terça-feira, 25 de novembro de 2014

A prevenção da detenção

Autonomizando o poste de ontem. O TCIC comunicou cerca das 22:30 de 24-11-2014, em transmissão em direto das TVs, as diligências efetuadas na detenção e na inquirição dos arguidos da Operação Marquês, os crimes de que são acusados e as medidas de coação aplicadas, promovidas por Rosário Teixeira e decididas pelo juiz de instrução Carlos Alexandre. Note-se que a demora na comunicação há-de ter sido devida a incidências processuais e não pode ser sacada ao juiz e a referência aos tempos de inquirição úteis para a reação da legalidade observada.

Os crimes de que os arguidos foram indiciados são:
  • José Sócrates e o seu amigo Carlos Manuel dos Santos Silva estão indiciados dos crimes de corrupção, de fraude fiscal qualificada e de branqueamento de capitais.
  • O motorista João Perna está indiciado dos crimes de fraude fiscal qualificada e de branqueamento de capitais e ainda detenção de arma proibida.
  • O advogado de Carlos Santos Silva, Gonçalo Teixeira, está indiciado dos crimes de fraude fiscal qualificada e de branqueamento de capitais. 
As medidas de coação decretadas pelo juiz Carlos Alexandre foram:
  • a José Sócrates foi aplicada a prisão preventiva e vai cumpri-la no estabelecimento prisional de Évora;
  • a Carlos Manuel Santos Silva, amigo e alegado testa-de-ferro do ex-primeiro-ministro, foi aplicada a prisão preventiva;
  • ao motorista João Perna foi aplicada a prisão preventiva;
  • ao advogado de Carlos Santos Silva, Gonçalo Ferreira, foi aplicada a apresentação bissemanal no DCIAP e proibição de contacto com os arguidos do processo.

Nesta momento de vitória numa batalha muito longa e contínua, de nove anos e nove meses, é o momento de saudar os heróis da magistratura, o procurador Rosário Teixeira e a sua equipa de procuradores, os peritos da Autoridade Tributária e polícias envolvidos, e o juiz Carlos Alexandre. Procurador Rosário Teixeira que há-de ter tido a coragem de propor e o juiz Carlos Alexandre que assumiu perante o País a responsabilidade e a firmeza de decretar, sem medo, a prisão preventiva.

Há um juiz em Lisboa! Um juiz que só, isolado senão pelo apoio que os patriotas sem poder sempre mantiveram, arrostou com a perseguição sinistra e vigilância ditatorial dos serviços de informação, que sofreu intrusão em sua casa, de roubo e de ameaça de morte dos seus filhos, de tentativa de assassinato de sua mulher, de escutas, de assédio das antenas do PS e da Maçonaria, e seus aliados, nos órgãos superiores das magistraturas. Um homem sem medo, destemido perante suspeitos de corrupção nacionais e estrangeiros, objeto de perseguição pessoal de serviços estrangeiros em Portugal em ligação aos serviços portugueses (!), vítima de difamação em jornais de Luanda criados especificamente para o atacar, com textos claramente escritos em Portugal por defensores sem lealdade nem caráter.

Há procuradorers em Lisboa e no resto do País, como o paciente e obstinado Rosário Teixeira, sem ceder perante as dificuldades da própria lei enviesada pelo sistema, o resto da sua equipa, e todos aqueles procuradores e juízes que, ao longo dos anos, foram castigados por ter ousado pôr em causa o modus operandi do socratismo.

E há a desvergonha dos média controlados, dos editores dependentes do sistema, alguns sentindo o fim do seu poder, dos opinadores viciosos amigos que tentam desviar a atenção da gravidade das imputações de fortuna inexplicada e de corrupção para a forma da detenção, o mediatismo que eles próprios organizam para vitimização e da inquirição e das medidas de coação.

E há um Estado para recriar num País farto de corrupção, de falta de democracia e da perseguição da liberdade de informação e de opinião. É nesse trabalho cívico que temos de persistir, porque não temos ilusões: temos vontade. E temos uma missão de serviço da Pátria que nos move.


Limitaçãao de responsabilidade (disclaimer): José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa, Carlos Manuel Santos Silva, detidos preventivamente por indícios de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada, João Perna, detido preventtivamente por indícios de branqueamento de capitais e fraude fiscal, e Gonçalo Ferreira, indiciado por branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada, todos arguidos na Operação Marquês, gozam do direito constitucional  à presunção de inocência até ao trânsito em julgado de eventual sentença condenatória.

19 comentários:

Anónimo disse...

http://31daarmada.pt/44-6430810

pois é!

Anónimo disse...

Preparemo-nos para novas tácticas, porventura mais acutilantes do que às que estamos habituados no país dos doces costumes.

Anónimo disse...

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/justica/detalhe/ex_mulher_de_socrates_antigo_primeiro_ministro_esta_muito_bem_e_com_postura_filosofica.html

Sócrates está "muito confiante, está muito bem. Está com uma postura muito filosófica perante os factos todos", afirmou, à saída do estabelecimento prisional da cidade alentejana.

Sofia Fava, acompanhada pelo antigo ministro socialista da Agricultura Capoulas Santos, ex-eurodeputado e actual presidente da Federação de Évora do PS, falava à saída do estabelecimento prisional, esta tarde, depois de ambos visitarem José Sócrates.

