terça-feira, 15 de dezembro de 2015

A «selvajaria» da «entrevista» de Sócrates à TVI

«Essa ideia de que cooperar com a justiça é dizer à justiça tudo o que a justiça quer saber é uma ideia errada».

José Sócrates em entrevista a José Alberto Carvalho,
no Jornal da Noite, da TVI, em 14-12-2015

A entrevista (vamos fazer de conta que foi uma entrevista...) de cerca de uma hora deteve-se nos aspetos formais da prisão e da alegada violação do segredo de justiça. E na vitimização (horror, selvajaria, violência...). Aproveitou ainda para o insulto contra o procurador Rosário Teixeira, o juiz Carlos Alexandre, e os inspetores, justificando a sua indiciação e prisão não nos factos que terá praticado, mas no presumido «cinismo» e «ódio pessoal», à mistura com graves e falsas acusações de ilegalidades que estes promotores da justiça teriam praticado. Recebido à porta dos estúdios, pelo seu fiel Sérgio Figueiredo, (o do «gosto de Sócrates») e uma escolta, como se de um rei se tratasse, à maneira pomposa do tempo em que era primeiro-ministro.

Mentiras, mentiras, mentiras! Salvo reconhecer que o PS perdeu as eleições... E que está zangado com Costa.

E um entrevistador submisso e collaborador. Nada de questõpes ou referências a dinheiro: o montante brutal que alegadamente gastou e ordenava, em código, depois de passar um circuito por offshores e barrigas de aluguer, que lhe fosse regularmente entregado, em espécie (!),  em espécie da conta formalmente em nome de Carlos Santos Silva, o seu amigo falido uomo di paglia, da Covilhã. Hoje passará a segunda parte.

O mais interessante da entrevista foram as frases selecionadas (com a supervisão de Sérgio Figueiredo na régie?) que passavam no rodapé e denotavam, sem dúvida a intenção do que Ferro Rodrigues no processo Casa Pia chamava a «canelada». O objetivo é evidente: Sócrates nem sequer admite ser acusado: quer que o processo seja arquivado sem acusação! Sócrates exige ao governo do PS que afaste imediatamente os procuradores Rosário Teixeira e Amadeu Guerra (coordenador do DCIAP), e a procuradora-geral Joana Marques Vidal, além do juiz Carlos Alexandre.


 Limitação de responsabilidade (disclaimer): José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa, indiciado, em 24-11-2014, pelos crimes de corrupção ativa por titular de cargo político, de corrupção ativa, de corrupção passiva para acto ilícito, de corrupção passiva para acto lícito, de branqueamento de capitais; fraude fiscal qualificada e de fraude fiscal (SIC, 26-11-2014), goza do direito constitucional à presunção de inocência até ao trânsito em julgado de eventual sentença condenatória.

36 comentários:

Anónimo disse...

pobre país o meu...

Anónimo disse...

Prof. Balbino e Cia reconheçam que ficaram contentes, aliviados.
Há tanto tempo a falar do homem e ele agora apareceu numa TV e a cores.

Anónimo disse...

to read!
http://expresso.sapo.pt/economia/2015-12-15-Texto-inedito.-As-Financas-Publicas-segundo-Silva-Lopes

Anónimo disse...

A TVI, não vejo, só tem telelixo, mas este é mais que lixo, é imundície.

Não vi nem tenciono ver, pois só de olhar o excremento me dá vómitos.

E tais profissionais de informação não são mais do que jornalixeiros.

Pobre país este...

Anónimo disse...

Caro anónimo das 15 de dezembro de 2015 às 11:55.

Se me permite não se deve comentar uma "entrevista" que não se viu.
Tem uma prosa muito azeda, anime-se, estamos no Natal.

Anónimo disse...

Caro anónimo das 12:51
Para quê ver um entrevista de onde à partida se sabe que as mentiras e a intoxicação são o mais comum vindo de quem vêm?

Olhe, o Natal é tempo de reflexão !

João Martins disse...

Este que não entrava em minha casa quando era governante, não é agora que vai começar a entar.

Anónimo disse...

O Dr ABC sem ouvir a segunda parte, foi a TVI que entendeu assim, já ditou o seu arrazoado. O Sócrates não falou do amigo, do dinheiro de nada importante. Apenas disse que o grupo Lena não foi beneficiado nos concursos durante a vigência do seu Governo (coisa de somenos), que ele, o Sócrates, não teve nada a ver com a decisão desses concursos e que a investigação não tratou de saber quem assinou os contratos, quem os elaborou, etc. Vamos hoje ficar a saber mais, mas de certeza que o Dr ABC vai sempre dizer que ficou muito por dizer só porque o Sócrates não vai falar daquilo que o Dr ABC quer, isto é dizer que é corrupto, que a investigação e a prisão preventiva, etc, foram um mimo de bons procedimentos.
Siga para bingo!...

Anónimo disse...

Anónimo das 15 de dezembro de 2015 às 15:56

Deixe lá, sabe que os académicos do "ensino superior" tem muito tempo livre para se dedicar a teorias.
Quanto maior a categoria mais tem minions (assistentes/estágiários, etc) para lhe fazer o trabalho chato.

