domingo, 30 de junho de 2013

De caras

É muito melhor enfrentar proativamente o caos eleitoral previsto do que fechar os olhos e acabar esmagado numa falha geológica. Resposta do eng.º Sevinate Pinto, à pergunta «Este governo cai?», em entrevista ao diário i, ontem, 29-6-2013:
«- Mesmo sem o desejar penso que isso poderá vir a acontecer. Os governos nesta situação têm caído sempre depois das autárquicas, pelo menos quando os resultados reforçam a dinâmica de apoio e da legitimidade.»
O eng.º Armando Sevinate Pinto é consultor do Presidente da República para os Assuntos Agrícolas e o Mundo Rural, mas não deu a entrevista nessa qualidade. Recomendo a sua leitura porque apresenta a visão lúcida e aguda de um servidor público, amargurado com a permissividade social da corrupção política:
«A sociedade portuguesa habituou-se a pensar que todos os políticos são corruptos e isto quer dizer que qualquer político corrupto está branqueado à partida. A minha teoria é que uma grande percentagem dos portugueses só não é corrupta porque não consegue, porque a coisa lhe passa ao lado. A noção da corrupção é muito subjetiva. E depois a sociedade não é punitiva, existe uma espécie de desculpabilização coletiva.»
Note-se que o eng.º Sevinate Pinto, na função de consultor do Presidente, foi um dos alvos dos serviços socratinos.

29 comentários:

O Bankster disse...

Tenho-me farto de dar crédito de borla a pulhíticos,gestores pulhíticos e outros compadres trapaceiros profissionais.Ele é crédito com juros a pataco,sem garantias de porra nenhuma e outros favores...quanto mais dinheiro e contratos ruinosos para o Estado e empresas que "gerem" aqui depositam ou assinam mais lhes abro a torneirinha.No final os tansos dos cutribuintes pagam e a minha piscina já está mais cheia que a do tio Patinhas...mais uma pázada nos reformados e acabo de encher o jacuzzi!!!

Anónimo disse...

A desculpabilização é colectiva porque é branqueada pelos jornalistas corruptos e pela máfia comentadora a soldo dos partidos/quadrilha.
Tudo um jogo viciado.
A população recebe a informação toda pela tv e ainda pelos jornais.estando estes a veicular falsidades e deturpações,a ocultar factos e a promover criminosos,como pode perceber a realidade?
As denúcias raras,como as de Rui Mateus,nunca obtêm acolhimento.A máquina de imediato cria manobras de diversão,falsidades ou exageros desproporcionados em torno de assuntos banais e de outras personagens,conseguindo desviar os olhos do público para coisas vazias de conteúdo.
Como pode a situação inverter-se,mantendo as mesmas circunstâncias que viciam o jogo?
Nada mudará.Vamos ter que suportar o jugo dos mafiosos das organizações criminosas que usam siglas de partidos políticos e de toda a sua clientela,aliados e lacaios.
A máquina extorcionista dos dinheiros públicos é poderosa e nela se penduraram centenas de milhares de parasitas,todos se achando com direito a viver à grande com o dinheiro que o Estado português não tem e que vem do endividamento e da hipoteca da vida de gerações futuras.
Mudar de governo não significa mudar nada disto.Significa apenas ceder ao monstro socialista adjuvado pelo PCP e BE,ou seja,uma intensificação do processo que nos levará mais fundo no abismo abrilesco.
Para quem ainda cultiva estas ingenuidades serôdias,felicidades.

Anónimo disse...

Prof. Balbino Caldeira,

Esta entrevista vinda de quem serviu Cavaco, no auge do BODO da União Europeia, é no mínimo sinistra e perigosa. Note-se neste pequenino retiro,

"A minha teoria é que uma grande percentagem dos portugueses só não é corrupta porque não consegue"

O que é que este Servidor de Cavaco quer dizer? Quererá dizer que A GRANDE PERCENTAGEM DE PORTUGUESES são potencialmente corruptos? Será que quer dizer que os portugueses têm que DESCULPAR os corruptos seguidores do seu Senhor Feudal Cavaco? Logo a começar, pela GOLPADA BPN? O que dirá o Servo de Cavaco Sevinate, sobre a manutenção de um outro Servo de Cavaco como Conselheiro de Estado, apesar de TODAS AS SUSPEIÇÕES de golpada?

