domingo, 16 de novembro de 2014

Em nome da Pátria



Surpreendeu o País, a detenção, na chamada operação Labirinto, em 14-11-2014, do diretor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Manuel Jarmela Palos, do presidente do Instituto dos Registos e Notariados (IRN), António Figueiredo, da secretária-geral do Ministério da Justiça (MJ), Maria Antónia Anes, e de outros nove suspeitos, incluindo funcionários e dirigentes do IRN e três cidadãos chineses, na sequência de investigação por suspeitas de crime na atribuição dos chamados «vistos gold» (o salvo-conduto de um passaporte europeu para cadastrados?!...), para além da menção de cidadãos angolanos suspeitos de intermediação na venda dos vistos (mas não detidos) e de referências a sócios(as) de governantes atuais, o ministro Miguel Macedo, e antigos, o comentador televisivo Luís Marques Mendes.






Apesar do sistema e, frequentemente, da própria lei (!), a justiça lá vai fazendo o seu curso. Quando uma investigação, como esta, se concretiza numa operação de envergadura larga e discreta, devemos dar os parabéns aos procuradores, aos polícias e ao destemido e incansável juiz Carlos Alexandre.

Um Labirinto que não se ficou por aí, porque revelou as malhas com que se tece o poder político português, com serviços de informações usados como guarda pretoriana de um regime corrupto e infiltrados, de cabo a rabo, pela maçonaria. Chegando ao cúmulo da referenciação do anterior diretor do SIS, o juiz-desembargador Antero Henrique, por alegada cunha ao alegado cabo operacional da alegada rede - CM, de 14-11-2014 (transcrito pelo José, da Porta da Loja), jornal que expõe o conterrâneo de Armando Vara, passeando um luxuoso impermeável (Armani) - e do atual diretor do serviço civil de informações, Horácio Pinto, por alegado varrimento de escutas hipoteticamente realizadas pela Polícia Judiciária (Expresso, de 16-11-2014), mais a referência de um jantar de dois alegados suspeitos com o diretor do SIRP, o socratino Júlio Pereira (DN, 16-11-2014) que marca que o poder destes suspeitos seria tal que até jantavam com o diretor de todos os serviços de informações da República). O paradoxo de um serviços de informações, que não são do primeiro-ministro nem do ministro da Administração Interna, porque são da República, mas que protegem o poder político do alcance da justiça!...

Noutra ponta do mesmo feixe de joio de espiões marginais, de mandantes delegados e de operacionais vadios, que perseguem e tentam coagir, e limitar a ação de... magistrados! E, já agora, de vadios a soldo que tentam ostensivamente e pateticamente intimidar, cidadãos empenhados, começando sem demora (21:37 de 24-9-2014!...).

Uma teia pegajosa, de uma seda antes faustosa e agora imunda, da qual todos se tentam a custo limpar, desmentindo sociedades - do estilo isso-já-foi-há-tanto-tempo-tenho-aqui-uma fotocópia-certificada-de-um-documento-que-o-atesta (é sempre uma fotocópia...) - ou clamando pela sua inatividade ou jurando não haver a mínima relação. Como se ninguém conhecesse ninguém. E sem comunicação social que os sociograme a todos. Mesmo que, segundo consta, parte dos arguidos e dos referidos não tenha apenas passado pela mesma cidade de Coimbra e pela sua universidade (como noticiou a jornalista Inês David Bastos, no Económico, de 14-11-2014), mas andado no mesmo curso (Direito) e sendo colegas do mesmo ano!...

Uma vergonha total. Total. Refinada numa semvergonhice, de aparência de ética absoluta. Com a crap da Cresap catedrática à mistura, como destaca o José, que pergunta também pelas ligações maçónicas de comissões e de comissionistas.

Um modelo sujo de lambões sentados à mesa do Estado, em que um ministério é um prato exclusivo para cada um chafurdar os beiços, uma espécie de franchiser para um barão explorar (de preferência com pouco escândalo) e distribuir comendas por amigos em que se delega o negócio e lhe retrovertem depois as comissões, cumprindo serviço que o povo crê ser de governo geral e é, quase sempre, apenas próprio, deles. Com exceções honrosas, mas que, mesmo assim, vivem no pântano fétido que vêem, ouvem e sentem, mas que ignoram, por causa do mesmo poder que os motiva. Mais os bobos babados que os louvam e nos gozam, nos média que o poder político, direta e indiretamente, controla.

Um jogo que explica, mais uma vez - como se fosse necessário um desenho esquemático!... - o motivo porque não se limpou o Estado do socratismo. Porque o atual poder do PSD-CDS tem a mesma natureza do socratismo (ainda que menos ubíquo e em menor grau e sem o autoritarismo anterior), que tem a mesma natureza do costismo-ferrugento. Sempre o fungo da corrupção a apodrecer o Estado, por baixo dos discursos polidos e das notícias lustrosas. Uma larga sociedade comercial de influências e de favores, de aparência honorável mas cheia de cumplicidades negras.

