quarta-feira, 15 de abril de 2015

A imagem do Estado português em Macau

Andrea Direito, a esposa do Cônsul-Geral (Chefe de Missão) de Portugal em Macau, Vítor Sereno, é, desde dezembro de 2014 «assessora do Secretário dos Assuntos Sociais e Cultura do Governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) da República Popular da China» (RPC).

Como o local onde trabalha é no edifício do Instituto Cultural de Macau, no território crêem que exerce funções para este instituto. Porém, através da sua página no Linkedin (hoje consultada), se revela que, afinal, a mulher do Chefe de Missão de Portugal em Macau trabalha para a República Popular da China.

Andrea passou de assessora do Governo português, no gabinete do secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Emídio Guerreiro, para assessora do Governo chinês da RAEM.

Andrea Direito - Assessora do Secretário dos Assuntos Sociais e Cultura
do Governo da RAEM da República Popular da China.
Screenshot da sua página do Linkedin.


Excerto de página do Linkedin de Andrea Direito,
com a sua experiência profissional.


Andrea Direito (em terceiro plano e realçada na foto) na reunião plenária de
debate das Linhas de Acção Governativa para 2015, da Assembleia Legislativa de Macau, assessorando o secretário dos Assuntos Sociais e Cultura 
do Governo da RAEM da República Popular da China, 
Alexis Tam Chon Weng (na segunda fila) - 13-4-2015


Andrea Direito está de licença sem vencimento do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., do Estado português, desde 1-10-2014.

Despacho n.º 174/2015.
Autorização de licença sem vencimento de Andrea Direito pelo IPDJ.


Andrea Direito era assessora do Secretário de Estado
do Desporto e da Juventude, Emídio Guerreiro, até 30-9-2014


Enquanto Vítor, o marido, trabalha para Portugal, sua mulher, Andrea, trabalha para a China. Andrea Direito, a mulher do Cônsul Geral (e Chefe de Missão) de Portugal em Macau, passou a trabalhar para o Governo da RAEM da República Popular da China, sob as ordens do seu secretário dos Assuntos Sociais e Cultura e seu ex-porta-voz do Governo, Alexis Tam Chon Weng. Uma posição no qual consta que Andrea auferirá um salário entre 6.500 a 10.000 euros. O facto de Andrea Direito não beneficiar agora da imunidade diplomática portuguesa, e assim não contrariar a lei chinesa, não resolve este conflito de interesses.


O Chefe de Missão (Cônsul-Geral) de Portugal em Macau, Vítor Sereno,
abraçado ao seu grande amigo de Coimbra, José Costa Santos,
delegado da Agência Lusa, em Macau.
Agência Lusa funciona no... edifício do Consulado-Geral em Macau.


Vítor Sereno foi chefe de gabinete do socialista António Braga e a seguir do social-democrata Miguel Relvas. Bloco-centralista e maçon do GOL, Sereno não tremeu com a queda de Sócrates. Em 1-6-2013, em entrevista (que tenho guardada) à Rádio Macau (Gilberto Lopes), Vítor Sereno não esqueceu o chefe do Governo socialista que orgulhosamente representou:

«Vítor Sereno: Faço  [corrida] porque é o meu anti-stress. É um anti-stress e normalmente fui fazer uma maratona há uns tempos. É o meu anti-stress.
Gilberto Lopes: Temos de convidar o Sócrates para uma corrida em Macau?
Vítor Sereno: Porque não?! O senhor engenheiro é sempre bem-vindo!»
(Realce meu).

Infelizmente para o Estado português, que se devia dar a outro respeito perante uma potência como a República Popular da China, não é tudo. Em 18-5-2014, o Presidente da República, Cavaco Silva, condecorou em Macau, com o grau de Comendador da Ordem do Mérito a algumas personalidades ligadas à região. Note-se que o processo normal de atribuição de condecorações a personalidades locais é o seguinte: o Chefe de Missão diplomática sugere ao Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, seguindo o trajeto pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e pelo Primeiro-Ministro; e depois paassa para a Chanceler das Ordens Honoríficas Civis (Manuela Ferreira Leite) da Presidência da República e o Presidente condecora. Neste caso da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) da República Popular da China, o Chefe de Missão é o Cônsul-Geral Vítor Sereno. Entre as personalidades condecoradas com o grau de Comendador da Ordem de Mérito destacaram-se:
  • Ambrose So Shu Fai, Cônsul-Honorário de Portugal em Hong Kong;
  • e Guilherme Ung Vai Meng, presidente do Instituto Cultural de Macau (ICM).
Ambrose So Shu Fai terá feito, com o Comendador NG Fok, um donativo de 200 mil euros para o restauro do Edifício Consular e Residência do Cônsul-Geral de Portugal. Guilherme Ung Vai Meng é o presidente do Instituto em cujo edifício Andrea Direito está a trabalhar, mas como assessora do Secretário dos Assuntos Sociais e Cultura do Governo chinês da RAEM.

Em 10 de Junho de 2014, Vítor Sereno colocou no peito de Alexis Tam Chon Weng, secretário para os Assuntos Sociais e Cultura do Governo chinês da RAEM, o colar da Ordem de Mérito da República Portuguesa.

