sexta-feira, 10 de abril de 2020

Meu Deus, meu Deus, porque nos abandonaste?



Nos momentos de morte, de moribundo e perda, no coração dos aflitos ecoa a interrogação humana de Cristo a Deus Pai: «Meu Deus, Meu Deus, porque me abandonaste?»

Também nós sentimo-nos desvalidos nesta pandemia do Covid-19, a primeira que o mundo acompanha online, que contagiou até agora 1.696.105 pessoas, ceifou 102.593 vidas e deixou sequelas pulmonares em quem sofreu a pneumonia associada. Os números não são relativizados face a outras doenças pelas famílias atingidas. Carregam os mortos e a pena.

O sofrimento da morte provoca a incredulidade: porquê eu? Retrancadas as portas depois da negligência dos sistemas de saúde, apontados os (ir)responsáveis, ouvidas as lições, voltamos ao caminho da vida. Na encruzilhada defronte, podemos seguir a flauta das teorias da conspiração ou o chamamento da fé. Refletimos de novo sobre a nossa condição. Afinal, não éramos deuses, por mais transcendentes que parecessem os milagres tecnológicos... Apenas homens. Mas não estamos sós: o nosso auxílio vem do Senhor!

4 comentários:

osátiro disse...

Boa noite Prof A B Caldeira
Pelo que tenho lido (ainda agora no Observador) o virus pode deixar sequelas graves também no coração e no cérebro.

Creio que a comunidade internacional deveria exigir responsabilidades ao governo chinês (parece uma ilusão..) porque enganou o mundo propositadamente, com o apoio da OMS.
Só assim se compreende que os primeiros médicos a detetar um vírus estranho em Wuhan tenham sido presos.
Trump já ameaçou e bem cortar a participação financeira dos EUA à OMS.
afinal, itália, espanha, EUA, França etc todos os que foram na conversa da OMS estão com problemas graves.
Taiwan, que não faz parte da OMS, resolvou o problema rapidamente e com poucas fatalidades sem "conselhos" da OMS.
E no início bem se queixaram....até descobrirem (imagino eu) que a China comunista andava a enganar o mundo, através da OMS...

Anónimo disse...

O assento chinês (país fundador da ONU) foi ocupado pela República da China até ao dia 25 de outubro de 1971, data da resolução 2758 da Assembleia Geral das Nações Unidas, que substitui Taiwan pela República Popular da China em todas as instâncias da ONU, inclusive no Conselho de Segurança.
Na década de 1950, os chineses da República da China que perderam o poder para Mao (fundador da República Popular da China), fugiram para a ilha. O poder comunista em vigor na China continental tem impedido o reconhecimento de Taiwan.
Foi Taiwan que fez e divulgou alguns estudos inicias acerca do SARS-CoV-2.
Taiwan claro que não é reconhecido pela OMS.
C'est la vie...
ao

name disse...

Também não tenho ideia de quem é quem vai ganhar milhões de milhões com a "pandemia",
Até hoje, oficialmente, 504 mortes e 16.585 casos. Divida-se estes pela população (uns 10 milhões), multiplique-se por 100 e dá 0.17%. Pandemia à moda da SIC.

Dados oficias de Portugal: na última meia-dúzia de anos, morreram de Gripe entre 3.500 a 5.000 pessoas. E não nos confinaram em casa, nem usar máscara, nem lavar e desinfectar tudo.

Que há uma epidemia, há. Mas não é da grandeza com que nos querem assustar.
Agora conta-se qualquer morte: seja morte COM SARS-CoV-2, seja morte POR SARS-CoV-2. Anda-se a aldrabar...

Vede https://impertinencias.blogspot.com/2020/04/de-volta-ao-covid-19-colocando-ameaca_12.html com um bom mapa das pandemias.

Abraço

Anónimo disse...

Meu Deus, meu Deus, porque nos abandonaste?

Não deve ser levado à letra. È o início do salmo 21 (22). E há quem pense que o agónico Jesus não teve forças para continuar. Ide ler o salmo.