terça-feira, 23 de junho de 2015

A piratização da TAP

A venda à brasileira Azul de 61% da TAP por 10 milhões de euros, em 11-6-2015, com opção de compra do restante, salvo os 5% destinados aos empregados, ainda que, esta vez, tenha sido realizada em concurso público e o Governo não lhe tenha limpado as dívidas todas, insere-se no modelo de piratização do Estado que aqui tenho denunciado. Um modelo que se seguiu à despudorada corrupção de Estado do socratismo,de venda a pataco de grandes empresas, por vezes expurgados de dívidas, e de ativos valiosos - instalações, equipamentos, experiência, formação, clientes, receitas -, à mistura com promessas de investimento e crédito obtido com os ativos. O previsto lease-back - ou quiçá até a venda de aviões, com aluguer de outros da frota da Azul (uma espécie de 2 em 1) - explica o modelo. E note-se que a Azul teve 18,2 milhões de euros de prejuízo (para 1.210 milhões de vendas...) nos nove primeiros meses de 2014, tendo abortado, em 2015, pela terceira vez o IPO que vem tentando desde 2013, destinado em parte a aliviar a sua dívida.

Os ativos das empresas compradas nas privatizações piratas são depois, em parte vendidos, para realização de capital e pagar dívidas das casas-mãe, como o caso da Fidelidade, que comprou recentemente 1.000 milhões de dívida da Fosun. Se a situação piorar, fica o Estado com a dívida e os empregados nos braços, pois o comprador já lhe sugou o capital. Não está em causa a desejável privatização das empresas públicas: o que aflige é a sua venda a pataco que permita aquisição por empresas e holdings descapitalizadas que depois as piratizam Se o valor de venda, expurgado do valor das dívidas, fosse o devido aos seus ativos, com certeza que estes grupos não acorreriam à sua compra.

29 comentários:

Anónimo disse...

A ANA foi vendida, e dava lucros, e a partir daí sete aumentos das taxas e taxinhas que foram para os seus bolsos. Quanto era pública não se "podia" aumentar.
A EDP foi vendida e aonde param as contrapartidas?
A Cimpor aonde anda?

E muito mais...

Será que se o mentiroso compulsivo, Passos Coelho, ganhar as eleições vai privatizar a CGD e a água e o ar que respiramos? Pelo menos vontade teve de o fazer.

Anónimo disse...

Se é assim, porque não há mais interessados em disputar a compra dessas empresas?
Uma oferta dos empregados da TAP, calhava menos de mil euros a cada, poderia resolver o problema e ficariam com toda a riqueza da empresa.
A generosidade com o dinheiro alheio é a maior qualidade dos pensadores tugas.
Este regime promove gente desclassificada para cargos de administração pública. São os seus apaniguados partidários, as clientelas que financiam os partidos, a pressa de enriquecer usando o poder do momentos, etc. Uma legião de gatunos.
Toda e qualquer empresa que não tenha monopólio no ramo, implica prejuízo e injustiça para os contribuintes.

Anónimo disse...

Instrutivo ler,

http://economicofinanceiro.blogspot.pt/2015/06/acho-impossivel-alguem-querer-tap.html

Anónimo disse...

Caro Prof. Balbino Caldeira,

Muita coisa se poderia escrever acerca deste post.

1. O Estado português está falido, apesar das festivas opiniões da coligação no poder (230 mil milhões de euros, face a um PIB anémico nos últimos anos).

2. A única salvação do Estado português é a sua capacidade de sugar os poucos contribuintes da nação, e a capacidade de esmifrar comportamentos "não adequados" (tabaco, álcool, combustíveis, jogo, etc.)

3. A TAP é à semelhança da RTP, um dos mais pestilentos lixos da nação. Não ajudam nada os portugueses empreendedores e são conquista de salafrários, também chamados trabalhadores. Qual o país desenvolvido é que aceitava DEZ DIAS DE GREVE, CONSECUTIVOS?

