segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Uma obra de misericórdia




A decisão, anunciada em 19-11-2011, do Governo Passos Coelho de devolver às Misericórdias os hospitais que lhe foram confiscados em 1974 constitui a reparação de um injustiça, cometida em nome da ideologia marxista e da perseguição anti-religiosa. O objectivo, de origem gramsciana, comuno-socialista, era destruir a sociedade civil e dominar o indivíduo, para erguer do caos a sociedade utópica, na qual a caridade seria eliminada, substituída pela ditadura do Estado que tudo mandaria e proveria.

As santas casas da misericórdia não foram apenas usurpadas dos hospitais, mas também tomadas por grupos de revolucionários burgueses que lhes mudaram o nome (de «santas» passaram a profanas e, muitas, de irmandades a fraternidades...), laicizaram os estatutos, mudaram os fins e, por vezes, até se aviaram com os meios... A memória dos dias de delírio pode ser imaginada, como em Alcobaça, em comprometedoras páginas arrancadas de livros de actas... Pelo caminho caótico, como nas ocupações de propriedades no Alentejo e Ribatejo, venderam património, desapareceram bens, e largaram-lhes a administração quando se lhes acabou o dinheiro e as antiguidades.

A Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, fundada em 1563, também foi esbulhada do seu hospital. Em 1612, a instituição abre o Hospital de São Miguel, em frente à igreja do mesmo nome, hospital que transita para o edifício onde ainda hoje se encontra e que foi inaugurado em 1890, já sob batuta anti-clerical. Nacionalizado em 1974, o Estado foi rebocando paredes e adiando uma grande intervenção que reiteradamente prometeu, e jamais cumpriu, pagando a desoras a renda que ele próprio fixou... O hospital foi depois sujeito às bolandas da política nacional, regional e local, nem carne nem peixe, antes pelo contrário - e vice-versa... -, objecto de sonhos de grandeza e pesadelos de miséria, sem rei (como na decapitada coroa da ex-libris da misericórdia local) nem roque, que o protegesse, e convertido num degrau de escalada de breves administradores de passagem. Com a sua desejada devolução à Misericórdia de Alcobaça, espero que se lhe encontre uma vocação própria e melhore, através de uma parceria bem seleccionada, o serviço à comunidade envolvente, ainda que na órbita dos de  Leiria e de Caldas da Rainha, em que o meu concelho foi, na prática, esquartejado. Hospital de São Miguel, de novo.

É justo que o Governo devolva o que não lhe pertence, e, mais ainda, auxilie a sociedade civil, de que as misericórdias são exemplo notabilíssimo de administração zelosa e prudente, como a Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, a cumprir as obras que o Estado já não tem condição de fazer. Mesmo que a decisão do Governo tenha sido precipitada pela insuficiência de recursos do Estado, deve ser louvada e seguida noutras áreas, além da saúde. O Estado deve apoiar: não deve usurpar, nem substituir, a sociedade civil que faz melhor e mais barato.

22 comentários:

Anónimo disse...

Um pequeno passo na desratização do país.

Anónimo disse...

O Serviço Nacional de Saúde está em escombros, depois de alimentar hordas de anafados gulosos, desde médicos a administradores hospitalares, de farmaceuticos a laboratórios farmaceuticos. Portugal não gera riqueza para pagar o SNS.

Anónimo disse...

Temos que fazer sacrifícios.É o que ouvimos todos os dias.Cortes nos salários,aumentos de preços abissais,desemprego,etc.
Felizmente há quem consiga nestes tempos difíceis,graças ao mérito,levar uma vida um pouco mais desafogada.

http://pt.scribd.com/doc/73123801/O-Exilio-Dourado-do-Socrates#source:facebook

Anónimo disse...

As tvs podiam dispensar alguns dos repórteres que dormem à porta do Duarte Lima para irem á porta do Sócrates a Paris saber como pode ele pagar este fausto,sabendo-se que declarava apenas o salário.

Anónimo disse...

Então não é que mais ex-deputado do PSD, o Vítor Raposo, está a ser investigado acerca do caso Lima/BPN?
Por isso estou de acordo com o anónimo anterior. As TVs deviam largar este assunto BPN e ir até à porta do Sócrates, e já agora, era conveniente que levassem a polícia, porque se estes basculharem mais profundo o maná laranja do BPN, estou convencido, que rolarão muitas cabeças gradas da laranjada.
Admira-me o Dr ABC, sempre tão ligeiro, acertivo, demolidor e repetitivo em casos que envolviam pessoal socialista, estar tão calado, ou melhor, muito calado.
Desculpem, enganei-me, não me admira nada a posição defensiva do Dr ABC.

Anónimo disse...

O Off-Shócrates conta os milhões do saque no Quartier Latin. Veremos o que está para sair....

Anónimo disse...

O Dr. ABC não conhece minimamente a História.

O facto do Estado ter «nacionalizado» os hospitais das Misericórdias foi pelo facto de ter que assegurar um serviço de saúde nacional com padrão de qualidade, pois todos nós sabíamos que grande parte daqueles «hospitais» não passavam de enfermarias, muito piores do que as tropa quando estive em Angola e Moçambique.

Não houve qualquer motivação ideológica, como não houve na nacionalização do BPN nem vai haver com a próxima nacionalização de toda a banca portuguesa.

Honestidade e verdade, precisa-se!

Basta de mentiras, mistificações, sectarismo e doença mental!

Anónimo disse...

Quando havia as colónias de África, onde Portugal sacava o petróleo, os diamantes, o sisal e outras matérias primas, Portugal acumulou riqueza, que o vasco gonçalves e o constâncio vieram a vender, ou seja o ouro do Banco de Portugal.

