quinta-feira, 28 de junho de 2012

O fausto do Parlamento

Em vez de um desmentido-que-não-desmente o escândalo do «Caderno de Encargos do concurso público para fornecer refeições e explorar as cafetarias do Parlamento», o seu Conselho de Administração faria melhor em moralizar o serviço de restaurante, «cafetarias» e refeitório, os seus preços e utilizadores (com privilégios acima das filhas solteiras dos funcionários públicos gregos...).

Veja-se a crónica de Paulo Pinto Mascarenhas, no CM, de 8-12-2011, intitulado «Encher bem a barriga no Parlamento», que expôs o custo de comida e bebida no Parlamento, com exemplos descarados: o almoço-buffet a 10 euros no restaurante; o almoço completo (e rico...) no refeitório por 3,8 euros (mais frequentado pelos funcionários)... Envergonha-nos ler, nesse comunicado, a mistificação de que «a Assembleia da República não comparticipa as refeições servidas no Restaurante dos Deputados, que as pagam integralmente» - essa afirmação só se compreenderia se o comunicado referisse o preço dos menus, comidas e bebidas, bem como um superavit de exploração dos restaurantes e «cafetarias» do Parlamento (que não há-de ser o caso).

Ora, veja abaixo o leitor o quadro das pp. 4-5 («Variedade Mínima Bebidas Espirituosas a Disponibilizar»), o quadro da pp. 5-6 («Variedade Mínima de Vinhos a Disponibilizar») e o quadro da p. 19 («Níveis de valoração») do Programa de Concurso Público 18/2012 de Fornecimento de Refeições e Exploração das Cafetarias na Assembleia da República, a que tive acesso:









Só como exemplo, o programa do concurso fixa:
  • como variedades mínimas de bebidas espirituosas: 3 vintages, 4 brandies, 4 whiskies de 20 anos, 6 whiskys de 12 anos...
  • como variedades mínimas de vinhos: 6 verdes brancos,  8 Bairrada tintos, 8 Dão tintos, 15 Alentejo tintos e 15 Douro tintos...
  • no nível III de Valoração: bacalhau especial; «peixe inteiro, para servir à unidade (dourada, robalo, linguado, garoupinha, salmonete, truta, entre outros)»; «Novilho - carne de 1ª (traseiro), exceto lombo»; e «camarão (40 por Kg)»...
  • e no nível IV de Valoração: «perdiz, lebre, pombo torcaz, rola e similares»; «lombo ou lombinho de porco preto (bolota)»; e «camarão/gamba grande (24 por kg ou maior) e similares»...

Nos preços (já com IVA incluído) a apresentar aos deputados, funcionários e acompanhantes, temos como exemplo, no «Caderno de Encargos», pp. 49-52, do concurso, a que tive acesso), por garrafa:
  • Cabeça de Burro: 12,40 euros
  • Duas Quintas: 14,65
  • Quinta de la Rosa: 11,00
  • Porca de Murça: 2,80
  • Reserva Especial Ferreirinha: 48,10 (para não parecer mal não está o Barca Velha...)
  • Casal Garcia: 3,90
  • Quinta de Cabriz: 4,20
  • Luís Pato: 10,80
  • Reguengos: 3,30
  • Cartuxa tinto: 23,60
  • Bordeaux St. Emilion: 24,80

Nas bebidas espirituosas, o Caderno de Encargos, pp.47-48, estipula, por exemplo, por dose:
  • Ballantines 12 anos: 2,95 euros
  • JB 15 anos: 3,95
  • Cognac Courvoisier 3*:  4,30
  • Gin Gordon: 2,70
  • Macieira: 0,95

Nos produtos de café, o Caderno de Encargos (pp. 44-46), estabelece, por exemplo, os seguintes preços:
  • Croissant com chocolate: 0,60 euros
  • Sandes mista: 0,75
  • Sandes de carta assada: 1,00
  • Torrada inteira: 0,45
  • Bolos secos/Pastelaria: 0,75
  • Prego/Bifana: 1,15
  • Hamburger no pão: 1,15
  • Sopa: 0,60
  • Água 33 cl: 0,35
  • Sumo de laranja natural: 0,85
  • Cerveja mini: 0,45
  • Café: 0,35
  • Meia de leite: 0,35
  • Chá preto: 0,15

No Caderno de Encargos do concurso (p. 43), pode ainda verificar-se os preços a praticar no Restaurante da Assembleia da República:


Os preços no Restaurante dos Deputados (não no Refeitório...) são muito em conta. Como exemplos de carta e preços:
  • Caril de gambas: 6,60 euros
  • Arroz de tamboril c/ gambas (2 pessoas): 16,55
  • Tornedó c/ cogumelos e natas: 8,70
  • Lombo de porco c/ ameixas: 5,90
O que falta conhecer é, mediante estes preços, o défice de exploração das cafetarias, do refeitório e do restaurante... O contraste do Parlamento com a qualidade e o preço dos restaurantes e cafés que a generalidade da população tem acesso também constitui um «insulto interior» ao povo, que importa corrigir. Em vez de desculpar.