O Cônsul-Geral de Portugal em Macau, Vítor Sereno, coloca o colar da
Ordem de Mérito em Alexis Tam Chon Weng, secretário dos Assuntos
Sociais e Cultura e anterior porta-voz do Governo da RAEM da RPC - 10-6-2014.
Jornal Tribuna de Macau, 11-6-2014.


Não pode ser assacada responsabilidade pelos atos cometidos pelos representantes do Estado português em Macau às autoridades chinesas e aos seus representantes, que têm demonstrado pelo nosso País, como secretário Alexis Tam, uma atenção especial que já não é condizente com o seu poder atual. Os chineses defendem os seus interesses e fazem-no com patriotismo. Como nós deveríamos cuidar dos nossos.

Do Portugal Profundo, onde continuamos a viver e a agir, nem precisamos de comentar. Os factos falam por si. Em carta ao senhor D. Manuel, de 6 de dezembro de 1516, D. Afonso de Albuquerque dizia: «quanto às coisas da Índia, ela falará por si, e por mim». O pior é que nestas coisas portuguesas em Macau, não os factos não falam só por quem os faz: é falam também pelo Estado sequestrado desta ditosa Pátria, nossa amada.


Atualizaçao: este poste foi emendado às 0:52 de 16-4-2015; e emendado e atualizado às 10:32 de 18-4-2015.


Limitação de responsabilidade (disclaimer): As entidades mencionadas neste poste, referidas nas notícias dos média, que comento, não são arguidas ou suspeitas do cometimento de qualquer ilegalidade ou irregularidade.

75 comentários:

Anónimo disse...

Negócios da China. Onde está o Melancia? O hotel de Castelo de Vide parece que faliu. E o campo de golfei ainda tem relva?

Ai Macau, Macau.

Anónimo disse...

João Vaccari foi preso preventivamente esta manhã pela Polícia Federal. É suspeito de ser o agente que desviava fundos da Petrobras para o Partido dos Trabalhadores da presidente Dilma Rousseff, antiga presidente da petrolífera.
A Polícia Federal brasileira deteve, nesta quarta-feira, João Vaccari Neto, o tesoureiro nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) fundado por Lula da Silva e pelo qual foi reeleita em Setembro a presidente Dilma Rousseff.

A sua detenção ocorreu no âmbito da 12ª fase da Operação "Lava Jato" que está a tentar desvendar o esquema de desvio de fundos e de cobrança de "luvas" que alegadamente o PT – e os partidos seus aliados no Governo, PP e PMDB – terão montado na Petrobras, levando a petrolífera estatal para uma situação financeira e juridicamente muito delicada.

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/mundo/americas/detalhe/tesoureiro_do_pt_de_lula_e_dilma_foi_detido.html

Putedo disse...

Não são representantes do Estado Português...são tão só putas do Intendente Costa...deviam ter vergonha na cara mas não têm...devem andar também a recolher fundos para a campanha que sabemos....

Isabel Vaccaria disse...

Macau é um Feudo do PS. Mesmo depois da oferta à China pelo Entregador-Mor do reino, o Kapo Soares, é a oligarquia xuxa que por lá pontifica em tudo o que seja representação e dê para traficar.
Custa aceitar, mas cada vez tendo mais a concordar com quem diz que Portugal morreu em 74.
Basta ver como desbaratam e roubam os recursos do Estado.
Não respeitam nada nem ninguém.
Vidas fartas para eles e miséria para a população.
Com a mira nos Fundos europeus que aí vêm, o gang até saliva para regressar ao poder.

A Mim Me Parece disse...

Caro Dr., há que corrigir a datação da carta de Afonso de Albuquerque (1516). Cumprimentos.

Veja mais um episódio da sérieToino Costa acusa... disse...

O telejornal socialista da RTP do PS continua a sua saga diária:
-António Costa acusa o governo...
O Zé da Esquina acusa o governo...

Já nem dá para rir. É demasiado básica e evidente a chico-espertice, a campanha dos mérdia para apear o governo e repor a Máfia no poder.

lidiasantos almeida sousa disse...

olhe desapareceu o meu comentário, deve ter sido o Mongardino, para melhorar a falência do tal hotel, ah não era o Monjardino era o MELANCIA. SE ENCONTRAR O MEU COMENTÁRIO PEÇO O FAVOR DE PUBLICAR

Anónimo disse...

Não vale a pena. Publica no Câmara Corporativa. Assim, não contamina ninguém.

Anónimo disse...

E qual o problema resultante do facto da a esposa do representante de Portugal trabalhar para um governo estrangeiro?. Por acaso, em Macau não trabalha para o mesmo governo estrangeiro o ex numero 2 dos serviços secretos portugueses? E todos se calaram

Anónimo disse...

E aonde ficam a Manela e o Cavaco nessas treta das condecorações propostas pelo Vítor Sereno?
Dr ABC este seu post pretende atacar alguma coisinha relacionada com o Costa do PS?
Não consigo perceber, apesar de entender que tudo o que diga a partir de agora tem tudo, um pouco, a ver com o Costa.
É a sanha a trabalhar!...

Anónimo disse...

Quanto é que os interesses chineses vão contribuir para os cofres vazios do Rato? E já agora, quem serão os representantes chineses? Stanley Ho já está demasiado velho e é já muito pequeno em Peking!

