sábado, 16 de junho de 2012

Goldman Sachs: promiscuidade bancário-política



Como pode gerar confiança uma organização, como o Banco Central Europeu (BCE) - o euro e a União Europeia -, que assume, como modus operandi, a opacidade e o encobrimento, como é o caso do julgamento em curso de cobertura de alegada fraude nas contas públicas da Grécia, através de swaps com taxas de câmbio irrealistas, negociados com a Goldman Sachs, para mascarar empréstimos e dívidas e gerar ganhos virtuais?!...

Alguém ainda agora se admira como Vítor Constâncio foi nomeado vice-presidente do BCE, em 15-2-2010?.. Ele que foi governador do Banco de Portugal antes e durante a crise do BPN, instituição que o BdPortugal tinha a obrigação legal de supervisionar, mas que não conseguiu evitar os alegados crimes da administração do BPN, uma função da qual, segundo o deputado Carlos Abreu Amorim disse no Parlamento em 8-6-2012, agora, alegadamente, se tenta desresponsabilizar?... Aliás, o custo dessa fraude, foi agravado pela nacionalização socialista, podendo tudo «vir a custar 8,3 mil milhões aos contribuintes» (DN, citado pelo i, de 29-4-2012), um valor que, de acordo com CM, de 13-6-2012, inclui uma dívida da SLN – Sociedade Lusa de Negócios, holding que detinha o BPN antes da nacionalização, de mil milhões de euros ao banco, «que transitou para a Parvaloren» («uma sociedade veículo detida pelo Estado») . Uma dívida ao Estado que não consta terem amortizado os acionistas da ex-SLN, que hoje se chama Galilei, a qual é liderada por Fernando Lima de Valadas Fernandes, ex-presidente da Engil e da Abrantina e atual grão-mestre da maçonaria do Grande Oriente Lusitano.

Nos EUA foi ontem, 15-6-2012, condenado por insider trading o ex-diretor da Goldman Sachs, Rajat Gupta, que pode cumprir uma pena até 25 anos de cadeia. Porém, para lá da polémica conduta face aos clientes e a indignação com as operações com derivados financeiros nos EUA (por exemplo, no caso do Lehman Brothers), a Goldman Sachs, a «lula vampira» está sob o foco dos holofotes pelas operações financeiras de crédito aos Estados, como estes swaps a taxas fictícias para simular ganhos e esconder dívidas.

Por aqui, é sabido que somos céticos teorias das conspirações. Além dos EUA, onde a sobre-representação é ainda maior, na Europa, trabalharam para a Goldman Sachs, até há pouco tempo, entre outros: o atual presidente do BCE Mario Draghi; o atual primeiro-ministro italiano Mario Monti e o ex-vice-presidente do BCE; o primeiro-ministro da Grécia entre 2011 e 2012, Lucas Papademos; e António Borges, o czar das privatizações do atual Governo PSD-CDS. Não estão em causa, que se saiba, responsabilidades penais destes dirigentes - e, por exemplo, Mario Monti parece estar a fazer em Itália um extraordinário trabalho -, mas parece haver alguma promiscuidade política que convém resolver. É que - tal como a frase atribuída aos diplomatas do protocolo de Estado, noutro contexto - não se consegue eliminar totalmente a dúvida se estes (e outros) são da Goldman por serem estadistas ou se são estadistas... por serem da Goldman.


* Imagem picada daqui.


Limitação de responsabilidade (disclaimer): As entidades referidas nas notícias dos media, que comento, não são suspeitas, ou arguidas, do cometimento de qualquer ilegalidade ou irregularidade e quando arguidas, gozam do direito constitucional à presunção de inocência até ao trânsito em julgado de eventual sentença condenatória.

17 comentários:

floribundus disse...

Marsílio Ficino, mestre de Giovanni Pico della Mireandola, dizia em Theologia
«o homem é o mais desgraçado dos animais, além da imbecilitas corporis, comum aos outros, sofre da inquietudo animi, ou certeza da morte»

Anónimo disse...

A gangrena Goldman, é apenas uma das muitas sociedades que minaram até ao fim a chamada sociedade ocidental. A diferença entre a Goldman, o Grupo de Bildeberg, a Maçonaria, a Camorra, a Yakusa, as tríades chinesas ou a máfia russa, não é nenhuma. Todas estas organizações sugam os parceiros, através de métodos moralmente execráveis.

