quinta-feira, 2 de junho de 2011

Day after

A vantagem crescente do PSD face ao PS nas últimas sondagens desta semana (8,4 na Marktest, 5% na Universidade Católica e 4,4% na Eurosondagem) explicam a opção socratina de refrear a campanha negra nos media de confiança sobre Passos Coelho e dirigentes do PSD. Sócrates sabe que já perdeu e quer ganhar alguma boa vontade para o fatídico 6 de Junho de 2011 e seguintes. Mas não é certo que não arrisque uma jogada de última hora - para lá dos dossiês negros do blogue do sistema profissional de O Verdadeiro Lápis Azul, para fornecimento dos media de confiança, que vistas as primeiras páginas desta manhã de 2-6-2011, já se distanciam do serviço obediente do partido Socialista.

A informação sobre as sondagens pode ser consultada no blogue Margens de Erro, de Pedro Magalhães, que tem feito um notável serviço de registo e explicação técnica. Transcrevo os dados dessas sondagens (e a comparação entre parênteses com a sondagem anterior da mesma empresa) do Margens de Erro e indico os linques originais:

Marktest, 28-31 Maio, Amostra=1208, telefónica

PSD: 38,5%  (-0,8%)
PS: 30,1%  (-3,3%)
CDS/PP: 9,7%  (+0,7%)
CDU: 8,5%  (+2,0%)
BE: 4,5%  (-0,3%)

Eurosondagem, 30-31 Maio, Amostra=1025, telefónica

PSD: 35,6%  (+0,8%)
PS: 31,2%  (-0,9%)
CDS/PP: 13,6%  (+1,0%)
CDU: 7,9%  (+0,3%)
BE: 5,8%  (-0,7%)

CESOP/Católica, 28-29 Maio, Amostra=3963, presencial

PSD: 36%  (=)
PS: 31%  (-5%)
CDS/PP: 11%  (+1%)
CDU: 8%  (-1%)
BE: 7%  (+1%)

Merece um destaque especial a sondagem da Universidade Católica, com recolha de dados entre 29 e 30 de Maio de 2011) feita com uma amostra de 3.963 pessoas e uma margem de erro de 1,6% (muito baixa) para um intervalo de confiança de 95%. Isto é, de acordo com essa sondagem, só existe 5% de probabilidade de os resultados (se apurado em 28-29 de Maio) se encontrarem para lá da margem de erro de 1,6%. Portanto, com 95% de confiança, o PSD pode ter de 34,4% a 37,6% e o PS de 29,4% a 32,6% (se a votação decorresse nesses dias). A vantagem não parece ser resolúvel para o PS.

12 comentários:

José Ferrão disse...

Os portugueses vão fazer aquilo que o PS lhes pediu: serem eles a dar um ... ao secretário-geral.

Dazulpintado disse...

Suspiro de alívio.

Caboclo disse...

Agora queremos o cabra na barra do tribunal..

Anónimo disse...

Seria conveniente tirar o link do Lápis Azul. Eles não merecem ser "fornecidos". Podem existir? Podem. Mas, não se lhes deve fornecer leitores.

O que dizem? Nada. Aliás, o João Almeida, seja lá o que isso for, é um pobre coitado, que vive atormentado pela possibilidade do Chefe ficar sem "Taska".

Todos sabemos como os alemães se sentiram após 1945. Sem "pai". Orfãos. Esventrados. Sem orientação. Cabisbaixos. Perdidos. Depois, foram para qualquer lado, dizendo que nunca seguiram o Fuherer, ainda que lhes prestassem vassalagem em privado, e apenas em memória.

Dos Homens da Sucata não se pode pedir muito, apenas que se mantenham na lixeira, em que sempre viveram. Não merecem mais, nem melhor.

Anónimo disse...

O PSD não ganha estas eleições.

Na próxima segunda-feira explicarei aqui o desaire das tias e dos tios do PSD.

O CDS poderá ultrapassar o próprio PSD.

Mário Rodrigues disse...

Até amanhã, pode esperar-se tudo da canalhada socratina.


O azar deles é que parte da comunicação solial(istizada) começa a pensar no futuro a a não apostar num cavalo estafado, ou melhor,numa besta destas...

Anónimo disse...

Caboclo disse...

Agora queremos o cabra na barra do tribunal..