Prof. Balbino Caldeira,

De Belém e de Cavaco, A ESPERANÇA é NULA. São tão maus os de Cavaco, históricamente, como a corja de seguidores de Afonso Costa, comandada por Soares.

Deveria começar por se iniciar um ACERTO DE CONTAS com a História, sob o lema e o tema:

DE QUEM É A RESPONSABILIDADE DA VENDA DA NAÇÃO PORTUGUESA AO CAPITAL ESTRANGEIRO?

Alvitramos nós, que o actual inquilino de Belém, também faz parte da referida lista. De pressa, antes que Portugal desapareça da listagem oficial de países.

Anónimo disse...

A insustentabilidade de Portugal e a associação criminosa permanente.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=641734

O ex-Presidente da República Ramalho Eanes compareceu hoje em tribunal como testemunha abonatória do ex-presidente do BCP Jardim Gonçalves por considerar que o banqueiro teve um papel importante na reforma do sistema bancário, depois do 25 de Abril.«Podia fazê-lo por escrito, mas decidi vir pessoalmente porque não esqueço o papel que teve na reforma do sistema bancário e na reforma das práticas bancárias», disse o general Ramalho Eanes, para quem, após o 25 de Abril, Jardim Gonçalves estava entre «o melhor que havia internacionalmente».

Em declarações à Lusa, recordou a visita que efetuou a Espanha em 1977, onde Jardim Gonçalves se encontrava exilado: «Foi um dos homens a quem disse que tinha a obrigação social de regressar ao país para ajudar o seu país.»

Anónimo disse...

Só falta mesmo, aparecer o Policarpozinho a dizer que o Soares foi um grande patriota. Quando se chega a estes "fait divers", Portugal está defunto. Graças a Deus.

Anónimo disse...

A Dilma é menos popular que Passos Coelho. Afinal, o PSD está bem entregue.

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=662986&tm=7&layout=122&visual=61

Os protestos expressam também a queda de popularidade da Presidente do Brasil. Uma sondagem recente do Dtafolha, o Instituto de Estatísticas brasileiro, revela que, em menos de um mês, a aceitação de Dilma Roussef caiu 27 pontos percentuais. Se no início de Julho, 57 por cento dos brasileiros consideravam a gestão de Dilma óptima, esse valor não ultrapassa agora os 30 por cento. Estes números revelam o crescente pessimismo dos brasileiros em relação à gestão da economia do país.

Anónimo disse...

«Este governo cai?»

Pelos vistos está a cair.

Parece que Garparinho vai de frosques!

Anónimo disse...

Sinais de putrefação do Estado e do chamado PSD.

http://economico.sapo.pt/noticias/macario-correia-deixa-camara-de-faro-na-tercafeira_172455.html

O presidente da Câmara de Faro, que foi condenado à perda de mandato por irregularidades no licenciamento de obras privadas em Tavira, anunciou hoje que vai suspender funções a partir de terça-feira.

"A partir de terça-feira, 02 de julho, não estarei na câmara municipal", pode ler-se num comunicado divulgado por Macário Correia (PSD), que anunciou em junho a decisão de suspender provisoriamente as funções enquanto aguarda um recurso contra a sua condenação à perda de mandato por licenciamentos de obras particulares quando ainda presidia à Câmara de Tavira.

Que se lixe a Tróika e viva o Sucialismo disse...

Finalmente o Vitor Gaspar vai sair.
Em breve teremos o socialismo de novo no poder.
Depois de nos ter oferecido Soares,Guterres,Sócrates,vem aí um estadista de grande gabarito.
Nas finanças teremos decerto alguém que não desonre a tradição da casa e do sr Teixeira dos Santos,actualmente um ilustre conferencista.
Portugal vai finalmente conhecer as políticas alternativas tão apreguadas pelos comunistas e pelos socialistas.
Tenho a certeza que toda a gente vai lucrar e acabará o flagelo da austeridade que só existia porque o Vitor Gaspar era sádico.
A linha dos grandoleiros e abrileiros vai finalmente retornar ao poder e trazer os resultados de sucesso à economia portuguesa que todos já conhecemos.

Máfio Soares disse...

Não se esqueçam do meu sorvedour...da minha Fundação!

Anónimo disse...

Ó Balbino, você já pensou que se fosse menos enxundioso, menos prolixo, enfim, menos chato, seria mais lido? Bem, eu também não sei se é esse o seu objectivo. A "prima do Solnado" também só gostava de dizer coisas...