Atualização: este poste foi atualizado às 22:58 de 28-6-2012.


* Ilustração picada daqui.

42 comentários:

Anónimo disse...

A Itália deu cabo da arrogância alemã.

Viva a Itália!

floribundus disse...

'é fartar, vilanagem'

Anónimo disse...

Os politicos so abusam do povo, aquilo que o povo se deixa ser abusado. Portanto toda a culpa é do povo.

Anónimo disse...

O Lolla cobre o prejuízo do Restaurante com as receitas de Braga.

Anónimo disse...

"Os politicos so abusam do povo, aquilo que o povo se deixa ser abusado"

Claro.A culpa é das vítimas.
Prendam o povo e dêm medalhas aos chulos!

Anónimo disse...

Eu também quero!...

Anónimo disse...

- Saia um filet mignon para o estudante parisiense -.
A cantina da Sorbonne não está à altura do meu refinado palato. Ai que saudades do parlamento, das comezainas e dos camaradas sucialistas

O zézito de Vilar de maçada

Anónimo disse...

Vamos ao que interessa. Parece, só parece, que a política de austeridade, em cima de austeridade, e o custe o que custar, seguida à risca pelo Governo Passista está a resultar em pleno. O défice não baixa, a dívida pública não baixa, o desemprego sobe sem parar, a fome está aí em força, não há futuro, enfim, tudo sai ao contrário das ideias deste governo. Estamos mais pobres, mais fragilizados, sem futuro, os nossos jovens mais bem preparados de sempre (e não foi pelas políticas deste governo) a emigrar às carradas hipotecando o nosso futuro, etc, tudo boa notícias para abençoar as políticas deste governo.
Apesar da mudança de agulha ocorrida na reunião da UE (a Merkel teve de ceder, um pouco ainda) por cá o nosso Passos continua a marcar passo atrás da Merkel, ficando na sombra da corrente da mudança que já se nota na UE. O eixo Hollande, Rajoy, Monti, está a fazer caminho e a conquistar apoios, porém o nosso "ceguinho" gosta mais de fod... o povo. Vai ter um fim precoce e deloroso.

E quanto a isto o Dr ABC, nada diz. Gosta mais de fair-divers.
Eu sei os motivos!...

Anónimo disse...

Claro.A auteridade deste governo não resulta.O que resultou foi o gamanço e desperdício dos governos xuxas.
Resultou naquilo que vivemos hoje!
A miséria e a vergonha internacional.
A receita,segundo este socretino,deve então ser gastar mais e pedir mais emprestado.
Só doentes mentais,estes xuxas.

Sai uma mini para a mesa dos Ferrugentos e Farfalhas!

Anónimo disse...

Parece que as irmãs dos funcionários da Carris, de Lisboa, têm direito a andar de borla. Coisas do Mediterraneo.

Karocha disse...

Prof ABC

Podíamos fazer um jantar do blog ?
Que acham caros comentadores !
Cumprimentos
Manuela Diaz-Bérrio aka Karocha Diaz-Bérrio

Anónimo disse...

Um jantar do Blog, só se for no Parlamento, e com o patrocínio da Tróika, que é o verdadeiro Governo de Portugal. Comemorizávamos o fim de Portugal. Iríamos todos vestidos de negro. E fundavamos um movimento de ressurgimento de Portugal. Nesse jantar, não poderia estar ninguém filiado no PS, PSD, CDS, BE, PC, Verdes, Maçonaria, Opus Day, etc.

Zorro disse...

Há mais de 1 ano que não vou a um restaurante (por motivos de austeridade), mas sendo o Antro um espaço ilustre da "coisa" pública, tenho de lá ir experimentar!

Acham que eles impedem a entrada do povo que exploram?

Anónimo disse...

Cara Karocha,consigo,aceito jantar em qualquer lugar.Até me sujeito a ir ao antro da democracia(AR).

Karocha disse...

