sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O socialismo partido em três S



Os socialistas estão partidos em três «S»: Seguro, Santos da Costa (ou Santos Costa, sem a contração da preposição «de» com o artigo «a», segundo o Geneall) e Sócrates. Três eixos divergentes de um carro desconjuntado.

Apesar de o presidente da CMLisboa, nas pisadas de Jorge Sampaio, estar melhor posicionado, existem dúvidas nas hostes socialistas de que santos da costa façam o milagre de manter a festa rosa no seu pleno fulgor. Nesse sentido - contrário ao dos ponteiros do relógio... -, é interessante que Soares venha acompanhando Sócrates.

No baile socialista, o desconfiado (in)Seguro assiste no cadeirão do Rato, enquanto Sócrates e Costa dançam o vira nos salões da sociedade. António José Seguro não foi à tomada de posse de Costa na CMLisboa, em 24-10-2013, na qual, porém, esteve José Sócrates acompanhado por Mário Soares. Contrariado, Sócrates teve de ir ao baile de Costa, que, todavia, não foi ao seu. Mas Sócrates deve a António Costa a entrevista glamour...rosa, de 19-10-2013, ao Expresso do seu mano Ricardo... Sócrates amarga o desprezo com a mesma sede de vingança que teve perante a aristocracia socialista («raios vos partam, vou vencer-vos a todos», como disse na entrevista ao Expresso, de 19-10-2013, sobre a sua ascenção no partido).

A estratégia de Sócrates face a Costa é o envolvimento: um abraço de gibóia. O ex-primeiro-ministro ainda não abandonou o palco político. Invertendo sucessivamente, em poucos dias (!), uma e outra vez, o seu rocambolesco percurso académico, de atalhos mal desenfiados, sombras lisbonenses e penumbras parisienses. Anunciou aos quatro ventos do País ter terminado a sua vida académica, na notícia do Expresso, de 21-9-2013 («fechar o ciclo iniciado com a ida para Paris em 2001 e concluído com a defesa da tese em junho»...), sinalizando uma semana antes das eleições autárquicas, a sua pré-candidatura presidencial. Nocateado pelo resultado que deu a Costa um score superior a 50% na câmara de Lisboa, a Seguro um salvo-conduto até às próximas eleições legislativas e a Passos uma derrota sofrível que o arrastará até ao início de 2015, Sócrates viu fechada a via presidencial ou de comissário europeu (o CM, de 25-10-2013, diz que também até o cargo prestigiante de curador da Fundação Champalimmaud que o seu amigo Proença de Carvalho lhe queria entregar) e, na tal atitude sobranceira de dispensar o «favor popular», vira-se novamente para o refúgio da academia: «eu fui e ainda sou estudante de Sciences Po»... Contudo, num «repente» como é da sua personalidade, empolgado pelas reações às entrevistas de lançamento do livro do negro «mémoire» sobre a tortura, e mais ainda pelo milhar de dependentes que, com medo e sem vergonha, lá foram ao frete pseudo-intelectual do Museu da Eletricidade (cedido pela EDP do amigo ausente Mexia), nas imediações simbólicas do Palácio de Belém, posiciona-se como candidato sistémico às presidenciais de 2016. Um passo em frente, outro atrás, e mais outro para diante: tem-te, não caias!...

Devagar, Sócrates vai enrolando Costa, com o intuito subreptício de disputar o recontro florentino das pré-primárias presidenciais com um apoio sistémico mais forte. Sócrates crê que, se conseguir consolidar esses apoios sistémicos e com as informações de que dispõe, Costa nem irá ao concurso... Veremos como evoluem os dançarinos, agora que se aproxima o corridinho.


Atualização: este poste foi emendado às 11:41 de 26-10-2013.

16 comentários:

javitudo disse...

É muito cedo para previsões dessas.
O bandalho tanto tergivisa que acaba numa escombreira dessas para os lados do Pinhão onde ia lavar os pés sujos quando vivia em Vilar de Maçada.
Vestir Armani, calçar Testoni e proferir citações não disfarça um chico esperto de avental.
E ainda há mais informações curiosas por revelar. A seu tempo saberemos.

Anónimo disse...

Talvez Sócrates tenha o fim do impetuoso Sidónio Pais. Costa é cerebral e originário de Indianos, não se perde. Curioso, mesmo muito curioso será saber qual dos "S's" será o eleito dos Mota, dos Espírito Santo ou dos Azevedos.

António Champalimaud até se revolverá na tumba, de saber que o bandalho Sócrates pudesse ser o que quer que seja na Fundação por si criada e com o seu nome. Leonor, que transporta o testemunho, depois dos negócios da saúde, queria manchar o testemunho do velho herdeiro Sommer.

Raios os partam a todos estes frouxos, que só querem mamar à conta de um povo manso e pouco inteligente.

PS O Museu da Electricidade ainda deve ser dirigido por um velho amigo sócretino, Sérgio.

Anónimo disse...

http://economico.sapo.pt/noticias/sobrinho-do-lider-angolano-acusado-de-traficar-mulheres_180301.html

O Brasil emitiu um mandado de captura contra o empresário Bento dos Santos 'Kangamba', acusando-o de chefiar uma rede de tráfico de brasileiras.

"O Estado [de São Paulo] apurou que, na 'Operação Garina' deflagrada nessa quinta-feira, 24, a Polícia Federal pediu e a Justiça concedeu a prisão do general Bento dos Santos 'Kangamba', caso ele desembarque no Brasil, e incluiu seu nome e o de um comparsa na lista de procurados da Interpol", escreve o jornal brasileiro na edição de hoje.

No texto do "Estadão", acrescenta-se que "o general é dirigente do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), mesmo partido do presidente, e tem influência no governo por meio de sua mulher, uma filha de Avelino dos Santos, irmão do presidente".