4. Os descendentes de Miguel Vasconcelos são muitos. Os comissionistas de negócios de Estado sempre existiram. Mas, agora são cada vez mais ansiosos, pois os lugares apetecíveis no Estado são cada vez menos.

5. Custa-nos mais, MUITO MAIS, que o Estado tenha saído de vez de empresas como a GALP, a EDP ou a ANA, do que a TAP ou a RTP.

6. A maioria dos países da Europa deixaram de ter uma empresa pública de navegação aérea. Porque é que Portugal teria uma TAP, quando tem um serviço fraco e NÃO CONTRIBUI COM UM EURO PARA A NAÇÃO?

Anónimo disse...

Estaremos em vias de negociação com o 44?

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/impostos/detalhe/rosario_teixeira_defende_mais_acordos_entre_contribuintes_e_ministerio_publico_nos_crimes_fiscais.html

Rosário Teixeira defende mais acordos entre contribuintes e Ministério Público nos crimes fiscais

Rosário Teixeira participou na manhã desta terça-feira numa conferência sobre a "justiça tributária em tempo de combate à fraude e evasão fiscal", organizada pela PLMJ e pela Associação Portuguesa de Consultores Fiscais, onde fez o que o próprio definiu como uma intervenção "carácter eminentemente técnico". Apesar disso, as televisões não puderam recolher as imagens nem as rádios os sons, apenas tendo sido permitida a recolha de anotações.

Anónimo disse...

O "Momento Syriza".

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/funcao_publica/detalhe/ps_deixou_cair_ideias_e_promessas_a_funcao_publica.html

A reposição integral dos salários em 2016, a oposição à subida dos descontos para a ADSE ou à redução de férias não têm eco no programa eleitoral. PS responde que o documento “não esgota” todo o conjunto de posições políticas assumidas.
Reposição integral dos salários em 2016, mais dias de férias, alívio dos descontos de 3,5% para a ADSE, reposição imediata dos feriados civis e do horário de trabalho de 35 horas.

Anónimo disse...

Um passarinho me disse que a sociedade do soares la negociou a pena do sr.eng arq.dr.socrates e que a pena seria de 6 anos bem como o napoleao marco antonio nada aconteceria...tudo controlado....

ljer disse...

Agora que quase já não há mais nada para vender neste país, a próxima transação de Passos Coelho, será a venda do povo português aos chineses

Anónimo disse...

http://expresso.sapo.pt/sociedade/2015-06-24-Lusofona-diz-se-indignada-com-anulacao-de-152-diplomas

Lusófona diz-se "indignada" com anulação de 152 diplomas

Além de Miguel Relvas, entre os 152 certificados anulados encontram-se outros nomes mediáticos, entre os quais o fadista Nuno da Câmara Pereira e o presidente da Câmara de Porto de Mós, além de vários agentes da Polícia Judiciária e da PSP, guardas prisionais e militares graduados.

Anónimo disse...

David Neeleman
55 anos
Fortuna pessoal avaliada em 280 milhões de euros, é um dos mórmons mais ricos do mundo
Detém 68% do capital da Azul e 5% da JetBlue2000
Acionista da companhia Southwest Airlines
Detém uma posição na empresa de vigilância VigAzul
Tem negócios no Brasil, EUA e, agora, em Portugal
Detém a terceira maior companhia aérea do Brasil
É diretor de uma empresa de jatos privados, a Jetsuite, Inc e da The Partnership for New York City, uma organização não governamental composta por um grupo restrito de 300 presidentes de companhias nova-iorquinas
É consultor do fundo de investimento Peterson Partners
Cofundador de uma organização não governamental, a The More Good Foundation, que gere 300 sites de divulgação da doutrina mórmon
Humberto Pedrosa
67 anos
É o 15.º homem mais rico de Portugal, com uma fortuna avaliada em 301 milhões de euros
Gere um grupo com 5 400 trabalhadores, 34 empresas e que faturou 370 milhões de euros em 2014
Há dois anos foi condecorado como comendador
Tem negócios em Portugal, Espanha e Brasil
É um dos maiores transportadores rodoviários da Península Ibérica
É candidato à concessão da Carris e do Metro
Atua na área dos transportes rodoviários, ferroviários e de carga. Detém uma das maiores empresas de transportes especiais


Ler mais: http://visao.sapo.pt/o-lado-escondido-do-novo-dono-da-tap=f823609#ixzz3dyd0tArJ

Anónimo disse...

