segunda-feira, 17 de novembro de 2014

O golpe de Estado falhado de Costa, Macedo/Mendes e Portas

Malaparte, Curzio (1931). Technique du coup d'État. Grasset

«Dans tous les coups d’État, la tactique des catilinaires [révolutionnaires] est de brusquer les choses, celle des défenseurs de l’État de gagner du temps.» 
Malaparte, Curzio (1931). Technique du coup d'État. p. 138


O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, demitiu-se ontem, 16-11-2014, alegando fazê-lo em «defesa da autoridade do Estado» que ficou «diminuída» pelas notícias da sua relação com envolvidos na operação Labirinto da PJ sobre a alegada concessão, rápida e facilitada ou mais barata, de vistos gold mediante a venda inflacionada de apartamentos, com a diferença a reverter para a alegada rede. O ministro adiantou ainda «não ter qualquer responsabilidade na atribuição dos vistos gold» e afirmou «não ser responsável por nada». Miguel Macedo que, operando sob o master mind Marques Mendes, andava, não há muito tempo, lá pela Braga natal, há não muito tempo, a gabar-se de vir a substituir Passos na chefia do Governo.

A resposta da opinião publicada, sistémica ou não, louva a dignidade do ministro. Not so fast, folks. O perp walk ainda vai no adro do templo.
«O atual ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, foi também sócio da empresa , mas terá vendido as quotas em 2011. Miguel Macedo, que foi apanhado nas escutas, terá tido o seu gabinete investigado pela PJ na quinta-feira, devido a uma nomeação de um oficial de ligação do SEF que era suposto ir para a China, para prevenir esquemas deste tipo, mas cuja nomeação esteve parada no MAI há oito meses, diz o Correio da Manhã. (...). Macedo é responsável pela recondução do presidente do SEF, mas é sócio num escritório de advogados com outra arguída, Albertina Gonçalves, até aqui secretária-geral no Ministério do Ambiente.»
(Observador, «Como funcionava, afinal, a rede ilegal de atribuição de vistos gold - e o que tem o ministro a ver com isso», 15-11-2014).
Segundo a notícia de 15-11-2014, do Observador, Miguel Macedo foi também sócio da empresa Projects and Business, mas  alegadamente «terá vendido as quotas em 2011».

Hoje, 17-11-2014, o Observador, cita o Correio da Manhã, que aprofunda o relacionamento do ministro com os envolvidos no alegado negócio ilegal concessão de vistos dourados:
«A Polícia Judiciária (PJ) suspeita de uma viagem do presidente do Instituto dos Registos e Notariado (IRN), António Figueiredo, e do ministro demissionário Miguel Macedo, em junho, a Espanha, por considerar que pode estar relacionado com o processo dos vistos gold e com uma eventual fuga a escutas em território português.
Segundo avança o Correio da Manhã, quando António Figueiredo soube que era suspeito por corrupção no caso de atribuição dos vistos gold, ainda antes do verão, contactou o amigo e ministro Miguel Macedo, alegadamente para discutirem o caso. E pensando que o presidente do IRN podia estar sob escuta, os dois foram então passar um fim de semana a Espanha, junto à fronteira, onde as escutas ambientais da PJ não chegavam. Esta viagem à zona de Ayamonte, junto a Vila Real de Santo António, que de acordo com o mesmo jornal está documentada na investigação da PJ, pode estar a implicar Miguel Macedo no caso dos vistos gold no sentido em que o torna conhecedor da investigação.
Para além da conhecida proximidade a Figueiredo, e da alegada viagem à fronteira para fugir às escutas da Polícia Judiciária, o Correio da Manhã lembra ainda um bilhete para a Champions que o ministro terá pedido para o empresário chinês Zhu Xiaodong, sócio da filha de Figueiredo na Golden Vista Europe, que agora é um dos 11 presos no âmbito da Operação Labirinto.»

