terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Pré-adultos e meninões

Enquanto dura o impasse, o dinheiro e a cada vez mais escassa paciência alemã, cito um artigo sobre o novo segmento de mercado dos pré-adultos (masculinos), as causas e as consequências, no Wall Street Journal, de 19-2-2011: «Where have the good men gone», de Kay S. Hymowitz (com base no livro «Manning Up: How the Rise of Women Has Turned Men Into Boys» da mesma autora). Desconte-se a perspectiva feminista, que sub-valoriza o fenómeno que também existe no segmento feminino, mas reflicta-se sobre o assunto. O segmento dos pré-adultos não é exactamente o mesmo dos meninõesbamboccioni»), mas intersectam-se.

À medida que os tempos correm contra a nossa esperança, e se apaga o desígnio nacional na moleza das elites instaladas, mais me lembro de Arnold Toynbee. A falta de desafio provoca a decadência dos indivíduos e das sociedades (tal como o seu excesso). Mas ainda estamos na era em que cama, mesa e roupa lavada, são um perigoso desincentivo ao trabalho e à autonomia.


* Imagem picada daqui.


Actualização: este poste foi actualizado e emendado às 17:18 de 22-2-2011.

15 comentários:

Isabel disse...

Não é fácil a homens ou mulheres assumir o papel de adulto. As sociedades tendem a estereotipá-lo de tal forma que nos limitamos , frequentemente, a representá-lo como um papel distribuído por um qualquer dramaturgo. Robert Bolt queixava-se de que " we describe ourselves to ourselves as seen from the outside".Também Fernando Pessoa /Álvaro de Campos, em "Dactilografia",afirma que todos temos "duas vidas", optando ele pela da infância "quando somos verdadeiros aos nossos sonhos".Julgo que o que é brilhantemente focado no artigo de Hymovitz é justamente a recusa de assumir um estereótipo que não cola na pele do homem nem da mulher. E a dificuldade de construir uma identidade adulta num mundo em que tudo ou quase tudo já foi posto em causa.Parece-me que a minha geração, que revi recentemente em versão"larger than life" no filme "The Big Chill" ( em Portugal, "Os Amigos de Alex" ),é largamente responsável, para o bem e para o mal, por todas as crises de crescimento das gerações posteriores. Colocámos tudo em causa, sonhámos como loucos, casámos cedo e divorciámo-nos cedo também, deitámos fora o bebé com a água da banheira. Não é de espantar que os nossos filhos e netos tendam a olhar a vida adulta em geral e o casamento em particular, com desconfiança. É pena...a intenção era boa, mas utópica.

fb disse...

A primeira qualidade do caminho espiritual é a coragem. O mundo parece ameaçador e perigoso para os cobardes. Estes procuram a segurança mentirosa de uma vida sem grandes desafio e armam-se até aos dentes para defender aquilo que julgam possuir. Os cobardes acabam construindo as grades da própria prisão.
(Ghandi)

Anónimo disse...

Santana tem razão, Sócrates está no fim, mas é difícil confiar em Passos Coelho, um lider que nos momentos difíceis está pronto a abrir excepções nos salários de magistrados e dos salários milionários e desfazados (presidente do banco portugal ganha 3 vezes mais que o seu homólogo americano...)dos gestores públicos, que nunca defende quem trabalha...sim, queremos mudança mas temos medo de Passos Coelho, pois este já mostrou quem são os seus lobbies.

Anónimo disse...

Corte dos salários TAP com retroactivos a Janeiro se fazem favor!

Anónimo disse...

Com esta conjuntura de corte de salários, também não se percebe porque em 2010, a lei obrigou as Câmaras Municipais a terem mais e mais chefias, se havia de 1º e 2º grau, agora há de 1º, 2º, 3º e 4º...isto faz algum sentido????????com tantos chefes e assessores, mandam em quem? a não ser que a pirâmide se inverta, mais assessores e chefias oficiais a mandarem num funcionário...desgraçado deste último.

Anónimo disse...