Vamos todos votar na Coligação CDS/PSD para que Portugal volte para a miséria total. Impostos e confisco são os trunfos desta trupe que apostou converter o povo luso à Ordem de S.Francisco. Cambada de néscios, mal formados e incompetentes. Irmãos gémeos do 44 de Évora, o impertigado que iniciou esta cruzada contra quem trabalha. Só com a destruição total destes políticos é que Portugal vingará.

Anónimo disse...

Onde se situa a Ordem de São Francisco? Em Palermo? Ou em Nápoles?

Anónimo disse...

Portugal chegou ao fim.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca___financas/detalhe/banco_de_portugal_considera_que_nao_tem_de_responder_perante_a_assembleia_da_republica.html

Na prática, o Banco de Portugal defende que tem de respeitar uma colaboração com a Assembleia da República mas, por várias vezes, refere que não tem de lhe responder obrigatoriamente. "O Banco de Portugal não é politicamente responsável perante a Assembleia da República, nem por si mesmo nem através do Governo".

Anónimo disse...

E está certo.
Sabendo-se o que é a AR, seria bonito ver no que se tornaria o BP.
Até isso querem avacalhar nesta cruzada para levar o Costa ao poder.

A miséria é causada pelos impostos ou pela contracção de dívidas acima do que podemos pagar, para fomentar obras inúteis e que foram tão festejadas pelos que agora fingem indignação por pagarem a quem devem?
Queriam 10 estádios da bola. Têm 10 estádios da bola.
Para a próxima, quando os escroques da esquerda quiserem desbaratar dinheiro público, lembrem-se do que tiveram que penar.
Dá vontade de rir quando se queixam de impostos mas não permitem a redução da despesa do Estado.
Querem ficar com companhias ruinosas como a TAP, CP, Carris, Metro, etc. Mas não querem pagar os défices.
Querem mais orçamento na Saúde, na Educação, nos apoios socias, mas pagar mais impostos, não.
O dinheiro cai do céu.
O que vale é que o PS está ali ao virar da esquina e vai dar uma lição das grandes na próxima vez que chegar ao poder.
Só espero que não demore. Estou cheio de vontade de rir à conta destes cérebros privilegiados.

Anónimo disse...


http://expresso.sapo.pt/politica/2015-06-24-Fundador-do-PDR-corta-relacoes-com-Marinho-e-Pinto

Anónimo disse...


« Quanto ao recorrer a mim em todas as ocasiões, apenas me lembro de uma vez, no dia seguinte à prisão do Engenheiro José Sócrates. Ia eu para Lisboa, e AMP para Coimbra, se bem me lembro, depois de proferir um conferência (?) em Fátima, encontrarmos-nos na Estação de Serviço de Leiria, e me solicitar para não utilizar politicamente a prisão do ex Primeiro-Ministro, na nossa luta contra a corrupção, antes da situação estar esclarecida, pedido ao qual anui prontamente.

Surpreendeu-me, mais tarde, a insistência com que tem defendido, que ao Eng. Sócrates deveriam ser aplicadas, no processo de investigação, as leis americanas e não as portuguesas, quando nos últimos 20 anos, os socialistas estiveram uns quinze anos no governo!»

Isto promete....

:))

Anónimo disse...

Se o Banco de Portugal não obedece à Assembleia da República, então está claríssimo que o poder do dinheiro é mais importante do que o poder do Povo. Ou será que o Parlamento não representa o Povo?

Nos EUA, o Congresso é até mais importante do que o Presidente. O Governador da FED tem que ir prestar contas ao Congresso todos os meses.

