo com Vale do Lobo, um resort no Algarve de que Bataglia é acionista?

Tivemos uma obra de quatro milhões de euros relacionada com as infraestruturas de um loteamento. É um projeto de pequeno montante.

Ficou surpreendido com todo o dinheiro que Carlos Santos Silva entregou a Sócrates nestes anos?

Aos 15 anos tive de ir trabalhar e passei fome para conseguir estudar. Quem valoriza o trabalho como fonte de riqueza tem uma perceção própria sobre outras formas de obter dinheiro. E tem uma grande hostilidade a tudo o que seja fenómenos de corrupção. Mas não se podem misturar assuntos.

Esta semana foi detido um ex-administrador de uma empresa do Grupo Lena, a propósito de um processo-crime sobre uma alegada burla com subsídios do Estado. O que se passa?

Não sei exatamente o que está em causa. Essa empresa, a Resipower, foi nossa participada, mas vendemo-la há mais de três anos. E esse ex-administrador saiu do grupo há dois anos. Mas pelo que percebemos o problema nem é na Resipower. Acho que é numa empresa ao lado.

Anónimo disse...

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=4688866

O político brasileiro Aécio Neves, que perdeu no ano passado as eleições para Dilma Rousseff, diz que o partido no poder é "uma organização criminosa" e considera que o país "tem uma Presidente sitiada".
Numa longa entrevista divulgada hoje pelo diário "Correio Braziliense" o líder do Partido da Social Democracia Brasileira fala das eleições perdidas para Dilma (do Partido dos Trabalhadores, PT) e diz que foi "uma luta absolutamente desigual".
"Não perdi para um partido político. Perdi para uma organização criminosa que se apoderou do Estado", afirmou na entrevista, na qual falou também da crise política e económica e das denúncias de corrupção e do conflito entre o Governo e o Congresso.

Anónimo disse...

Curioso, essa do Aécio. Antes, frisava que respeitaria o resultado das eleições e não pediria o impeachment.
Agora tenta cavalgar a onda e já acha o PT uma organização criminosa.
Antes, não sabia disso?
Um inconsequente que espero não venha a ser presidente do brasil.
fez uma campanha frouxa, sem acusar o PT de nada do que já era público e notório.
Detesto oportunistas.
Que ganhe alguém que faça um corte radical com o crime organizado, vulgo PT e similares.
Que o brasil tenha sucesso nesse desiderato.
Em Portugal, o crime organizado, aka quadrilha das bancarrotas, aka PS, continua a ter um peso eleitoral desmedido. Tão cedo o país não se livra dessa canalha.