terça-feira, 8 de setembro de 2015

Costa e a vivenda de luxo clandestina de Sócrates

Na antecipação do debate de amanhã, 8-9-2015, entre o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e o líder do Partido Socialista, vou colocar algumas perguntas úteis para resolver o problema decisivo da eleição relativamente a António Costa: você confiaria neste homem?

Começo pelo hôtel particulier de José Sócrates nas traseiras do n.º 33 da rua Abade Faria, em Lisboa, que o jornalista do CM, António Sérgio Azenha, hoje, 8-9-2015, revela no CM.

A primeira pergunta é: a Câmara Municipal de Lisboa, dirigida por António Costa (2007-2015) consentiu ou não, em 2008, as obras pela empresa Gigabeira de Carlos Santos Silva, no valor aproximado de 250 mil euros (ver CM, de 18-4-2015) incluindo também a reabilitação do n.º 33 da rua Abade Faria, de transformação de um «barracão» (ver foto abaixo, do Observador, de 6-9-2015), assim registado na Conservatória do Registo Predial de Lisboa, formalmente em nome da sua ex-mulher, a eng.ª Sofia Fava - em vivenda de luxo, para habitação, e, posteriormente, de uma piscina coberta?

«Prisão de luxo em 'barracão'», CM, 1.ª página (excerto), 8-9-2015.



Como era (antes de 2008) o barracão reconstruído por Sócrates,
traseiras da rua Abade Faria, Bing Maps, Observador, 6-9-2015.
Na foto, o barracão está envolto por um círculo rosa.


Perguntas derivadas:
  1. Onde está na CMLisboa o processo de obras da transformação do barracão na vivenda de luxo (formalmente em nome da eng.ª Sofia Fava) e da piscina coberta, com licenças de obras e vistorias e licença de habitabilidade?
  2. Na hipótese de licenciamento, quais as sanções legais (demolição? Processo-crime?)  e qual é o valor de impostos, coimas, adstrições e juros de mora, desde a transformação (em 2008) do barracão em vivenda e da construção da piscina coberta, na atual vivenda de luxo de Sócrates?

Recordo que Sofia Fava, alegadamente presenteada, em 2008 com o seu companheiro Paulo Jorge Marques da Silva, via Carlos Santos Silva, pelo seu ex-marido, o benemérito José Sócrates, com os imóveis e sua (dos imóveis) reconstrução e reabilitação da rua Abade Faria e, já quando na companhia do atual marido Manuel Costa Reis, com as prestações decorrentes da compra (e hipoteca) em 2102 do Monte das Margaridas (760 mil euros) em Montemor-o-Novo. A mesma Sofia Fava que, em 11-5-2015, no seu mural do Facebook, insultou  a procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, com os apodos de «pega, feia, gorda, invejosa, nojenta, salazarenta, cretina e complexada» e insinuou que Sócrates foi preso «só para fazer o favor à irmandade dela»...

Fac-simile do poste de Sofia Fava no seu mural do Facebook, em 11-5-2015
(apagado mais de 9 horas depois, mas amplamente difundido nos média).
Observador, 12-5-2015.


Desconheço se foi instaurado processo-crime pelo Ministério Público contra Sofia Fava por causa dos insultos e da imputação, feitos em maio de 2015.

18 comentários:

Anónimo disse...

Em Portugal nunca há demolições, a nossa Justiça não tem poder neste campo.

Há muito tempo que se sabia que as ilhas da Ria Formosa e outros pontos do litoral tinham casas ilegais, alguém as demoliu?

Um vizinho fez uma garagem numa terra da minha família materna. Passaram-se 25 anos... a dita garagem ainda não foi demolida. O que vamos fazer, pagar a uma máquina para ir lá demolir? Não se pode, o caso ainda está entalado nos tribunais.

