domingo, 6 de janeiro de 2013

O fim de um tirano

Hugo Chávez está moribundo, alegadamente com um sarcoma e as complicações pós-operatórias do seu estado frágil. Mas continua a ditadura chavista, nepotista, corrupta, economicamente ruinosa, perseguidora da liberdade de informação e de opinião, mas maquilhada com sufrágio (eletrónico). Como cita um amigo meu, puxando da memória viva o slogan do MPLA, in illo tempore e in loco, «a vitória é certa». O vice-presidente Nicolás Maduro, sucessor designado por el Comandante, comunicou ontem que se, em 10 de janeiro de 2012, data da tomada de posse na Assembleia Nacional do país, o presidente reeleito «não puder estar presente para tomar posse do seu cargo, o período constitucional arrancaria igualmente nesse dia» e «o formalismo da juramentação poderá resolver-se perante o Tribunal Supremo de Justiça»...

Enquanto segue o compasso e sucessão do tipo soviético, corre o vírus da valente carta «Algunas consideraciones sobre tu muerte» dirigida a Hugo Chávez por Saúl Godoy Gómez, publicada no diário venezuelano El Universal, em 9-8-2012, mas que circula em nome da sua ex-mulher, Nancy. Chávez é um tirano, mas não se deve crer que o seu regime desapareça de súbito com o seu passamento. Uma morte que ocorrerá quando quiser o Deus, cuja Igreja o tirano tanto perseguiu, e para o qual agora aflito se virou.


* A imagem da composição gráfica acima é da Nossa Senhora de Coromoto, patrona da Venezuela.

22 comentários:

Anónimo disse...

A memória é curta para alguns. Para nós, ela está forte. Chevz começou por ser um militar Golpista, que tentou derrubar, salvo erro, Carlos Andrés Perez, um socialista amigo de Mário Soares. Depois, foi preso. Depois, como afrontou um regime nepotista, e tendo como base a sua Força Aérea, conseguiu aceder ao poder, num país que admira os EUA, mas em que a inteligência do povo é fraca.

Depois, foram 16 anos de sobrevivência a la Castro, que é o seu Ícone. Castro, um dos maiores torcionários da Era Moderna, ao nível de um Pinochet, ou de um Enver Hoxha, mas vá-se lá preceber porquê, muito admirado pela esquerda europeia e americana.

Curiosamente, Chávez nem vergonha tem, de governar um país há 16 anos, país que é rico por via do petróleo, mas que não tem sequer recursos médicos e hospitalares para tratar o seu Presidente. que raio fez Chavés durante 16 anos, que tem que ser tratado em Cuba, país em que a miséria abunda e apesar dos bons recursos humanos médicos, tem fracos recursos tecnológicos.

Finalmente, a Esquerda europeia e americana não aprendeu nada. O realizador americano, Oliver Stone veio dizer que Chavez é um herói, pois fez muito pelos pobres venezuelanos. Curiosamente, este mesmo Oliver stone não olha para os bons exemplos do Brasil, da Colômbia ou do Perú, muito melhores do que a miseriazita Chavista.

Se morrer, não fará falta. Se continuar a viver, que viva.

Anónimo disse...

ehehe ...será que Fidel tb reza pelo huguinho ? ahaha

Caboclo

Anónimo disse...

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=609215

Tanto o PSD como o CDS conseguiram aumentar as intenções de voto entre o mês da discussão do Orçamento – Novembro – e o mês em que o centro da decisão passou para o Presidente da República. O PSD, que tinha atingido os 26,9% em Novembro, recupera para os 29%, segundo o barómetro i/Pitagórica.Quanto ao CDS, que tinha estado nos 8,3% em Outubro, subindo em Novembro para os 9,8%, consegue agora ultrapassar a simbólica fasquia dos dois dígitos, atingindo os 11,4%. A relação entre os dois partidos do governo teve o seu momento mais baixo em Outubro durante o Orçamento e isso pode ter prejudicado o CDS, que agora, com as divergências adormecidas, está a recuperar terreno.

Verifica-se que a maioria dos inquiridos pelo barómetro i/Pitagórica está contra as divergências dentro da coligação porque considera que isso cria «instabilidade». E é um facto que as coisas entre Passos e Portas acalmaram em Dezembro.

Os partidos mais críticos das políticas do governo também sobem nas intenções de voto. A CDU tem uma subida semelhante à do CDS, dos 9,8% para os 11,2% enquanto o Bloco de Esquerda recupera lentamente depois da saída de Francisco Louçã. Está nos 8,4%, melhor que os 7,5% obtidos no rescaldo do Congresso que elegeu João Semedo e Catarina Martins coordenadores do Bloco.

