segunda-feira, 30 de maio de 2011

O CDS, o aborto e o casamento homossexual

Pedro Passos Coelho deu uma entrevista na Rádio Renascença, em 26-5-2011, onde disse que a lei do aborto «pode ter ido um pouco longe demais» e que importa fazer uma «reavaliação» da lei. Disse ainda mais (mas não tanto, quanto veicularam...):
«Não veria como impossível que se voltasse a realizar um referendo sobre essa matéria, mas já agora gostava que esse referendo ocorresse depois de fazer a avaliação do que foi o desenvolvimento e a aplicação prática da última lei que o Parlamento aprovou».

Ainda nesse dia, Sócrates manifestou-se «chocado» (sic) com estas declarações de Passos Coelho e acusou Passos de adaptar «as convicções às conveniências» (sic)...

E Paulo Portas respondeu, também em 26-5-2011, que não faz sentido reabrir a hipótese de novo referendo antes de passarem, pelo menos, dez anos sobre o anterior.

Contudo, a maior incoerência está no CDS, partido que se se tem apresentado como campeão dos valores tradicionais e que, afinal, tem um registo de votos e de posições de destacados dirigentes, favorável à legalização do aborto e ao casamento homossexual, como é demonstrado na carta-aberta do Presidente do Partido Portugal Pro-Vida (PPV), Prof. Luís Botelho Ribeiro, ao Dr. Paulo Portas, presidente do CDS, de 29-5-2011:

«Ex.mº Senhor Presidente do CDS-PP,
Ex.mº Dr. Paulo Portas,

Saudações democráticas.

Por demasiadas vezes, tem o PPV vindo a ser, por pessoas ligadas ao CDS-PP, acusado de "dispersar votos" e, mais concretamente, de dispersar votos cristãos. Penso que não se pode continuar a alimentar um tal equívoco entre uma franja significativa de cidadãos, potenciais votantes num dos nossos partidos. E para que tal equívoco termine, penso que a melhor coisa a fazer será um debate entre nós, com carácter de urgência democrática.

Com toda a lealdade, desde já lhe manifesto o essencial dos pontos que aí me proponho defender, na esperança de que nem por isso se furtará ao desafio! Nós pretendemos demonstrar exactamente o contrário do que se tem dito - quem dispersa o voto cristão é o CDS-PP, ao "meter na gaveta" uma parte essencial dos seus valores originários, defraudando assim as expectativas de uma parte muito significativa da sociedade portuguesa. O PPV, pelo contrário, congrega e apela ao voto cristão (e não só), o voto de milhares de cidadãos cansados de votar num "mal menor" ou naqueles que deixaram de se comprometer com os valores fundamentais e inegociáveis da Vida e da Família.

Em 2007, 243.132 eleitores de Lisboa votaram "não" no referendo do aborto. No Porto foram 294.586 e em Braga 189.102. Em todo o país 1.539.566 cidadãos afirmaram a sua posição pela Vida - representando mais de 40% da sociedade portuguesa, apesar de todas as manipulações tentadas pelo governo Sócrates, cujo "modernismo" levou os portugueses até à boca do lobo, deixando-nos completamente à mercê do FMI.

É sabido que a esmagadora maioria dos votantes no CDS-PP é pro-Vida. Apesar disso, o CDS-PP apresenta como cabeça de lista alguém que é declaradamente pro aborto e pro "casamento" gay - Teresa Caeiro. Como se tal não (a)basta(rda)sse, o partido apresenta em terceiro lugar João Rebelo, que se depreende só ter votado contra o casamento gay para simular uma "posição homogénea" do CDS, tal como também terão feito Teresa Caeiro e Assunção Cristas, assumindo declaração de voto. Também o sexto candidato, apresentado num "posto do crescimento", já que o CDS-PP tem 5 eleitos por Lisboa, o jurista Adolfo Mesquita Nunes, assume-se favorável ao "casamento" gay. Significa isto que, se o PP crescesse em Lisboa, isso representaria apenas a eleição de mais um deputado anti-família.