Costaconcórdia disse...

Os Ratos continuam a mugir a teta dos casinos macaenses.
São piores que a Máfia italiana.
O Costa é um tonto que nem tem autonomia para escolher o candidato a PR. Apoiou o Nódoa, mas o timing foi considerado errado pelos cabecilhas da Camorra. Então, ficou numa situação surrealista, nem sim nem não. À espera que venham ordens de Évora.
Pobre país se esta maralha mafiosa tomar de novo o poder.

Anónimo disse...

« Sensibilizado pela conversa que teve sobre futebol com José Sócrates na prisão, Rui Pedro Soares prometeu ao antigo primeiro-ministro que iria tentar levar-lhe à cela os jogos decisivos dos principais campeonatos internacionais. Na missiva enviada a 11 de Fevereiro a Rui Sá Gomes - um maçon do Grande Oriente Lusitano (GOL) que foi durante anos espião do SIS -, o dirigente do Belenenses dispôs-se inclusive a tratar das contas da subscrição dos canais pagos de desporto: "Se a limitação for a dos custos envolvidos, posso também ajudar a ultrapassar esse problema.»

Pressinto que o PS vai-se mudar para Évora , já estão a tratar da TV cabo...

Anónimo disse...


Ai Costa , Costa : a vida , Costa....

Anónimo disse...

E quando é que o Soares volta a Évora? Ou a Maria? Ou o João? Ou até o médico Barroso? Qualquer um serve. Ou têm medo da contaminação?

Costypras disse...

Com a Grécia à beira de uma tragédia, os merdia tentam desesperadamente apagar a memória recente da manada eleitoral.
Ninguém confronta o Costa com as declarações após a vitória dos líricos do Syriza.
É preciso lembrar que era aquele o caminho que ele escolheu para Portugal, bem como os comunistas do PC e BE.
Grande jornalismo o que temos.

Apocalipse socialista disse...

A 25-01-2015

Para o secretário-geral do PS, António Costa, o triunfo do Syriza nas eleições gregas é "um sinal de mudança" que dá força a Portugal e a outros países europeus para seguirem a mesma linha.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/antonio-costa-vitoria-do-syriza-e-um-sinal-de-mudanca-que-da-forca-para-seguir-a-mesma-linha=f907999#ixzz3XUmaQ0ZY


A 16-04-2015

Os investidores europeus mantiveram um olhar atento e cauteloso sobre a Grécia, à medida que a crise de liquidez do país se intensifica, com a aproximação do prazo para pagamento de uma parcela da dívida com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e uma grande massa de pensões e salários de servidores públicos.


Para acentuar ainda mais o pessimismo, o jornal britânico Financial Times publicou uma matéria hoje dizendo que, segundo fontes, as autoridades gregas tinham informalmente tratado com o FMI a possibilidade de um atraso no pagamento da parcela que vence no início de maio. Segundo a reportagem, a instituição repeliu os gregos.
https://br.noticias.yahoo.com/gr%C3%A9cia-volta-preocupar-bolsas-europa-caem-fechamento-171900383--finance.html

Menos de 3 meses e deu para ver o desastre que o PS preparava para Portugal.
Claro que a imprensa, propriedade da parte clandestina do PS, trata de branquear tudo isto que passará em claro perante uma multidão de zombies que têm uma tv entre as orelhas, em vez de massa encefálica.

Anónimo disse...

Parece que ontem, houve uma cheia em Lisboa, porque choveu durante uma hora. Lisboa do Costa, entregue ao socretino Medina.

Anónimo disse...

Se perguntar ao Sereno, ele terá o prazer de lhe mostrar o cartão laranja - sim, ele é do PSD, sempre foi e nunca o escondeu... e quem arranjou o primeiro tacho à mulher foi o Secretário de Estado Alexandre Mestre, com o Relvas, não foi este gigantone do Guerreiro...

Anónimo disse...

enfim, se um gajo com com cartão laranja e melhor amigo dos socialistas, pelo menos tem vindo a fazer todos os fretes, à espera da promoção em governo ps.

A corja de Abril disse...

Macau continua a ser o Jackpot para a escumalha que se serve da nossa bandeira, nas nomeações políticas.
Para não falar no pessoal diplomático,da venda de passaportes e das mordomias.

Olh'ó passarão! disse...

O Tribunal da Relação de Lisboa confirma que, quando souberam que estavam a ser investigados, Carlos Santos Silva e José Sócrates rodearam-se de cuidados. Um das precauções que tomaram é a que o CM já tinha noticiado: destruíram a contabilidade do dinheiro já gasto por Sócrates, no bolo de 23 milhões que o empresário escondeu na Suíça – e que veio para Portugal ao abrigo dos programas de amnistia fiscal.

Segundo o acórdão da Relação que mantém a prisão preventiva de Santos Silva – algumas partes foram ontem transcritas pelo jornal ‘i’ – o empresário funcionaria como corruptor ativo na pessoa do Grupo Lena. Isto é, o dinheiro que lhe foi transferido não era de prémios, mas sim de comissões, nas quais uma parte considerável pertencia a José Sócrates pela adjudicação de obras entre 2005 e 2011.