Entretanto, foi ontem, 16-11-2014, noticiado pela CMTV, que, além de varrer o gabinete do presidente do Instituto dos Registos e do Notariado, António Luís Pereira Figueiredo, alegadamente o chefe operacional da alegada rede ilegal de concessão de vistos gold, o SIS também terá estado envolvido na vigilância de ações da PJ no âmbito da operação Labirinto. António Luís Pereira Figueiredo era conservador dos Registos Civil e Predial da Lousã, quando foi nomeado pela ministra Celeste Cardona e pelo primeiro-ministro Durão Barroso, diretor geral dos Registos e do Notariado (mais tarde, Instituto dos Registos e do Notariado) em 19-1-2004. António Figueiredo foi sucessivamente confirmado no cargo pelos governos socratinos e depois pelo governo PSD-CDS.

E, já agora, note-se que o detido preventivamente diretor nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Manuel Jarmela Palos, foi nomeado para o cargo (era subdiretor) por António Costa, em abril de 2005 e além disso consta que foi o CDS, de Portas, que se opôs à sua substituição no cargo, quando este governo entrou em funções.

Parece descortinar-se a confluência de fast lanes privilegiadas na concessão de vistos gold com o lucro acessório do imobiliário inflacionado. Neste caso, como noutros níveis do Estado, o cheiro nojento de um palácio emporcalhado, em que, à mesa de lauto banquete longe do povo faminto, próceres partidários distribuem iguarias saqueadas nas possessões obtidas.

Será por causa dessa nomeação que o líder do PS, e o partido, está calado sobre este caso ou por causa das ligações maçónicas de envolvidos?... Um PS costista que é contra o registo de interesses, que mencionem a filiação maçónica dos funcionários dos serviços de informação.

É indispensável averiguar judicialmente quem mandou os senhores agentes vigiar ações de agentes da PJ e quem sabia disso na cadeia de comando (diretor do SIS Horácio Pinto; secretário-geral do SIRP, o socratino Júlio Pereira). É que não só é ilegal, o SIS, alegadamente, andar a varrer escutas colocadas pela PJ, obstruir o curso das investigações, tentar abortar a investigação com a sua filtragem para a imprensa (em junho de 2014), como além disso vigiar agentes da PJ envolvidos na investigação.

Para além de um inquérito judicial a essas alegadas ações do SIS, de agentes e dos seus mandantes, é fundamental limpar, de alto a baixo, de uma vez os serviços de informação do Estado dos resquícios de autoritarismo socratino e de infiltração da Maçonaria. Para ser absolutamente claro: tem de ser causa de seleção e de demissão nos serviços de informação do Estado não ser, nem ter sido, irmão da Maçonaria (os atestados de quite da Maçonaria valem zero para o corte de relações com a rede de contactos e de favores).

Paralelamente foram realizadas outras espionagens e perseguições que não são ainda conhecidas do povo e que parecem representar uma movimentação política para atingir este desfecho, a par da elaboração do dossiê Tecnoforma que só pode ter sido feito por pessoal das informações (acesso a dados antigos do Parlamento, a dados fiscais confidenciais e dados bancários de Pedro Passos Coelho). Estes dois factos coincidentes (esta perseguição de envolvidos no processo Labirinto e a elaboração do dossiê sobre o primeiro-ministro) não podem ser desligados: a fita do tempo é sempre impiedosa para a ocultação dos nexos.

Parece ter-se tratado de uma tentativa de um golpe de Estado falhado para a substituição do Governo:
  • demissões do ministro da Educação (conspiração na colocação de professores) e a ministra da Justiça (conspiração na transição para o mapa judiciário e no Citius);
    demissão de Passos Coelho, como corolário do caso Tecnoforma
  • nomeação, pré-eleitoral, de um executivo de enterro salvação nacional, que trouxesse Macedo, da fação mendista, ao poder partilhado com o costismo-ferroso e Paulo Portas, e abafasse a investigação judicial em curso. 
Portas desembaraçar-se-ia do ostracismo governativo, a que Passos Coelho o reduziu, e asseguraria mais um mandato no poder, de mão dada com os amigos socialistas e com um PSD diluído na aliança venal. Mas Passos Coelho resistiu: deixou correr a conspiração e agora deixa andar a justiça. O golpe de Estado falhou: Macedo caíu, Portas ficou combalido e o ferrismo (Costa é o número dois do PS - ) vai ter de esperar mais um pouco para aceder ao poder...