Tão surpreendente como a subida nas intenções de voto do PSD e do CDS é o facto do PS não aumentar as suas perspectivas eleitorais na sequência do voto contra ao Orçamento. O partido de António José Seguro desce no mês de Dezembro para valores equivalentes ao resultado obtido em Outubro. Está agora nos 34,6% – tinha 34,1% em Outubro – mas diminuiu face ao score de 36,2% que tinha conseguido em Novembro, em pleno pico do debate sobre o Orçamento do Estado.

Anónimo disse...

Ler este blog e os seus comentadeiros é regalarmo-nos com a antologia da Direita Roncante.

Anónimo disse...

Direita?
Ahaha.
O PS ocupa o mesmo espaço ideológico do PSD e é esquerda,está-se a ver.
Quanto aos comunistas,cujo regime tão bons resultados tem produzido nas Albânias,Roménias,Coreia do Norte,Cuba,China,Camboja,URSS,etc,são a esquerda bem falante.
Estas tiradas demonstram como está avariada a cabeça de muita gente neste país.
Não admira que quase 39 anos de aldrabice sejam pouco para que se acalente alguma esperança no futuro.
Esta gente não tem emenda.Uns fingem que falam verdade e outros fingem que acreditam.

Anónimo disse...


E o que dizem a isto?


http://portadaloja.blogspot.pt/

Anónimo disse...

Direita Roncante é um elogio. Esquerda caviar é que nunca, é nojento, é viscoso, é paneleirote.

Anónimo disse...

A lista Lagarde. Em Portugal, não houve ninguém a pôr o dinheiro em Caimão? Nem o Tio Carvalho do Sócrates?

http://economico.sapo.pt/noticias/lista-lagarde-faz-duas-baixas-no-parlamento-grego_159671.html

O caso da chamada "lista Lagarde" envolve um documento com mais de 2.000 nomes de cidadãos gregos suspeitos de fuga ao fisco, entregue em 2010 pela então ministra das Finanças francesa Christine Lagarde ao homólogo Georges Papaconstantinou, mas cuja existência só foi conhecida em 2012.

Numa altura em que a coligação se prepara para votar a constituição de uma comissão de inquérito ao papel desempenhado pelo ex-ministro das Finanças socialista Georges Papaconstantinou, os dois deputados defenderam que também deve ser investigado o papel do ex-ministro Evangelos Venizelos.

Apenas a esquerda radical do Syriza (oposição) tem defendido a investigação do papel de Venizelos. Este partido argumenta que limitar a investigação a Papaconstantinou visa apenas salvaguardar a coligação e esconder uma cumplicidade alargada dos partidos políticos com a fraude fiscal de alto nível.

O caso da "lista Lagarde" voltou ao debate público na semana passada com a divulgação de informações segundo as quais foram apagados nomes de pessoas próximas de Papaconstantinou - duas primas e respetivos maridos - relativamente ao primeiro documento, entregue à justiça em outubro.

Anónimo disse...

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=609392

Passos Coelho, assim como António José Seguro e a dupla João Semedo-Catarina Martins nos respectivos partidos, não é visto pela maioria dos inquiridos como o melhor líder para o PSD.

Em Dezembro, 32% dos inquiridos achavam que Rui Rio seria o melhor líder para o PSD neste momento – no mês passado eram 36% os que defendiam a transferência do presidente da Câmara Municipal do Porto para a liderança do PSD, e no barómetro de Outubro 30%.

No campeonato de melhor líder do PSD, Passos Coelho surge em terceiro lugar, com 12,7%, uma média baixa, mas ligeiramente melhor que as obtidas nos últimos dois barómetros: 12,4% em Novembro e 11% em Outubro.

Melhor que a de Passos Coelho é a classificação de Manuela Ferreira Leite: 18,6% dos inquiridos consideram que a ex-presidente do PSD seria a melhor líder neste momento, uma percentagem que tem vindo a aumentar.

Em Outubro, Ferreira Leite tinha 15,4% das preferências, e em Novembro 17,6%. Paulo Rangel, que se candidatou às últimas eleições internas do PSD, obtém 8,3% das preferências, mais do que nos últimos dois barómetros – 6,4% em Outubro e 6,7% em Novembro.

Segundo 41,2% dos inquiridos, o melhor líder para o PS seria António Costa, que mantém a primeira posição, mas cai face ao mês anterior, quando 48,5% dos inquiridos o defendiam como melhor líder. A seguir vem António José Seguro, com 21,9%.

Anónimo disse...

Sondagens são sondagens, mais tarde o Zé irá saber que o ano de 2013 será melhor mas muito melhor que o ano 2014.

Nessa altura então veremos as sondagens...


Napoleão

Anónimo disse...

Veremos quando é que Portugal recuperará a sua Independência.

Anónimo disse...

Não sou tão optimista.Acho que não veremos.

Anónimo disse...