Só assim, dizem os juízes, se entende que o ex-primeiro-ministro gastasse quatro vezes mais do que ganhava. Também para os juízes desembargadores, só assim se explica que Sócrates fizesse vários negócios com o dinheiro do amigo – porque afinal aquele lhe pertencia.
A confirmação de Carlos Santos Silva aconteceu – apurou o CM – depois do empresário ter sido confrontado com escutas nesse sentido.
http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/politica/detalhe/20150415_0047_provas_de_divida_foram_destruidas.html

Shameless disse...

"O PS orgulha-se do seu passado, sem qualquer tipo de nostalgia nem de vergonha."
http://www.sol.pt/noticia/106105

Depois de 3 bancarrotas e de um PM socialista preso por roubar a nação, entre muita delapidação de património para favorecer clientelas políticas, apoiar sujeitos envolvidos em processos por pedofilia, etc, o PS apresenta-se como "sem vergonha", nas palavras de Xico Assis.
É preciso lata!

De Olhos em Bico disse...

O China foi para o trabalho
o Consul levar no cu
a mulher para o caralho
para o Estadon pagas Tu!!!

Anónimo disse...

Ouvi dizer que este tipo já tinha arranjado para a ex-namorada numa instituição bancária de macau. Agora isto. É lamentável a forma como ele manipula tudo e todos.

Anónimo disse...

Então o Rocha Dinis (representante socialista em Macau)vem defender o seu amigo consul. Ele não percebe que era melhor estar for a desta confusão?!? Ou também lhe deve obediência? E o artigo encomendado do jornal que saiu em Portugal a dar cabo da pessoa que ele refere hoje no seu editorial não lhe mereceu reparos? Nào foi isso uma vil facada? Ele não sabe quem foi o autor? Espero que hajam socialistas que mostrem o editorial ao Costa.

Leocardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leocardo disse...

te ultimo anonimo ate parece que me leu o pensamento, e ai esta: a importancia do se escreve nao se deve determinar pelo numero de salpicoes que cada um tem a capacidade de vender. Eu preferia nao meter nesta trica politica, mas uma vez que este ultimo comentario contem raciocinios muito semelhantes aos que publiquei na altura sobre esse caso, e vim demarcar-me desse (a ultima frase e deveras lamentavel) e todos os restantes. Contudo acompanhei esta interessante troca de galhardetes, e apesar de nao ser eu a pessoa mais indicada para tecer esta consideracao, quem vem anonimamente defender-se ou refutar ataques igualmente anonimos, e tao suspeito quanto quem ataca; nao querer dar a cara por aquilo que considera ser a verdade, e porque esta nao tem olhos ver nem pernas para andar. De resto, no contexto da chincana partidaria e com eleicoes daqui a 5 meses, considera-se "normal" dentro do anormal a que ja nos habituamos. Se ha ali materia para procedimento juridicial penso que nao e necessario dizer mais nada, esta tudo ai. Se nao ha, era mais produtivo deixar cada um pensar pela propria cabeca e tirar as conclusoes que muito bem entender. Tirar conclusoes, por muito erradas que sejam, e guarda-las para si ainda nao e crime, que eu saiba. Cumprimentos.

Anónimo disse...

Ainda não.

Anónimo disse...

Fernando Ulrich: "Choca-me tanto investimento chinês em empresas estratégicas portuguesas"

O Dr ABC devia era falar disto em vez de andar para aqui com tretas para atingir o António Costa. Devia, o Dr ABC, referir coisas de interesse para o futuro do nosso país em vez de andar para aqui com tretas ocasionais só para ajudar o seu partido de sempre, o PSD.

Anónimo disse...

O Prof. Balbino e comentadores tem visto na SIC o José Gomes Ferreira??

Anónimo disse...

Expor as vigarices da quadrilha que assaltou os cofres da nação, tem todo o interesse para o país.
Já se preparam para novo assalto, como comprova a tua gosma neste blogue.
É preciso evitá-lo e denunciar as manobras de manipulação da imprensa controlada pela Máfia xuxa.

Anónimo disse...

Gomes Ferreira:

https://www.youtube.com/watch?v=mEtUCXN1jzo

Anónimo disse...

Fernando Ulrich: "Choca-me tanto investimento chinês em empresas estratégicas portuguesas"

Falem disto!...

Anónimo disse...

O Despacho nº 174/2015 pode ser assinado em 2 de Dezembro de 2014 ?

Tonho Costa disse...

Que mal tem o financiamento chinês ao PS...digo, investimento chinês?

Anónimo disse...

17 de abril de 2015 às 14:36

Porquê? Queres mais investimento da Isabel dos Santos? É que mais ninguém investe em Portugal. O Soares e os amigos, como o Salgado, o Rendeiro e o Jardim Gonçalves estão falidos em Portugal (em offshores têm muito...). Como queres aguentar um país virtualmente falido, corroído pelo socialismo?

Anónimo disse...

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/pai_do_secretario_de_estado_da_energia_e_consultor_da_edp_desde_2013.html

Artur Trindade assumiu a pasta da Energia em Abril de 2012, sucedendo a Henrique Gomes, cuja saída foi explicada pela determinação do governante em rever as rendas às produtoras de electricidade, em especial à EDP.