Nota adicional: Ferro Rodrigues já fala, à sua amiga São José Almeida, no Público, de 16-11-2014, numa longa e destacada entrevista (ai, Belmiro, Belmiro!...) como candidato a presidente da República. Para quando o ataque (ím)pio de Sócrates, que também quer a nomeação socialista, reeditando a contenda de 2004?


Pós-Texto (17:18 de 17-11-2014): SIStema
É indispensável ler o que diz o José, na Porta da Loja, sobre este assunto, especialmente no seu poste, de 16-11-2014, «Os encobertos do SIS e as "matérias de elevada sensibilidade"...».


* Imagem picada daqui.


Limitação de responsabilidade (disclaimer): As entidades mencionadas nas notícias do média, que comento, não são suspeitas ou arguidas do cometimento de qualquer ilegalidade ou irregularidade; e quando arguidas gozam do direito constitucional à presunção de inocência até ao trânsito em julgado de eventuial sentença condenatória.

33 comentários:

Anónimo disse...

Já estava admirado por não ver o nome do Sócrates no post do Dr ABC.
Uff!!! Suspirei de alívio quando acabo a leitura da adenda.

Anónimo disse...

"Após ler e ouvir tantos elogios a Miguel Macedo, até pela oposição, se eu fosse o PM nomeava o próprio Macedo para o lugar. Agora que ele é bom.!!! "

Lamas disse...

Não sou muito dado a teorias de conspiração, e não sei se está é, mas uma coisa me veio à minha cabeça. Seria o Miguel Macedo o "ponto" do M. Mendes?

Anónimo disse...

Para o anónimo das 17 de Novembro de 2014 às 14:52.
Na Mouche.

Anónimo disse...

Tanto tempo para "teorias" para posts que nunca mais acabam...
Só é possível a quem trabalha na Adm. Publica... tb. gostava ...

Anónimo disse...

2015 Governo muda regras de acesso ao Superior.
http://www.noticiasaominuto.com/pais/304430/governo-muda-regras-de-acesso-ao-superior

vão instituir o Ensino de pirimeira e de o segunda, isto não é um País...

lidiasantos almeida sousa disse...

Não percebi nada, mas qual é o papel do Cota nesta opera bufa. Senhor Professor está a fazer muita falta no Partido, pois assim as suas explicações não correspondem às do Senhor José da Porta da Loja, cujo blogue está cada vez melhor e onde se aprende muito, QUE CULTURA

Anónimo disse...

Andaste a beber vinho de Borba antes de escrever este post??
só pode..
Du Campo

Anónimo disse...

Há cada um (comentário)!!!

Deve ser porque o texto incomoda...

Anónimo disse...

Uhhhh pá, o "post" trouxe muito comentário de vigaristas. Quando cheira a saque, aparecem logo os vígaros.

Por falar em vigarice, nada como os partidos socialistas. O dos Ratos. E o do Lula, do Brasil.

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/mundo/americas/detalhe/brasil_sacudido_pelo_que_promete_ser_o_maior_escandalo_de_corrupcao_da_sua_historia.html

Contudo, segundo as versões de Paulo Roberto Costa, um antigo director da estatal (da área de abastecimento) e do cambista ("doleiro") Alberto Youssef – ambos presos há já alguns meses e que concordaram cooperar com a justiça ao abrigo de um processo de delação premiada – essas "luvas" não eram propostas pelas empresas mas exigidas por altos funcionários da Petrobras e destinavam-se a "agentes políticos", designadamente do Partido dos Trabalhadores (PT) da presidente Dilma Rousseff e de dois seus partidos aliados, o PMDB e o PP. "As empresas, principalmente as grandes, ficavam reféns. Ou participa [no esquema de subornos] ou não tem obra", afirmou Youssef às autoridades policiais.

