terça-feira, 25 de agosto de 2015

Sócrates depois da cadeia de Évora

Quando. A questão é quando. Não se.

José Sócrates parecia esperar a libertação, através do recurso pendente, e por isso recusou a anilha na perna em 8-6-2015. Arriscou e... perdeu. E teve de amargar mais três meses de cadeia. Agora, neste início de setembro, inventará um pretexto qualquer para aceitar a perneira. Está preso há nove meses e é muito duro aguentar o craving numa cela. Vai sair a tempo de atrapalhar, como pretende, a campanha eleitoral de António Costa, saqueando-lhe o palco.

Eu, que compreendo a manutenção da posição do Ministério Público, preferia - já que não é possível prolongar a detenção preventiva até à sentença... - que José Sócrates ficasse em prisão domiciliária, em vez do grilhão da perneira: as TV teriam oportunidades de diretos e de reportagens frequentes à porta da nova casa, como o seu «amigo» Ricardo Salgado, ilustrados com a polícia de guarda, a registar quem entra e quem sai. Julgo até que é mais seguro para prevenir uma escapada do que correr, depois do alarme, atrás de alguém que cortou o grilhão. E não se despreze o perigo de fuga, atendendo ao seu caráter e ao precedente da sua amiga Fatinha Felgueiras (na sequência do chamado processo do saco azul): eu creio que Sócrates jamais cumprirá a pena de prisão, se a tal vier a ser condenado e ainda poderá dar entrevistas à distância nos meios favorecidos, como a sua ex-sócia, a partir do Rio, ou como o ex-primeiro-ministro Bettino Craxi, de Hammamet.

Sócrates não vai desperdiçar a oportunidade de sair da cadeia. Além de, cá fora, estar à vontade para consumir o que lhe agrade, o epicurista Sócrates - que não lida com cabras mas vende cabritos -, confinado ainda na tórrida Évora a uma cela asfixiante, à dieta forçada e ao fato de treino, vai poder receber toda a fauna do seu costume, dos fiéis caninos aos répteis esquivos, dos teimosos burros aos disponíveis camelos.

Sócrates precisa da liberdade para comandar a sua legião, estabelecendo em casa um quartel-general com ligação a oficiais de inteligência e de operações e a jornalistas de bolso. A sua estratégia compreende o ataque violento ao poder judicial (procuradores e juízes) e o restabelecimento do seu domínio sobre o Partido Socialista. Para tanto usará um feixe de ações táticas interligadas sobre a magistratura e os adversários no PS. Porque quer resolver politicamente o processo judicial e porque precisa de obter a imunidade de facto para recuperar o poder político-económico.

O primeiro objetivo do ex-primeiro-ministro é dissolver os seus processos judiciais com o ácido mediático e despedaçar as resistências judiciais com o apredejamento técnico-político pelas maçonarias. Assim, irá dirigir, a partir do seu coito, uma campanha insidiosa contra o juiz Carlos Alexandre, a procuradora-geral Joana Marques Vidal e os procuradores e polícias do processo. E poderá candidatar-se à eleição presidencial de janeiro de 2015 para, como se de uma imunidade judicial se tratasse, se montar no argumento da legitimidade democrática (mesmo que tenha um resultado inferior a 20%...) para invalidar os processos.

O segundo objetivo de Sócrates é vingar-se do abandono de António Costa, seu ex-número dois e a quem ofereceu a vitória, através de dinheiro e de votos, nas primárias socialistas de setembro de 2014. Costa é a pedra broeira que está no meio do seu caminho, a impedir-lhe retomar o controlo do PS. Notem-se as manobras preparatórias: o ataque biológico através do enxame composto pelos vetores habituais Rui Paulo Figueiredo, José Lello e José Junqueiro, no Público, de 22-8-2015; e a intoxicação química na Câmara Corporativa, de 24-8-2015 (citando um artigo de opinião de Manuel Carvalho, também do Público, em 23-8-2015). Nada de novo debaixo do sol flamejante.