O pai de Artur Trindade foi presidente da Câmara de Porto de Mós, eleito pelo PSD, e secretário-geral da ANMP, cargo que deixou no final de 2013, "por razões de saúde", disse à Lusa.

Manuel Champalimaud afirmou hoje que "a EDP soube defender-se politicamente", referindo que "o pai do senhor secretário de Estado que manda nesta coisa é director recente na EDP".

Anónimo disse...

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=769071

«A minha profissão é ser bandido», disse um dia ao filho Pablo Escobar, o mais famoso «barão» da droga do mundo.
Nessas conversas, de esconderijo em esconderijo, Juan Pablo concluiu que o pai começou na carreira de criminoso cedo, no dia em que descobriu a maneira de falsificar os diplomas no liceu, no final do ensino secundário. Com um molho de chaves surripiado, ele e um amigo roubaram os carimbos e o papel selado da escola e assim se graduaram centenas de alunos no Liceu de Antioquia, sem nunca terem ido às aulas. Da mesma forma roubaram enunciados de exames, vendendo as respostas, o que lhes rendeu algum dinheiro e encorajou a prosseguir no caminho do «pequeno delito».

Anónimo disse...

Rui Mateus também escreveu um livro descrevendo os crimes de um delinquente, mas foi retirado das bancas após o filhinho João adquirir a editora em nome de uma Fundação.
O Escobar era um aprendiz perante o seu émulo português. Este é muito mais finório, nunca foi preso e vai acabar no Panteão.

Anónimo disse...

Depois da maçonaria do PS destruir o país e roubar o Estado a maçonaria do PSD acabou com o resto, só falta enterrar, é o novo PEC, que não tem nada de plano, estabiliza o deserto e tem crescimento muito abaixo de zero. Fda P. todos.

Anónimo disse...

Prof. Balbino, parece que o Costa foi até Pequim no dia 1 de Abril, mas não foi mentira. Pois agora, anda por aí a dizer aos amigos, com risinhos ao estilo de Damão, que esteve na China, em férias de negócios. Parece até que foi na Emirates. Investigue, que consegue lá chegar. As férias chinesas levaram até ao adiamento de um funeral, veja lá!

lidiasantos almeida sousa disse...

No meio desta baralhada toda, só se safa o comentário do OLHOS EM BICO, porque está mesmo ao nível do Blog. Aproveito para perguntar ao Senhor Professor se é mesmo catedrático e em que Universidade leciona? Pu se ue tenho andado enganada a fazer figura de urso. Também agradecia me explicassem o que é isso de eu ser duma Cooperativa. Mas que obsessão. contra as mulheres, serão todos homossexuais?

De Olhos em Bico disse...

Olha filha...vais ser cudecorada pelo Costa Falido com o Broche de Ouro em Bico da RPC....

3 já lá vão. Vamos à 4ª! disse...

O gang das bancarrotas pediu um milhão e meio de empréstimo bancário porque está quase falido.
Já não há dinheiro para pagar a energia eléctrica nas sedes.
Querem eles governar o país...
Ahahaha!

E qual é o partido responsável por isto...qual é??? disse...

Uma parte dos mais de 20 milhões de euros que o Ministério Público (MP) atribui a José Sócrates, e que estão formalmente depositados em nome do empresário Carlos Santos Silva, teve origem numa offshore de Hélder Bataglia, presidente da Escom, uma das sociedades do Grupo Espírito Santo (GES), que assessorou o negócio de compra dos submarinos.

Uma parte dos mais de 20 milhões de euros que o Ministério Público (MP) atribui a José Sócrates, e que estão formalmente depositados em nome do empresário Carlos Santos Silva, teve origem numa offshore de Hélder Bataglia, presidente da Escom, uma das sociedades do Grupo Espírito Santo (GES), que assessorou o negócio de compra dos submarinos.

Segundo os registos bancários já reunidos na Operação Marquês, uma offshore de Bataglia efectuou, em 2006, uma transferência de 6,5 milhões para uma offshore de José Paulo Bernardo Pinto Sousa - um primo de Sócrates que vive em Angola, já antes conhecido por outros casos judiciais e que agora também é uma figura-chave nesta investigação. É que José Paulo transferiu depois grande parte dessa quantia - um total de 5,5 milhões de euros - para uma das contas na Suíça tituladas por Carlos Santos Silva, onde, segundo o MP, o ex-primeiro-ministro acumulou a sua fortuna, que se suspeita ter origem em 'luvas'.

Carlos Santos Silva foi confrontado no interrogatório a que foi sujeito após a detenção, em Novembro passado, com os capitais acumulados nessas contas. Em relação a algumas transferencias, admitiu que tinham origem em dois administradores do Grupo Lena. Quanto à de Pinto de Sousa, segundo apurou o SOL de uma fonte conhecedora dos autos da Operação Marquês, apresentou como explicação que esses 5,5 milhões de euros eram dividendos de uma empresa de salinas na província angolana de Benguela, em sociedade com o primo de Sócrates.

Ora, o SOL esteve em Benguela, onde recolheu testemunhos e diversas escrituras que desmentem essa versão.

