sexta-feira, 3 de junho de 2011

A emergência da justiça



Os ataques ao juiz Carlos Alexandre, a propósito da prisão preventiva, que determinou, sobre dois alegados agressores, em Maio de 2011, de uma adolescente de 13 anos (outra foi internada por decisão do Tribunal de Família e Menores de Loures) parecem politicamente motivados. Nem o video, que chocou o País, onde se vê a adolescente a ser arrastada pelos cabelos e, quando já tinha sido derrubada, a sua cabeça a ser pontapeada 18 vezes pelas duas raparigas que a agrediram, chegou para instilar bom senso, aonde existe o ódio à independência do juiz Carlos Alexandre, presidente do Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa.

Nas críticas destacou-se o habitual Dr. Marinho e Pinto (estas agressões serão diferentes da outra?) e até tem contaminado sectores da própria magistratura judicial, que o José critica. O caso da prisão dos jovens agressores da adolescente de 13 anos é um pretexto - mas falhado.

O sistema não perdoa ao juiz Carlos Alexandre a sua independência e rigor. O sistema preferia que não tivesse visto a Face Oculta, nem agora avistasse os submarinos «Caso dos Submarinos: Superjuiz aponta suspeitas de crime - Informação de offshores obriga a novas rogatórias», CM, 2-6-2011), que se atemorizasse com pressões políticas e ameaças, que demorasse diligências por causa do momento político, e que arquivasse este caso por falta de provas e desmerecimento dos indícios, angariando, por vista grossa, a consequente promoção com que a irmandade o recompensaria depois.  Para um político nenhum momento é oportuno para procedimentos judiciais. Mas a função de juiz, e o povo que serve, pedem zelo e coragem na procura persistente da verdade.


Limitação de responsabilidade (disclaimer): As personalidades e entidades referidas nas notícias dos media, que comento, não são arguidas ou suspeitas do cometimento de qualquer ilegalidade ou irregularidade.

2 comentários:

Anónimo disse...

Dos Marinhos, nada surpreende.

Da perseguição aos Independentes, também não é tema surpreendente.

O que surpreende, é que todos os processos com algum mediatismo, têm como Juíz, o Dr. Carlos Alexandre.

É caso para perguntar, mas não há mais Juízes em Portugal?

Ou só porque estão adstritos ao Juíz Carlos Alexandre, têm que ser casos mediáticos?

Os outros Juízes todos que existem por aí, alguns deles passam a vida na TV, tal como Márinho, o que andam a fazer?

Fala-se na existência de cerca de 2.000 Juízes em Portugal, e quase sempre aparece o Juíz Carlos Alexandre....é no mínimo estranho!

Anónimo disse...

imagem picada daqui:
http://photo.blogpressapp.com/photos/11/05/25/s_697.jpg