É. Quanto mais Sócrates aquece, menos força tem o PS...


Limitação de responsabilidade (disclaimer): José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa, arguido indiciado, em 24-11-2014, pelos crimes de corrupção ativa por titular de cargo político, de corrupção ativa, de corrupção passiva para acto ilícito, de corrupção passiva para acto lícito, de branqueamento de capitais, de fraude fiscal qualificada e de fraude fiscal (SIC, 26-11-2014) no âmbito da Operação Marquês, recluso detido preventivamente no Estabelecimento Prisional de Évora sob o n.º 44, goza do direito constitucional à presunção de inocência até ao trânsito em julgado de eventual sentença condenatória.

41 comentários:

Anónimo disse...

Vou guardar este post para mais tarde recordar.
É que esqueci-me de guardar as longas opiniões relativas ao Paulo Pedroso (processo Casa Pia) manifestadas pelo Dr ABC. Gostava de comparar o que disse então com o resultado final.

Anónimo disse...

Paulo Pedroso, esse ícone de mancha na nádega, do ISCTE, essa vetusta instituição da sociologia Reta!

Saudades, mesmo saudades, da Cancio, da Moreira, do Lello, da Edite, e sobretudo do querido Paulo Campos. Que bem vai cheirar no apartamento de Monsanto (!), quando todos se juntarem no cheirinho a pinheiro (!) Finalmente, todos juntos, todos a comemorar com rapé, a grande vitória do Duce tuga, El Sócrates.

«Prova...dos nove» disse...


Pois eu ainda continuo a achar que o coelho na cartola vai ser a sua candidatura à P.R. . Investido da candidatura , vai ser uma risota. Vamos esperar para ver quem tem razão.

Anónimo disse...

Então, Lídia, o canesten está a resultar?

Anónimo disse...

Semelhanças com o Duce Sócrates.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca___financas/detalhe/pqp_ricardo_salgado_tem_um_problema_nao_lida_maravilhosamente_com_a_verdade.html

"O dr. Ricardo Salgado tem um problema: não lida maravilhosamente com a verdade". A frase foi dita por Pedro Queiroz Pereira, empresário proprietário da Portucel e da Secil, que entrou em ruptura com o ex-presidente do BES em 2013, depois de anos em que as famílias de ambos foram aliadas.

«Prova Indirecta» disse...


É ela : a Lídia , a revista «Olhão» depois de aturada investigação , descobriu a rainha do Canesten : http://www.sol.pt/noticia/122723

Anónimo disse...

Este socialista foi condenado por desviar dinheiro da autarquia a que presidiu: https://www.facebook.com/jose.teixeira.1088893?fref=ts

Anónimo disse...

QUAL A OPINIÃO DO DR. ABC ACERCA DISTO?

"Começa a ser posto em prática ostensivamente o grande desígnio da direita desde há muito, que é a PRIVATIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO, substituindo a escola pública pelo financiamento público de escolas privadas.
Até agora, isso só poderia ocorrer em caso de falta de escolas públicas, portanto a titulo subsidiário. Mas esse requisito legal desapareceu com o atual Governo, passando a ser um decisão discricionária o número de escolas privadas a financiar com dinheiro dos contribuintes, à custa da escola pública, em flagrante contradição com o direito constitucional de todos à escola pública e com a obrigação constitucional do Estado de o assegurar".

Nota: Isto sim e um assunto importante e não essa treta de tentar adivinhar o que vai acontecer ao Sócrates, se vai sair ou continuar preso, se ou não candidatar-se a isto ou aquilo, etc.

Anónimo disse...