O primo do ex-primeiro-ministro surge de facto envolvido em transacções de terrenos e de sociedades, mas com a Escom e o seu presidente, Hélder Bataglia. Em nenhuma escritura surge o nome de Carlos Santos Silva, de quem, aliás, ninguém ouviu falar em Benguela. Além disso, esses negócios de José Paulo efectuaram-se em 2009 e em 2013 - ou seja, três anos e sete anos depois das transferências em causa (que são de 2006), além de os respectivos valores estarem longe de justificar o dinheiro transferido para a conta na Suíça de Santos Silva/José Sócrates (5,5 milhões).

Estes factos suscitam a hipótese de essas transferências de capital, através de diversas contas offshore, terem sido feitas apenas para se perder o rasto da sua verdadeira origem.
http://www.sol.pt/noticia/386490

Estou Gago disse...

Depois de rebentar com a Ciência em Portugal tornando-a numa secção XuXa acabou a carreira encobrindo a falsa licenciatura do 44 em engenharia na Independente...auto-intitulava-se engenheiro e professor catedrático do IST....acabou em lacaio do 44...pode limpar as mãos à parede do jazigo!

Falta de vergonha disse...

Camarada Costa, quem era o nº2 do governo que roubou o país, recordas-te?

Anónimo disse...

Depois do trambolhão do Salgado/BES, está mais complicado para o socialismo corrupto. Já nem conseguem pagar a factura da luz.
Só uma nova bancarrota nacional poderá regenerar as finanças da Cosa Nostra.
Que saudades dos tempos do Capo Soares ou do Pulguento.

Falta apurar se o 44 não investiu parte do que roubou, na compra de dívida do Estado português. Seria a suprema ironia.

CosFalido disse...

O 44 já não me consegue pagar mais...as cumissões da Cambra foram-se...os Salgados também...os Chinas não acreditam em mim...a árvore das patacas secou...tive de largar o appart da Liberdade...não tenho cacau para pagar a gasosa de Montanelas...estou falido e penhorado....vou perder as eleições....acabo no desemprego...acho que vou fazer um Seguro....

Anónimo disse...

António Balbino Caldeira Primeira conferência dos Encontros Orbis Inov do «Orbis Inovação» com o Dr. Vitório Rosário Cardoso, em 26-2-2015, intitulada «Macau: O entreposto estratégico e negócios entre a China, a CPLP e a Ásia marítima». Reportagem do Correio do Ribatejo.e negócios entre a China, a CPLP e a Ásia marítima». Reportagem do Correio do Ribatejo.de negócios entre a China, a CPLP e a Ásia marítima».

Anónimo disse...

Sobre o amigalhaço, camarada e conterrâneo do cônsul e dos históricos do ps em Macau.

Número dois do SIS volta a Macau para ser assessor do secretário para a Segurança
14 de Dezembro de 2012, 17:51

Macau, China, 14 dez (Lusa) - O atual número dois dos Serviços de informação e Segurança (SIS) de Portugal vai regressar a Macau onde já desempenhou funções no âmbito do gabinete do secretário para a Segurança do governo local.

A notícia, avançada na edição de hoje pelo Diário de Notícias, foi confirmada à agência Lusa por fonte oficial em Macau, que garante que José Luciano Correia de Oliveira volta ao território para desempenhar funções de assessoria no gabinete do secretário para a Segurança, mas o processo de contratação "está ainda a decorrer".

"O secretário para a Segurança confirma que pretende contratar o doutor Correia de Oliveira que já desempenhou funções, mas acrescenta também que o processo ainda está a decorrer e não está finalizado", disse à agência Lusa o porta-voz do governante.

O mesmo porta-voz acrescentou que Correia de Oliveira "deverá vir a desempenhar funções de assessor direto do secretário para a Segurança, embora os pormenores das tarefas a desempenhar estejam a ser tratados diretamente pelo secretário Cheong Kuoc Va".

Correia de Oliveira desempenhou funções de assessor do secretário para a Segurança antes de regressar a Portugal para assumir o cargo de número dois do SIS que deverá abandonar no final do ano para regressar a Macau.

Com o regresso de Correia de Oliveira, o gabinete do secretário para a Segurança irá ser composto por quatro assessores portugueses e cinco chineses.

JCS // JPF

Lusa/Fim

Anónimo disse...

José Luciano Oliveira, ex-número dois do SIS, desmente qualquer colaboração na rede dos vistos Gold

http://www.ionline.pt/artigos/portugal/jose-luciano-oliveira-ex-numero-dois-sis-desmente-qualquer-colaboracao-na-rede-dos

Ex-sócio desmente ligação aos vistos gold, mas admite que António Figueiredo possa ter tido algum "deslize", "vítima de ser muito disponível"

José Luciano Oliveira é amigo de António Luís Figueiredo e padrinho de baptismo da filha, Ana Figueiredo, detidos na operação vistos gold. Ex-número dois do SIS, agora a trabalhar no governo de Macau, afirma-se "magoadíssimo" pelas notícias que associam o seu trabalho em Macau ao esquema dos vistos dourados. Diz que a sua amizade com Figueiredo está agora "reforçada", "independentemente das censuras que possa fazer se vier a provar--se alguma coisa". Afirma ter desaconselhado pessoas de comprar casas em Portugal - e também de passar férias aqui.

A sua amizade com António Figueiredo vem de longe?

Vem dos tempos da faculdade. Tem quase 40 anos. Nós casámos todos muito novos. Tenho uma relação muito íntima.

