quarta-feira, 29 de julho de 2015

As trocas-baldrocas de Dieb, Cresap e Governo, na escolha do presidente da ADC



Conforme se preanunciou, em 13-7-2015, o sociólogo Dr. António Dieb, que liderava a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, foi nomeado pelo Governo como novo presidente do Conselho Diretivo da Agência para o Desenvolvimento e Coesão (ADC), que coordena os fundos europeus, e tomou posse do cargo hoje, 29-7-2015. Publico o despacho de nomeação, assinado pelo ministro Miguel Poiares Maduro.

Trata-se de uma nomeação governamental que não é embaraçante porque é... vergonhosa. Vergonhosa para a Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (CRESAP), vergonhosa para o Governo e, eventualmente, vergonhosa para o próprio.

Vergonhosa para a CRESAP, organismo da administração pública encabeçado pelo Prof. João Bilhim,  porque foi aviltante (ver Público, de 24-7-2015) o processo de escolha dos três candidatos submetidos ao executivo para escolha do presidente da ADC. Um processo em que o cinzel da organização ajeita a pedra bruta, de acordo com as medidas do esquadro e o compasso, na linha das diretrizes do Governo, e que é revelador da verdadeira natureza e do efetivo funcionamento deste órgão. Uma comissão criada com objetivos bem definidos na lei, mas que não evita a imagem de que serve, em última instância, para hissopar (?) os candidatos escolhidos pelo Governo para os cargos que o poder entenda como seus. Neste caso, merece contestação a seleção pela CRESAP, nomeadamente na pontuação atribuída, a cada um dos elementos da short list, para lá dos candidatos que ficaram de fora,

Vergonhosa para o Governo, face aos curricula dos candidatos apresentados pela CRESAP em comparação com o currículo do Dr. António Dieb: o da Dra. Maria Rosa Sá e o do Prof. Norberto Pires. Uma escolha provavelmente a cargo do marcoantonio-relvista secretário de Estado Manuel Castro Almeida. Mas que constitui um (em)baraço para o académico que é o Prof. Doutor Miguel Poiares Maduro. Porque é o ministro Poiares Maduro - que creio ser, endocrinamente, um homem honesto - que assina o despacho de nomeação - e que sabe, na sua consciência, quem nomeou, quem excluíu, porquê e para quê. Mesmo de partida do Governo e da política, para onde veio com vontade de isenção, mas que depressa foi engolfado pela máquina sistémica do poder negro marcoantonico-relvico.

E, eventualmente, vergonhosa para o próprio Dr. António Dieb, pelas trocas-baldrocas dos seus currículos ter de ser exposta na polémica da sua nomeação para presidente da ADC.

Explico.

Os curricula do Dr. António Dieb parecem ter uma geometria variável, num vai-vem sem coerência cronológica:
  1. No currículo que apresentou ao concurso para presidente da ADC, em maio de 2015, o dr. António Dieb refere (p. 14) possuir, para além da licenciatura em Sociologia, poela Universidade de Évora, uma «Pós-Graduação» na mesma universidade, que designou como «Curso de Especialização em Gestão de Recursos Humanos» e também «Curso de Especialização no âmbito do Mestrado em Gestão, na área de especialização Recursos Humanos, tendo obtido a classificação de 15 valores» e com «Data de conclusão: Julho 2009 (5 anos)». O quê?
  2. O Dr. António Dieb, em 16-7-2015, no Despacho n.º 8098-B/2015, refere possuir o «Curso de Mestrado/Especialização em Gestão de Recursos Humanos (2009)». Parecem dois cursos, mas será apenas um - a parte curricular do mestrado em Gestão com especialização em Recursos Humanos. Se fornecem dois diplomas (sic) é lá com a UÉvora, embora não lembre ao diabo, certificar uma especialização quando as cadeiras que a constituem fazem parte do próprio plano de estudos do mestrado, sem a qual estar concluída (esta ou outra especialização) a parte curricular fica incompleta.
  3. O Dr. Dieb apresentava-se no seu currículo, em 31-10-2014, com o «Curso de Mestrado em Gestão de Recursos Humanos, pela Universidade de Évora». A alínea a do n.º 1 do Decreto-Lei n.º 115/2013, de 7 de Agosto,  esclarece que «curso de mestrado» é um «curso de especialização, constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares, denominado curso de mestrado, a que corresponde um mínimo de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos». Ou seja, o Dr. Dieb terá apenas a parte curricular do mestrado, pois não terá apresentado dissertação, e não possui por isso o Mestrado, não é mestre.
  4. em 19-12-2014, no currículo sumário (p. 27) - ver fac-simile abaixo - na apresentação dos Programas Operacionais do Portugal 2020 , o Dr. António Dieb se dizia «Mestre em Recursos Humanos» - o que veio a perceber-se não ser verdade.