E as baixas médicas psiquiatricas por cheliques por tudo e por nada, quando é que os médicos e juntas médicas são responsabilizados? quando é que acabam de vez os atestados comprados em clinicas privadas? é que conheço colegas que em 2010 têm feito a sua vidinha cá fora com baixas de um ano, enquanto eu me matei a trabalhar a dobrar, pelo trabalho que estes não fizeram...

Anónimo disse...

Passos Coelho não tem tido pressa para ir ao pote, porque, convêm -lhe que Sócrates faça o trabalhinho sujo até ao fim, até espremer os portugueses até à medula.
Acordos com o Governo, moções que ameaça mas não quer, moções em que se abstem, PASSOS COELHO tá a permitir todo este caos, ele que continue assim, que começa a ser TARDE3 DEMAISSSSSSSSSS.

Anónimo disse...

Incluo-me no grupo dos que vêm em Passos,uma pessoa inadequada.
Mas votaram Sócrates duas vezes e vêm agora acusar Passos de quê?
Ele limita-se a permitir que este maravilhoso eleitorado que nos ofereceu Guterres em dosa dupla e Sócrates na mesma medida,tenha o que escolheu.
Sócrates não desiste,apesar de saber que é um incapaz,um políticopata.
Mas os eleitores socialistas também não desistem,a menos que os danos que causaram às famílias de terceiros,lhes cheguem a casa também.
Escolheram Sócrates,parabéns.Embebedem-se dele!
Nisso,o Passos está bem.

Anónimo disse...

fora de topico mas vale a pena ver ..

http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1649224-17665,00-CIENTISTAS+DESCOBREM+NOVAS+FORMAS+DO+CARBONO+QUE+PROMETEM+REVOLUCAO.html

Caboclo

Anónimo disse...

GAME OVER!!! Para Sócrates e Teixeira dos Santos

A Mim Me Parece disse...

Caro Anónimo precedente (21:27):

A mim parece-me que Vossemecê é que está cheio de "sede" para malhar num PM do PSD, seja ele celho/rangel/rio/leite/lopes/ou qualquer outro, desde que venha tirar da roda dos tormentos o seu amado socratino! Será que este anónimo é algum infante da sua câmara?

Anónimo disse...

Quando era pequeno, disseram-me que já viveu por aqui um povo, que veio para a rua eleger um rei, chamado D. João I. Anos mais tarde foram ao Terreiro do Paço resolver um problema, com um tal Miguel de Vasconcelos e mais tarde ainda também vieram para a rua para acabar com a Monarquia. Numa época mais recente dizem que fizeram o mesmo para acabar com uma ditadura. Disseram-me que esse povo eram os Portugueses. Quem me dera que eles existissem.

Anónimo disse...

Meninões e mamões:

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=14&id_news=495946

Novo director de informação da TVI é José Alberto Carvalho


José Alberto Carvalho vai substituir Júlio Magalhães na direcção de informação da TVI, segundo apurou o Sol.
Depois de um primeiro pedido para sair feito em Dezembro, Júlio Magalhães abandonou a direcção de informação da TVI, para regressar ao Porto, onde vive. «Pediram-me para aguentar até às eleições [presidenciais] e foi o que fiz», explicou ao semanário.

Anónimo disse...

Meninões e trapalhões:

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=495978

Presidente da CNE recusa «censura» à actuação da comissão


O presidente da Comissão Nacional de Eleições afirmou hoje que aquela comissão não tinha competências para contestar junto do Tribunal Constitucional o mapa oficial de resultados das presidenciais e rejeitou qualquer censura à actuação da comissão.
O juiz conselheiro Fernando Costa Soares argumentou que, segundo a lei, os dados enviados pela assembleia de apuramento geral, constituída no TC, são considerados «verdadeiros» e não podem ser legalmente contestados pela CNE.

O presidente da CNE falava na comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, após questionado pelos deputados sobre a razão pela qual, tendo detectado erros no mapa enviado pelo TC, não comunicou o facto à assembleia de apuramento geral.

«Nós entendemos que era a assembleia de apuramento geral que tinha esse dever [de promover as correcções] e tanto assim que acabou por ter. Não sei se foi uma promoção, passe o termo, dos deputados, que levou a que tomasse essa atitude, o que é certo é que ela tomou-a», referiu.

Anónimo disse...

E os salários absurdos da RTP, não são cortados?