É padrinho de baptismo de Ana Luísa Figueiredo, filha de António Figueiredo. Foi uma menina criada connosco, nós só tivemos filhos dez anos depois do casamento. Repare, éramos dois casais muitos jovens, vivíamos no mesmo bairro em Coimbra, os apartamentos eram quase contíguos. É uma relação muito profunda, que, posso-lhe dizer, talvez seja hoje mais forte ainda, independentemente da tristeza que me invade. A minha amizade e solidariedade para com ele está reforçada e tem de estar. Só assim eu compreendo a amizade. Independentemente das censuras que possa fazer, se realmente vier a provar-se alguma coisa. Mas fá- -las-ei a ele próprio.

Foram colegas de escritório de advogados...

De facto fomos colegas de escritório, essa relação acabou quando ele entrou para os serviços de registo e notariado. Eu ainda fiquei um tempo mais. Deixámos de ser sócios em 1989, sem margem de erro. Mas penso que pode ter sido antes. Isso é que me magoou bastante. Eu sei que as notícias partiram de Coimbra, de um blogue de um jornal regional, de pessoas que tinham obrigação de saber que a nossa relação profissional acabou nessa altura, por razões meramente profissionais. Continuámos sempre muito amigos e assim foi pela vida. O António Luís é uma pessoa extremamente disponível e provavelmente estará a ser também vítima disso, eventualmente poderá ter tido algum deslize. Ele é uma pessoa completamente disponível, muito competente, muito ágil, um óptimo relações públicas. Eu estou magoadíssimo com isto tudo, ansioso por sair deste pesadelo.

Fez algum contacto com o governo chinês a propósito dos vistos gold?

Rigorosamente nenhum, rigorosamente nenhum. Não conheço uma única pessoa de Macau que tenha adquirido qualquer imóvel em Portugal. Houve uma ou outra pessoa que me perguntou, porque tinham amigos que gostariam de adquirir imóveis, mas eu confesso que desaconselhei. Havia pessoas que encaravam a perspectiva de ir passar férias a Portugal e eu desaconselhei! Disse-lhes: vocês têm aqui sítios muito mais perto e muito mais agradáveis! Não terei sido um bom patriota, mas desaconselhei-os! Não conheço ninguém, mas ninguém, que tenha comprado casa em Portugal! E tenho de fazer essa justiça: nunca o António Luís Figueiredo me abordou para qualquer tipo de agenciamento. Sei que há escritórios de advogados em Macau que fazem esse trabalho, e fazem-no legitimamente. Canalizam pessoas. Mas penso que não são pessoas de Macau, penso são pessoas do interior da China. E digo mais: não conheço nenhum funcionário público de Macau que tenha essa capacidade de agenciar seja quem for.

Anónimo disse...

Podias abandonar o anonimato e fazer-te á vida, o atrasadíssimo mental!!!!se as pessoas com quem te metes têm rosto dá-lhes o peito...pulha!!!

JoseLuciano disse...

Um escarro!!!
Porque não me vens á mão, grande covarde!!!???
Queres que te procure? Olha que....

Anónimo disse...

to read:

http://expresso.sapo.pt/ps-sem-dinheiro-renegoceia-divida-com-a-banca=f920519

Anónimo disse...

lá vão ter de ir pedir graveto aos chineses para pagar as contas...ai marocas, marocas, que a-fundaste esta pátria

Anónimo disse...

Uma fonte do PS manifestou preocupação, uma vez que não há dinheiro para pagar a luz, por as reuniões do partido passarem a decorrer às escuras e recomenda aos militantes que sempre que haja dirigentes nacionais presentes, não levem as carteiras.

PS- Após o encontro com essa citada fonte, no Largo do Rato, verifiquei que me tinham palmado a minha.

Anónimo disse...

Depois do descalabro financeiro e da bancarrota de Portugal chegou a vez do descalabro financeiro e da bancarrota do partido: Acumulam dívidas e não têm dinheiro para pagar as rendas, a água e a luz das sedes. A história repete-se...

Anónimo disse...

os portugueses são muito baratos e todos se vendem por muito poucochinho. cortam-lhes nas pensões e portanto têm de vender o país. money talks! uma comenda pode valer mais de 100 mil euros. Se a mulher do consul ganhar 10k euros/mes, serao 140k euros ano mais abonos. essa saloiada nunca faria tanto dinheiro na vida e merda de portugal.

Anónimo disse...

O Bloco de Esterco exige que a TAP não seja privatizada.
Alguém que avise o Bloco de Esterco que há um governo eleito.
Há sempre a opção de mandar a factura da TAP aos maoistas que estão na AR e vivem com todas as mordomias de capitalistas.

Anónimo disse...

Costa que a bancarrota do PS estará em vias de ser solucionada com yuans.
Como não há almoços grátis, lá irá o Estado português pagar o favor, logo que o gang xuxa chegue ao poder.

Como bem lembrou a Helena Matos, o xuxialismo podia aplicar a receita que tinha para o país: "Não pagamos!".
E os credores que emprestassem mais.

44 disse...

As dívidas não são para pagar. Pelo menos foi assim que eu aprendi...

Anónimo disse...

