sexta-feira, 13 de maio de 2011

Debate Passos-Portas armadilhado



Alguns comentários sobre o debate Passos Coelho-Portas, desta noite de 13-5-2011, na SIC:
  1. Portas escarninho.
    Inchado com a sondagem da Intercampus, hoje, 13-5-2011, publicada - trabalho de campo de 7 a 12 de Maio, na qual o CDS-PP sobe para 13,4% (+2,5%, o que corresponde a um aumento relativo de 23% face à sondagem da mesma empresa quatro dias antes!...); o PS sobe para 36,8% (+1,7%); o PSD desce para 33,9% (-2,3%); a CDU 7,4% (-0,3%); e o Bloco de Esquerda 6,5% (-0,5%). E com um desprezo sistemático face ao oponente, nem sequer o encarando quando Passos falava. Apesar de chamado à atenção, continuou a ignorar o seu opositor.
  2. Portas voltou a esquivar-se a dizer, de forma clara, se participaria, ou não, num acordo com José Sócrates ou o PS, remetendo para uma posição equívoca anterior. Passos Coelho deveria tê-lo confrontado directamente com a questão, exigindo uma resposta sim ou não.
  3. Portas interessado em passar sistematicamente a ideia de que é candidato... a primeiro-ministro e pode obter 23% dos votos...
  4. Portas na defesa dos seus segmentos de mercado prioritários - reformados e  agricultores - e surfando o argumento socialista do consequente aumento dos impostos para pagar a Taxa Social Única e que, sendo gradual como o PSD propõe, não terá efeito.
  5. Passos Coelho começando cordial, até no facto da recusa da coligação pré-eleitoral com o CDS, e amigável e endurecendo face à tentativa de envolvimento de Portas.
  6. Portas aproveitou o tom cordial, pré-coligação de governo, para uma condescendência  para abrir o flanco do adversário e o desprevenir, seguida de ataque, nomeadamente na alegada incoerência programática e de posições.
  7. Passos Coelho defendendo bem que a redução da TSU é de 4% e não os 8% admitidos por Eduardo Catroga para duas legislaturas.
  8. A moderadora (?...) Clara de Sousa muito mais agressiva e sobranceira para o líder do PSD do que para Paulo Portas. E muito mais do que o tom suave e submisso que usou com José Sócrates.
  9. A moderadora Clara de Sousa a abrir o debate com uma colecção de citações de ataques violentos de membros do PSD ao líder do PS.
  10. A moderadora Clara de Sousa a introduzir uma pergunta formulada num blogue do debate, e soprada pela produção (o editor de política da SIC?) sobre a redução de municípios...
Em conclusão, um debate armadilhado. Porém, creio que quem tenha assistido ao debate preferiu a educação e a cordialidade de Passos Coelho e não gostou da táctica de Portas de escárnio e de desprezo. Na persuasão dos debates, a comunicação não-verbal é muito mais importante do que a esgrima verbal.


Nota: sobre comunicação não-verbal na política veja-se, por exemplo, o estudo de RODRIGUEZ-ESCANCIANO, Imelda e HERNÁNDEZ-HERRARTE, Maria (2010): «Analysis of José Luis Rodríguez Zapatero’s nonverbal communication», in Revista Latina de Comunicación Social, 65, pages 436 to 459. Tenerife, Canárias: Universidad de La Laguna, http://www.revistalatinacs.org/10/art3/911_Cervantes/33_ImeldaEN.html, DOI: 10.4185/RLCS-65-2010-911-436-459-EN).


* Imagem editada daqui.

9 comentários:

Rantanplan disse...

Lol, PPC tem muito que aprender com PP. As mudanças de rumo de PPC fazem-me pensar o que vale PPC enquanto primeiro-ministro. Veja-se ainda ontem as bordoadas que levou, e bem, de Santana Castilho. O programa eleitoral no domínio da educação é quase tão mau como o dos socialistas. Que professores são votar em PPC para ter escolas com mais poder a directores ignorantes (má moeda), reforço dos municípios na gestão da escola (para tentar alargar o esterco das AEC). A proposta de avaliação externa baseada em professores universitário se das ESES´s então é de rir desbragadamente. Em que país, galáxia ou universo isso acontece? Já alguém falou nos custos associados à avaliação de 140 mil professores seguindo esta via? Por aqui me fico. Boa noite

Militante disse...

Passos Coelho não tem defesa possível. Não se prepara, anda com marqueteiros de 3 categoria. Relvas, Catroga, Macedo são mais valias para Sócrates. Não lembra ao diabo malhar na RTP todos os dias. Afinal de contas vai ser a única a ajudar Passos. E que faz Passos - malha com a sua privatização. Rebelo de Sousa critica Passos sobre a questão da privatização da RTP. Passos tem o que merece. Voto CDS-PP.

Democrata-Cristão disse...

A verdade é que as sondagens dizem que o Socretino vai à frente.

A Direita portuguesa - a mais estúpida do Mundo! - devia era escolher Paulo Portas para 1º Ministro.

