terça-feira, 10 de maio de 2011

Casório PS-CDS?



Abrimos aqui um contador que regista o tempo que falta para o Dr. Paulo Portas declarar, de forma inequívoca, como fez o PSD (em 7-5-2011) e o Bloco de Esquerda (relativamente ao PS de Sócrates, em 7-5-2011), que o CDS não participará num Governo com o Partido Socialista após as eleições de 5 de Junho de 2011. O contador será eliminado quando essa declaração oficial do presidente do CDS acontecer. Até lá, cada eleitor desconfiará que um voto no CDS é um voto numa coligação PS-CDS.

Coloco este contador porque o presidente do CDS-PP, Dr. Paulo Portas, não foi claro no debate com José Sócrates, em  9-5-2011, na TVI, quando questionado por Judite de Sousa, logo na primeira pergunta. Depois de largo rodeio, disse o Dr. Paulo Portas (5:45-6:10 do debate):
«Não me parece, a mim, que se devam colocar os 78 mil milhões de euros que a ajuda externa dá a Portugal para sairmos de uma situação em que não tínhamos dinheiro para fazer pagamentos daqui a umas semanas nas mãos daquele que eu considero que é político responsável pelo estado onde chegámos.»
A moderadora Judite de Sousa repetiu na pergunta, no final do debate (43:51-45:32 do debate), relativamente à eventualidade de não resultar das eleições de Junho de 2011 uma maioria PSD-CDS, e Paulo Portas deu a mesma resposta vaga, não esclarecendo se participará ou não num  Governo com José Sócrates ou com o PS:
«(...) eu não entendo que se devam colocar 78 mil milhões de euros, que são a última oportunidade que nós temos para pôr o Estado em dia, as contas em dia, e para permitir o crescimento económico e  evitar a fractura social e evitar o desemprego, que se deva colocar a gerir esse dinheiro quem soube... quem apenas soube gastar mais, desperdiçar mais, endividar mais, ou seja, o candidato José Sócrates.»
Judite de Sousa insistiu e questionou Portas se este admitia um acordo parlamentar com o Partido Socialista. Mas Portas desviou-se do assunto. Não pode. O povo, que tem direito a saber com aquilo que conta, aguarda uma posição clara do CDS sobre se participará, ou não, num Governo com José Sócrates ou o Partido Socialista.

10 comentários:

floribundus disse...

portas queijo limiano
é capaz de tudo

com zé sapatilhas
estão bem um para o outro

Anónimo disse...

O PSD, desde a saída do Barroso, enfrenta dois problemas (entre muitos mais):
1- A vitória eleitoral do PS, logo após as maningâcias do Sampaio - colocar PSLopes em "primeiro" ministro - com maioria absoluta, foi, se bem se recordam, uma "vingança" do eleitorado PSDista em relação ao abandono do barco por parte de Durão Barroso...(E, por mais que Barroso, agora em gáveas de grande arrogância, fale em francês, inglês, chinês , ou árabe, nunca deixará de carregar, às costas, esse "afundamento".
Por essas razões, ainda hoje, muitos dos eleitores do PSD se passaram para outros campos...e, ao que parece, jamais dali sairão.Outros, nem sequer vão às urnas; acrescente-se-lhe, agora, a morte, por razões naturais, de muitas centenas de milhar de idosos que eram, objectivamente, manipulados no seu voto!...

2 -Ao longo destes últimos 15 anos, o grande esforço da máquina do PSD esgotou-se, irremediavelmente, na esfera autárquica.
E, por esse motivo, por todo o país, o PSD se fraccionou.
E entrou em cisão interna porque os "blocos" que se degladiaram, e degladiam, para chegar ao topo de simples executivos municipais, atingiram níveis de impossível retorno, sendo , até, cada vez mais evidente, que, como "independentes", cada dia que passa mais se colam e suportam câmaras PS e entraram, conscientemente ou não, na esfera eleitoral do PS.
E, nas últimas legislativa, nem sequer campanha eleitoral fizeram.
É, também por isto, que o PSD "não descola" nas sondagens.
E todos os outros partidos sabem , também, disto.
E vão aproveitá-lo até ao máximo.
" A vingança serve-se fria"

Mani Pulite disse...

PORTAS CHEIRA MUITO A QUEIJO LIMIANO.EM QUARTOS DE HOTEL DIZ QUE SIM,QUE TALVEZ,A SÓCRATES E AO PS.E NOS DEBATES DIZ QUE NÃO A SÓCRATES MAS QUE TALVEZ SIM OU NÃO AO PS SEMPRE VAGO E IMPRECISO PARA NÃO AFUGENTAR OS MUITOS QUE QUEREM VOTAR CONTRA SÓCRATES E O PS.TUDO CLARINHO DR. PORTAS.É A NOSSA EXIGÊNCIA DE QUEM QUER PÔR UM TERMO DEFINITIVO AO REINADO DE SÓCRATES E DO PS.ORA REPITA LÁ COMIGO:NUNCA POR QUALQUER FORMA SEJAM QUAIS FOREM AS CIRCUNSTÂNCIAS FAREI UMA QUALQUER COLIGAÇÃO,PACTO OU ACORDO PARLAMENTAR OU EXTRA PARLAMENTAR COM SÓCRATES E O PS.NUNCA MAIS COMO QUEIJO LIMIANO TAMBÉM.