LoooooLLLLL Caro Anónimo!
bfs

Anónimo disse...

Sou um leitor atento do seu blog e um admirador da coragem que tem demonstrado na procura de algumas verdades escondidas na geografia das cumplicidades e interesses que caracteriza o nosso país, daí a minha pergunta e desafio: não será oportuno dar uma vista de olhos ao modo como foram obtidas outras licenciaturas?

Anónimo disse...

Estes reparos elogiosos são só isso. Licenciaturas são falhas de carácter grave, como se pode ver pelo Vendedor da pátria, de nome próprio Sócrates. Não é preciso verificar a licenciatura de Relvas, pois o retrato já está tirado a propósito da ruína em Tomar, onde residia, para receber os subsídios de deslocação. O carácter está definido. A questão que se põe agora, é o julgamento em Tribunal, ou na praça pública se os tribunais continuarem fechados por opacidade, de quem vendeu Portugal por décadas, e condenou à miséria as próximas gerações de portugueses. De resto, os reparos elogiosos são como os boomerangs, vêm e vão de volta.

Anónimo disse...

Será que o vendedor da pátria portuguesa vai apresentar uma declaração de rendimento ZERO em 2012? Vígaro como é, e sem vergonha, fá-lo-á com certeza.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=580143

O ex-primeiro-ministro, José Sócrates, apenas declarou rendimentos de 44 mil euros às Finanças em 2011, noticia este sábado o Correio da Manhã.
Este valor, assinala o jornal, apenas daria para sustentar três meses de vida em Paris, tendo em conta que Sócrates gasta cerca de 15 mil euros mensais.
O antigo chefe do Executivo apenas declarou rendimentos correspondentes aos seis meses em que liderou o Governo no ano passado.

Após a derrota nas eleições legislativas do ano passado, Sócrates mudou-se para Paris para estudar Filosofia.

Anónimo disse...

O Inseguro que concordou com aquilo que o Partido Socialista assinou com os credores de Portugal, vem com esta poeira para cima dos olhos dos Tugas estúpidos:

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=580173

O secretário-geral do PS, António José Seguro, afirmou hoje que o Governo «fracassou», por pedir «sacrifícios exageradíssimos» aos portugueses e nem assim conseguir concretizar o objetivo da redução do défice.
«Para que serve esta receita que o Governo está a impingir aos portugueses?» - questionou o líder socialista, aludindo aos mais recentes números da execução orçamental, que apontam para uma «derrapagem» de cerca de três mil milhões de euros.

Anónimo disse...

Para que serve?
Serve para pagar as vigarices e roubos que o partido dele fez aos portugueses.

Anónimo disse...

Sou português e adoro Portugal, mas na realidade, a maioria dos «nossos» políticos e deputedos (desculpem, queria dizer deputados), metem-me nojo!!

Aragão Teixeira disse...

Nestas coisas, como em todas que exijam responsabilidade, gosto de me identificar.
Passaram 70 anos da minha vida, sempre a trabalhar.
Alguns desses anos, passaram com armas na mão e medo na alma.
Esta PORCARIA tem de acabar.
A bem ou a mal.
Já têm pouco tempo para escolher: é que nós sabemos quem são.
Quase todos.

Anónimo disse...

Os portugueses têm a cambada de politicos que merecem

Anónimo disse...

Cada um que fale por si.
Eu não mereço esta merda.

Karocha disse...

Caro Anónimo
Ninguém merece!!!

Karocha disse...

Aragão Teixeira

Você é Anónimo!!!

Caboclo disse...

Então agora a psp estrangula deputados ..onde estão os filhos da puta dos juízes !!!

Então agora a psp virou pide !!!

http://www.tvi24.iol.pt/aa---videos---politica/jose-manuel-coelho-coelho-madeira-expulso-tvi24/1358716-5796.html

Anónimo disse...

Só um anjinho pode pensar que o Dr ABC, alguma vez, vai agarrar a "licenciatura" para atacar um dos seus. Isso das licenciaturas tinha apenas um alvo.

Não foi o Dr ABC que criticou, forte e feio, a aproximação do anterior Governo aos chineses. Claro que foi!... E agora fica caladinho da silva quabdo o nº 2 deste governo vai à China pedir batatinhas e para o próximo ano lá estará o 1º (o Passos) a mendigar. Muda-se a cor do governo, muda-se o discurso. É por estas e por outras que, para mim, a sua credibilidade do que diz é uma treta.

Anónimo disse...

"A partir de hoje há enfermeiros a trabalhar nos centros de saúde de Lisboa e Vale do Tejo que ganham 3,96 euros à hora".