Da última vez que perdemos a independência,foram 80 anos para a recuperar.Desta feita já vamos em 39 sem fim à vista.

Anónimo disse...

60,perdão.

Viriato de Viseu disse...

Caro anónimo das 21:11

Daquela vez que perdemos a independencia durante 60 anos, ainda tivemos tomates para a recuperar. SAgora não sei não...

-------------------
Linkei este blogue ao meu. Caso vejam interesse linkem aqui o meu.
http://portugalglorioso.blogspot.com/

Anónimo disse...

O socialismo gosta muito de dinheiro, apesar de fingir que não.

http://economico.sapo.pt/noticias/ministro-frances-do-orcamento-investigado-por-fraude_159775.html

Autoridades francesas abrem inquérito preliminar ao ministro Jérôme Cahuzac, para verificar se este detinha conta na Suíça, conforme foi denunciado.

Segundo um comunicado hoje emitido pela procuradoria-geral da França, o inquérito tem como objectivo "esclarecer a realidade e o conteúdo da gravação áudio presumivelmente do ministro do Orçamento" que foi colocada online pelo site Mediapart.

O Mediapart afirma que Cahuzac encerrou em 2010 a conta bancária que tinha no banco suíço UBS e transferiu os fundos para uma conta em Singapura, de modo a fugir ao fisco. Para apoiar as suas acusações, o site cita uma gravação fornecida por Michel Gonelle, político vencido por Cahuzac nas eleições para a presidência da câmara de Villeneuve-sur-Lot em 2001, na qual o governante alegadamente revelaria o que fez ao dinheiro.

Anónimo disse...

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=609492

Deputada do PS detida por conduzir com 2,41 gramas de álcool no sangue

A deputada do PS Glória Araújo foi detida pela PSP na passada sexta-feira, em Lisboa, por conduzir com uma taxa de alcoolemia de 2,41 gramas por litro de sangue, noticia a Rádio Renascença. A parlamentar, que celebrava o seu 37º aniversário, incorre numa pena de um ano de prisão ou multa até 120 dias, à qual se junta uma pena acessória de retirada da carta de condução por três meses a três anos.

Segundo a rádio, a deputada foi mandada parar numa operação Stop da PSP na Rua Alexandre Herculano pelas 03:20.

O elevado teor de álcool no sangue – que excede em mais do dobro o limite a partir do qual é considerado crime – levou a polícia a deter a deputada, tendo a libertado de seguida e notificando-a para comparecer, horas mais tarde, no Tribunal de Pequena Instância Criminal de Lisboa.

Glória Araújo, engenheira mecânica e deputada do PS desde 2005, escusou-se a comentar o incidente perante o contacto da Renascença.

Anónimo disse...

Ah grande Deputada, bota abaixo!
Assim, sim... Temos mulheres em Portugal.

Anónimo disse...

Quando posso leio os textos deste blog, com simpatia e admiração.

No entanto considero repugnate e revelador de uma grande falta de cultura publicar textos deste teor.

Por acaso conecem Venezuela e as condições de vida das pessoas, para além do que os americanos e gente de direita contam?

Qual é a diferença entre "Mas continua a ditadura chavista, nepotista, corrupta, economicamente ruinosa, perseguidora da liberdade de informação e de opinião, mas maquilhada com sufrágio (eletrónico)." e o nosso governo?
Talvez só na voto eletrónico?!

Li a carta dirijida ao presidente, alegadamente por indicação da ex-mulher de Hugo Chavez, a dita carta é asquerosa!
Não estranha muito que a ex-mulher diga isso do ex-marido, portanto não faço comentários a não ser que só pode ser uma mulher traumatizada e extremamente frustrada por um casamento falhado e posta de parte...também queria andar em palácios e jantares?!

Qual é a diferença entre as viagens do presidente venezuelano e os outros presidentes de estado?

Bem, em suma, o pessoal de direita mata pessoas através de impostos, fome, marginalização de pessoas, etc...esses são anjinhos os outros são tiranos....

Um Português atento a realidade que não é hipocrita.

Anónimo disse...

...e eu que julgava que este tal António Balbino Caldeira era do PC!
Safa, com apoios destes o povo bem pode ir rezar a todos os santinhos.Isto é por que o pica miolos.
JM

Anónimo disse...

Hugo Chavez foi eleito 3 vezes na urnas por vontade popular.

Portanto não é tirano!!

Anónimo disse...

A igreija na America latina sempre teve um papel reacionário!!

O Chavez só fez bem ameaçar os bispos para se deixarem de ingerências!!

Se forem católicos é ingerência Europeia se forem evangélicos é ingerência norte-americana (o que ainda é pior)!

Desiludiste-me com este post ABC, muito fraquinho sem intelectulidade nenhuma.

Comenta aí o José Policarpo a defender os maçons! Anda lá, quero ver.