segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A dupla humilhação de António Costa ao Presidente da República


A troca das cordas para içar a bandeira no 5 de outubro de 2012, que foi hasteada com o escudo invertido na varanda da CMLisboa, não me parece uma armadilha preparada contra o presidente da República, mas antes o resultado do desleixo e da negligência dos serviços da Câmara Municipal e da Presidência da República.

Porém, a entrada de duas mulheres que foram protestar, uma, Luísa Trindade, com gritos e outra, Ana Maria Pinto, com mochila e o cântico lírico do comunista Fernando Lopes Graça, não resulta de um desleixo, mas de um ato consentido. Se no recinto só se entrava por convite e, no caso dos jornalistas, por acreditação prévia, é evidente que a Câmara consentiu na entrada das duas senhoras naquele espaço, cujo protesto culminaria o discurso crítico de António Costa. A ação dos seguranças do Presidente de evitar que a senhora Luísa Trindade se dirigisse ao palco onde estava o presidente a discursar e a sua expulsão do recinto, deve ter sido de espanto com a violação da segurança de uma cerimónia nacional organizada pela Câmara Municipal, na qual participava o Presidente da República, a presidente da Assembleia da República, o Governo e convidados. António Costa deve ter-se rido com o resultado de expor o Presidente ao ridículo, mas a brincadeira pôs em evidência a sua forma tortuosa e autoritária de fazer política: Costa não tem a mínima vocação executiva, mas gosta de mandar e não se deter perante ninguém. Esta deve ter sido, portanto, uma das «formas certamente boas de continuar a assinalar o 5 de outubro e designadamente a tradicional cerimónia de hastear da bandeira» (António Costa, 26-1-2012, no ISCTE, Lisboa). Mas, quando daqui por uns meses Costa manobrar para desbancar o inócuo Seguro, não terá a sua retaguarda também protegida - e quando assumir a liderança socialista não há-de ter a vida facilitada por Belém...

Não creio que as senhoras tenham surgido de improviso, nomeadamente a soprano Ana Maria Pinto, para entoar um protesto que não estivesse preparado, previamente acertado e ensaiado. António Costa não devia ter pedido desculpa ao Presidente Cavaco Silva só pela bandeira ao contrário, pois deveria mostrar o seu arrependimento por ter admitido na cerimónia um protesto organizado. Note-se que António Costa já tinha filtrado previamente a informação para a imprensa, em 4-10-2012, de que o Presidente da República queria uma cerimónia fechada, se bem que a razão oficial fosse a «poupança». Portanto, António Costa não pode invocar inocência na dupla humilhação que fez ao Presidente da República na cerimónia do 5 de outubro de 2012.

Uma cerimónia que tinha sido melhor ser pública e aberta ao povo. Os políticos não se podem esconder do povo. E os protestos só tendem a piorar, aumentando o cerco dos governantes e políticos, nos atos em que participem.Não adianta reduzir esses atos ao mínimo, realizá-los sem informação prévia, limitar o acesso do povo aos espaços. Os protestos irão continuar, independentemente da habitual organização do PC e da sua central sindical. Os protestos só abrandarão se o Governo e o Parlamento, reduzirem ao mínimo as mordomias dos cargos políticos e dos seus gabinetes, da administração pública e organismos dependentes. O povo não aceita pacificamente a falta de equidade na austeridade.

17 comentários:

Anónimo disse...

Apesar de toda a poupança, o saque mantem-se. Passos e troupe quiseram acabar com 3 Fundações. Foi um calvário. Serralves é muito importante. A Fundação das Salinas do Samouco é muito importante. A Fundação Mário Soares tem um corte de 30%.

Os cafés e restaurantes que quase não pagam impostos, foi-lhe imposto receberem o IVA, de 23%, dos serviços que prestam. Logo veio um barulho e justificação para o encerramento generalizado das tascas.

Os oficias e sargentos berram porque querem manter os salários e benefícos múltiplos.

As C amaras Municipais mantem-se todas. Ainda que se fechem escolas, hospitais. Mas, os bons cargos de Presidente e Vereadores, não podem acabar.

Reduzir a despesa pública, como?

Seguro propõe a redução de deputados. E bem. Logo aparecem os Partidos de pacotilha, os bloquistas, o PC e o CDS do táxi, a verem as barbas de molho, e a falarem da "qualidade da democracia".

A qualidade do tacho dos saqueadores.

Portugal está morto. Jamais se levantará.

Anónimo disse...

http://economico.sapo.pt/noticias/britanicos-que-nao-trabalham-ficam-sem-apoios-sociais_153343.html

O ministro das Finanças britânico avisou hoje, num artigo publicado no jornal Daily Mail, que o Governo se prepara para reduzir os apoios sociais, numa altura em que também se espera o anúncio de mais cortes na despesa.