  5. Porém, em 17-12-2012, no Despacho n.º 2776/2012, em que foi nomeado presidente, em regime de substituição da Comissão de Coordenação Regional do Alentejo, o Dr. Dieb surge com «Curso de mestrado em Gestão, especialização em Recursos Humanos (conclusão componente letiva), pela Universidade de Évora». O que condiz com as habilitações que obteve e é rigoroso, pese se o decreto-lei é equívoco entre «curso de mestrado» e «mestrado»... Não indica, contudo, a data em que concluíu essa parte curricular do mestrado.
  6. E em 1-12-2014, no Despacho n.º 15009/2014, que o nomeou presidente da CCRAlentejo por um mandato de cinco anos, aparece com um «Curso de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade de Évora», datado de 2009. Porque desceu o Dr. António Dieb da designação «curso de mestrado em Gestão, com Especialização em Recursos Humanos», que mencionou em 17-12-2012 (e 31-10-2014 - «Curso de Mestrado em Gestão de Recursos Humanos», para a designação «Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos», em 1-12-2014? 

A gestão dos fundos europeus do Portugal 2020 (o acordo de parceria entre Portugal e a União Europeia sobre a utilização dos fundos comunitários) correspondentes a cerca de 25 mil milhões de euros que o País receberá até ao ano 2020, devia estar confiada a quem possua o currículo científico, técnico e a experiência de gestão, adequados e evidencie a capacidade de resistir a pressões dos grupos de interesse enrolados no poder político, de modo a beneficiar exclusivamente o povo e a incrementar o progresso do país.

Do setor patriótico não se espere nenhuma bênção de comportamentos impróprios pelo Governo, muito menos a manutenção do sistema negro de distribuição de fundos comunitários pelas larvas do poder. Não confundimos o inimigo, mas na nossa trincheira não admitimos o mesmo que combatemos.


Limitação de respoonsabilidade (disclaimer): as entidades mencionadas nas notícias dos média, que comento, não são arguidas ou suspeitas do cometimento de qualquer ilegalidade oui irregularidade neste caso.

10 comentários:

Anónimo disse...

Branquear o Prof. Poiares Maduro não é bonito. Poiares assina a nomeação. Poiares é honesto. Então porque assina o despacho Poiares?

Se Poiares é honesto, então é idiota.

Será Poiares idiota?
Será Poiares honesto?

Depois, dizer que tudo de mal do Governo e do PSD é de autoria do Marco e do Relvas, é para rir.

O Marco e o Relvas resultam dos militantes do PSD. Se o Marco e o Relvas existem é porque os militantes do PSD querem.

O Relvas e o Marco são muito maus. E o Passos é muito bom? E a Maria Luís é muito boa?

Portugal é o paraíso dos bimbos, sejam eles o Marco ou o Ascenso (beato). Por alguma razão a Grécia e Portugal estão no camião da retaguarda europeia. O carro vassoura aproxima-se.

Anónimo disse...

