sábado, 9 de julho de 2011

Utilidade e prudência da auditoria geral às contas públicas

A auditoria geral das contas públicas e a sua publicação é indispensável. Por dois motivos: a Pátria e o Governo.

Primeiro, a Pátria. Só a auditoria publicada permitirá a responsabilização judicial dos envolvidos nos casos de corrupção e de outras ilegalidades e irregularidades que se apurem e, em consequência, uma barrela geral do Estado. É útil. Nada de vingança, apenas limpeza e pedagogia. Já agora, tal como o PS não aceitou a escolha de Fernando Nobre para presidir à Assembleia da República, o PSD também não deveria aceitar que o ex-ministro Vieira da Silva seja o presidente da Comissão Parlamentar Eventual para o Acompanhamento das Medidas do Programa de Assistência Financeira a Portugal (da UE e FMI).

Segundo, o Governo. Se o Governo Coelho-Portas varresse para debaixo do tapete do sistema a manipulação das contas, os gastos não autorizados pelo Orçamento, as dívidas camufladas, os encargos com fornecedores e o custo das parcerias público-privadas, e omitisse ao povo a dimensão real da dívida e do défice, poderia acontecer-lhes o mesmo que aos governos Barroso/Santana-Portas(6-4-2002 a 12-3-2005), que evitaram a auditoria, a responsabilização e a limpeza do Estado e, consequentemente, perderam o poder 2 anos e 11 meses depois. É prudente.

Mais do que o Governo PSD-CDS 2002-2004, um melhor exemplo desse perigo é o... grego. A Nova Democracia (ΝΔ), partido de direita, do sobrinho Karamanlis ganhou as eleições de Março de 2004 (e depois em Setembro de 2007). Para evitar cair fora das baias do défice e da dívida, previstas no Tratado de Maastricht, abafou os swaps fraudulentos e a dívida real do país. Essa dívida foi-lhe deixada pelos onze anos de governo do Pasok - de Papandreou filho e de Simitis -, um resultado do delirante Estado social(ista) à grega(ista), do espavento dos Jogos Olímpicos de 2004 e de outras obras faraónicas. Pois, a Nova Democracia acabou responsabilizada pelo Papandreou neto, após a eleição de Outubro de 2009, por dívidas que eram principalmente... socialistas.

As obrigações do Estado português a três meses fecharam ontem, sexta, 9-7-2011, a 19,4%. Sócrates deixou-as a 14,1% (em 23-6-2011). Não foi a auditoria e a sua publicação que as atiraram para este valor, porque ainda não houve. A aproximação da taxa portuguesa à grega (a de três anos fechou a 28,9% ontem) é uma tendência: não é a publicação da auditoria que a determinará. Portanto, o Governo deve proceder à auditoria geral das contas públicas, publicar a auditoria, promover a responsabilização judicial dos prevaricadores e fazer a barrela geral do Estado.


* Imagem picada daqui.

31 comentários:

Anónimo disse...

Tem razão o Dr ABC. Vamos dar razão às empresas de rating.
Fazer uma auditoria às contas públicas, a partir do ano de 1985, é de grande utilidade.
Vamos ficar a saber quem condenou a nossa agricultura e as nossas pescas. Para onde foi muito do dinheiro destinado à formação. Vamos ter muitas surpresas. Pôr em causa as contas do país é o melhor que nos pode acontecer neste momento.
Força, com a forca.

Mani Pulite disse...

OS ABRANTES AINDA DE SERVIÇO TÊM TANTO MEDO QUE ELA SE FAÇA QUE ESTÁ UM DE ATALAIA A ESTE BLOG PARA SER LOGO O PRIMEIRO A COMENTAR.PARA OS SÓCRETINOS OS BURROS DOS PORTUGUESES SÓ SERVEM PARA PAGAR AS DÍVIDAS E OS ROUBOS QUE O GANG SÓCRETINO COMETEU E O GOVERNO PSD-CDS SÓ TEM O DEVER DE OS ENCOBRIR E PROTEGER.POR FAVOR,PARA O ESCÂNDALO NÃO SER TOTAL NÃO PONHAM O RAPOSÃO A PRESIDIR AO GALINHEIRO.DESSA NEM O TÓTÓ SE LEMBRAVA.DE RESTO 100% DE ACORDO COM O POST.FICA TAMBÉM UMA SUGESTÃO.SE A AUDITORIA FÔR A PARTIR DE 1985 SUGIRO PARA SEU PRESIDENTE O DR.RUI MATEUS.

Anónimo disse...

Eu sugiro o Oliveira e Costa. Ou o Dias Loureiro.

Anónimo disse...