O ministro das Finanças, George Osborne, e o secretário de Estado para o Trabalho e Pensões, Iain Duncan Smith, sublinham, no artigo publicado hoje pelo Daily Mail, que "já não é aceitável optar por uma vida sem trabalho".

Os governantes deixaram um aviso aos pais e jovens desempregados de que podem estar perto de ver os seus direitos reavaliados.

"É correto que quem abandona a escola entre diretamente numa vida em casa dependente de subsídios, sem sequer procurar um trabalho primeiro?", questionam os membros do executivo de David Cameron.

"É correto que aqueles que trabalham tenham que considerar todos os custos de ter mais um filho, quando aqueles que não trabalham não têm que o fazer?", acrescentam.

Anónimo disse...

O Costa está cheio de negras intenções.Humilhar Portugal através da bandeira e do Presidente faz parte dessa estratégia negra.O ponto final será acabar de destruir a velha Nação Portuguesa a partir do lugar de Primeiro-Ministro.

Anónimo disse...

Os dois gatunos de avental há muitos anos que andam a gamar em conjunto.Fundos Europeus são pasto para eles.

Sancho Pensa disse...

Assisti, na TV, ao içar da bandeira: Notei e estranhei uma certa perplexidade e cuidado do PR em que cordão deveria pegar...A prática de gesto muito repetido deve ter alertado o seu subconsciente de militar?! António Costa desfez-lhe delicadamente a dúvida latente, metendo-lhe nas mãos, inocentemente, cordialmente o cordão que julgou certo(no contexto)!
Claro que ao PR são devidas desculpas...
Já se viram situações menos ridículas assumidas com mais honorabilidade!
Claro que concordo com a presunção de prof. A. B. sobre presunção de inocência...Expôr o PR, intencionalmente, a tal situação
seria inqualificável!

Anónimo disse...

A Science Po do Grande Vigarista.

http://www.lexpress.fr/education/sciences-po-le-rapport-qui-bouleverse-la-succession-de-descoings_1171535.html

Des primes en hausse de 60%, des rémunérations attribuées sans contrôle, des emprunts dangereux et un Etat qui ferme les yeux: c'est en substance le bilan accablant que dresse la Cour des Comptes des années "Descoings", dans un rapport que s'est procuré Le Monde.

La complaisance de l'Etat

Mais le plus préoccupant dans ce rapport reste la complaisance de l'Etat. La subvention du ministère de l'enseignement supérieur a progressé de 33,3% en cinq ans ( de 47,7 millions d'euros en 2005 à 63,3 millions en 2010). Or, "l'absence de tout contrôle exercé par l'Etat, pourtant principal financeur de la fondation, apparaît particulièrement fautive", pointe encore la rue Cambon.

Anónimo disse...

Sua Excelência Presidente da República, mereceu!

C-14 disse...

HUMILHAÇÃO e VERGONHA é o que sentem os portugueses por terem os seus destinos confiados a mentecaptos e oportunistas!

osátiro disse...

Pessoas que conhecem/trabalharam com ACosta na CML dizem que é autoritário, arrogante, irascível.chegando a ser mal criado.
típico dos esquerdóides...
q não tem capacidade institucional para ser Presidente de nada, já sabemos.
ao falar do incidente da bandeira, no dia 05, disse uns disparates tipo anedotas de cervejaria.
depois lá fez aquela encenação de pedir desculpa por carta para mostrar cultura institucional.....q teve logo eco nos moluscos invertebrados q enxameiam os media

Anónimo disse...

Este o comentário que já fizera para os meus correspondentes sobre uma carta do Costa difundido pela LUSA sobre este caso.

Como é que este autarca pode afirmar que está “certo que resultou de um lapso involuntário de quem embaínhou a Bandeira”?! Havendo negligência, como foi o caso, devia era ter mandado proceder a um inquérito para o devido procedimento sancionatório.
E logo que a Bandeira chegou ao cimo, nem o autarca, nem ninguém da organização da cerimónia reparou no erro cometido e avisou o Presidente da República, para imediatamente mandar retirar a Bandeira e repetir correctamente a cerimónia?
Considero que o símbolo da Pátria merecia maior respeito por parte deste pessoal.
PS: A propósito porque é que a LUSA escreve “bandeira nacional” (várias vezes) e não “Bandeira Nacional”? Senão sabem podem ir ver os sites da Presidência da República e da Câmara Municipal de Lisboa, onde está escrito correctamente: Bandeira Nacional, com maiúsculas!
Manuel Bernardo

Luís Manuel Silva Ferreira disse...