"Óbvio que há dois pesos e duas medidas. O comportamento do Ministério Público, mas principalmente do juiz Carlos Alexandre, em relação a José Sócrates, demonstra que há ali um tratamento diferenciado", disse à agência Lusa António Campos, acreditando que, passado "um ano de investigação e oito meses de prisão sem acusação", este caso "é uma segunda edição da Casa Pia, só para prejudicar o Partido Socialista".

ljer disse...

O sistema está inquinado

Anónimo disse...

Claro que há dois pesos. O PS nem admite outra coisa. Foi assim com os crimes de Soares denunciados pelo dr Rui Mateus e foi assim na Casa Pia. Foi assim no Freeport, Cova da Beira, Licenciatura falsa, etc.
Enquanto não houver um juiz com tomates e sério, vai ser sempre assim.
O Sócrates e o Soares têm fortunas inacreditáveis e toda a gente sabe de onde vêm, excepto o MP, a polícia e o Fisco.
Queria ver um tipo sem filiação política ser confrontado com tantos milhões sem explicação. ninguém o livrava de ser confiscado e preso em três tempos.
O que se passa com estes membros do PS, não deixa margem para dúvidas, é um gang mafioso.
Por isso, não deixa de ter piada virem aqui vários imbecis dessa seita criticar Poiares Maduro por algo, que comparado com a magnitude do que temos assistido, é de uma irrelevância atroz.

Anónimo disse...

O jogador Nuno Silva foi apresentado, esta quarta-feira, no clube espanhol Jaen com uma t-shirt com a cara do ditador Franco. As redes sociais incendiaram-se e o extremo já veio pedir desculpas.
Imagine que um jogador espanhol — de nome e estatuto desconhecidos para a maior parte do mundo ocidental — chega a um clube português da 3º divisão (como quem diz Campeonato Nacional de Séniores) a usar uma t-shirt com a cara estampada de Salazar. Uma questão de mau gosto ou mero descuido? Qualquer que fosse a resposta, o mais certo era as redes sociais incendiarem-se e a imprensa nacional mostrar-se indignada com o sentido de moda do jogador.
Observador

Isto está num jornal dito de direita e que viria fazer a diferença para os demais, que são uma fábrica de aldrabices e deturpações.
Este Observador é de facto uma trampa de esquerda, com meia dúzia de colunistas sérios.
O tal observador parece esquecer quanto Salazar é querido dos portugueses, que o elegeram o maior português de sempre, ultrapassando a barragem de ódio da locutoira que ainda tentou encontrar um processo de não revelar o resultado inconveniente para os parasitas de Abril.
Este observador afinal não passa de mais um título entre todos os outros. Publicidade enganosa!
http://www.publico.pt/media/noticia/salazar-eleito-o-maior-portugues-de-sempre-em-programa-da-rtp-1289390

Anónimo disse...

Não conheço não comento

Anónimo disse...



"O que desejo é que Sócrates saia o mais depressa possível de Évora e possa regressar a casa" ( Féfé , ao diário Económico. )

Anónimo disse...

São coisas típicas de um país onde a lei significa pouco.
Basta ver que o "acordo ortográfico" não tem a mínima base legal e o governo socratino - e as maçonarias - querem impô-lo aos portugueses.

lidiasantos almeida sousa disse...

que confusão PARA A MINHA POBRE CABEÇA a historia desse tal DIEB, a propósito de cabeça sabeis vos que o Passos é muito perigoso. A 2ª mulher está com cancro e a 1ª mulher está com uma grave depressão, tem 56 anos mas parece ter 90, pobre rapariga, uma cantora formidável caiu nas garras dum garotão que viveu custa dela que erra um saco de pancada quando viviam na Colina do Sol na Brandoa, desculpe eu dizer isto fora do contexto mas fui visitar a Fátima e sofri um choque quase tão grande como o Senhor Professor perante a morte dum amigo. Por vezes é preferível morrer a sofrer.

Anónimo disse...

http://www.sabado.pt/portugal/detalhe/diziam_me_e_preciso_substituir_a_tralha_do_ps.html

http://www.cmjornal.pt/politica/detalhe/cristas-afasta-norberto-pires-apos-declaracoes-polemicas