26 de agosto de 2015 às 11:16

Kamarada,

Criminoso, mesmo criminoso, foi a Parque Escolar fazer escolas como a Secundária Virgilio Ferreira ou D. Pedro V, em Lisboa. Luxo. Nem os suecos têm escolas com tanto luxo. Mas, no mesmo país, há escolas com amianto, cheias de grafitti, cheias de lixo, espalhadas pelo país. Mas, a Parque Escola foi seletiva.

A gente sabe, o Barroca, da Lena, tinha que possuir o mini-zoo na sua bela casa de Leiria, e o Sócrates tinha que comprar o apartamento nos Campos Elísios. Para isso, era preciso dar obras à Lena. A gente compreende-te Kamarada.

Anónimo disse...

Concordo inteiramente com o meu camarada socialista.
O facto de o PS ter assaltado os cofres públicos, abusando da boa fé de um eleitorado que lhes deu duas vitórias eleitorais, não tem importância assinalável. Como disse o João Soares, um PM só poderia ser detido se apanhado em flagrante e por crimes de sangue. A corrupção não é crime.
Tanto dinheiro dos contribuintes ali a olhar para nós...um homem não é de ferro!
Roubar pode ser pecado, mas não é crime.

Quanto ao governo fassista estar a optar por gastar as verbas referentes aos custos por aluno em modalidades diferentes, é lamentável. Qualquer dia o Mário Nogueira e o batalhão de comunistas que dominam o ministério da Educação perdem a força para sabotar o ensino em Portugal e o PCP deixa de poder levar os seus grupos doutrinadores às escolas à margem do Ministro da Educação.
Corremos o risco de o ensino servir para ensinar e não para funcionar como agência de emprego para professores e funcionários público. Intolerável. Claramente um ataque fassista deste governo de direita.
Espero que o nosso Caudillo saia rapidamente da prisão de Évora e retome a liderança do nosso partido. Vem aí mais um quadro de apoio de 25 mil milhões.
Saudações socialistas.

Anónimo disse...

O Carsten é família do Carlucci, o tal a quem o Soares arranjava "franguinhos"?

Anónimo disse...

Ó amigo dos focinhos ("foderem-te esse focinho todo, babuíno, foderem-te esse focinho todo..."), então os vossos métodos são os que dizem que havia no antigamente?? É essa a democracia do Péissi, foder os focinhos aos críticos dos seus mafiosos??

Boa, boa, escreva mais dessas, sff, a malta gosta de ler... é o Don Marionicas pedófilo dos tempos de Paris (e não só) que o manda, é? E paga-lhe alguma malinha de Macau por isso?

Anónimo disse...

Um dia destes um grupo de amigos foi passear ao Freeport. Dizem que se lembraram muito do sousda da Independente.

Anónimo disse...

Eu, que compreendo a manutenção da posição do Ministério Público, preferia - já que não é possível prolongar a detenção preventiva até à sentença...
Palavras do autor do texto acima.
Mas... Não falta a acusação? Pergunte à PGR Marques Vidal ela também está metida no caso de safar o 44, bipolar?
Mas alguém acredita que Sócrates alguma vez possa a vir ter poder na política? Tal como o 44 o senhor precisa de tratamento urgente psiquiátrico.
Já agora diga se tem simpatia pelos governos do centrão e se acredita que a troika cá entrou porque andámos a gastar acima das nossas possibilidades.
"Nós", somos muitos e a podridão do sistema sâo os partidos, PS, PSD, CDS, PCP e Bloco. Pois ainda muito vamos ter de pagar porque a troika entrou cá para apoiar o sistema financeiro e banca, depois do BPN o BES, o BPI com a exposição a Angola, o BANIF que não pagou o que deve, (não me lembro do Coelho da cartola falar nisso...), o BCP, o Montepio e a destruição da CGD.
O 44 é louco e não tem quadrilha, porque os ratos quando não há queijo comem-se uns aos outros e o Senhor Professor delira por ter sido perseguido, mas não somos todos?

Anónimo disse...

O sousa da Independente é um tipo muito popular, mais popular que o Vara.