Como é de conhecimento público, após a legalização do casamento gay, teoricamente sem direito de "adopção de crianças", o governo fez passar por "baixo da porta" uma lei do "apadrinhamento civil" que, como se viu, silenciou o clamor do "lobby gay" a favor da adopção. E a razão deste silenciamento é apenas uma: o apadrinhamento civil dá-lhes na prática o direito de adopção que tanto reclamavam. Não temos ilusões - votando em quem aprova o casamento gay, votamos igualmente em quem abre de facto a porta à adopção gay de crianças (podem um dia ser os seus filhos!)

Podem os cristãos de Lisboa que votam habitualmente CDS-PP contribuir com o seu voto para eleger dois ou três deputados pro-"casamento gay" e alguns pro-aborto no próximo parlamento? Poder, podem - mas, em consciência, não devem. Porém, podem com o seu voto no PPV dar ao CDS-PP um sinal eloquente da necessidade de clarificação das suas posições, de mudança de rumo para voltar a representar fielmente a sua "base social de apoio", transportando para o Parlamento os valores sociais cristãos que tanta falta ali fazem e que, desta vez, só poderão lá entrar, sem equívocos, através do voto no PPV.

O CDS não está só na sua apreensão face ao crescimento potencial do PPV em face do milhão e meio de votos no "não". Também o PSD percebe o perigo quando ainda esta semana, falando com a Rádio Renascença(!), o seu líder alvitrou a possibilidade de talvez, eventualmente, reavaliar a lei do aborto, ou de não bloquear uma qualquer iniciativa de cidadãos no sentido de um novo referendo... Do PS ao BE, todos entenderam e denunciaram o calculismo da manobra, vindo de quem em 2007 foi favorável ao "sim" à liberalização do aborto e em 2008 se mostrou favorável a uma proposta de "contrato civil semelhante ao casamento".

Por tudo isto, conforme manifestado acima e em nome do direito à "decisão informada" de milhares de cidadãos portugueses, hesitando entre o CDS-PP, o PSD, o PS e o PPV, venho desafiar V. Ex.ª para a realização de um debate em dia, hora e local à escolha de vossa escelência, antes do termos da presente campanha eleitoral.

Melhores cumprimentos,
Luís Botelho

(responsável-geral do PPV)

--------------------------------------------

+ info:


"Teresa Caeiro, João Rebelo e Assunção Cristas apresentaram declarações de voto, justificando o voto contra pela vinculação ao partido e pela manutenção de uma “posição homogénea” do grupo" http://ww2.publico.pt/Media/revolta-em-surdina-no-ps-no-dia-do-sim-ao-casamento-gay_1416948?p=1

Nos lugares que classifica como “postos de crescimento”, Paulo Portas propôs novos nomes: o jurista e `bloguer´ Adolfo Mesquita Nunes no sexto lugar em Lisboa,

http://www.ionline.pt/conteudo/116722--cds-pp-mantem-cabecas-lista-e-aposta-em-novas-caras-em-lugares-eleicao-possivel-
http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=44196
http://www.ionline.pt/interior/index.php?p=news-print&idNota=116722»


* Imagem picada daqui.

11 comentários:

Anónimo disse...

http://cds.parlamento.pt/gp/index.php?option=com_content&view=article&id=63:joao-rebelo&catid=62:deputados&Itemid=84

Cargos que desempenha
Deputado na X Legislatura e Membro Efectivo do Conselho de Administração da Assembleia da República;
Consultor da NOVABASE, SA;
Membro do Conselho Consultivo da Sociedade Protectora dos Animais;
Presidente da Assembleia Distrital de Lisboa do CDS-PP;

Cargos exercidos
Deputado na IX Legislatura;
Deputado na VIII Legislatura;
Secretário da Comissão de Negócios Estrangeiros;
Membro da Comissão de Equipamento Social, da Comissão de Timor e da Comissão de Inquérito à GALP;
Membro da Comissão de Política Externa e Assuntos Europeus;
Secretário Geral da Juventude Popular;
Professor Universitário na Universidade Moderna e Universidade Lusófona;
Consultor do Banco Espírito Santo;
Membro do Conselho de Administração da AR;
Membro da Comissão de Agricultura;
Secretário Coordenador da Comissão de Defesa Nacional;
Deputado Municipal-Seixal;
Secretário-Geral do CDS-PP;

Anónimo disse...