Anónimo disse...

Deve-se sempre recordar:

- O dia 25 de Novembro de 1975.

O Legatário disse...

Costa que Costa defende o legado politíco de Sócrates...corrupção generalizada e bancarrota...como na Cambra....estamos enCostados....

Henrique Sousa disse...

Merecidíssima homenagem, é bom que saibam que não estão sós. Ainda há gente honesta neste país! Bem-haja, António Balbino Caldeira, companheiro e combatente de longa data! Não me arrependo de ter estado naquele jantar...

Anónimo disse...

O Sousa da Independente é o presidiário nº 20.000.000 UBS.

Consta que morador da zona da cadeia colocou na janela cartaz onde se insurge contra a existência de um vigarista nas proximidade da sua habitação.

Anónimo disse...

O PS comporta-se como um gang.
Visitas e branqueamento diário nas TV's.
Não censuram os comportamentos do criminoso. Verdadeiros psicopatas.
Qualquer pessoas mínimamente decente se demarcaria de um sujeito e de um governo tão vergonhoso e que tanto lesou a pátria e os portugueses.
Ali, maquina-se contra a Justiça e para libertar o gangster.
Não é um partido político, é uma associação criminosa.
O Costa tenta a todo o transe restringir o caso ao âmbito da Justiça, como se os crimes não tivessem sido cometidos por um primeiro ministro, um secretário geral do PS de 2004 a 2011 e por um governo socialista.
Nem na Itália.
Isto é de uma desvergonha monstra e estão a chamar parvos aos portugueses.
O mínimo de decência exigiria ao partido socialista um pedido de desculpas ao povo português e a desinfestação de todas as criaturas rastejantes que participaram neste período de má memória na nossa História.
Este PS, herdeiro de Sócrates como o António Costa se afirmou não devia levar um voto.
Antes devia ser investigado pelas autoridades judiciais. É impossível não haver conivências e solidariedades expúrias.
Cândida Almeida, Pinto Monteiro e Noronha do Nascimento têm que dar explicações ao país. Isto parece a Camorra!

Pensão Alimentar disse...

Como irá o Zézito pagar a pensão alimentar agora que o amigo foi de cana?Com Favas contadas ?

Cagalhão Fumegante disse...

Todas as violações do segredo de justiça foram feitas por mim...entre duas violações de criancinhas...estou-me cagando para o segredo da justiça...

Anónimo disse...

Para lembrar a muitos combatentes que quando o socialista corrupto e antigo primeiro ministro de Itália, Bettino Craxi, amigo de Mário Soares, foi apanhado em casos de corrupção, tendo que ir no fim da vida para a Tunísia, o Partido Socialista italiano acabou.

Aguardemos pelo caudal que aí vem. Se for apurado só 1 ou 2 casos de corrupção relacionada com comissões ao Falso Engenheiro, então aí, o REGIME ESTARÁ MORTO.

Graças a Deus.

JPA disse...

Eu não sei que tenho em Évora
Que de Évora me estou lembrando
Quando chego ao rio Tejo
As ondas me vão levando

Abalei do Alentejo
Olhei para trás chorando
Alentejo da minh'alma
Tão longe me vais ficando

Ceifeira que andas à calma
Ai, e à calma cifando o trigo
Ceifa as penas da minh'alma
Ceifa-as leva-as contigo

Anónimo disse...

"Sócrates está numa cela do setor feminino da prisão"
DN

Deve estar inconsolável, sabendo que há tantos africanos no sistema prisional.

O Beria do Sócrates disse...

Vamos lá ver se o Costa tem o desplante de meter o BERIA do Sócrates,vulgo Vesgo da Silva,nos orgãos dirigentes do PS...estamos atentos,vigilantes e com a força de intervenção rápida em estado de prontidão....

Anónimo disse...

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Seguranca/Interior.aspx?content_id=4259716

La Philosophie dans le Boudoir disse...

Será que os devaneios do Filusufu Cadastrado serão os mesmos do Marquis de Sade na sua célebre Obra?

Estou Desempregado disse...

Fava rica...só me sai a fava...estou desempregado...o Polvo Octupus despediu-me...os meus queridos amigos da RTPulha também...é tudo culpa do Passos e do Governo da Direita...como não descontei não posso inscrever-me no Centro de Emprego...nem subsídio nem Rendimento Minímo...já escrevi ao Paulo P.e ao Ferrugento a protestar... os offshócratas não me pagam e o Rickie está completamente
falido...pronto,não pago,não pago,não pago a pensão de alimentos !!!PS-Esconde tudo dentro do poço sem fundo da quinta...e não compres acções do BES...

Anónimo disse...

A secção da autoridade tributária de braga deslocou-se ao aeroporto para prender Sócrates. Mas...

http://www.tvi24.iol.pt/videos/socrates-investigacao-do-fisco-pode-ser-anulada-em-julgamento/5480c3360cf2ee674160117b/1

Curiosamente, esta notícia não foi passada em nenhum jornal nem TV, a não ser na TVI24.
Não interessa... Bardamerda para todos os que nutrem um ódio feroz por outro "animal feroz", EM PARTICULAR PARA O BALBINO CALDEIRA, que também NÃO tem um passado impoluto.

Ah... a TVI está agora a passar de novo a peça.

lidiasantos almeida sousa disse...

https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=-bpyurewyFc