Agora, não há colónias de África, nem há subsídios da União Europeia, para manter o Serviço Nacional de saúde. O povito vai ter que voltar às enfermarias das Misericórdias.

A Maçonaria come tudo, e não deixou nada.

É a vida!

Anónimo disse...

No BPN, juntaram-se os interesses dos amigos do Sr. Silva, com os interesses maçons, pois o dr. Loureiro também está associado ao dr. Coelho, da Mota.

E porque terá tirado a Segurança Social centenas de milhões de euros do BPN, pouco antes do seu estouro? Oh Sócretino que esteve na tropa em África, de História? O quê? Só se for de sapiência do saque.

Anónimo disse...

A Espanha, depois das eleições, já paga juros mais altos do que a Grécia, diz o Público.

Não se esqueçam de dizer que a culpa é do Sócrates.

Assim podeis dormir mais descansados.

Presupuesto...

Anónimo disse...

Deves ter aprendido espanhol com o Sócrates...

Anónimo disse...

Ora não é que o mentecapto do "bisconde" de Palmela,bacharel em tretas pelo Politécnico da Independente,nomeou um inspector para se inspeccionar a si próprio !!!

Anónimo disse...

As peripécias vindas do Jardim da Madeira (PSD) são engraçadas, não são? Vamos imaginar que eram ideias e práticas do PS. O que não diria o Dr ABC.
Imaginam?
Eu sim, imagino!...

Mas o Dr a estas coisinhas do PSD fica sempre calado. Por que será?

Anónimo disse...

Passos Coelho dá subsídio de alojamento

O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, e três secretários de Estado vão receber subsídio de alojamento, por não terem «residência permanente na cidade de Lisboa ou numa área circundante de 100 km». Subsídio tem retroativos desde a tomada de posse


A CRISE QUANDO CHEGA NÃO TODOS COM A MESMA FORÇA.

Anónimo disse...

É verdade, o Irmão Godinho, dos Sucateiros, parece que foi hoje detido por transformação de veículos roubados. Port onde anda o Varismo!

Já são salteadores de automóveis. Claro que terão um dos melhores advogados para os safarem, e serão limpos pela Santa Irmandade Varística.

Anónimo disse...

Nem mais um cêntimo para a Fundação da velha carcassa que sempre apoiou o Sócretino incondicionalmente e agora não para de palrar gagazices.

Anónimo disse...

O Soares ainda vai acabar no seu bom exílio da sua belle maison de Paris. Vai para junto do falso "Engenheiro". Estão bem, um para o outro.

+ou- disse...

Pois, ainda que não seja directamente ligado ao tema deste post, a verdade é que nesta desgraça que vivemos, esta não é figura inocente e ela é o "notável" sr. soares.
Ora, vi hoje na SICNotícias, no programa Opinião Pública, o jornalista(?!) convidado (um Filipe Qualquer Coisa) afirmar que: a descolonização atabalhoada não foi culpa do sr. soares, mas sim de Salazar...
Bem, nesta linha de pensamento, eu diria que, uma minha prima que até era virgem, um dia saíu de casa para um curto passeio e voltou já grávida; logo, a culpada de tão inesperada e indesejada gravidez, foi a minha tia que a deixou sair... e, para mais, ainda virgem e inocente...!
É preciso muita lata... numa descarada e nojenta sabujice.

Anónimo disse...

Os convidados desses programas são escolhidos a dedo.
Há um par de jarras na r´~adio que nem permitia que se falasse contra o governo socretino,cortava as chamadas.
O irónico é que o objectivo do programa era dar a voz livre aos ouvintes/participantes.
Alguns desancavam outras figuras do PSD (naturalmente por acaso) e não eram censurados.
Ou se liberaliza a abertura de estações de rádio e tv ou eles controlam tudo e nunca a verdade triunfará.

Anónimo disse...

Onde andará a biógrafa do menino d'oiro,uma tal de Eduarda Maio?
A dançar o can-can no Moulin Rouge?

Ferreira, Luís Manuel Silva disse...

De santa a Santa casa da Miserícórida não tem nada.
O hospital de Alcobaça nunca teve nenhuma expressão aqui na região Centro e muito menos terá agora com a administração da Santa Casa.
O presidente da Santa Casa já veio falar em despedimentos. Uma vez pedi ajuda a um senhor que trabalhava na santa Casa e ele negou-ma.
A Santa casa da Misericória é só cunhas para os amigos, idependentemente de serem ou não competentes e do seu currículo, tal como os colégios privados.
Realmente, em 1974 e 1975 foram cometodos excessos, pelo PREC da esquerda, mas agora o PREC da direita vai causar ainda mais danos ao querer fazer o ajuste de contas com o 25 de abril.

José Gonçalves Cravinho disse...

Misericórdia,segundo o Dicionário de sinónimos,pode significar perdão
dó,compaixão,comiseração,graça,
lástima,indulgência,piedade,pena.
E todos êstes sentimentos estão relacionados com a Seita Negra da biblico-judaico-cristã Religião que desde que se tornou a Religião oficial do Império romano,se tornou imperial e aliada dos Imperadores,dos Reis,dos Czares e
dos Ditadores fascistas,e sua missão é,em nome de Deus, manter o Povo crente submisso e ajoelhado obedecendo à Autoridade porque toda a autoridade vem de Deus e quem desobedece à Autoridade, desobedece a Deus.E a Seita Negra
impõe-se ao Povo com seus trajes de sedas e damasco seus artifícios de ouro e prata, com seus rituais que são teatro, com suas Catedrais monumentais construídas à custa de sangue suor e lágrimas do Povo crente que tal como no paganismo, continua a rezar e a adorar os ídolos.