domingo, 26 de janeiro de 2014

A rede e o peixe



Um documentário da BBC Four, citado pelo MailOnline de 25-1-2014, traz a público o horror da ditadura socialista do coronel Muamar al-Kadafi, na Líbia: a sua pedofilia sobre meninas e meninos, o sequestro, a tortura, o assassínio, até a conservação de cadáveres dos opositores em frigoríficos...

Os políticos portugueses que, ao longe dos anos, mantiveram um relacionamento próximo com Kadafi vão fingir espanto. Mas, como dizia alguém, eles sabem que nós sabíamos que... eles sabiam muito bem do horror líbio e do seu patrocínio do terrorismo internacional. Porque, muito antes, e de modo mais detalhado do que aparece nas notícias dos jornais, o poder político conhece o horror que esconde do povo. Prioridade aos negócios, que de Estado só têm o qualificativo dos estadistas que os aproveitam.

Está também ainda por fazer a história do apoio líbio aos partidos políticos portugueses, nomeadamente o PS. Veja-se um excerto do livro de Rui Mateus, «Contos de um PS desconhecido», Dom Quixote, 1996, p. 63:
«Mas, Manuel Tito de Morais, nas funções de secretário-geral "interino" ia recebendo alguns donativos e, nesta matéria, "tudo o que vinha à rede era peixe". (...)
(...) Creio que até ao I Congresso, que teria lugar em Dezembro [de 1974], o único contributo significativo recebido pelo Partido Socialista tinha sido angariado no seguimento da visita de Mário Soares a Trípoli, em Novembro de 1974, onde se encontraria com o coronel Kadhafi, tendo, a partir daí, a conta da Associação António Sérgio sido rapidamente transferida para o Nederlandsche Middenstandsbank (Anexo 4) de Hilversum, na Holanda, que, posteriormente, viria a ser titulada por José Neves, também ele fundador do Partido em, Bad Munstereifel. Escrever-lhe-ia [Mário Soares] posteriormente, aproveitando a visita a Trípoli de José Neves e Catanho de Menezes para agradecer e exprimir a sua "admiração pelo interesse e ajuda que (Kadhafy) deu à luta e libertação do Povo Português" assim como para o informar de que o PS estava "de novo em condições de reabrir os nossos contactos com todas as forças que no mundo lutam pela libertação dos povos. Entre essas forças, tanto a Líbia como V. Ex.a jogam um papel fundamental.»
(Realce meu)
O contributo do coronel Kadafi «para a libertação dos povos», mormente do seu, era já então público e notório... E mais se sabia, depois quando José Sócrates, nos seus governos de 2005 a 2011, andou enternecido com o «líder carismático» (sic) líbio, tendo o ex-primeiro-ministro visitado a Líbia «quatro vezes em seis anos» de poder.

Outros políticos tiveram contactos promíscuos com o regime líbio, e aturaram a loucura do coronel. Mas talvez nenhum tenha chegado ao nível do Partido Socialista. Porém, a indignação seletiva da esquerda negligencia sempre as culpas próprias.

E não apenas nos pragáticos socialistas. Também está por estudar a questão tabu do financiamento e acolhimento em campos de treino para instrução de atentados e de colocação de bombas, ao terrorismo da extrema-esquerda portuguesa, às FP-25 de Abril e a alguns dos seus embriões (nomeadamente, um grupo do catolicismo militante do tipo montonero).


Atualização: este poste foi emendado às 14:50 de 28-1-2014.

* Foto picada daqui.

Limitação de responsabilidade (disclaimer): O coronel Muamar Kadafy foi linchado em 20-10-2011, durante a guerra civil na Líbia. As demais entidades referidas nas notícias que comento não, que eu saiba,arguidas pelo cometimento de qualquer crime, nem suspeitas do cometimento de qualquer ilegalidade ou irregularidade, no caso das relações do Partido Socialista ou do Estado português com o ditador líbio.