Anónimo disse...

"Sócrates exige ao governo do PS que afaste imediatamente os procuradores Rosário Teixeira e Amadeu Guerra (coordenador do DCIAP), e a procuradora-geral Joana Marques Vidal, além do juiz Carlos Alexandre."
E o cuzinho lavado com água de COLÓNIA!
Para cheirar bem ao próximo.

Anónimo disse...

Telelixo. As coisas que um jornaleiro tem de fazer para manter o tacho. A mesma entrevista, mesmo dia e mesma hora, mas com outro jornalista na CMTV tinha rebentado com a escala de audiências. Eu via.

Anónimo disse...

O gajo mete nojo.

Anónimo disse...

Não foi este jornaleiro que entrevistou o injinheireiro, ao tempo de serviço à rtp, quando a licenciatura manhosa do dito cujo estava a ferro e fogo!?

Um verdadeiro serventuário, melhor só o Araújo!....

Anónimo disse...

Ahahaha!
Aquilo foi uma comédia à boa maneira socialista em que os criminosos têm todo o tempo de antena que querem e ainda o privilégio de mandar a lista das perguntas ao bivalve que as vai formular.
Esta Alberto Carvalho é um invertebrado que se prostitui pelo ordenado e pelos prémios. O frete de ler perguntas que não são de sua autoria, demonstra que não é jornalista.
Mas, este espetáculo hilariante causa espanto nalgumas pessoas, porque ao fim de mais de 40 anos ainda não perceberam o que é a comunicação social portuguesa. Ainda não realizaram que é uma orquestra afinada à esquerda.
A imprensa não ajuda o PS. A imprensa é propriedade do PS!
Parece que o octópode ou Octapharma passou umas notas para a Fundação do velho mafioso.
Seria interessante seguir o percurso do dinheiro dessa central de lavagem. Com tempo, o Carlos Alexandre vai lá.
Por isso o velho traficante de diamantes andava num corrupio a visitar o crápula do Sócrates e lançou o conhecido: "Ele que se cuide!" para o honrado juiz.

Anónimo disse...

O Presidente da Assembleia da Republica que outrora disse que se estava cagando para a justiça, irá dar ordens á justiça para safar o velho amigo e camarada Socrates

Anónimo disse...

Tanto fígado azedo....
Ena, não rebentem por aí...
Vamos ver: FACTOS
Quais os factos que suportam a acusação?
Ah...desculpem.
Não há ainda acusação...
Mas então, há factos????
Ao menos podem dizer: aqui, ali, naquele sítio, naquele concurso, neste ou no outro negócio, você José Sócrates, recebeu dinheiro para influenciar, preferir, desviar este ou aquele negócio.
Há?
Não há! Ponto.
E já agora, na grande maioria dos concursos, os preteridos avançam com contestações, e seria fácil, muito fácil levantar as contradições em tempo útil.
E como ficou provado ontem, não houve no contexto do processo Marquês um ÚNICO ESTUDO ou INVESTIGAÇÃO às obras públicas do tempo de Sócrates
Este caso, é um não-caso daquilo que não é mas sim um caso de estudo para aquilo que a justiça nunca deve ser.
E para maus fígados, que aplaudem o ataque mas detestam a defesa, há boas mesinhas. Olhem, chazinhos de rosmaninho

Anónimo disse...

"A imprensa não ajuda o PS. A imprensa é propriedade do PS!"

Eu diria antes que a imprensa é conivente com este polvo mafioso, para dar tempo de antena a um escroque que não conhece a palavra vergonha nem a palavra verdade.

Já viram o António José Seguro depois de ter sido destituído pelo Costa ter protagonismos destes? Ao menos mostra que tem carácter

Anónimo disse...

Anónimo das 16 de dezembro de 2015 às 08:44

De vez em quando aparece a corrente dos comentários tóxicos, que parecem fazer parte do polvo mafioso...

S.T. disse...

" curso de sócrates declarado nulo . Ministério Público considera atribuição da licenciatura ilegal . Despacho de Mariano Gago mantém título de engenheiro "

Anónimo disse...

O 44 ainda não decidiu que candidato a PR apoiará. Ao mesmo tempo refere que é absolutamente necessário derrotar o candidato da direita. Palpita-me que o descarado se vai candidatar. Ou seja, estará por dias a declaração do apoio de Costa a Maria de Belém. Será assim?

S.T. disse...

( Notícia impossível sem o inestimável contributo do Professor António Balbino Caldeira - excelente trabalho jornalístico , num país onde o jornalismo está a soldo de quem o pode pagar . O meu muito obrigado por tão alto acto de cidadania e de coragem . Para ele , os meus votos de um bom Natal . )

Anónimo disse...

Deixei de comprar jornais, deixei de ver televisão portuguesa e muito menos TVI. Não gasto o meu precioso tempo com uma nojenta e vendida comunicação social.

Anónimo disse...

