sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Dinheiro e ingenuidade



Perante a corrupção das adminsitrações públicas, do Estado e autárquicas, importa lembra um estudo famoso sobre dinheiro e felicidade: «High income improves evaluation of life but not emotional well-being, de Daniel Kahneman and Angus Deaton, Center for Health and Well-being, Princeton University, 2010.

No fim de contas terrenas e da expetativa das outras, efetuadas com outra métrica, talvez seja afinal  ingenuidade a dos políticos, dirigentes e funcionários corruptos, crer na correlação perfeita entre a progressão geométrica do dinheiro e a felicidade. O dinheiro traz felicidade? Sim, mas a partir dos 75 mil dólares anuais de rendimento (cerca de 56.500 euros) aumentos de dinheiro não se traduzem em acréscimos significativos de felicidade.

Esta descoberta, que as pessoas mais sábias já interiorizavam, é magra consolação para  os doentes, os ignorantes, os famintos e os falecidos, pro causa da corrupção que rouba dinheiro do Estado e os condena à provação. Mas também não haverá grande tranquilidade, segurança, boa consciência, sono e sorte, de quem rouba os seus concidadãos para alcançar uma miragem que os seus olhos ingénuos afinal confundem...


* Imagem picada daqui.

5 comentários:

Anónimo disse...

Os políticos não estão enganados. Há 30 anos, era essencial ter um transporte público. Hoje, é essencial trocar de viatura a cada 3 anos. Há 30 anos, era essencial ter uma casa alugada ou própria. Hoje, é essencial ter uma casa e uma segunda casa. Há 30 anos, era essencial passar férias na praia, no Verão, numa praia próxima. Hoje, é essencial passar férias no Recife ou em Punta Cana. Os políticos estão na onda das pessoas. As pessoas são absolutamente materialistas, com algumas excepções.

Anónimo disse...

Está aqui a história que deixa nus os crápulas que têm feito de Portugal a sua coutada desde 74.
A morte de Salvador Allende,durante anos cantada aos nossos ouvidos como um assassinato,sabe-se hoje,foi suicídio.mas horrorizou todos os quadrantes do políticamente correcto deste país.
A eliminação de um PM e de um MD de Portugal não incomoda o suficiente para que a Justiça corrupta desta pobre nação mexa uma palha,mesmo que a papa esteja feita aos pseudo-investigadores.
Mostra também o respeito que os parlamentares têm pelos seus pares e pelo país que fingem representar enquanto se desdobram em negócios sujos.

http://crimedigoeu.wordpress.com/

Anónimo disse...

Porque escreveu sobre dinheiro...
Esta notícia é sobre dinheiro e imoralidade.

http://valedapinguela.blogspot.pt/

Anónimo disse...

A presidente da Câmara Municipal de Palmela, Ana Teresa Vicente (PCP), de 48 anos, vai reformar-se com uma pensão mensal de 1859,67 euros.

Há valente! Estes/as podem mamar à vontade, chaga para todos/as

Anónimo disse...

Também o autarca de Loulé, Seruca Emídio (PSD), pediu a reforma, aos 58 anos, mas suspendeu o pagamento de 2092 euros mensais até concluir o seu mandato municipal.

Porque o ordenado de presidente da Câmara é superior ao da reforma.

Há valente! Estes/as podem mamar à vontade, chaga para todos/as