7 comentários:

Anónimo disse...

Por falar em montoneros e guerrilheiros que defendem os trabalhadores e a classe operária, também temos os socialistas-irmãos brasileiros, dirigidos pela búlgara Dilma, essa pochette do Planalto.

http://www.dgabc.com.br/Noticia/506857/dilma-deixa-hotel-de-lisboa-pela-porta-dos-fundos?referencia=minuto-a-minuto-topo

Sem falar uma só palavra sobre os protestos que ocorreram no Brasil neste sábado, 25, ou fazer qualquer declaração, a presidente Dilma Rousseff deixou pelas portas do fundo o hotel em que se hospedava em Lisboa e embarcou na manhã deste domingo, 26, para Havana. Ontem, enquanto os protestos ocorriam em várias cidades, ela jantava em um restaurante com estrela pelo Michelin, a referência da boa gastronomia no mundo.
Dilma e sua comitiva passaram o sábado em Portugal, ocupando um total de 45 quartos de dois dos hotéis mais caros de Lisboa, com um custo total de R$ 71 mil. A presidência optou por não usar o palácio do século XVII mantido pelo governo brasileiro e que serve de embaixada do País em Portugal por indicar que o local não comportaria a delegação.

A viagem estava sendo mantida em sigilo e apenas foi explicada depois que reportagem do jornal O Estado de S. Paulo revelou ontem com exclusividade o momento em que Dilma entrou num hotel de Lisboa. Segundo a reportagem apurou, a suíte de Dilma está tabelada com um valor de R$ 26 mil.

Anónimo disse...

O bandalho do Sócrates cortejava o criminoso Ghaddafi, quando este já tinha assumido o atentado contra o Boeing 747, da Pan America, que explodiu em Lockerbie, na Escócia, por mandato o criminoso Coronel Ghaddafi. Agora, esse mesmo Sócrates é intermediário na venda de plasma sanguíneo na América Latina. Os traficantes nunca se perdem. A não ser que acabem como o Coronel Ghaddafi, em que a sua cabeça foi jogada como berlinde em Tripoli.

Anónimo disse...

Foi por Sócrates ter sido intimo do ditador Líbio que tão bem soube dissertar sobre a tortura em tempos de democracia.
.
Acho que no que toca a pedofilia sobre "os meninos" isso deve ter chocado e horrorizado o nosso José...ou talvez ele nem soubesse, nem desconfiasse...
.
Bruno

Anónimo disse...

E não é que mais um do PSD(partido do Dr ABC), o pequenino Marques Mendes também anda, agora, nas bocas do Mundo por, segundo dizem, ter alinhado nus negócios de empesas para fugir ao fisco?
Será que o Dr ABC vai investigar? Tenho quase a certeza que não, pois o pequenino é seu "camarada". Pudera!... Eles são tantos...
Mais vale trazer para aqui estas coisinhas para entreter a malta.
Alguém ainda se lembra das fotos e das tretas do Dr Abc a ridicularizar as visitas e os negócios do Governo Sócrates co Venezuela? É alguém viu aqui fotos e tretas a ridicularizar o atual Governo pelas visitas e negócios com a mesma Venezuela? Pois é... incoerência sem limites.

Anónimo disse...

A história do Meco é que parece interessante:
Depois de algum psicopata ter lavado o cérebro ao assassino, o dito está há mais de um mês a preparar as declarações que há-de fazer à polícia, certamente ajudado por outros psicopatas seus amigos e mentores.
Vamos ver o resultado da investigação.
Só há duas hipóteses:
Ou o tipo é acusado de homicídio ou abafam o caso com a conivência da PJ.
A ver vamos.
Isto tresanda a maçonaria.

Anónimo disse...

O sócretino que anda por aqui a babar-se, deveria ir para o antro das Corporações, por lá, é que se ama o bandalho sócrates.

Anónimo disse...

Já sei que algumas verdades são difíceis de digerir.