Não palerma. É que a realidade não pode ser olhada pela perspectiva que mais nos interessa. Podemos chamar a isso falta de honestidade intelectual.Isto "As obrigações do Estado português a três meses fecharam ontem, sexta, 9-7-2011, a 19,4%. Sócrates deixou-as a 14,1% (em 23-6-2011)" foi aqui sempre a pedra de toque...

Anónimo disse...

Sócrates mais uns membros do gangue na Prisa e a credibilidade do Estado e da Justiça Portuguesa aumenta exponenciamente e os juros vão por aí abaixo.Quantos mais na Prisa mais os juros descem.O interesse nacional exige meter de imediato os corruptos na Prisa.Só assim os mercados acreditam que o regabofe acabou,que Portugal é um País sério e deixou de ser uma Repúbliqueta.

Anónimo disse...

O sindicato dos Almeidas de Lisboa não quer um Soares para Secretário-Geral?

Anónimo disse...

Pois (em 23-06-2011) estavam a 14,1%, mas começaram a subir exponencialmente a partir do derrube do Governo. Não foi?
Se necessário apresento um gráfico.

Anónimo disse...

É porque não foram ainda para a cadeia,burro.Nimguém acredita que Portugal mudou enquanto os gajos estiverem refastelados na Assembleia ou a cavarem para o estrangeiro gozando do dinheiro pilhado depositado nos offshores sob o pretexto de estudos superiores ou inferiores.

Anónimo disse...

A melhor é do Sr Silva e vem na primeira página do jornla "I". Como as coisas mudam tão depressa.

Anónimo disse...

Não a melhor é a do Sócrates andar em liberdade ainda.Ele e o resto do bando.
Aquele gang já nos tinha dado um Soares,bem retratado por Rui Mateus.

Anónimo disse...

A culpa da depreciação do rating é deste governo.
Se tivessem mandado a quadrilha de gatunos que saqueou o país,para a cadeia,as agências melhoravam a notação.Assim,já perceberam que esta impunidade vai obrigar o país a continuar refém das oligarquias que capturaram o poder.

Unknown disse...

http://mentirainconveniente.blogspot.com/

este blogue destina-se a jovens e pretende incentivar a discussão o interesse pela vida politica e não só.

Anónimo disse...

Só a permanência no poleiro do Pinto mascarado de Duque de Palmela deve custar aos portugueses pelo menos mais 2% de taxa de juro.Sem limpeza da corja não há baixa da taxa de juro possível.Um Governo patriótico tem de começar por aí.

Anónimo disse...

O Sr. dr. tem razão. Porém, sem se saberem, de facto, as contas todas, como é possível andarem a criticar as agências de rating? Por que não as revelam para depois se poder dizer que as tais agências estão a ser injustas para com Portugal? Por que as escondem dos portugueses? Ou será que Portugal está pior que a Grécia e as agências é que têm razão? Os portugueses só podem tomar uma posição em consciência depois de as conhecerem.

Anónimo disse...

Junto-me ao comentador que neste post comentou a necessidade para os cidadaos contribuintes, uma auditoria ás contas publicas desde 1985. Pois lá vamos encontrar a mancha do ministro Miguel Relvas que lá deu uma maozinha aos cofres publicos com aquela situaçao das viagens fantasmas desde o local de residencia para a Assembleia da Republica. É a vida e muitas vezes em politica assim desta maneira se ganham bons tachos.

Anónimo disse...

Lá ia ser também apanhado nas fantasmas o vice Ferrugento,esse paradigma do que não deve ser um político em Portugal.Quando é que a Esteves acaba também com as mordomias na AR, nomeadamente as escandalosas mordomias dos não sei quantos vice-presidentes?

Avelino disse...

SÓ HÁ UMA FORMA DE VOLTAR-MOS A SER CREDIVEIS E CONSIDERADOS ESTADO DE BEM.....PRENDER COM PRISAO EFECTIVA
OS PRINCIPAIS CULPADOS QUE NOS LEVARAM Á SITUAÇÃO PRESENTE.

ISTO SÓ PRESOS...PORQUE NÃO HA PENA DE MORTE.

COMO É QUE A CHINA SE TORNOU NA POTENCIA QUE É?

PENA DE MORTE AOS CORRUPTOS, MESMO POR IMPORTANCIAS SIMBÓLICAS, E AS RESPECTIVAS FAMILIAS PAGAVAM AS MUNICÕES GASTAS COM OS DINHEIROS DOS CONTRIBUINTES. ASSIM.SIM.

UM ABRAÇO

Anónimo disse...

Onde anda Souto Moura? Sinceramente gostaria de o ver à frente da procudaria geral da republica outras vez!