Anónimo disse...

http://www.ft.com/intl/cms/s/0/08f5d77e-6e39-11e4-bffb-00144feabdc0.html#axzz3JNGQgqhD

High quality global journalism requires investment. Please share this article with others using the link below, do not cut & paste the article. See our Ts&Cs and Copyright Policy for more detail. Email ftsales.support@ft.com to buy additional rights. http://www.ft.com/cms/s/0/08f5d77e-6e39-11e4-bffb-00144feabdc0.html#ixzz3JNH5inUD

Mr Macedo, who was seen by some as a potential successor to Mr Passos Coelho, said in a televised statement that he had “no administrative involvement” or “personal responsibility” for any of the matters under investigation.
But pressure had built on Mr Macedo because of media reports that he was a partner in a company identified in the investigation, although he did not refer to this in his resignation statement.

Anónimo disse...

http://www.ft.com/intl/cms/s/0/08f5d77e-6e39-11e4-bffb-00144feabdc0.html#axzz3JNGQgqhD

Golden visa residency schemes have been used by EU countries as a low-cost investment incentive. Holders of the visas can also use them to travel in the 26 European countries that make up the Schengen “open borders” area.

Portugal introduced the scheme in 2012 and has since raised €1bn in real estate investment. Of the 1,700 golden visas issued, 80 per cent have gone to Chinese nationals.
Under Portugal’s scheme, spending a minimum of €500,000 on a property entitles non-European families to live in the country for five years, after which they can apply for permanent residence.
The effect of the investigation into Portugal’s scheme, codenamed “Labyrinth”, could have repercussions in other European countries such as Spain, Greece and Latvia, which have similar initiatives.

Anónimo disse...

The investigation comes only months after the collapse of the Espírito Santo business empire in one of Europe’s biggest financial failures for years. Both cases are likely to prove severe tests of Portugal's slow-moving justice system. Meanwhile, Portugal had just managed in May to exit the four-year, €78 billion bailout programme it accepted from the EU and the International Monetary Fund during the euro crisis. As the golden visa investigation shows, the aftershocks of that crisis are far from over.

http://www.economist.com/blogs/charlemagne/2014/11/portugals-golden-visas

Anónimo disse...

Não é estranho que num país que se diz democrata e que cultiva a pluralidade de opinião e a liberdade de imprensa, as quatro estações de tv só tenham cumentadores e moderadores todos a torcer para a esquerda?
Além dos cumentadores socialistas, só há os que sendo sócios do PSD, o atacam sistematicamente e até se dão ao desplante de apoiar os candidatos do PS (Marques Mendes, Pacheco Pereira e Marcelo).
Há algo bizarro nisto.
O programa da tarde da TVI, destinado a donas de casa e reformados, que atinge uma audiência importante devido às lamechices e aos prémios pecuniários que oferecem aos telespectadores, que sempre foi apolítico, agora tem um socialista a fazer crónicas da treta para terminar sempre com críticas ao governo, o sr Letria, amigo do Mota e do Soares.
Hoje acabou a sua arenga a elogiar a demissão do Miguel Macedo e a pedir a de muitos outros destes governo, que na opinião do amigo do sr Carlos Mota, são autores de malfeitorias muito piores.
Disse ainda que o Estado não é uma pessoa de bem (coisa universalmente conhecida), mas que já foi. Não esclareceu quando para não ser politicamente incorrecto e arruinar a narrativa abrileira. Sujeitava-se a ser apelidado de fassista.
O PS percebeu que pode conquistar um eleitorado fácil entre pessoas simples e iletradas e não hesitou.
Uma gigantesca operação para levar o partido das bancarrotas de regresso ao governo da nação.

Pecado Mortal disse...

Ao não salvar o Salgado da bancarrota e todo o gang da corrupção a ele ligado...na prática a totalidade do sistema politíco-mediático português...o PPC cometeu um pecado mortal que a canalha não lhe perdoará nunca...começando por um famoso mexilhão que conspira com todas as luzes acesas porque quanto mais electricidade se consome mais ele ganha...passou a fazer parte da lista de abate e ou se apressa e fulmina os conspiradores ou será executado friamente por eles....a propósito,para quando uma visita da PJ à CML, empresas municipais associadas e empresas tentacularmente envolvidas com todo esse Polvo da Costa ?

Anónimo disse...