Há corrupção? A justiça, de forma clara, que diga aonde existiu.
Já passaram muitos meses e nada de concreto apareceu.
Enquanto não apresentarem os factos irrefutáveis da corrupção tudo o resto é posto em causa.
Porém, os que julgam os outros através de notícias de jornais e de frases soltas e desenquadradas do seu contexto ou que tenham um ódio visceral ao arguido qualquer coisinha serve para incriminar. A verdadeira justiça não é essa.
Vamos aguardar mesmo que o tempo de espera seja prolongado e esquisito.

Anónimo disse...

anónimo de 16 de dezembro de 2015 às 15:16:

Acredita no Pai Natal?

parece que há uns palhaços que se vestem assim, mas quem põe os presentes no sapatinho são os pais...

infelizmente, neste caso somos todos nós, os contribuintes

Prova Indirecta disse...


Para o escandalizado das 15:16 ler e atentar à signatária , à data e também à circunstância de o texto preceder um consulado de quase OITO ANOS de desgoverno socialista :

http://www.pgdlisboa.pt/textos/tex_mostra_doc.php?nid=10&doc=files/tex_0010.html

«Ai aguenta , aguent»a disse...

Ainda em relação à prisão preventiva o Relatório alerta para o que considera ser o tempo excessivo da respectiva duração, considerando que, apesar da constância do número de arguidos na última década, se verificou, no mesmo período, um aumento da duração média da prisão preventiva.

«Comparando números, o Relatório realça que, em 1992, 54,2% dos preventivos não tinha estado preso mais de 6 meses e que apenas 2,7 dos presos preventivos tinha sofrido a medida durante mais de 18 meses. Em contrapartida, em 2001 - o último ano em que existiam dados estatísticos disponíveis -, a duração média da prisão preventiva era de 8 meses, sendo que cerca de 20% dos presos tinham passado mais de um ano em prisão preventiva. Realçando-se, embora que cerca de 94% dos arguidos presos foram a final, condenados, chama-se a atenção para a necessidade de redução do tempo médio de duração da prisão preventiva e para a necessidade de recurso a medidas alternativas. »

Francisca Van Dunen , P.G.A. , Fevereiro de 2004

«Independente» disse...


Ainda ninguém foi actualizar a página da wikipedia do 44 , onde o «ingenheiro» ainda consta como «licenciado» .
Se estão à espera da sentença e do trânsito em julgado para lhe completar o cadastro ...

La Piovra disse...

Os Spin do 44 andam por aqui muito ativos. Ehehe!Dizem que não há provas, os trafulhas. Se não há, porque colocaram uma mordaça no CM? Do que têm medo que venha a público?
Porque tantos recursos do biltre corrupto foram negados pelos tribunais?
De onde vêm os milhões que o vigarista esbanja numa vida de opulência e um luxo escandaloso, para quem antes de assumir a chefia do governo, não tinha dinheiro para mandar cantar um cego?
Porque tanta mentira como a pseudo fortuna da mãe, que não passa de uma infeliz que lavava escadas para sobreviver?
A salvação do Sócrates, e vai safar-se, disso não tenho dúvidas, é que o Costa vai travar a Justiça para apagar os traços que levam ao financiamento ilegal do gang e ao sorvedoiro fundacional do Fundador.
O Sócrates não pode ser condenado aos 10 anos de cadeia que lhe competia. O gang não vai arriscar a que a Justiça fique com um "arrependido" entre mãos.

«Justiça Célere» disse...


Ahhh....assim está melhor , muito melhor :

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_S%C3%B3crates#Educa.C3.A7.C3.A3o

Anónimo disse...

Sócrates é um homem probo.
Quem disser o contrário terá que o provar.
Fico à espera.

Prova Indirecta disse...


Cova da Beira , Freeport , Montebranco , Marquês : para probo , não está nada mal....

Luís Bonifácio disse...

Aconselho a leitura do artigo de opinião de João Miguel Tavares, publicado hoje no público. (A aproveitar o facto de a bloquista Bárbara estar muito ocupada a elaboras as listas de fuzilados, digo saneados, desculpem, dispensados do público.)

Anónimo disse...

Enquanto este país for dominado por advogados dos grandes escritórios continuará CORRUPTO.

Sim, quem manda em Portugal são os GRANDES ESCRITÓRIOS DE ADVOGADOS. Nas organizações poderosas e secretas os reais chefes não dão a cara. OS VERDADEIROS CHEFES DE PORTUGAL SÃO HOMENS COMO PROENÇA DE CARVALHO.

No dia em que o Parlamento se vir livre dos advogados e em que o Estado contrate juristas independentes sem ligações ao avental e à Opus Dei, aos partidos e ao PSI 20, no dia em que o Estado passe a elaborar lei e pareceres com juristas seus, Portugal será um país muito mais limpo.

José Silva disse...

Está na altura de preparar a condecoração no 10 de Junho para este "herói" !... Quem vai tratar de escolher a "medalha" ?!...

S.T. disse...


Eu voto no Neto , desse não leva medalha nenhuma , seguramente.

Anónimo disse...

A TVI é uma TV a evitar. Parece totalmente controlada por uma dada facção política. Calaram o Medina Carreira e estão a dar palco a um tipo de mau passado que em vez de provar a origem dos milhões que tem esbanjado em luxo, na vida luxuosa, ataca os agentes da Justiça.