Anónimo disse...

Infelizmente sokas só foi atacado por pulgas. Se saísse com sarna tinha matéria para se coçar e deixava o país em paz por uns tempos.

Anónimo disse...

E o Paulo Campos?

Anónimo disse...

Oh Lídia, faz-te falta o Canesten. Estás em ferida. Dói-te mesmo. Só assim se percebe essa de fingires que és uma iletrada na Internet. Não peças ajuda ao Galamba, que esse agora nem consegue fingir, tal anda que nem um doido pelo outro. Coitado. Refresca com Canesten.

Anónimo disse...

A Odebrecht, o grupo Lena do Brasil, também usou um Sócrates ( em brasileiro, Lula) para assegurar o fluxo de dinheiro público e deu o retorno ao trafulha.

http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2015/08/documentos-secretos-mostram-como-lula-intermediou-negocios-da-odebrecht-em-cuba.HTML

É assim que o socialismo age por esse mundo. Usa os pobrezinhos para chegar ao pote e depois deixa-os na kiséria, apontando o dedo acusador à direita, ao fascismo, ao nazismo, etc.
Por cá, já vai em 41 anos de trafulhice xuxa com 3 bancarrotas pelo meio e muito camarada a viver vidas das arábias.
Perguntem ao Soares de onde lhe vieram os milhões. Sócrates, idem.
Varas, Josés Magalhãos, lelos,Penedos, Campos, ui! seria fastidioso.
Como é que alguém ainda acredita nas suas patranhas, é um mistério.
basta ver como apoiaram, o Syriza e hoje o Ferrugento vem dizer que nunca tal aconteceu. Esta lata existe, porque detêm o monopólio da CS. Tudo lhes é branqueado.
Tal qual aquela aberração que guincha estridentemente pelos pobrezinhos e o pai é latifundiário após assaltos a bancos e colaboração em assassinatos políticos.
A monstrinha não sai da TV, que a branqueia e lhe dá palco para enganar incautos.

Anónimo disse...

Tempo de antena do PS para as legislativas:

http://ak-hdl.buzzfed.com/static/2015-08/24/13/enhanced/webdr10/original-5022-1440436940-9.jpg

«Estou-me a cagar para o segredo de Justiça.» disse...

“Vamos entrar agora em campanha eleitoral, mas não podemos por isso achar que vale tudo e era bom que os nossos políticos percebessem que a justiça é importante demais para ser politizada e ser objecto de campanhas eleitorais”

( Maria José Costeira porta voz do PS em reacção a Paulo Rangel , que na Universidade do Verão , elogiou o “ataque sério e consistente” feito nos últimos tempos à corrupção e “promiscuidade” - e questionou se “alguém acredita que se os socialistas estivessem no poder haveria um primeiro-ministro sob investigação” [José Sócrates] ou “o maior banqueiro estaria sob investigação” [Ricardo Salgado].)

«Já falei com o Guerra , pá » disse...


Ó Lídia , empresta aí o Canesten que também já não aguento.

https://www.youtube.com/watch?v=8FPLhDFaylc

Ò xô guarda, despareça! disse...

Ò Aspirinas, essa K7 está um pouco desctualizada, não?
Dos casos recentes, tipo daqueles que levaram o teu patrão à cadeia, não sabes nada, né?
Dos abusadores de crianças da Pia, nada.
És o elo mais fraco. Vai para o teu blogue Câmara Corporativa debitar esse lixo.

Anónimo disse...

Sr Miguel Abrantes, aka Lídia, leia este post do Porta da Loja.
Estou certo que retirará daí um intenso prazer. É como uma penetração anal para prostitutos como V. Exª. E olhe que o bicho no meio da sala é bem fornecido.

Anónimo disse...

http://bandalargablogue.blogs.sapo.pt/quem-investigava-levava-com-processos-1376326

Os métodos do bando criminoso, a Camorra do Rato, que paga a avença ao sr Miguel Abrantes, consciência de aluguer.