Uma propriedade da minha família paterna foi invadida com toldos, janelas, caixas de ar condicionado e carros de um prédio cuja planta não cumpriu a distância à terra do lado que a lei exige. Surpreendentemente, em Portugal o registo predial não serve. Em primeira instância, têm de ir testemunhas. E o processo arrastou-se 20 anos. E os donos legítimos da propriedade perderam em primeira instância. Ali é que nunca vai haver demolição.

Então e um vizinho, emigrantes, que regressou de França e tinha um prédio na sua terra, legalizado pela autarquia? Já passaram 15 anos... e não houve demolição.

A casa da família Picasso na Ria Formosa andou em tribunais anos a fio. Alguma vez foi demolida? Não só não foi demolida como foi concluída.

Nisto do urbanismo Portugal é um país sem lei.

Cada um constrói onde quer, em dunas, áreas protegidas, estradas nacionais. Basta chico-espertismo, contactos e dinheiro.

E quando se trata de demolições... nunca nada é demolido. Acho que o que fizeram agora na Ria Formosa é histórico. É a primeira vez em 40 anos de podridão que vejo demolições de casas ilegais.

Anónimo disse...

Estas já foram demolidas?

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/bes/ministerio-publico-quer-demolir-casas-na-herdade-da-comporta

Anónimo disse...

O Dr ABC quer que a campanha seja apenas a figura do Sócrates.
Não lhe interessa, agora, a defesa da escola pública (tantas e tantas foram as lutas dos professores contra as políticas do s anteriores Governos que até dá para pensar que esses problemas deixaram de existir agora), a defesa do SNS, enfim a defesa de tantas coisas que antes eram motivo de critica do Dr ABC. Agora não, está tudo bem, por isso o que interessa é trazer para a campanha o Sócrates que está preso e que, segundo, sei não se apresenta para ser eleito. Mas que havemos de fazer a direita unida marcha com todas as armas, visíveis e invisíveis, para continuar ao leme do "pote".
Nada de extraordinário este post da direita, ou melhor do Dr ABC..

Anónimo disse...

A direita?!
Ahahaha!
Quem é então a esquerda? O Sócrates com milhões roubados, O Soares, idem?
O jerónimo que lidera um partido que devia ser ilegalizado porque representa interesses estrangeiros, que era subsidiado por uma potência estrangeira da qual estava a soldo, que defende uma ditadura fortemente repressiva, que tem assassinatos políticos no cadastro?
Como é que o PS pode fugir ao que fez no seu último governo, que levou a prisões e condenações das suas maiores figuras. É possível varrer para debaixo do tapete tanta corrupção e vigarice, incompetência, etc, que levaram à ruína do país, das famílias e a falências de empresas?
Só me fazes rir, idiota, defensor de corruptos.

Os professores não têm que lutar contra governo nenhum. Têm é de começar a trabalhar, a ensinar. É para isso que lhes pagam. as opções políticas devem ficar à porta da escola. São coisas pessoais.
O facto de o comunismo dominar os sindicatos e os usar para promover os seus fins políticos e partidários é vergonhoso.
Os governos são eleitos para governar e existem ministros da educação. Não há mandato algum da população ao jerónimo para mandar no ensino em Portugal.

Sobre a casinha nº 33 do 44, aguardo que a Câmara de Lisboa informe os portugueses sobre mais este tratamento de favor, ao arrepio das regras, em que useiro e vezeiro o partido defensor da igualdade.
O tal partido do Costa que vocifera contra uma tal de direita perigosa, que ninguém conhece.

Anónimo disse...

Eu gostaria de saber o que os professores ensinam nas escolas, tanto públicas como privadas,

pois nunca vi tanta gente a ter explicações, nunca o negócio das explicações foi tão rentável, há turmas em que todos os alunos têm pelo menos um explicador,

no meu tempo os programas eram muito mais exigentes e trabalhosos, e só iam para explicadores os alunos que eram mesmo maus, e normalmente era apenas a Matemática, às vezes a Química ou Física. Nunca ouvi falar de explicações a Português, Biologia, Inglês, Filosofia, História...

