sábado, 1 de outubro de 2011

A expectativa dos professores



O Prof. Ramiro Marques explica melhor e mais detalhadamente a questão das manobras socratinas contra o ministro Nuno Crato, que aqui denunciei em 30-9-2011, no caso da «segunda bolsa de recrutamento» de professores, e a ocupação de instalações do Ministério da Educação, no seu poste «Esquerda unida contra o MEC» no ProfBlog. A orquestra romântica apresenta-se afinada, mas a partitura é repetitiva. E, embora os vários naipes tenham a mesma alma mater e toquem em sinfonia, aborrecem-se que se publique o nome do compositor e maestro sob o qual todos serviram (e até brindaram!) e continuam a servir. Na câmara esteve (e foi travada pela denúncia aqui e noutros fora) uma frente de esquerda tentada para dar nova orquestração ao samba socratino de uma nota só. Ainda estou para saber como o ortodoxo PC tolerou o amplo conluio iscteano e continua a sais de fruto perante o desvio de direita intersindico-soarista!...

Todavia, é necessário que o ministro Nuno Crato não se detenha perante o conforto sistémico que lhe aconselham como politicamente correcto. Sobre a expectativa dos professores, que não pode ser desiludida, dou voz à Isabel, comentadora residente Do Portugal Profundo, cujo aviso útil puxo da caixa:
«Nuno Crato e este Governo têm ainda todo o meu apoio. Os meus colegas professores que, na sua quase totalidade, execraram Sócrates e as suas "sinistras ministras", esperam ainda que ministro e Governo correspondam às nossas expectativas.Elas não são, obviamente, as do PC e seus acólitos, do BE e excrescências, muito menos as do PS que silenciosamente obedeceu ao ditadorzeco que tivemos de suportar. Não são, tão pouco, as dos movimentos de professores que muitos de nós vemos como sindicalistas de segunda linha.
Que não se enganem: o gigantesco movimento que tirou a Sócrates a maioria absoluta foi autónomo, abarcou gente de todos os quadrantes políticos e até gente apolítica. Não foi a reboque de ninguém, não confiou em ninguém. Nasceu da dignidade de que nenhum professor merecedor desse nome está disposto a abdicar. Concordo plenamente com o post que comento, as "manobras informáticas" estão em linha com aquelas de que foi vítima a ME de Santana Lopes. Esta gente nunca brinca em
serviço e tem inúmeros idiotas úteis a servi-la.
Contudo, habituada a auscultar o sentir dos meus colegas que considero mais válidos, devo confessar que alguma frustração se vai apoderando de nós. Em primeiro lugar, a sufocante burocracia e "reunite" a que estamos sujeitos, não mudou. O Estatuto do Aluno, a carecer de urgente substituição, a bem da paz escolar e da cultura do respeito, está intacto, é medonho e não há notícia de que mudança tão simples esteja em marcha. Por fim, o que nos pareceu uma excelente ideia: a de isentar os professores mais graduados de avaliação, terminou mal, com o ministro a desdizer-se e a nivelar por baixo, entregando os cansados séniores à pior das avaliações, a que depende de Directores, tantas vezes oriundos das politizadas CAP que Sócrates enviou a pacificar as escolas mais insubmissas. Além do mais, teria sido um bom sinal, por parte dos professores mais jovens, uma atitude de respeito pelos que, cansados de tantas "adaptações"e "formatações",continuam, com o seu esforço, a manter a boa velha cultura, aquela que não precisa de powerpoints como bengalas ou ornatos. No fundo, gente que estudou quando nas escolas públicas ainda se promovia uma cultura universalista e exigente. Parece-me que se perdeu a oportunidade de passar um sinal importante aos mais jovens, professores ou alunos, à sociedade em geral, enfim.»


* Imagem picada daqui.

6 comentários:

Anónimo disse...

No fundo, com a educação tudo se inicia, e tudo se destrói. O afundamento evidente do país, resulta dos devaneios da educação. A costumeira indisciplina, a falta de rigor, a permissividade e o facilistismo, tornaram Portugal num país se método, sem lógica e sem rumo.

Muitos dos Professores colaboraram na festa, ou por estarem de acordo com a balda, ou por não se quererem incomodar.

Muitos perceberam, tarde, que a bandalheira lhes fazia perder o brio e a dignidade, e pior, eles próprios perceberam que seriam dilacerados pela evidente promoção da mediocridade.

Agora, já é muito tarde. O barco já está completamente alagado. Muitos, ainda tentam a reforma antecipada, para fugirem do circo de feras. Até aí vão ter azar, pois levarão cortes sucessivos nas reformas, ao longo dos próximos anos.

Daqui por 20 anos, talvez Portugal tenha recuperado alguma dignidade, se os que ainda são Professores quiserem ser dignos e darem-se ao respeito. Mas, para isso, terão que se incomodar. E o que é incomodarem-se? É tentarem ensinar algo. É tentarem ser mais exigentes. É sobretudo ensinarem algo aos alunos, que não seja apenas e só o "pedagojez".

Anónimo disse...

http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/news.asp?id_news=167044

Troika investiga Armando Vara e Santos Ferreira

A troika está a investigar Armando Vara e Carlos Santos Ferreira. De acordo com o jornal i, que avança a notícia, em causa está o financiamento e os formalismos da compra de acções do BCP pela Caixa Geral de Depósitos.
De acordo com o i, foram pedidas explicações sobre a transferência de Santos Ferreira e Armando Vara da Caixa Geral de Depósitos para a administração do maior banco privado português.

Contactado pelo jornal, o BCP garante que o seu presidente não está a ser investigado, mas confirma que estão a ser analisados os créditos concedidos e respectivas garantias.

Armando Vara e Carlos Santos Ferreira entraram para o BCP em 2008 e Vara deixou o cargo de vice-presidente do banco no ano passado após o envolvimento no processo Face Oculta.

Anónimo disse...

Afinal, o que mudou nestes 100 dias de governo?
De boas intenções está o inferno cheio! A pressão e as ameaças dos directores (socratinos) continuam.
Se a avaliação do meu avaliado não for do agrado do Sr. Director, isso terá reflexo na minha avaliação, este aviso foi-me ontem transmitido pela minha coordenadora.
O Ramiro tem razão é preciso urgentemente mexer no decreto de gestão. Acabar com os agentes políticos dentro das escolas, que utilizam o lugar público para subirem no partido.
Enfim, "a Leste nada de novo". O Crato é uma desilusão!

Anónimo disse...

Caro Anónimo de, 1 de Outubro de 2011 23:34; a desilusão faz parte da fantasia, o sorriso e a careta será a velha fantasia do século XIX, que a velha Europa irá impor a todos, excluindo a GB.

A Alemanha vencerá mas a do Leste -- Merkel.

Triste sina, de Espanha não viria pior mal.

Napoleão

Anónimo disse...

Nos ultimos 100 dias de governo nao mudou nada. Nem a equipa Socratica foi chamada à justiça pela responsabilidades na destruiçao do pais nem estes quando fizerem merda e sairem do governo vao ser chamados á justiça.

Ljer disse...

Quem tem espertina politica neste país se pode considerar um cidadao desenrrrascado.