É de mais.
Ele é o BES!
A PT!
A colocação "exemplar" dos professores!
A tramoia que a ministra da Justiça arranjou para se salvar da sua incompetência crucificando na praça pública dois técnicos de informática!
Agora chegaram os resultados da treta dos vistos "chineses"!
Aonde vai isto parar Dr ABC?

Isto vai tão bem que concordo em pleno com a estratégia, de antanho, seguida pelo Dr ABC de embalar tudo o que acontece, sempre, no Sócrates...

Dr Braiwnash disse...

Em todas as estações de tv

Noticiário da uma:
- António Costa acusa...
- António Costa promete...

Telejornal:
- António Costa acusa...
- António Costa promete...

Informativo das 24Horas:
- António Costa acusa...
- António Costa promete...

Anónimo disse...

Este Governo está tão bem visto que a demissão de um ministro, causada por casos de corrupção, é vista como uma saída em glória, um ato de ética.
Dr Abc analise os casos deste governo por esta óptica e deixe de trazer, sempre, à baila o Sócrates. É que, a continuar assim, a culpar o Sócrates de todos os males ninguém o leva a sério. Nem, talvez, os seus familiares.
Quem fala assim é seu amigo!

Anónimo disse...

O ex-ministro é culpado? Então agora já não há presunção de inocência? Já se é culpado antes do julgamento?
Os elogios devem-se ao facto de ter pedido demissão para que não haja constrangimento para a sua acção política e para a própria investigação que assim investiga um cidadão e não um representante de um órgão de poder.
Um dos maiores elogios veio do seu ídolo Sócrates na homilia semanal no canal do PS.
Parece que Sócrates reconhece que se devia ter demitido aquando dos escândalos da falsa licenciatura, Freeport, Cova da Beira, fuga aos impostos sobre imóveis, Face Oculta, compra da TVI, assalto ao BCP com dinheiro da CGD, etc.
Não posso enumerar todos que gasto os dedos e acabo só com os cotos.
Também eu tenho saudades da outra ética que o partido socialista aplicava. A chegada em glória do Paulo Pedroso à AR e a ser levado em ombros ainda hoje me leva às lágrimas.
Que quer, sou um sentimental. Não se faz prender um homem só por manifestar amor às criancinhas.
A eleição do Jaime Gama para dois mandatos de presidente da AR após ser tornado público que tinha acusações de pedofilia na Casa Pia e que se safou à barra do tribunal porque os crimes estavam já prescritos o o roubo do gravador aos jornalistas pelo Ricardo Rodrigues que o PS meteu na Comissão de Ética da AR,etc. Apre, que já estou cansado e mal comecei.
Todos temos saudades dessas práticas eivadas de moralidade, camarada.

Saudações socialistas

Anónimo disse...

Este artigo é um "filme". Crime é crime. Tem de ser investigado e punidos os eventuais responsáveis. Agora, ver o caso como uma cabala contra Passos Coelho é um delírio doentio. Passos Coelho é um dos grandes responsáveis pelo que está a acontecer. Não merece ser 1º Ministro já deveria ter sido demitido. Este senhor destruiu o PPD/PSD que levará anos a recompor-se.É um homem que odeia funcionários públicos e reformados. Vai-lhe ser retribuído esse ódio no ano que vem. Em 2015 la estaremos para a contragosto votar PS. Mas tem que ser para enviar este mentiroso para o desemprego.

Presidente Peidófilo disse...

Temos pressa em chegar ao Pote para salvar os grandes amigos Salgados do Costa...maldito PPC que não enterrou a massa da Caixa no buraco sem fundo do Salgado...e não é crime nenhum amar as criancinhas..organizei a chegada triunfal do Paulo P. à AR e quando chegar a PR vou-lhe dar a Torre e Espada com palmas e tudo pelo amor que tem em combate às criancinhas..razão tinha o Botto...fazia como eu faço...para além de tudo lhes fazer ainda lhes dava conselhos...alguns ainda vão acabar no meu Conselho de Ministros...o meu Secretário-Geral Ajunto cabo Costa tratará disso...

Anónimo disse...