Quanto à cerimónia do 5 de outubro só tenho a dizer que foi a última, pois o feriado vai acabar e o país está prestes a desmoronar devido à bancarrota e não só.
O desmoronamento do país também não irá permitir que António Costa chegue a primeiro-ministro, o último primeiro-ministro de Portugal chama-se Passos Coelho.
É claro que a Dona Luísa Trindade não foi feliz no protesto, mas os carnudos dos seguranças da presidência ou da câmara aleijaram-na, foram brutos e indelicados com ela.
Eu nunca faria o que ela fez, mas se o fizesse, eles punham-me na rua, mas a polícia levava-me preso, porque antes eu iria ferir ferozmente um deles.
Quanto aos desempregados e aos pobres compreendo e sei o que estão a passar. Já passei por isso e sei o que dói, Mas as pessoas deste blogue dizem mal, porque são de extrema-direita, meninos de bem e insensíveis, já me chegaram a ofender, chamando-me de "beato" e gozando com uma deficiência minha, mas a queixa já chegou ao tribunal. Talvez esses tenham sido nomeados especialistas e estejam agora a ganhar 3.000 euros no governo. Que taxistas! Afinal não existem taxistas só na esquerda!
Quanto a ter uma deficiência, tenho orgulho em ser quem sou, mas lamento que esta sociedade conservadora, nos piores aspetos e demasiado liberal noutros me trate como trata. Quanto ao ser "beato" tenho orgulho em ser católico, nem todos os domingos vou à missa, mas quase todos os dias rezo a Deus e sei que ele me ouve e é nele em quem eu confio e não no governo onde moram maçons e ateus. Quanto à religião e a Deus, mais tarde ou mais cedo vereos quem tem razão.
Em relação a Portugal garanto que isto vai ser uma catástrofe social, económica e não só e nem este governo de direita, nem um futuro governo de esquerda endireitam mais isto. Por isso, Passos, Sócrates,ou Costa. PS, PSD-CDS, PCP ou BE, são a mesma coisa, o nosso destino é a pobreza e o sofrimento, devido a políticos incompetentes e corrutos do passado. .
www.daescritaaleitura.blogspot.com
www.luismferreira.no.comunidades.net

Anónimo disse...

Este "governo da direita"

Este governo é de direita?
O PS é de esquerda?
O que é a esquerda,os comunistas?

Anónimo disse...

A troika prepara-se para conceder aos portugueses o titulo de "lorpas do universo". Excluindo os países africanos e outros da mesma laia, os tugas são os únicos a alombar com os maiores sacrifícios implementados na eurolândia, sem pestanejar e de cara alegre!...

Um belo exemplo, para os restantes europeus, da arte de bem amochar, perante a gatunagem dos eurocratas.

Anónimo disse...

O Constancio diz que apesar das manifestações em Portugal e Espanha, o programa de ajustamento não se altera. O socialismo é assim. Manda, quem pode.

Anónimo disse...

Justificar, como o faz, com o resultado do desleixo e da negligência dos "serviços" é uma desculpa inaceitável para a actuação do PR. De facto se a bandeira foi içada até ao topo é porque Sua Excelência o próprio Presidente da República, por sua própria vontade, a içou !!!
Ao reparar na situação da bandeira invertida podia, e devia, ter interrompido o acto e mandar que se procedesse à correcção da situação e recusar participar no ultraje a ser cometido. Mas não o fez. E isso é da sua própria responsabilidade pessoal.
O Código Penal estabelece ser crime :
"Artigo 332.º - Ultraje de símbolos nacionais e regionais
1 - Quem publicamente, por ... gestos ... ou por outro meio de comunicação com o público, ultrajar a República, a bandeira ou o hino nacionais, ... ou faltar ao respeito que lhes é devido, é punido com pena de prisão até 2 anos ou com pena de multa até 240 dias. "
Se houve "armadilha", e isso é outra questão, cabia-lhe a ele não ser conivente com um acto ultrajante para o símbolo nacional.
Como militar que foi sabia o significado de uma bandeira nacional içada ao contrário : "posto tomado pelo inimigo". E isso aumenta a vergonha do seu acto - deliberado, acentue-se - na celebração feita num acto oficial comemorativo precisamente do acto de içar a nova bandeira republicana.
E isto feito num momento em que os portugueses estão indignados com o comportamento da "classe política", onde os responsáveis, ao que parece a pedido do próprio PR, se escondem num pátio interior para não serem incomodados e se subtrairem às legítimas manifestações de desagrado.

Anónimo disse...

Pela mesma gente,julgo que já vi pior na tv em Londres...Já se esqueceram?...

Anónimo disse...

"Excluindo os países africanos e outros da mesma laia"??
Realmente nem merece comentários!!!