Por que espera o primeiro-ministro e o Presidente da República para os demitir a todos?!... Esperam que o escândalo arrefeça para não demitirem ninguém...

É por causa de tudo esta sujeira e do bem-estar do povo que é indispensável o combate e se justifica o sacrifício. Em nome do Estado de direito, da democracia, da liberdade política, social e económica, da independência nacional e da dignidade. Em nome da Pátria.


Atualização: este poste foi emendado às 17:53 de 16-11-2014.


* Imagem picada daqui


Limitação de responsabilidade (disclaimer): As entidades mencionadas nas notícias do média, que comento, não são suspeitas ou arguidas do cometimento de qualquer ilegalidade ou irregularidade; e quando arguidas gozam do direito constitucional à presunção de inocência até ao trânsito em julgado de eventuial sentença condenatória.

19 comentários:

Marajá do Rato disse...

Falando de sujeira, pobre pátria que tão miseráveis filhos tem.
Outra sujeira que as televisões, já em campanha eleitoral a favor do partido/quadrilha do Ghandulo do Rato, ignoram e omitem:

http://irritado.blogs.sapo.pt/nas-maos-desta-gente-662189

O buraco do Costa vai ser grande, mas isso não o vai atrapalhar. Com esta rapaziada jornaleira, vai de vento em popa.
A censura no seu melhor. Parece que estamos na RDA ou em Cuba.

Anónimo disse...

Os governantes e os políticos amigos do cartel são os únicos sérios. isto da vontade de rir.......

Anónimo disse...

Continua tudo muito bem. Nada de novo. Com ou sem Sócrates. Tudo fica bem, desde que se vá beberricando um bom Douro ou Alentejo, com robalos ou com cherne, claro.

Novidades? Nada. Não se admire quem ainda trabalhe, que a coisa vá adornando. A pestilência ou o pântano, nunca trouxeram carne ou peixe à mesa, apenas mosquedo e sapinhos.

Graças a Deus que a pátria portuguesa dá sinais de estar a chegar a um fim. O espaço ainda ocupado pelo tuga continuará a existir, não se sabendo apenas quem será a próxima entidade dona do espaço.

Apelar à intervenção do Senhor PR ou do Senhor PM, é o mesmo que na saga dos Don Corleone, apelar ao sentido ético do mesmo Don Corleone. Como podem intervir aqueles que fazem parte de todo o esquema?

Em alturas como esta, e como aqueles que se repetirão mais à frente, está-se a chamar os fantamas. Em 1926, apareceram alguns e ficaram por cá, por décadas.

Anónimo disse...

a sua escrita fez-me recordar o grande Eça, como escreveria ele hoje desta pocilga?

Anónimo disse...

Não transformemos os funcionários da Justiça em heróis, pois só têm que trabalhar e justificar o ordenado, como todos os outros funcionários públicos.

É preciso notar que a lentidão continua a ser a marca dos trabalhadores da Justiça:

http://dinheirodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=222901

Como as investigações ainda estão numa fase inicial, dado que o GES entrou em colapso no verão passado, o gabinete de Joana Marques Vidal não identifica quais os assuntos que estão a ser investigados no âmbito desses dois inquéritos. As investigações do Ministério Público estarão relacionadas com o esquema de financiamento do BES às empresas do GES, no qual a sociedade suíça Eurofin estava envolvida, e com as relações da PT com o GES, acrescenta o diário.

O número de processos de investigação ao GES poderá aumentar quando o Banco de Portugal enviar a auditoria forense ao BES (ainda em fase de conclusão), para a PGR e para o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

Anónimo disse...

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=745412

António Costa defendeu hoje que o combate à fraude e à evasão fiscal não se faz através de penhoras de casas, razão por que não se deve andar atrás dos mais «pequeninos», mas sim daqueles que organizam «esquemas».

Anónimo disse...

O Costa que se cuide. A atacar assim o Soares, o Sócrates, o Jorge Coelho, etc, não aquece o lugar.

Anónimo disse...

Em lisboa há pessoas penhoradas por não conseguirem pagar o IMI.
Costa subiu os impostos municipais.
Que propõe o Costa?
Uma nova lei fiscal, diferente da que o PS aprovou no seu último governo? Que a lei seja aplicada com base no rendimento de cada família, ficando os mais pobres isentos de a cumprir? Castas como na India?
Lançar um imposto sobre as luvas que os políticos recebem em negócios de Estado?
Esclareça-nos, sr Costa.

Anónimo disse...

Entretanto, inicia-se amanhã, a MÃE de todas as Comissões de Inquérito. Provavelmente, Don Proença de Carvalho vai dar início à missa. Cuidem-se, pois poderemos estar a iniciar uma nova era.

Anónimo disse...

A corrupção neste país cada vez é mais mas o engraçado é que no governo só temos putas serias

Anónimo disse...