Anónimo disse...

Oh Miguel Abrantes, o que tu sabes, já a gente esqueceu há muito. Entronca lá no Galamba, que se tem esquecido da mulher. De tão sedento anda de ti.

Anónimo disse...

Ai Lídia Abrantes, e agora?

http://ionline.pt/408063

A alegria começa a tomar conta do PSD e CDS. O último estudo interno deu a coligação com vantagem sobre o PS.

Seis pontos de vantagem. Nas sondagens internas do PSD – feitas todas as semanas pela empresa de estudos de opinião Pitagórica –, nunca a coligação tinha conseguido obter uma performance desta natureza.

Anónimo disse...

Já ouviu falar no impulso narcisista? Há muitos homens que gostam de se sentir apreciados. Não importa se por outros homens ou se por mulheres. Isso é muito comum nos ginásios. Os homens cuidam do corpo e exibem-se. O olhar de outras pessoas, fá-los ficar excitados.

http://ionline.pt/artigo/409362/por-que-razao-os-homens-heterossexuais-t-m-sexo-com-outros-homens-?seccao=vida_i

Anónimo disse...

E agora ele aparece no cartaz cor-de-rosa! Não percebo o que lhes passou pela cabeça para fazerem aquele cartaz! Não acredito que o António Costa tenha a menor vergonha em assumir que tem sangue indiano, até porque ele tem orgulho no pai. Fazem-no branco para quê? E os jornais não falam nisso porquê? Porque têm medo de serem apelidados de racistas? Não tem explicação! Não me tem atraído, não me convenceu ainda a votar nele.

http://ionline.pt/artigo/409299/maria-filomena-monica-sou-de-esquerda-porque-quando-me-apercebi-de-que-havia-pobres-fiquei-indignada-?seccao=Portugal_i

Anónimo disse...

O Costa agora é "cor de rosa"! Tem vergonha de ser de origem indiana.

Anónimo disse...

http://www.ionline.pt/artigo/409540/ribeiro-e-castro-quer-organizar-accao-contra-estado-isl-mico?seccao=Mundo_i

"É o genocídio de cristãos e yazidis, violações de mulheres, execuções bárbaras e sumárias, declarações horrorosas que provocam a humanidade inteira, um rol interminável de crimes contra a Humanidade que merece a ação do Tribunal Penal Internacional", declarou, sublinhando que "é o Estado Islâmico que também está na origem da gravíssima crise migratória".

Anónimo disse...

Mas o caso Sócrates é e será importante no contexto exterior ao frente-a-frente, quer a decisão seja próximo da data, quer não, porque, como diz um dos surreais hinos ao prisioneiro de Évora, ele está sempre presente. É uma sombra que paira sobre Costa, visto como o seu herdeiro (foi seu nº 2; afastou o anti-socratista Seguro; elogiou as políticas e formas de agir do agora 44; alcandorou-se no PS com a "tralha socratista" e manteve-a). A gigante sombra fantasmática de Sócrates criou uma situação extraordinária em 2015: o desafiador no combate (Costa) está à defesa; o desafiado (Passos) está confiante. No debate, Costa não deverá ser agressivo (não dá votos), tendo de assumir a pose de estadista, para ser credível. Mas, à sua frente, terá aquele que já é estadista, por pose e função. No "combate", as tácticas serão mais difíceis para Costa do que para Passos.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/opiniao/colunistas/eduardo_cintra_torres/detalhe/debates_e_frente_a_frente.html

Anónimo disse...

Este o retrato patético do politicamente correcto. A europa afunda-se e a media global abre garrafas de champanhe.

http://static.frazpc.pl/board/2015/01/1fc4b657c61ad78a.jpg

Anónimo disse...