Mas sei que muitos professores não cumprem os programas, e não aprofundam a matéria, e os pais são obrigados a pagar explicadores,

noutros casos não ensinam os alunos a estudar sozinhos, a ser autónomos, e quando chegam ao Superior, fazem em 5 ou 6 anos cursos de 3 anos pois não têm métodos de trabalho autónomos.

A mama anda bem forte na Educação, livros escolares a preços de luxo, negócio das explicações, colégios com contrato de associação, cursos com desemprego certo a não terem redução de vagas, gabinetes e institutos a chumbar alunos para receberem mais dinheiro do Ministério, colégios a inflacionar notas internas para os alunos terem mais facilidade para entrarem em Medicina... é um festa e o Crato não dá conta da casa.

Volta Marcelo Caetano, volta...

Anónimo disse...

Mais uma herança dos xuxas:

http://www.quercus.pt/comunicados/2015/774-setembro/4432-quercus-alerta-para-novo-loteamento-turistico-junto-da-lagoa-de-obidos

Dunas destruídas, e uma empresa insolvente, falida, a abrir infra-estruturas.

Ao lado, um empreendimento falido:

http://www.publico.pt/economia/noticia/empreendimento-de-luxo-em-obidos-foi-declarado-insolvente-pelo-tribunal-1659963

E tinha dinheiro do BES.

Não faz mal, o Zé Povinho paga.

Anónimo disse...

Será que o Dr. Salgado pode ir votar a 4 de Outubro de 2015?

É que os merdia tugueses, só se preocupam se o Duce Sócrates pode ir votar ou não. Esquecem-se dos milhares de presos, que ainda existem.

Coitado do Sr. Salgado, enclausurado no seu palacete da Boca do Inferno, sem poder ir votar!

Anónimo disse...

A comunicação que mostre os empreendimentos de luxo falidos,

patrocinados pelo BES, BCP e pela CGD nos tempos do PS no poder,

vendidos como sucesso.

Mas não mostra. Porque soube bem a mama da publicidade. O Expresso que o diga com as publicidades que tinha a condomínios privados.

Era e é de loucos pois nenhum país com o nosso PIB faz tantos empreendimentos de luxo. Pois toda a gente sabe que os que compram casa na sua maioria são tugas. Resta saber num país pobre onde foram buscar o dinheiro.

E com o PS no poder os empreendimentos e condomínios privados explodiram. Eram como cogumelos. E caem sempre em áreas protegidas. O zé tuga não pode abrir uma janela ou fazer um anexo. Mas os Salgados da vida podem construir o que quiserem em reserva agrícola e reserva ecológica.

Mas como Deus escreve certo por linhas tortas, agora faliram os PINs, faliu o BES, faliu o GES, as acções do BCP valem menos que papel higiénico, o país faliu. E pelo caminho destruíram o que tínhamos de mais valioso, a paisagem, o ambiente, os monumentos.


Este regime está podre.

Volta Salazar, volta Marcelo Caetano, volta Marquês de Pombal.

Anónimo disse...

A Fava parece ter tantos escrúpulos quanto o 44.
Fazia-lhe bem umas férias em Évora.
O Kapo Soares não larga a porta do 44 para impedir que ele fale e estrague as contas ao Costa.

Quando acabará o jornalismo financiado pelo OE?
Inúmeros títulos nas bancas e só o CM informa. Para que financiamos uma imprensa que é uma extensão do PS?
Quando serão chamados à responsabilidade o Pinto e o Noronha mãos de tesoura?
Quando será responsabilizada aquela Cândida criatura que, tapando os olhos, não conseguia ver corrupção em Portugal, sendo que os rabos de palha eram tantos que até os leigos viam?
Portugal precisa da justiça de Carlos Alexandre. Não precisa de uma justoça de Rangéis.

Anónimo disse...