Acham que isto ainda não bateu no fundo?
Acham que ainda é possível mais austeridade?
Mas que merda de Governo é o nosso que permite uma desqualificação desta envergadura?
Onde páram as críticas cerradas que o Dr ABC fazia, por muito menos, em outros tempos?
É mosntruoso o que este Governo permite fazer na Saúde, nomeadamente na contratação de médicos ao mais baixo preço e/ou enfermeiros a 3,8 € à hora.

Mas infelismente o que vejo neste blog é bater no defunto político, desculpar-se, sempre, com o passado.

Anónimo disse...

A auteridade não é imposta pela bancarrota socialista.É assim a modos que uma coisa que o Pssos Coelho decidiu fazer,um dia em que acordou mal disposto.
Estes trafulhas continuam sem um mínimo de vergonha.

Anónimo disse...

Monstruoso é haver gente sem escrúpulos a tentar iludir os ingénuos ignorantes.
Monstruoso é o partido corrupto continuar com assento na AR depois de levar o país à ruína e à miséria.
Monstruoso é o Ricardo Rodrigues,Pedroso,etc continuarem a receber do Estado depois de tudo o que se sabe.
Monstruoso é o Gatuno viver como milionário com o dinheiro que roubou aos portugueses e as DCIAPAS andarem a encobri-lo enquanto são pagas pelos portugueses roubados.

Anónimo disse...

Há sempre o blog CosaNostra que ilustra bem o futuro da Humanidade, com o vendilhão Vital, a Anacleta desnudada e afins. Lá, a liberdade de comentários é total. 44.000 euros foi quanto declarou o Fooshocrates. Desde Junho de 2011, vive de quê? Da mamã Adelaide? Ou vive do comissionamento do Nagalhães, Freepor, etc.

Anónimo disse...

Bancarrota? Não há dinheiro?
Mas o dinheiro desapareceu, queimaram-no?
NÃO e NÃO.
O dinheiro anada por aí nos bolsos dos "gorilas" que comem os ossos do povo, que vivem à conta dos juros do dinheiro que mamaram à conta da especulação. Esses "gorilas gordos" impõem leis para esmifrarem cada vez mais o povo. Para pagar 3,9€/h aos enfermeiros e contratarem médicos ao mais baixo preço.

A bancarrota aconteceu aqui, por culpa do Sócrates, na Grécia, por culpa do Sócrates, na Irlanda, por culpa do Sócrates, em Chipre, por culpa do Sócrates, na Espanha, por culpa do Sócrates, amanhã na Itália, por culpa do Sócrates, depois na Bélgica, por culpa do Sócrates, na Holanda, por culpa do Sócrates e por essa Europa fora, sempre por culpa do Sócrates.

É devido a este tipo de análises parolas que os "sehores mercados" fazem de nós gato sapato, que nos amesquinham, que nos desqualificam, etc.
Mas, segundo parece, na última reunião da UE houve dirigentes com os topmates no sítio (Monti e Rajoy) que não fizeram amen à Sra Merkel e conseguiram alterações às políticas seguidas até aqui que, por certo, abriram portas para um futuro melhor. O Passos, como sempre, ficou nas cordas a olhar para os movimentos do pescoço da Merkel, repetindo-os.
Até quando?

Anónimo disse...

O gajo está descontrolado. os esfincteres estão a romper. A Frau Merkel vai largando o garrote devagarinho. Não foi o Sócrates que deu cabo da Europa. O sócrates só vendeu Portugal à Finança Internacional. O sócrates foi o porteiro de serviço em Portugal. O que está acabado é o Estado Social, ou Estado Socialista. A grande parte da Europa do Sul não ganha para ter reformados a ganharem reformas durante 30 anos. A grande parte da Europa não ganha para ter serviços de saúde quase gratuitos. A grande parte da Europa não ganha para ter educação gratuita. Este modelo de sociedade acabou. Na maior parte do mundo, não é possível ter isto tudo gratuito, e ainda pagar subsídios aos calões, pagar biliões aos amigos da banca e da construção. Não dá. Não foi o Sócrates que ajudou a Mota, ou o Grupo Lena, ou a Martifer ou o Espirito Santo, em Portugal? Porque nacionalizou o BPN, o Sócrates? Só com o BPN, Portugal derreteu mais de 5 mil milhões. Quanto entregou o Sócrates, nas negociações com as PPP's? Milhares de milhões que serão pagos à Brisa, à Mota, à soares da Costa, etc. durante décadas. O Estado social está condenado, mas os políticos não têm coragem de o dizer.