O Costa em Lisboa, é assim:

http://observador.pt/opiniao/os-fonsecas-e-os-madureiras/

Anuncia-se mais uma obra. Inútil. Desmesurada. Cara. Senão vejamos: o actual centro de congressos fica em frente ao Tejo, numa zona privilegiada de Lisboa e pode facilmente expandir-se. Logo construir um centro de congressos no Parque Eduardo VII pode dar particular gosto às empresas construtoras mas não ao bolso dos munícipes. Digamos que o processo de construção de um centro de congressos no Parque Eduardo VII replica o do novo edifício do Museu dos Coches: existia um edifício que servia perfeitamente mas por razões que a razão desconhece resolveu construir-se um novo. E agora arcamos com as despesas do antigo edifício e do novo.

A este desbarato junta-se que Lisboa tem vivido nos últimos anos uma espécie de saga de edifícios tão prioritários quanto imaginários: o Pavilhão dos Desportos, que agora está destinado a Centro de Congressos, foi transformado, em 2008, no Museu do Desporto. No papel, claro, mas municipalmente falando, mesmo sem se sair do papel, tudo custa muito dinheiro. Ponham-se olhos, imaginariamente falando, num outro edifício dito prioritário para a cidade e para o país: o centro de cultura e arte africanas Africa.cont de seu nome. Anunciado em 2009, com pompa e circunstância, custou ao município lisboeta 570 mil euros sem nunca ter passado da fase do risco. Entretanto no Oriente o Pavilhão de Portugal continua à espera de destino e em Belém aguarda-se que abra finalmente o novo edifício do Museu dos Coches.

Anónimo disse...

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/justica/detalhe/director_do_sef_cobraria_10_por_visto_dourado.html

O Correio da Manhã adianta ainda que Manuel Palos, o director do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras que foi nomeado em 2005 para o cargo por António Costa, e que também se encontra detido, ficou conhecido na investigação como "10%", numa alusão às comissões que cobraria para viabilizar a atribuição de determinados vistos a angolanos e chineses.

Anónimo disse...

"A corrupção neste país cada vez é mais mas o engraçado é que no governo só temos putas serias"

Mostre lá os dados que tem a comprovar que a corrupção é cada vez mais.
Não será a Justiça cada vez mais?
No governo socialista sabemos como tudo terminava nas mãos do Pinto Monteiro e da Cândida Almeida. Escutas rasgadas, provas queimadas, testemunhas desaparecidas ou que contrariavam as primeiras declarações afirmando o oposto, etc.
Quanto "às putas sérias", provavelmente uma expressão familiar, então o critério de culpabilidade mudou? Antes eram sérios até prova em contrário, que só era considerada após trânsito em julgado e em caso de condenação tinham as portas abertas da RTP para atacar os juízes e a sentença.
Agora os membros do governo têm que provar que são honestos, caso contrário não são sérios. Ahahaha!
Andam aflitos com a independência que o sistema judicial actualmente goza.
Antes recebiam medalhas, hoje recebem visitas da PJ.
Ahahaha!

Anónimo disse...

Quando se falava de Dias Loureiro e do escândalo SLN, estranhamente omitindo o nome do sócio Coelho, os socialistas e comunistas procuravam com afã envolver a reputação do Prof. Cavaco Silva por ser amigo do primeiro.
Neste caso do Palos, o amigo Costa não é atingido seguindo o mesmo critério?
Lá está o lema de Don Santini e da Cosa Nostra do Rato, "- Para os amigos, tudo. para os inimigos, nada. Para os restantes, cumpra-se a lei."

Anónimo disse...

http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/nova-presidente-na-egeac-1676024

A filha de Ana Gomes também sabe nadar. Já mama na teta do Estado.
Seria interessante elaborar uma relação de todos os filhos dos democratas que estão pendurados no OE.

Anónimo disse...

Concordo que se deveria investigar e divulgar a lista dos filhos e familiares dos "democratas" penduradas nos dinheiros dos portugueses. Parece que a CML é um asilo muito povoado. Não é só a filha da Ana Gomes.
Os filhos do Povo não têm direito a esses empregos, ocupados pelos filhos dessa gente. A igualdade e a justiça social que esses tipos proclamam é uma história para embalar parolos. Devem avaliar-se pelo que fazem e não pelo que dizem.

Anónimo disse...

Quando se descobrir como o pequenino Marques Mendes está envolvido nos vistos dourados para chineses e árabes,tendo como intermédia no seu escritório a advogada francófona Miriam,que da a cara por ele,vai ter um chilique...
Mas há mais sociedades de advogados a viver muito bem com estes esquemas,não há ordem de entrada para fazer escrituras,se está cheio vai-se ao Algarve etc.etc.

lidiasantos almeida sousa disse...

MAS QUE CALÚNIA: O MARQUES MENDES NÃO ESTÁ PRESO. vou REVER PARA VER SE HÁ OUTRO MENDES, POIS ESTE É conselheiro do Presidente do Burundi

lidiasantos almeida sousa disse...

já percebi o titulo do pasquim correio da manhã: um caçador tinha um cão e a mãe do caçador também era o pai do cão. Quere dizeer: O Macedo e o marques, têm um ex sócio que está preso.

Mas que doença deve ser a ébola que o ataca