Anónimo disse...

Armário de Guterres para o armário de Carrilho:
-O teu já saíu...?

Anónimo disse...

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=664626

O antigo ministro Miguel Relvas casou na sexta-feira no Convento do Beato, em Lisboa, com Marta Sousa. Na cerimónia, segundo o Diário de Notícias (DN), estiveram o primeiro-ministro, Passos Coelho, e o também ex-governante Vítor Gaspar.
Presentes estiveram também personalidades como a jornalista da TVI, Judite de Sousa, os empresários Zeinal Bava, Joaquim Oliveira e Jorge Mendes.

Anónimo disse...

'E p'a!... Aqui há rato com gato de fora :-)

Anónimo disse...

Este Carrilho é um mau carácter rematado.
Depois de uma obra notável no ministério do gamanço,conhecido como da cultura,que consistiu na restauração de uma retrete por mais de 110 mil contos,agora estraga a imagem que construiu na retrete.

Anónimo disse...

Porque será que Policarpo mudou tanto, após ter saído de Patriarca?!

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=664736

Cardeal José Policarpo: «Portugal só teria dinheiro para mês e meio sem ajuda externa»

O cardeal José Policarpo afirmou hoje em Setúbal que Portugal só tem dinheiro para mês e meio em caso de incumprimento das metas estabelecidas no pedido de resgate e acusou a oposição de não apresentar soluções.

Anónimo disse...

Qualquer destes três deveriam estar presos pelos crimes que cometeram e ou foram coniventes. O Sócrates, o Seguro e o Costa este permitiu um dos maiores crimes wue Lisboa terá na sua história, a aprovação fraudulenta do PDM (com prémio internacional a condizer), as ajudase e terrenos dados à EDP e ao amigo Santana via Santa Casa da Mesiricórdia, o crime da Matinha cujo projecto em terrenos de aterro e contaminados que deveriam reverter para a CML findo o gempo de serviço para o fim destinado -energia... - esse projecto envolve o sr. arq. Manuel Salgado, o seu filho e o Bes, o Santander também tem migalhas, etc. Esses terrenos estão e estarão nas próximas décadas altamente contaminados e não deveriam nunca servir para os 15000 fogos que ali querem construir. A procuradoria não encontrou crime, a Natureza talvez um dia lhes explique. Até lá o sr. Costa com os favores à direita e à esquerda e aos seus amigos alemães vai destruindo a CML tal como a ca rtilha da escumalha dos adv. Galvão teles e morais leitão, destruir a função pública para a melhor a privatizarmos. Mas a culpa é do povo pois vota e apoia este sr. O negócio encapotado do tribunal da Boa-hora, ou o terreno desportivo nas Olaias que querem ceder ao amigo morto Fernando Nartins para mais um negócio de velhinhos, enfim tanto e tanto pidre. Santa ignorância e conivência da escumalha da Ordem dos Arquitectos, entre outras como os engs. Da área dos sismos que estiveram Caladinhos qd foi aprovado o novo PDM e nas áreas ribeirinhas foi afixado o "rótulo" de áreas centrais ou similar, porque não impediram isto? É para agora virem vender o reforço dos edifícios construídos nos sítios errados. Estupores e ou mediocres?

Anónimo disse...

http://timesofindia.indiatimes.com/city/goa/Costa-Lisbon-could-be-important-for-Indian-business-growth/articleshow/24772244.cms

PANAJI: With a person of Goan descent as mayor of Lisbon, there is a world of business opportunities that Goa and India could vie for. There have been some exchanges, few of them.

"In 1989, an agreement of friendship and cooperation was signed between the cities of Lisbon and Panaji. This is, therefore, a matter which has already been the subject of bilateral talks earlier, although scattered and informal in nature. This is a recurring theme for which Lisbon has always maintained an attitude of great openness," Lisbon mayor Antonio Costa said.

"Another objective is to position and promote Lisbon as a startup city on an international level and support expansion. In this sense, a stronger connection with some of the most important centers of entrepreneurship and innovation in India (Bangalore) could be developed. I think we can work to promote exchanges between startups located in Lisbon and India," Costa said.

In 2012, the Lisbon film commission was set up as the city was increasingly turning into a much sought after destination for shooting films and advertising. "We would like to strengthen links with the Indian film industry (the largest in the world) and enjoy the ease of Indian cinema on exit doors," Costa said. An Indian feature film, with support from the Lisbon film commission, did shoot in Lisbon earlier this year.

Anónimo disse...

O Paulo Teixeira Pinto não vendeu parte de uma das suas Editoras a Álvaro Sobrinho?

http://www.hardmusica.pt/noticia_detalhe.php?cd_noticia=17477

O autor explicou o motivo pelo qual escolheu a Babel, "quando saí do Governo Paulo Teixeira Pinto [responsável da editora], disse-me quando quiser escrever um livro pode contar com a Babel".

TORRE DE BABEL disse...

A Torre de Babel não era em Sodoma e Gomorra ?

Sodomita Briocheiro disse...

O Paulo Pinto sabe a quem deve os favores.
Foi um pivot sócretino para afastar o Jardim.

Carralho disse...

A ex do Carrilho chamou-lhe mentiroso no Facebook e mostra-se solidária com a Guimarães.
Este partido é um zoo.Tipos que batem em mulheres,vigaristas,falsários,que camarilha!

Babel disse...

Deixem a minha Torre em paz.Já basta aturar aqueles pedófilos que querem voltar ao poder.

Anónimo disse...

Entre o Teixeira Pinto e o Jardim, venha o Diabo e escolha. O saque do BCP foi imenso e tem vários responsáveis. Mas, os maiores foram aqueles. Entretanto, andam por aí, e andam parece que mandam na choldra que é Portugal.