Ainda bem que o Estado americano não acabou com a pena de morte. Só a morte assusta aqueles gangues. Allen Stanford foi condenado a 100 anos. Maddoff foi condenado a 150 anos. Gupta vai ser condenado a muitos anos. Lima anda por aí, e é Grão Mestre, seja lá o que isso for. ainda vem para os media, mandar postas de pescada, a falar de moralidade.

Monti nunca poderá estar a fazer um bom trabalho, porque Monti tem a cartilha da Goldman. Mon ti, Draghi ou Borges não trabalham para as suas pátrias, trabalham para "The Prince of Darkness", como é conhecida a organização.

Mesmo nos EUA, a Goldman é a cada dia mais odiada, quer pela esquerda, quer pelos duros do Partido Republicano. A Goldman mata pela combinação de regras, nomeando para cargos fundamentais seus ex-funcionários. A Camorra mata com um fúsil. Não há diferença São organizações criminosas.

Ou acabamos com elas. Ou elas acabam connosco.

Anónimo disse...

A listagem dos clientes do BPN que foram "reembolsados" havia de ser uma leitura muita instrutiva.

Natural.Origin disse...

Goldman Sachs. :)

Anónimo disse...

E mais o Moedas...

O ENCOBRIDOR PRESIDENCIAL disse...

A vida não está fácil para cooperadores estratégicos e outros Encobridores Presidenciais ou Governamentais.Tudo têm feito para encobrir e proteger os crimes do Delinquente refugiado em Paris e respectivos comparsas.Tanto que hoje e cada vez mais serão vistos como os autores dos crimes e tratados como tal.Quem cala consente e quanto mais cala mais consente.Políticos incompetentes acabam transformados em ladrões impenitentes.

Anónimo disse...

O substituto da Vagina de Inglaterra não será do MP. Será o Juíz Carlos Alexandre?

Karocha disse...

António Borges

Um enigma...

Anónimo disse...

Um Incapaz só consegue estar rodeado de incapazes.O bói anão escravo Liberato é um óptimo exemplar desta regra.Só consegue dar pulinhos e bater palmas às banalidades do Incapaz.É pá porque é que não estás calado e ficas em casa.Fala das roubalheiras do Sócrates.Talvez te ouçam.Já agora manda o anão para o desemprego.

Anónimo disse...

Karocha

Enigma, só se for para si!

Meio dedo de testa chega, para ver a milhas, ao que vem.

O tempo o dirá.

"Ab uno disce omnes" (Vergílio, Eneida)

Karocha disse...

Caro Anónimo
Se o digo, é porque sei algo que você não sabe!
Por isso a minha testa toda o acha um enigma.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Depois de Dean no INSEAD. Depois do FMI (onde foi despachado). Depois da Goldman. Depois do BdP. Só mesmo Czar dos restos de um país falido. A seguir, a reforma na Quinta da Marinha. Mais um, que supostamente está do nosso lado, mas é lixo.

48 HORAS SÓ PARA DESTRUIR ESCUTAS disse...

O Encobridor está com medo de poder vir a ser julgado em 48 horas.

Anónimo disse...

Faltam 60 dias para a Vagina de Inglaterra ir tomar conta das ovelhas.

Anónimo disse...

Ó Dr ABC e não é que a "peste" desses socialistas de França conseguiram uma vitória estrondosa? Foi a maior em mais de 30 anos.
Agora é só esperar as eleições na Alemanha para a mudança ser radical. Pode ser tarde, mas...

Anónimo disse...

Gostei, porque concordo, com o número 1 do artigo de opinião do Miguel Sousa Tavares apresentado no último jornal Expresso.
o Dr ABC, por certo, não gostou nada.
Acertei?

Nota: O Sousa Tavares costuma acertar nos progósticos.

Anónimo disse...

O Sousa Tavares costuma acertar nas maquias que os livros lhe dão. Se há folha que anda com o vento, é o Miguel. Sempre do lado do Balsemão Bildeberg e do Soares - Padrasto de Portugal. O socialismo ganhou em França e está frouxo, pois nada pode fazer sem a irmã alemã. De que vale o socialismo sem dinheiro? Nada. O Obama vai levar umchuto lá para Novembro, e a Casa Branca vai voltar a quem pertence, aos Republicanos.