Bem, Portugal não é um país do 1º mundo, sabemos....

Ratos e Ratas disse...

Os governos são eleitos para governar. A AR não é um poder executivo.
Não vale a pena tentar embarretar o incauto.
E isto é uma matéria pacífica. Nunca em 41 anos de regime, um governo teve outro entendimento da questão. O seu PS nunca se mostrou incomodado ou promoveu qualquer alteração.
Há também o entendimento generalizado de que há demasiados deputados em razão das necessidades do país. O facto de não haver redução não será uma demonstração de que o tal "poder do povo" é uma treta? O Tratado de Lisboa, do seu amado Sócrates, não foi referendado. Estranho este "poder do povo", não?
A descolonização não foi referendada nem na Metrópole nem nas Províncias. Está a sugerir que foi porque o povo não tinha poder após a tão cantada revolução?
O Sócrates está na cadeia por imposição da lei, dos magistrados e polícias que investigam o caso e que representam o povo segundo a CRP. O PS anda há meses a atacar a Justiça. Não estará a atacar e limitar e o "poder do povo"?

Anónimo disse...

24 de junho de 2015 às 20:12

Oh homem, trate-se. Você deve ser daquelas que pensa "se não és por mim, és contra mim"! E por isso, só vê o mundo a preto e branco: o socretino e o seu!

Dei-lhe o exemplo da organização dos EUA (que é tudo menos um país socialista). Lá, nos EUA, o poder do Congresso é inquestionável, mesmo o Presidente tem que prestar contas ao Congresso. Alguma vez, algum Governador da Reserva Federal pode ignorar o Congresso? Nunca. Aliás, o Congresso é que aprova ou não, a nomeação do Governador da FED.

Em Portugal, a Tugolândia, o Governador do BdP, ignora o Parlamento. Está tudo dito, está tudo grosso!

Portugal tem o povo e a élite que merece, a socretina e a outra, que está no poder!

Anónimo disse...

Um Partido novo, e que elege 385 candidatos a deputados, através de 2.096 votantes (se excluirmos os próprios candidatos....). Ou seja, 5 votos por cada candidato.

Portugal é isto....

http://observador.pt/2015/06/24/rui-tavares-candidato-do-livre-as-legislativas/

Urnas fechadas, votos contados: Rui Tavares e Ana Drago serão os cabeças de lista do Livre/Tempo de Avançar às legislativas deste ano, tendo ficado em primeiro e segundo lugar, respetivamente, no círculo de Lisboa. Os números dos que se deslocaram às urnas no fim de semana ficaram, no entanto, “aquém das expectativas”, admitiu o presidente da comissão eleitoral, Luís Moita: votaram 2.096 pessoas, bem menos do que as 7.850 que estavam inscritas para votar.

Concorriam nestas primárias 385 candidatos para os 22 círculos eleitorais (18 distritos de Portugal continental, Açores, Madeira, Europa e Fora da Europa).

Anónimo disse...

O Relvas, quase de certeza, vai continuar DOUTOR pois o seu caso vai prescrever. A justiça a gora anda mais preocupada com outros. Os que estão no poder mandam nisto tudo e, por isso, aproveitam para resolver os seus problemas.
O pequenote vai sair a sorrir.
Os submarinos não deram em nada.
A Tecnoforma e a ONG agregada foi um ar que lhe deu.
O esquecimento do pagamento de "impostos" à Segurança Social, foi apenas esquecimento.
Os rapazes dos "roubos" do BPN andam por aí sem nada acontecer (será que à espera da prescrição?).
Enfim, tudo coisinhas aonde a direita meteu a mão e que andam ao relenti.

Anónimo disse...