Será que Sócrates ainda vai ser o candidato a PM, em 4 de Outubro de 2015?

http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=569879

Pelo terceiro dia consecutivo, Mário Soares visitou José Sócrates ao início da tarde desta terça-feira.

O ex-primeiro-ministro recebeu também a visita do ex-diretor de campanha de António Costa, Ascenso Simões.

Abade de Faviscos disse...

Merdina!!!Encore un effort.... e trata lá de mandar demolir o Palácio Barracão do 44/33...e transfere o gajo para um contentor em Xabregas...

Anónimo disse...

Oh Miguel Abrantes das Corporações,

Medo, muito medo, pois 4 de Outubro vai ser mais duro do que foi a Monarquia. És um bandalho que escreve por heterónimo do teu mano "Lídia Almeida Santos". Logo esse verme de Lagoaça, que tanta falta faz à terra e que anda preocupado atrás do Costa, rosado, de Goa. Pelo teu escrevinhar se nota a dor, tanta dor, nem sequer contida. No dia 4 de Outubro, nem todo o pau de cabinda do teu amigo "Lídia" te vai ajudar.

Ferreira, Luís Manuel Silva disse...

Boa noite
Há quatro anos e menos, fui um dos muitos que critiquei as opções deste governo reconheço que algumas foram muito duras e difíceis, mas não havia muitas alternativas depois da bancarrota em que Sócrates e os Xuxas nos deixaram.
Eu já votei em partidos de esquerda e de extrema-esquerda, mas desta vez vou votar nos partidos do atual governo.
O défice está mais baixo, a divida pública controlada e a começara a descer, a economia está a crescer um pouco e o desemprego a descer um pouco. Nas escolas existe mais tranquilidade e trabalha-se melhor, muito embora a eficácia ainda tenha de melhorar a bem dos alunos.
Com os xuxas, Sócrates ainda seria libertado e teríamos de lhe pagar uma indemnização, o défice subiria, a despesa aumentaria publica aumentaria, as obra iriam destruir ainda mais o ambiente e o caos voltaria às escolas.
Eu considero que não há alternativa a não ser votar na PAF para ver se governam mais quatro anos, depois logo se vê. As coisas estão acopor-se e a tendência, anão ser que venha uma catástrofe ou uma guerra são para melhorar mais, por isso não embarquemos em demagogias socialistas ou de outras forças de esquerda, pois só iriam destruir o que está a ser feito.
Tenham sensatez.

Anónimo disse...

Sr. Luis Manuel o mundo está perdido, viu o que aconteceu ao Miguel Macedo, será o único?
E se o Governo perder as eleições, vai ser uma chatice.
Boa noite para si também.

Anónimo disse...

8 de setembro de 2015 às 20:22
8 de setembro de 2015 às 22:36

Kamarada, falta-lhe algo? Não sei o que é, talvez baco, ou aquele produto do Paulo Futre? Confesse-se lá.

Mistérios da meia-noite disse...

Quando terá Sócrates sabido que ia sair de Évora? E por que via soube? O CM noticiou, há três semanas, a paulatina saída do seu espólio da cela. Então, nenhuma decisão de passagem a domiciliária estaria sequer formada. Eis um mistério maior do que esta prisão de luxo no lugar de um barracão.
http://www.cmjornal.xl.pt/opiniao/colunistas/olhar_cm/detalhe/misterios.html

Anónimo disse...

Para o cvalheiro das 9 de setembro de 2015 às 00:02

Comento como anónimo mas não escondo o meu IP, quando o Sr. demonstra tal conhecimento, tudo se torna mais claro, ...

água mole em pedra dura tanto bate até que fura, ou seja a verdade vem ao de cima.

Anónimo disse...

http://www.ionline.pt/artigo/410855/sondagem-coligacao-com-cinco-pontos-a-frente-do-ps?seccao=Portugal_i#close

Sondagem. Coligação com cinco pontos à frente do PS