Com Passos Coelho - um liberal de esquerda - não vamos a lado nenhum!

Anónimo disse...

Para quê tanta saliva...??
O próximo Governo será uma coligação PSD-CDS.Bom mesmo bom era os países da Europa do Sul saírem da União Europeia e fundarem a sua própria união baseada na agricultura, industria, pescas e aproveitamento do subsolo assim como energias alternativas.
A relação dos países do Sul com África (matérias primas)é muito mais fácil para os Europeus do Sul que para os Europeus do Norte.
E os do Norte para apanharem sol têm de vir ao Sul.
A União Europeia morreu nas mãos da diarreia do capitalismo selvagem.

Anónimo disse...

ó a fumaça dos comentadores profissionais ..do socretismo..estão desesperados ...é o tudo por tudo


caboclo

Anónimo disse...

Nada que faça mudar assim tanto as coisas.

O bloco à direita tirará 45% a 48, o que lhe permitirá formar Governo.

Sócrates poderá vir a ganhar à tangente, mas ficará sem governar, o que fará dele o Franco-Atirador junto de Belém. Imagina-se já os argumentos, "os portugueses elegeram-me Primeiro Ministro".

Vai ser de rir.

Naturalmente, há uma coisa de que se fala muito pouco, que é a forma como se distribuem: 1) os indecisos; 2) os que dizem que não sabem/ não respondem. Ora estes serão cerca de 40% das pessoas, segundo algumas sondagens.

Para onde cairão estes 40%? Aqui sim, está a grande dúvida.

Dificilmente estes 40% irão votar no MENTIROSO, no que lhes tirou salário, no que lhes aumentou impostos, no que lhes aumentou a comparticipação nos medicamentos, etc.

Agora, ficarão em casa esses 40%? Ou serão atraídos pela vingança, e apesar de não gostarem muito de PPC, acabarão por votar PSD? Ou então, vão por um candidato mais experiente, mais audaz e mais profissional, chamado Portas?

Fora toda esta lutazinha partidária, Portugal não tem saída. Estará, daqui por um ano, a tentar renegociar a dívida. Depois, mais um ou dois anos, estará a preparar a saída do Euro.

A pobreza não vai diminuir nas próximas décadas. Esta é a nossa principal dívida para com o "Engenheiro". Graças a ele, temos o nosso futuro mais claro, a pobreza será nossa grande amiga, por muitos anos.

Graças ao "Engenheiro" e ao D. Policarpo.

PS: não se percebe a paixão do "militante" pela RTP, estatal. A não ser que lá trabalhe. Que serviço presta a RTP (para além da ligação à emigração) à população, que a SIC e a TVI não prestem? E pagar 300 milhões de euros por ano, para ouvir o Malato e o "Gordo"?!

Mani Pulite disse...

HÁ MUITO QUE O PS TEM O PORTAS NA MÃO.PORQUÊ?VÁ LÁ SABER-SE...VOTAR NO PORTAS SÓ PODE AJUDAR O SÓCRETINO E O PS A MANTEREM O SEU PODER DE FACTO EM PORTUGAL ESTEJAM NO PODER OU NA APARENTE OPOSIÇÃO.AINDA SE LEMBRAM DO GOVERNO DO FUJÃO BURROSO E DO PAPEL DO PORTAS NESSE GOVERNO E NA MUDANÇA PARA O SANTANA QUE ABRIU AS PORTAS AO SÓCRETINO E À MAIORIA ABSOLUTA DO PS?SER OBRIGADO A FAZER UMA COLIGAÇÃO COM O PORTAS É O MESMO QUE SER OBRIGADO A IR PARA A CAMA COM UMA CASCAVEL.VAMOS LÁ VOTAR NO PASSOS QUE SE TEM REVELADO UM HOMEM CIVILIZADO,HONESTO E DIALOGANTE E DEIXAREM-SE DE TER ILUSÕES COM UM POLÍTICÃO REVELHO E TORTUOSO COMO O PORTAS.PORTAS NÃO DÁ QUALQUER GARANTIA DE NÃO FAZER UM ACORDO COM O SÓCRETINO E O PS NO PÓS-ELEITORAL.EM TROCA DE SER PRIMEIRO MINISTRO POR EXEMPLO.O P. DOS 10%.

Fernando Barros disse...

Este debate foi confrangedor.
Das três uma:
1) Passos Coelho não quer ganhar as eleições;
2) Passos Coelho quer ganhar as eleições mas está mal assessorado;
3) Passos Coelho não tem capacidade para ganhar as eleições.
Colocarei um poste sobre esta matéria na Via Justa.

Anónimo disse...

E dos outros Partidos ninguém fala?
Que democracia é esta?
Ninguém aqui é nacionalista?
Então vão ter o que merecem!
Por essa Europa fora o Povo, muito mais esclarecido que cá, vai dizendo em sucessivas eleições, que quer partidos nacionalistas, porque só eles é que têm demonstrado independência dos interesses estranhos dos que se arrogam senhores do mundo que por cá comandam os socialistas e os sociais democratas .