É verdade, e o recurso do Vara, também anda aí. O Salgado continua na sua bela casa do Guincho, depois do maior trambique da história. O Costa continua sem esclarecer se viveu ou não na Avenida da Liberdade, na cobertura, e se pagou alguma renda, ou se colaborou com o senhorio na fuga ao fisco. A demolição do Quartel do Bombeiros junto ao Colombo, lá prosseguirá, apesar do quartel ter cerca de 10 anos, pois foi uma negociata do Costa com os primos Salgados. Ninguém mais falou também no perdão fiscal que o Costa fez ao SLB. E o Seguro foi para junto do Rui Mateus, sem nós sabermos porquê! Podridões dos partidos do arco da governação.

Anónimo disse...

E o Mesquita Machado de Braga, e as suas múltiplas propriedades em Braga, ganhas com o belo salário de edil! E o Narciso, mais conhecido em Leça, como o "requadinho", que agora, faz tudo para ter um belo Iphone, como bom socialista que é, ainda que seja pago por associação sem fins lucrativos!

Anónimo disse...

Marco Antonio no seu primeiro emprego trabalhou para a empresa norteaguas cujo dono foi morto numa serra em valongo suspeitas muito fortes de negocios de droga.
Marco Antonio ocorreu ao local do crime para se certificar do ocorrido...
Marco Antonio nesta fase estava na jsd distrital e era o homem que segurava na pasta de meneses.Era também o homem que ia buscar os financiamentos das campanhas sendo mais tarde o responsavél máximo.De referir que a empresa norteaguas era uma das financiadoras do psd,ps,entre outros :).
Marco Antonio vem do prd e traiu quem lhe abriu as portas do psd valongo um dos quais Rafael Koehler um dos "tubaroes"zinhos.
Desde sempre utilizou "seguranças" que eram conhecidos criminosos quer como proteccão quer como ameaça a quem lhe dazia frente.
E assim começou o Napoleao de bolso Marco antonio.E isto foi só o começo.

Anónimo disse...


Eles «andem» aí , quem se mete com o PS ....

:))

Anónimo disse...

Não sei é como houve quem comprasse aquela porcaria. É um alívio tremendo estamos livres daquele trambolho comunista

Anónimo disse...

"Em Portugal, a Tugolândia, o Governador do BdP, ignora o Parlamento"

Óbvio. Quem é que não ignora aquele cóio de comunistas e socialistas?
Acaso os EUA têm no congresso esse lixo que faz da traição à pátria ao seu credo?
Da sabotagem da economia a sua profissão?

O parlamento português é uma anedota. Tirando os partidos do governo, tudo o mais advogava o caminho dos gregos. O incumprimento das obrigações.
Ainda bem que o BDP caga para aquele antro sujo e perverso, com tanta convicção quanto o Ferrugento caga para o segredo de justiça.

E o camarada não engana ninguém. A tara socialista escorre-lhe pelas teclas.

Anónimo disse...

Não concordo com algumas partes do seu texto - é da democracia. Especificamente no que toca à TAP e à sorte que tivemos por ter sido um dos maiores empreendedores neste setor (aviação) que irá ser o seu lider. E o que a TAP precisa mesmo é de alguém que mande.

Alias, esse é o maior problema do setor publico: a ausencia de liderança. Não é um primeiro ministro ou um ministro que vai mandar naquelas estruturas complexas, sindicais e partidarizadas. Isso é outro assunto.

Na parte que concordo tenho a dizer que não é por decreto lei que deixamos de ser governados por individuos que colocam acima na nação - PORTUGAL - os interesses das suas seitas pessoais: são os maçons, são os da Obra de Deus, são os PêCêPês, são os trotskistas.

Da minha parte sou monarquico. Acho que ai, pelo menos, a nação está em primeiro lugar. Creio que nas Forças Armadas também !

No mais, professor, tem que escrever sem medos e mais vezes. Não é por discordar ou não que deixo de apreciar a sua prosa. Abr, Bruno

Anónimo disse...

Quando se discute as privatizações, perde-se sempre de vista que a esmagadora maioria das empresas que têm vindo, há anos, a ser privatizadas, foram primeiramente pilhadas pelo governo gonçalvista/comunista de 1975, com o aplauso do PS.