Anónimo disse...

A nação exige apuramento de responsabilidades,prisão para os criminosos corruptos e que lhes sejam confiscados os bens.

E o sr. Passos Coelho?
E o sr PR?
E o sr PGR?

Quererão o mesmo que nós?

Porque andarão os gatunos em liberdade?

Anónimo disse...

A geração á rasca devia ir acampar para a porta da Câmara Municipal de Loures, até que o Sr. Presidente lhe arranjasses uma vaga, que ele deve ter muitas e melhor que tudo "nada lhe pesa na consciência".

Anónimo disse...

...e o regabofe continua. Tudo parado, ninguém a fazer nada de importante.

Portugal, Portugal!... Já nem Espanha nos pode valer.


Napoleão

Anónimo disse...

Depois da Grécia, Irlanda e Portugal, agora é a vez da Itália.
Aqueles que pensavam que o problema do nosso país foi, apenas, culpa do Sócrates devem estar muito pensativos. É que mesmo por cá, e depois do "lixo", começa a fazer sentido dizer que é mais fácil falar do que fazer.

Anónimo disse...

O fim da República portuguesa está próximo. PPC e ACS vão ser os que vão entregar as chaves ao novo patrão brasileiro. Portas está a caminho da América Latina.

O Imperador brasileiro é a única salvação do que resta do país do Soares. O país que Soares inventou em 1976, está morto. Portugal é um país de pedintes, formado pelo Conde de Nafarros.


Finito.

Anónimo disse...

Agora que os juros da dívida da Itália, terceira economia da Europa, atingiram máximos históricos, mais me convenço que o problema de tudo foi mesmo o Sócrates. Até por cá, depois do "lixo", os juros não param de crescer. E o Sócrates já se foi.
Amanhã será, mais uma vez, a Espanha a ser "atacada" e depois a Bélgica. E não parará aí.
Neste cantinho vamos mas é fazer uma auditoria às nossas contas públicas para ver se arranjamos matéria para os ratings nos afundarem ainda mais.
A coisa não está fácil!... e não vai lá com cortinhos, no número de ministros, nos governos civis ou nas viagens em económica.
É mais fácil falar do que fazer...

Anónimo disse...

O Sócrates já se foi...depois de arruinar o país e arranjar uma fortuna pessoal astronómica,apoderando-se do que não lhe pertencia.
E como se sabia,os que entraram a seguir serão os culpados nas páginas da imprensa corrupta que temos e nas opiniões avençadas.
O bandido não só arruinou o país como mentiu e falsificou vergonhosamente tudo em que tocou.
Cadeia com a canalha criminosa do Rato!

Anónimo disse...

E pensava eu que com a saída do culpado de todos os males, o Sócrates, a coisa ia melhorar. Ironia das ironias, o Sócrates foi-se e isto está cada vez pior. E as perpectivas são para piorar.
Amanhã qual será a desculpa?
Já sei! A licenciatura do Sócrates.
É mais fácil falar do que fazer.

Anónimo disse...

Deixaram o país exangue.Sem recursos para se reerguer.Agora reclamam que os que agora entraram não têm solução.
Que comediantes!
Portugal vai superar,como é óbvio.Mas os sacrifícios e a miséria que vão ser pedidos a milhões de inocentes,reclamam por castigo severo aos burlões e falsificadores.
Se o governo actual não expuser aos cidadãos os crimes do anterior,será conivente.E pagará isso muito caro.

Anónimo disse...

E os milhões que foram para a conta do Monteiro, o pai do Chiao-Lin, logo a seguir ao Freepor?

Como é que se paga uma sabática em Paris, a aprender filosofia?

Não. Ele não teve culpa nenhuma. Aliás, estamos em plena recuperação económica. O Basílio ainda é Prémio Nobel. E o Vieira da Silva vai para Administrador da ServiLusa.

Anónimo disse...

Sócrates foi o melhor 1º Ministro de Portugal, logo a seguir ao Prof. Salazar.

Não sei se sabem, mas os juros já estão a 20%!!!!!

A culpa é do Sócrates ou é do Cavaco que quis brincar com as crises politicas?

Anónimo disse...

Sim a seriedade de Sócrates é parecida com a do Prof. Salazar.
Ambos forjaram diplomas e meteram milhões em offshores.
Ambos deixaram Portugal com cofres cheios de divisas,uma reserva de ouro notável e sem dívida externa.
A cara de um é parecida com o cu do outro.

Anónimo disse...

Eu quero saber para onde foi o dinheiro do BPN, dos sobreiros e dos submarinos.

Eu também quero saber quantos reformados dourados do sistema estão a mamar dos contribuintes!!!!!