Anónimo disse...

Portas foi claro, não fará governo com o "Engenheiro".

Não foi claro, foi se fará governo com o PS. É aí que se colocará, Costa, o homem que está à espreita, e que assegura a continuidade da liderança da Maçonaria.

A Maçonaria não quer ser apeada do poder, e não vai deixar cair o PS. Assim como, Policarpo, R. Carneiro e o Gang Católico, sonha com um novo governo PS-CDS, que lhes faz lembrar as estrelas Soares-Freitas.

Portugal está condenado a receber um novo Salazar, mais ano, menos ano. O Regime não tem remédio. Cavaco vai ser o coveiro da III República.

Nós seremos o capacho. A não ser que queiramos sair do sofá.

Quanto a Barroso, de facto, a História e o eleitorado do PSD jamais lhe vai perdoar a prateleira dourada de Bruxelas.

A Mim Me Parece disse...

A mim parece-me que Paulo Portas, na respostas que deu a Judite de Sousa, foi muito claro: disse e repetiu que "não achava que se deveria colocar a gerir estes novos 78 mil milhões de Euros o responsável pelo estado de endividamento a que chegámos, ou seja, José Sócrates". Deixa em aberto pelo menos uma hipótese de entendimento do CDS com o PS que é a de, por Passos Coelho e Sócrates se recusarem mutuamente a integrar um governo liderado pelo outro, vir ele próprio, Paulo Portas, a ser convidado para PM. Além da hipótese, pouco provável, do PS, ganhando as eleições apresentar outro candidato a PM que não José Sócrates.

Luís Bonifácio disse...

Até com o diabo o portas se coligaria para alcançar o poder

Anónimo disse...

Estas "explicações" para a baixa adesão ao PSD são todas rebuscadas,lógicas,mas não verdadeiras.
O PSD,após as figuras de Sá Carneiro e Cavaco Silva,nunca encontrou um personagem carismático e convincente.
Durão Barroso não arrasta culpas nenhumas pelo actual insucesso do partido.Ahaha!
Também ele,só ganhou umas eleições porque o candidato socialista estava a braços com o seu envolvimento no escândalo de pedofilia da Casa Pia de Lisboa.E foi tangencial,teve que meter o Portas a bordo.
O eleitorado português está formatado no mito de esquerda.
Esquerda essa boazinha para os pobres,que vai do comunismo que matou e torturou milhões antes de declarar falência,do PC e BE até ao PS,que tem o palmarés de levar o país à ruína e à miséria em meia dúzia de anos e que na verdade é tão social democrata quanto o PSD.
Sobre o PSD e CDS recai o anátema de direita.
Observe-se como os dirigentes socialistas jogam com esse equívoco na cabeça dos simples,afirmando que o PSD quer acabar com o Estado Social,como se o PSD não tivesse já sido governo e alguma vez o tivesse dito ou tentado.
Os comunistas agitam também esse papão,conotando o PSD e CDS com o fascismo.
As excepções à regra foram portanto dois líderes que furaram o bloqueio.
E suspeito que não será Passos que conseguirá derrubar a muralha de aço,a menos que por tempo determinado.
Até que apareça um dirigente frontal,carismático,que fale verdade e não se mostre envergonhado da social democracia,a paisagem não mudará.
Se há momento histórico em que os partidos da oposição poderiam esmagar o PS,é agora.
Se dispondo de argumentos para tudo,até para chamar aldrabão contumaz ao Sócrates,trazer à ribalta todos os escândalos em que está envolvido,desde falsificação,sonegação,desvios de dinheiro,gestão danosa,etc,ninguém o confronta publicamente,é porque esse homem ainda não chegou.
O resto é argumentação falaciosa.

Anónimo disse...

"Quanto a Barroso, de facto, a História e o eleitorado do PSD jamais lhe vai perdoar a prateleira dourada de Bruxelas."

Parece que o eleitorado perdoou a gestão ruinosa de Guterres e os escândalos do sr Sócrates.
Só não perdoa a Barroso...por amor de Deus,tenham dó!

António Balbino Caldeira disse...

A Mim Me Parece

Viva! A sua interpretação é válida. É essa a conclusão possível. Portanto, Portas tem de confirmar se assim é ou se não participará num Governo com o PS.

Anónimo disse...

"Parece que o eleitorado perdoou a gestão ruinosa de Guterres e os escândalos do sr Sócrates.
Só não perdoa a Barroso...por amor de Deus,tenham dó!"


Portugal até no Estado Novo era Socialista.

Quem é que manteve o congelamento das rendas por dezenas de anos? Salazar e o Pós-25 de Abril.

Barroso é muito ambicioso. Pessoas com esse perfil, raramente têm sucesso em Portugal.

Aliás, Portugal intgrar-se-á numa nova plataforma na próxima década, ou na Ibéria ou numa plataforma Lusófona-Brasileira.

Portugal está em morte lenta. E nós .....eles só querem mais Estado.

6 milhões de portugueses vivem do Estado, quer como funcionários, pensionistas, rendimento mínimo, subsídios vários...