E AGORA LUÍS? disse...

A VER VAMOS...PARA SER CONCISO COMO QUER O BOI GATUNO DE VILAR E CASTILHO...

Anónimo disse...

Por aqui, não se quer ser mais lido. Só são benvindos os que por cá passam. Os outros vão com as moscas. Que é como quem diz, vão à merda, como dizia o patriota Almirante Pinheiro de Azevedo.

Anónimo disse...

Depois dos gurus Marcelo e Manela Leite vociferarem contra Gaspar, vamos assistir aos Barrabás de Gaspar. Este é só o primeiro.

Graças a Deus, que Portugal está na sua fase terminal como país. Vem aí o socialismo para terminar tudo como na Praça Tahrir.

http://economico.sapo.pt/noticias/gaspar-vai-fazer-muita-falta_172537.html

Miguel Cadilhe acredita que na "base" da demissão de Gaspar estão "feridas da coligação" PSD/CDS.

O ex-ministro das Finanças de Cavaco Silva defende que Vítor Gaspar "vai fazer muita falta". "Gaspar é um homem sério, inteligente, competente, muito respeitado entre os seus pares europeus, que governou com coragem em tempos de imensa incerteza e fatal impopularidade", é desta forma que Miguel Cadilhe descreve, em entrevista ao Jornal de Notícias, o ministro das Finanças demissionário.

O economista que reedita hoje, oito anos depois, o livro "O sobrepeso do estado em Portugal" diz que "não será fácil substituir" Gaspar na pasta das Finanças, tarefa a cargo de Maria Luís Albuquerque.

"Receio que, na base, de tudo, haja feridas da coligação", defende Miguel Cadilhe, acrescentando que "Portugal tem que se manter longe de folguedos e facilitismos, precisa de mão férrea na despesa pública, de realizar a reforma estrutural do Estado e de crescer".


Anónimo disse...

Portugal precisa de mão férrea é para meter na cadeia milhares de vigaristas que se dizem políticos,acessores,gestores,etc.
O resto é folclore.
Tanto sacrifício de inocentes para nada.Roubarão tudo de novo.estão absolutamente impunes.

Anónimo disse...

Agora com a demissão do Paulo Portas, já ficamos a saber o que lhe foi encubido de fazer no ultimo encontro dos Bilderberg, quando foi na companhia de J. Seguro a convite de Balsemão...!

Mais uma vez se confirma q o poder está acima das marionetas que aparecem na imprensa..

http://www.tvi24.iol.pt/503/internacional/bilderberg-seguro-portas-tvi24/1458384-4073.html

Anónimo disse...

Graças a Deus, vai haver trabalho para Aníbal, o CALÃO. Vai ter que fazer alguma coisa. Ou então, DEMITA-SE Senhor Professor Cavaco Silva, para que entremos numa NOVA República.

Anónimo disse...

Novidades ?????

Anónimo disse...

Por enquanto, a única novidade é que no Continente ainda há de tudo, enquanto houver crédito externo. Com um Governo de Frente Popular, com o apoio do Dr. Portas, logo se verá o que é que se poderá comprar. O combate começou a sério. A Praça Tahrir vai começar a ser ocupada.

MOVIMENTO DOS PATRIOTAS PORTUGUESES disse...

CONTRA A FRENTE ESQUERDISTA DE DESTRUIÇÃO NACIONAL, NESTE MOMENTO SÓ HÁ UMA SOLUÇÃO-GOVERNO PATRIÓTICO DE REGENERAÇÃO NACIONAL.

Anónimo disse...

"GOVERNO PATRIÓTICO DE REGENERAÇÃO NACIONAL"

Com quem? Uma coligação do Dr. Rio com o Dr. Ferro? Ou do Dr. Capucho com o Dr. Basílo? Ou da Dra. Manuela Leite com o Dr. Vitalino Canas?

Amanhã, o Dr. Passos vai até à Praça de Brandenburg.

GPRN-GOVERNO PATRIÓTICO DE REGENARAÇÃO disse...

COM UM NOVO PRIMEIRO MINISTRO,UM MINISTRO DAS FINANÇAS SÉRIO E CREDÍVEL , A MESMA COLIGAÇÃO E MAIORIA PARLAMENTAR.HERR PASSOS PODE IR PARA O BRANDEBURGO FAZER UM DOUTORAMENTO EM FILOSOFIA...