Lídia, amiga, o trufas do Galamba já não te escolhe. Ele quer rapazes, vê lá tu, com uma coisa como tu, a ter que recorrer ao canesten. O socialismo gay acabou com a velha nação de Afonso Henriques.

Anónimo disse...

Parece que a Lídia foi vista a pôr canesten num resort do Club Med em Hammamet, propriedade do Fosun, onde passou os últimos dias o político italiamo, corrupto, líder do partido socialista itlaiano, Bettino Craxi, grande amigo do Dr. Soares, viúvo da Dra. Jesus.

Anónimo disse...

Parece que o Dr. Jorge Coelho, QUEM SE METE COM O PS LEVA, gosta muito do empresário tuga, da Barraqueiro, Humberto Pedrosa, principal dono da TAP. O que dizes isto Lídia? Dói-te a coisa?

Anónimo disse...

Todos os dias há notícias sobre o Lula, o vara, o sousa da Independente. Todos são conhecidos pela mesma razão. O sousa pretende que o seu caso nao seja do foro da justiça mas do político. Há quem se interrogue: Onde é que o sousa arranjou o dinheiro para fazer a vida que fazia? Ser um cliente vip naquele alfaiate nos EUA onde um fato pode custar o equivalente a mais de 30.000 euros? O sousa devia explicar a origem de tantos milhões. A Lidiane Leite no Brasil também deveria explicar a origem do dinheiro que lhe permitiu fazer vida de milionária.

Anónimo disse...

Estou com pena do canesten. Não há canesten que te valha Lídia. Até tu. José Dirceu deste a palmada em grande, na sombra de El Rey Lula.

http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2015/09/jose-dirceu-e-indiciado-na-operacao-lava-jato-por-quatro-crimes.html

Na conclusão dos inquéritos, o delegado da PF Márcio Anselmo afirmou que há "fartos indícios de que Jose Dirceu de Oliveira e Silva e outras pessoas a ele relacionadas foram beneficiários diretos de valores objeto de desvios no âmbito da Petrobras, apurados na Operação Lava Jato". A filha de José Dirceu, e o irmão dele, estão na lista de indiciados.
Veja a lista de indiciados pela PF nesta terça (1º):
- José Dirceu de Oliveira e Silva - formação de quadrilha, falsidade ideológica, corrupção passiva e lavagem de dinheiro

Anónimo disse...

José Dirceu participou da instituição do esquema de corrupção da Petrobras quando ainda estava na chefia da Casa Civil, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, de acordo com as investigações do MPF e da PF.

O ex-ministro "repetiu o esquema do mensalão", de acordo com o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima. "Não é à toa que o ministro do Supremo disse que o DNA é o mesmo. Nós temos o DNA, realmente, de compra de apoio parlamentar – pelo Banco do Brasil, no caso do mensalão, como na Petrobras, no caso da Lava Jato."
Segundo ele, Dirceu foi "instituidor e beneficiário do esquema da Petrobras", mesmo durante e após o julgamento do mensalão.
"José Dirceu recebia valores nesse esquema criminoso enquanto investigado no mensalão e enquanto foi preso. Seu irmão fazia o papel de ir até as empresas para pedir esses valores." O procurador afirmou que esta foi uma das razões que motivaram o novo pedido de prisão para Dirceu, que já cumpria prisão domiciliar por condenação no mensalão.

http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2015/09/jose-dirceu-e-indiciado-na-operacao-lava-jato-por-quatro-crimes.html

Anónimo disse...

A propósito, onde está o primo do Zé Sócrates, preso 44, do EPE, aquele que praticava shaolin? Estará em Barranquilla?

Anónimo disse...

Links do Lídio avençado não sigo nem um. Continue o bom trabalho professor Caldeira. Por um Portugal com menos Lídios culambistas Sócras lovers. Acaba-se-lhes a avença um dia e terão mesmo de trabalhar. Ui q horror.

P.s. assino José Manuel Almeida, não sou anónimo vês Lídio ?