Eu diria mesmo toda a rataria que passou pelo Ministério Das Finanças, Saúde, Agricultura e Pescas e a tal tão badalada Social.
É absolutamente necessário, até por que os portugueses vão sofrer tanto mas tanto, que não podem ter dúvidas, daqui a 4 anos, quem foram os culpados de todo esse sofrimento.

Napoleão

Anónimo disse...

Quanto fel.
Vocês nem sequer têm estofo moral para ganhar...

Anónimo disse...

"Governo registou por duas vezes a compra dos submarinos"

Isto será crime meus caros amigos? Mas,... mas se for crime, para que bolsos, instituto ou fundação iria esse dinheiro?

http://economico.sapo.pt/noticias/governo-registou-por-duas-vezes-a-compra-dos-submarinos_119772.html

Napoleão

Toupeira disse...

Sócrates tem sido apoiado interna e externamente e foi de propósito este descalabro, sem os PIGS a UE não existe.
Mais, é uma das vergonhas que vai acabar.
Um deputado britânico sistemáticamente ataca o que é a Comissão e a gente não eleita da UE e os eurocratas que se reformam aos 50 anos com indemnizações pornográficas e agora com o artigo do Daily Telegraph, importa questonar que moral tem o agente CIA Durão um dos arquitectos desta crise. Sócrates nunca faria o que fez se não fosse Barroso e o cabeça de pincel esse criminoso que fez um golpe de estado , chamado de Sampaio.
Esta é a nossa desgraça.
Os alemães apontaram o dedo aos pepinos espanhóis e agora surge uma estirp desconhecida de E Coli, é fácil em lab, como foi a gripe A e a EMEA fez o que lhe mandou a FDA.
A Europa e o Euro vai acabar e que acabe depressa, voto útil em Passos nunca, o homem é comandado pelo filho do sargento da GNR.
Eu sei que não vou ser publicado professor mas o senhor não pode viver isto como uma batalha de clubes, é demasiado importante e o PSD não é o dono da verdade que com o PS são os coveiros do país e são os responsáveis pela morte de Portugal, junto do PCP que em 74 e 75 esteve no governo e começou aí a desgraça, hoje são os oráculos da ética, basta ver as câmaras corruptas que são dirigidas por eles, como todas as que deles são. Fiquem bem com as vossas contas as minhas são outras.
Não voto útil.

Toupeira disse...

http://www.youtube.com/watch?v=JeeV_cPZAIs&feature=related

Anónimo disse...

Blog Porta da Loja:


O reality show de um epifenómeno

Pedro Lomba na sua crónica no Público de hoje salienta um aspecto sociológico da nossa política actual: "nestes seis anos com Sócrates no poder houve uma dimensão banal, visto que podemos esperar que os políticos encenem e podemos esperar que usem todas as artimanhas retóricas. Essa é a banalidade que em última análise caracteriza o político nas democracias, transformando-os em criaturas maquinais que repetem guiões pré-preparados."



E mais á frente: "A crise que ele nos deixa não está nos números da nossa economia. É uma crise do nosso reduzido estado de consciência. Sócrates venceu, porque nos pôs a pensar como ele, semiconscientes, semiadormecidos, ouvindo e falando maquinalmente. É o que nos fez seguir esta campanha como analistas de percepções e de gaffes, obcecados com a eficácia, como se fôssemos um júri de um reality show de marketing político."



É esta a questão essencial na actual democracia portuguesa. Essa e o epifenómeno de termos como primeiro-ministro um indivíduo completamente, mas mesmo completamente desprovido de senso da verdade que é preciso comunicar. A verdade para este indivíduo não existe em estado puro ou ontológico ou mesmo político no sentido estrito do termo. Existe sempre em função de algo que neste caso é a manutenção do poder. A Mentira de José Sócrates ( vou deixar de o reduzir a uma letra com ponto) é a Mentira da sua personalidade. José Sócrates é a Mentira entranhada numa pessoa e num político de um modo que Maquiavel não imaginava no seu livro farol para estes aprendizes de feiticeiro. Acho sinceramente que José Sócrates é um indivíduo doente psicologicamente. Nenhum político nos últimos trinta anos se comportou na vida pública portuguesa deste modo que temos vindo a assistir em modo anómico como denuncia Pedro Lomba. Nenhum exemplo temos deste desprendimento da verdade mínima garantida. É simplesmente impressionante o modo como José Sócrates comunica. Uma impressão que lembra Vale e Azevedo, inapelavelmente.