O Passos come funcionários públicos ao pequeno almoço. Ao que parece, para que os funcionários públicos não nos comam a nós.
Isto é segredo. Não pode passar daqui.
Não digam nada aos socialistas, porque eles amam os funcionários públicos. Aumentaram-nos antes das eleições de 2009 e após o coito eleitoral, começaram os cortes. Mais uns PEC's e os ditos funcionários acabavam a pagar para trabalhar.

"Com o Orçamento do Estado para 2011, o Governo de José Sócrates definiu cortes salariais médios de 5% no Estado para os funcionários que ganham acima de 1.500 euros brutos. O actual Executivo decidiu manter os cortes durante o programa de ajustamento. O corte varia entre 3,5% e 10%, sendo o patamar mais baixo aplicado às remunerações que se situam entre os 1.500 euros e os dois mil euros."
http://www.asjp.pt/2012/04/10/metas-do-defice-exigem-sacrificios-na-funcao-publica/

Anónimo disse...

Se o Passos destruiu o PSD fez muito bem. É sinal que está a governar para o país e não para o partido. Precisávamos disto há muito para não andarmos sempre a ouvir os aldrabões a desculparem-se com a crise internacional e com a Sra Angela Merkel que não queria emprestar mais dinheiro, como se tivesse obrigação de manter o festim xuxa.

Anónimo disse...

"Vem aí chuva", diz o Costa.

Como será governada a Tugolandia, com alguém que se assusta com uma chuvada!

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=745952

A Câmara Municipal de Lisboa emitiu hoje um aviso à população na sequência do mau tempo previsto para a cidade, com chuva e vento fortes, até ao final de quarta-feira

Cumendastes disse...

Sem o Deep Throat Maxedo que cumendastes irá agora o pequenitastes fazer nos Mérdia ?

Anónimo disse...

Previsão da Câmara Municipal de Lisboa, do tempo para as próximas 24 horas:

Chuvas fortes e ondas de metro e meio. Na Baixa de Lisboa não podem circular barcos com matrícula anterior ao ano 2000.

Anónimo disse...

Na Av. 24 de Julho só é permitida a navegação a barcos com um calado máximo de 3 metros, segundo informação do vereador das cheias.

ljer disse...

Em Portugal nunca houve governantes corruptos e políticos corruptos. Isso de corrupção são assuntos para a Grécia e os outros países. Aqui tudo gente seria............

floribundus disse...

deveria investigar
http://www.egaliteetreconciliation.fr/La-directrice-de-l-Ecole-de-journalisme-de-Sciences-Po-prise-en-flagrant-delit-de-plagiat-29193.html
comentario em Porta da Loja

Auto da Barca do Costa disse...

"O mau tempo que faz sentir esta quarta-feira em Lisboa provocou 80 casos de pequenas inundações na cidade.

As inundações ocorreram na via pública."
http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=513918

Torturadores da democracia disse...

Xiça, que a PO, além de estar carregada de homos, ainda é um antro de plagiadores e autores de obras de encomenda.

Preventiva Golden disse...

Depois dos vistos Golden vamos lá acabar com as preventivas Golden...os Figueiredos e comparsas do gang devem ser tratados como qualquer outro delinquente de delito comum e não irem para as Prisas Golden da PJ ou afins...

Anónimo disse...

Desculpe lá, mas da forma que escreve, o PPC parece um menino de coro. Na verdade, trata-se de um canalha convencido e incompetente, com o rabo preso, nas suas relações com o fisco, que conduziu os Portugueses pobres á miséria total. Para além disso, com a corrupção e a incompetência que grassa neste governo, só na verdade uma pessoa completamente anormal, é que se mantem no cargo, impávido e sereno. Já agora, relembrando, o falso (DR) RELVAS, que sempre levou o COELHO ao colo, e que faz parte do conselho de administração de 21 !!! empresas, quatro como executivo e 17 como consultivo, com "negócios", no Brasil, Angola, Moçambique... Paulo Portas versus Submarinos e/ou Moderna, Dias Loureiro versus BPN, Passos versus Tecnoforma, etc. etc. Tenha vergonha de defender estes canalhas.