Todo o clã Socretino é muito rico.
Conta-se que o Pulguento ia a andar descontraído e subitamente, ouviu uma voz por detrás de uma sarça ardente que lhe disse:
-Meu filho, estás rico.
Depois, por um misterioso fenómeno quântico, todos os familiares e amigos passam a ter contas gordas em paraísos fiscais e quotas em empresas angolanas.

http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/portugal/detalhe/fava_gasta_850_mil_euros_em_nova_casa.html

Anónimo disse...

Isso mesmo, José Luciano!!! Conta comigo. Ana C. Macedo

Cósta disse...

Cósta que o chóriço que o Cósta trincou no Pórto era o do 44....uma nova invenção tuga,,,chóriço do Bois fótócópiada....

Anónimo disse...

Lembrar que o Sá Carneiro foi fustigado pelo Soares e a sua imprensa amestrada, por ter iniciado uma relação com Snu sem que a anterior esposa lhe concedesse o divórcio, embora já separados.

http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/politica/detalhe/otelo-e-as-suas-duas-mulheres.html

Anónimo disse...

http://joaorendeiro.com/wordpress/?p=2212

O GES viu na crise financeira de 2008 uma oportunidade. A oportunidade de aproveitar a fraqueza dos outros, para os eliminar (como no BPP), para os subjugar (como a CGD e o BCP), ou até para os neutralizar (como o BPI), em torno do seu polo dominante. Diria que nunca, pelo menos nos últimos 50 anos, uma entidade teve a dominância do poder económico e político como o GES teve no período 2007/2011. Quem se quiser divertir um pouco poderá consultar vídeo-notícias da época vendo como Fernando Ulrich ou Faria de Oliveira, por exemplo, disputavam as cadeiras à esquerda e direita de Ricardo Salgado em sessões públicas.
Como foi possível articular posições politicas e negócios com Luiz Inácio Lula da Silva utilizando a PTelecom (via Macau) e depois a OI? Como foi possível intermediar posições na Líbia e no Chavismo (via Panamá e Miami) nas barbas de Washington?
Como foi possível um grupo insolvente ter tanto à vontade e julgar-se acima de qualquer escrutínio?
A resposta está na face oculta do poder avassalador do GES neste período e, também, no muito que ainda falta conhecer sobre todas estas “estórias”.
José Sócrates.

Anónimo disse...

“Armando Vara já não faz parte dos quadros da Camargo Corrêa” garantiu ao Diário Económico fonte oficial da cimenteira brasileira, sem no entanto especificar quando saiu o antigo ministro do PS e ex-vice presidente do BCP, nem quais as razões que o levaram a abandonar o cargo de presidente do Conselho de Administração da Camargo Corrêa África.

http://economico.sapo.pt/noticias/armando-vara-ja-nao-trabalha-para-a-cimenteira-camargo-correa_200961.html

Anónimo disse...

http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2015/04/camargo-correa-pagou-r-110-mi-em-propina-diz-vice-presidente.html

O vice-presidente da construtora Camargo Corrêa, Eduardo Hermelino Leite, admitiu em depoimento ao Ministério Público Federal que a empresa pagou R$ 110 milhões em propinas para abastecer o esquema de corrupção desvendado na Operação Lava Jato. Leite foi detido em novembro de 2014, na sétima fase da Operação Lava Jato e solto após a Justiça homologar o acordo de delação premiada que ele firmou com as autoridades. Segundo ele, os valores foram pagos entre 2007 e 2012.

Anónimo disse...

Professor Balbino mexe nos fundilhos certos. O Diniz mais o Luciano ganiram logo. Oh pá, está mexendo no fundilho certo. Bota mais acha na fogueira!

Bancarrota choo-choo disse...

Num comício festa que assinala no Porto os 42 anos do partido, o secretário-geral socialista assinalou as grandes marcas dos três governos socialistas (liderados por Mário Soares, António Guterres e José Sócrates). Sem referir nomes, António Costa não esqueceu a herança da última governação liderada por José Sócrates, marcada pelo Plano Tecnológico, o Simplex, o complemento solidário para idosos, que tenciona repor se chegar ao governo, e o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
http://observador.pt/2015/04/19/costa-nao-quer-prometer-antes-de-saber-se-pode-cumprir/

Ehehe!
Este Costa é um comediante.
O legado de 3 bancarrotas e uma pré-bancarrota. Uma série de crimes descritos por Rui Mateus e que ficaram impunes. Uma lista de outros tantos que o MP está a escrever.
Não há jornalistas para o lembrar ao Costa?

Anónimo disse...

A história do criminoso que é pai da aberração esganiçada do BE,

http://jornaldiabo.com/nacional/camilo-mortagua-filha-mariana-mortagua-parlamento/

Anónimo disse...

olha este não é o sereno que queria engatar uma chinesa do bnu e que a perdeu na disputa para um padeiro local? e todo lixado, ao que parece enquanto faziam os dois (padeiro e a chinesa) conchinha o sô consul tocava incessantemente à porta para pedir esclarecimentos à dama..

Anónimo disse...

Investigue-se também o que se passa no Consulado de Portugal em Goa.
Corrupção ,favorecimentos ilicitos enfim toda uma miriade de ilegalidades bem ao gosto da administração lusitana em terras do Oriente