Desculpe o off topic,mas isto merece ser lido.

http://sol.sapo.pt/inicio/Opiniao/interior.aspx?content_id=20467

maria disse...

A classe política tresanda!Só tachos!

floribundus disse...

se as mãe do pessoal de esquerda e outros tivesse abortado
o país não estava neste estado

o peristaltismo neuronal da classe politica conduz sempre a diarreia mental

Mani Pulite disse...

TUDO TEM A SUA EXPLICAÇÃO.O LOBBY GAY CONTROLA O PS E O CDS.EXCELENTE BASE PARA UM CASAMENTO DE SUCESSO.HÁ CONTUDO UM ESCOLHO PARA ESTE ENLACE SE CONCRETIZAR.É SABER QUEM FICA POR BAIXO E QUEM FICA POR CIMA.

Mani Pulite disse...

O AGENTE DA POLÍCIA POLÍTICA DO SÓCRETINISMO MES DA SILVA AFIRMA QUE SÓCRATES NÃO É UM MAL MENOR.POIS NÃO.É TÃO SÓ UM MAL PIOR.

Mani Pulite disse...

ESTOU SEM SABER O QUE FAZER.OU BEBO UMA BICA OU COMPRO DUAS ACÇÕES DO BCP.

Mani Pulite disse...

DEPOIS DE TANTO TER TRABALHADO PARA A BANCARROTA O PS-PARTIDO DOS SALTEADORES COMEÇA A VER-SE GREGO.ESTÁ NA HORA,ESTÁ NA HORA,DE O SÓCRATES SE IR EMBORA!!

Analou disse...

O CDS disse que o referendo ao aborto só fazia sentido passados 10 anos,mas afirmou isto para não perder votos. Passos Coelho é mais autêntico e não tem a manha de Portas por isso diz o que lhe vai no coração. É fundamental que sejam feitos estudos estatisticos sobre a implementação do aborto: as consequências fisicas e psicologicas das mulheres que o praticaram, se recorreram a ele mais de uma vez, se ele é utilizado como um método anti-conceptivo, etc. Discordo totalmente do aborto pq hoje em dia há diversos meios anti-conceptivos ao contrario do que acontecia há 40 anos.Exceptuando as situações de doença materna, malformação congénita, violação,as pessoas tem de aprender a prevenir uma gravidez indesejada e é obrigatorio que os governos dinamizem o Planeamento familiar.

Repôr a Verdade disse...

Toda a gente sabe que o PSD é mais liberal do que o BE em matéria de costumes e economia.

O CDS é o único partido histórico em Portugal fiel à Doutrina Social da Igreja e dos Valores Cristãos da nossa Sociedade.

Se por acaso há, aqui ou ali, alguma personalidade que não é crente nem praticante, o melhor será ela ir para o PSD, que é liberal e quem tem na sua direcção uma maioria de ateus e/ou maç'onicos.

Anónimo disse...

O SR.PORTAS E A FAVOR DO CSAMENTO OMOSEXUAL ,PORQUE QUER USUFRUIR DA MESMA LEI.E TAMBEM A FAVOR DO ABORTO.COMO VAI USUFRUIR DA PRIMEIRA ,TEM MEDO DE ENGRAVIDAR,E ASSIM VAI USUFRUIR DA SEGUNDA QUE E FAZER O ABORTO.POR ESSE MOTIVO AS DUAS LEIS SAO DE SEU INTERESSE