Anónimo disse...

O dízimo para o Partido. Parecem o PC. a falta que faz o poderzinho, para encher o baú. Que falta que faz, a construção civil ter falido, e assim já não financiar o Partido.

http://economico.sapo.pt/noticias/deputados-e-autarcas-do-ps-vao-dar-ao-partido-2-do-salario_147594.html

Os novos estatutos do PS preveem que os eleitos às autarquias e aos parlamento nacional e europeu contribuam com 2% do salário.

A medida pretende ser uma forma de ultrapassar os constrangimentos financeiros e resolver a dívida do PS, avança hoje o Jornal de Notícias.

Segundo explicaram fontes do partido ao mesmo jornal, a cedência de 2% da remuneração liquida dos militantes que desempenham funções políticas no Parlamento Europeu, na Assembleia da República e em autarquias "carece agora de regulamentação, que está a ser trabalhada".

Ainda não está fechada a data para entrar em vigor, mas deverá passar a ser uma obrigatoriedade após as próximas eleições, sendo a verba destinada a financiar a actividade política do partido.

No final do ano passado, as dívidas do PS rondavam os quatro milhões de euros e no Porto o número discutido internamente, foi de 300 mil euros, mas a federação só assume 150 mil.

Anónimo disse...

INE apontam para um défice no trimestre quase o dobro do previsto para a totalidade do ano -- Económico.

Ó ABC, este gajo coelhinho ainda é mais aldraba que o outro filósofo, porra!

Anónimo disse...

Sim,enfrentar a ruína que o socialismo deixou é fácil.
Aliás.resolver uma bancarrota é uma brincadeira.
Só não se percebe como sendo tão fácil,o sucialismo foi sempre agravando a situação.
Mas sabia-se que os trafulhas iam deitar as culpas nas costas de quem viesse a seguir.Não é preciso ser génio.
Se a escória xuxa estivesse na cadeia e o produto do roubo retornasse aos cofres públicos,aposto que os resultados da governação do Pssos teriam muito mais êxito.

Anónimo disse...

Qual filósofo? O maior vigarista da História de Portugal. Assim, vai ficar na História.

Anónimo disse...

VERGONHA! VERGONHA!

É uma vergonha contratar-se enfermeiros como se contratam apanhadores de morangos.

É esquisito o povo português não se levantar em protesto por esta indignidade.

Já alvitrei que os enfermeiros contratados a 3,96€/h pusessem essa informação nas suas batas para que nenhum doente lhes "exija" nenhum apoio especial. É que os enfermeiros nessa situação, por certo, precisam, também, de apoio especial.
Estas políticas neo-liberais, de destruição total do Estado Social, não podem continuar.
O povo tem de se levantar, deixar de ter medo, sair à rua, fazer ouvir a sua voz, porque amanhã, com tudo arrazado, será muito dificil sair das cinzas.

Deixe as desculpas dos outros, preocupem-se em arranjar soluções, que diziam ter quando estavam na oposição, para resolver os problemas, em vez de arranjar outros muito piores.

Anónimo disse...

Os Açores de Vitorino Nemésio, estão manchados pelas cassetes do Ricardo e pelo desejo de reforma antecipada do César, que NUNCA fez nada para além de política. Portugal a chegar ao fim da dignidade mínima.

http://www.tvi24.iol.pt/aa---videos---politica/carlos-cesar-reforma-acores-tvi24-aposentacao/1358388-5796.html

O Estado recusou a reforma antecipada ao presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César.

A Caixa Geral de Aposentações afirma que Carlos César não tem nem idade, nem o tempo de serviço necessários. A notícia é avançada pelo «Correio da Manhã».

Carlos César termina funções em Outubro.

Para que o pedido fosse aceite, Carlos César teria de ter por exemplo 65 anos e pelo menos 15 de serviço.

PORTUGAL ENCOBRIDOR disse...

O malandro Sarkozy já tem a polícia em casa.Quanto ao malandro Sócrates,ninguém ainda lhe foi à Castilho.Porquê?

Sara disse...

Se a Assembleia não comparticipa, como são então os preços tão baratos?

A empresa fornecedora (penso que é a ICA) reduz a sua margem de lucro? Ou é outro organismo estatal que a AR se esqueceu de mencionar que comparticipa?

Há ou não dinheiro dos contribuintes envolvido?

Agradecia imenso que alguém me pudesse ajudar.
Obrigada