GPRN-GOVERNO PATRIÓTICO DE REGENERAÇÃO NACIONAL disse...

HERR GASPAR POR CERTO LHE DARÁ UMA BOLSA DE ESTUDOS E ALGUMA TUTORIA...

Unknown disse...

A frase mais polémica de Sevinate Pinto: "A minha teoria é que uma grande percentagem dos portugueses só não é corrupta porque não consegue"

infelizmente, entendo e estou em grande parte de acordo com ele, pelas razões abordadas neste link:
http://jornalismoassim.blogspot.pt/2013/03/sobre-as-peticoes-manifestacoes-e.html

Movimento Xuxa/comuna para retornar à mangedoura disse...

Uma nova coligação...gente credível...etc.
Onde se encontra disso?
49 anos não chega para perceber o que aí vem?
Credível é um vigarista com boa imagem mediática?
É que se for um homem sério,honesto e cumpridor dos seus deveres,logo se nota,pois tem que meter na cadeia muita canalha que tem traído a pátria e roubado o Estado português.
Se não o fizer,já se sabe que a credibilidade é igual à de toda esta canalha que se protege mutuamente.

Anónimo disse...

Então os socialistas é que são mediocres? Mas os habitués deviam ficar contentinhos com o regresso da Esquerda, assim vão poder criticar o Governo.
Imaginem a felicidade dos comentadores anti-xuxialista se Sócrates voltasse??

MOVIMENTO DOS PATRIOTAS PORTUGUESES disse...

É EVIDENTE QUE O PS NÃO É ALTERNATIVA A ESTE GOVERNO.SERIA PASSARMOS DO FORNO CREMATÓRIO PARA O INFERNO.PASSOS É UM PM DE SEGUNDA.SEGURO SERIA UM PM DE QUINTA.AS ELEIÇÕES ANTECIPADAS SÃO TAMBÉM UM SUICIDIO NACIONAL.A ALTERNATIVA É UM GPRN APOIADO PELA ACTUAL COLIGAÇÃO COM UM PRIMEIRO MINISTRO SÉRIO E COMPETENTE COM VONTADE DE DAR UM COMBATE SEM TRÉGUAS À CORRUPÇÃO E CAPAZ DE DEFENDER PORTUGAL E OS PORTUGUESES NO PLANO INTERNACIONAL.PORTUGAL CORRE GRAVES RISCOS.A SUA CREDIBILIDADE EXTERNA ESTÁ GRAVEMENTE AMEAÇADA.O DIA DE HOJE PODE SER DECISIVO.CHEGOU A HORA DA MOBILIZAÇÃO DE TODOS OS PATRIOTAS A FAVOR DA CONSTITUIÇÃO IMEDIATA DE UM GPRN!

Anónimo disse...

Tal como Marcelo Caetano não conseguiu ser a evolução na continuidade do Botas, ninguém que estiver conotado com o Regime putrefacto, poderá ir para PM, e ser um bom governante. Tal como diz o ex-vereador da CM do Porto, que escreve uns livros e dá uns seminários sobre a corrupção de Estado, não é viável a continuação de um regime que se fechou. Todos os que ocuparam lugraes desde PR até Presidente de Junta estão quase naturalmente ricos. Veja-se o caso do vereador de Portimão, que dizem que está preso, e que possui uma casa de dois milhões de euros. Como pode um vereador de merda ter uma casa de dois milhões de euros, quando aufere um ordenado de cerca de 3.000 euros? Roubar tornou-se uma prática banal. Ou seja através das habituais comissões off-shocrates, quer seja através de utilização de automóveis para fins particulares, ou através da aquisição de obras de arte para ter lá em casa. O regime não tem solução. Não vai cair, por enquanto, porque não dá jeito a quem manda na Europa. Portugal vai entrar na mesma zona da Grécia, no manto de névoa, por décadas. Os portugueses que votaram sempre de forma livre, lá sabem o que andaram a fazer. Agora, recebem a factura, Graças a Deus.

A luta continua.
A vitória é certa.

Anónimo disse...

o paneleiro do portas diz que está a almoçar. ele quer é protagonismo. pensa a malucado portas, que bom que é tesrame todos à espera da sua decisão. vai-se foder, pois o espirito santo vai-lhe cortar o financiamento partidário. o espirito santo não quer eleições.