quarta-feira, 29 de outubro de 2014

«José, está na altura de te pores na alheta» - Aspirina B



Profundamente. Mais do que à superfície, é aí que a batalha se trava. É nesse combate que nos encontramos, é nesse combate que nos damos.

Sem que se notasse, porque à esquerda se integrou e despacha e à direita, como me dizia um amigo, a maioria do pessoal se instalou ou resignou, foi assinada, com a força de posição oficiosa do socialismo radical, a guia de marcha de José Sócrates da política para a errância fugitiva. Sócrates é defenestrado num editorial de um blogue oficioso do socialismo radical, o Aspirina B: «O chamamento do deserto», de 26-10-2014, assinado pelo pseudónimo Vega9000. Daqui para fora, e rápido!...
«apesar de não conhecer pessoalmente, nunca com ele ter falado, a ele nunca ter sido apresentado, e nunca lhe ter sequer apertado a mão num comicio qualquer, é alguém que admiro. Mas cujo futuro politico começa a preocupar-me um bocadinho. E como me preocupo, aqui fica pois uma opinião não solicitada, mal informada, até provavelmente inapropriada, mas que tem no entanto o mérito de ser sincera: José, está na altura de te pores na alheta.»
Fui um dos que, após alguma surpresa e até receio inicial, apoiou o regresso de José Sócrates à vida publica após um periodo relativamente curto de exilio e estudo em Paris. (...) O seu regresso foi assim, ao mesmo tempo, um risco enorme e uma absoluta necessidade. Um risco enorme porque veio interferir nessas memórias frescas e mexer nas feridas abertas, e uma absoluta necessidade porque a sua herança politica estava a ser destratada de uma maneira tal que se arriscava a ficar permanentemente deformada à medida que as feridas fossem sarando. Em sumo, veio defender o seu legado sozinho, uma vez que muito poucos o faziam, a começar por quem tinha essa obrigação.
E caramba, foi um regresso apoteótico. Recordo-me bem do Museu da Electricidade apinhado para um dos acontecimentos políticos do ano, do intenso interesse da sua primeira entrevista, de um livro sobre um tema relativamente obscuro nos tops de vendas, e do sururu que o seu comentário politico na RTP gerou. (...) O regresso veio provar a quase todo país que aquele a quem culpavam por todos os males ainda tinha muitos, muitos apoios e admiradores, e que era capaz de gerar uma onda de entusiasmo enorme. E com ela imprimir a sua versão da história, a sua narrativa, no imaginário e memórias nacionais. (...)
Até que o entusiasmo, não tendo grande coisa para onde ser canalizado, nenhum objectivo preciso, nenhuma candidatura a alguma coisa, nenhum projecto em especial, foi naturalmente esmorecendo.
Do meu ponto de vista, Sócrates só teria a ganhar retomando neste ponto uma travessia do deserto prematuramente interrompida por motivo de força maior. O seu legado está agora bem entregue a pessoas que o valorizam e que sobre ele construirão, já se começa a ver aqui e ali uma conversa entre os socialistas, há muito adiada, sobre os méritos e erros da sua governação, e há um futuro imediato a construir-se que contará com a sua herança politica mas não com a sua pessoa.» (Realce meu). 
Não queres sair pela porta?... Vais pela janela!... É esta a mensagem dos próprios socialistas radicais, num texto ao modo do artigo de Manuel Rodrigues sobre Salazar, de 31-12-1938, n' O Século, páginas 1 e 2, que tive a paciência de transcrever à unha após obter cópia da Biblioteca Nacional: «Problemas sociais - o Homem que passou» (grafia esquisita, não era?...). Vega9000, que se esconde no pseudónimo, mas insiste que não conhece pessoalmente Sócrates, defende a candidatura de Guterres a presidente. A situação ainda não está madura para Ferro Rodrigues, mas estou convencido de que a fação dirigida por Vieira da Silva, vai triturar Guterres, através da sua polícia política, se este quiser lançar-se na luta interna.

O precursor patriarca Soares, apesar da (caduc)idade sempre mais agudo e mais rápido a interpretar os sinais dos tempos, já lhe tinha recomendado o exílio numa entrevista à socialista Ana Sá Lopes, no i, em 7-10-2014: ala para doutoramento no estrangeiro!... Aliás, antes do devaneio de tentar ser o candidato oficial do PS à eleição presidencial de janeiro de 2016, o ex-primeiro-ministro, estava encaminhado para o doutoramento numa universidade norte-americana, como aqui assinalei em 23-9-2013 no poste «O mémoire de Sócrates». Para tanto, havia realizado o teste do IELTS, em 29-8-2013. Eventualmente um joint-degree da Sciences-Po com a nova-iorquina Columbia University, onde o seu amigo Manuel Pinho leciona uma cadeira patrocinada, ao modo dos grandes filantropos, pela governamentalizada EDP, cujo financiamento mexia.

Mas como não quer abdicar do seu sonho presidencial, para demonstrar a firmeza do seu propósito, Sócrates decidiu atribuir a si próprio, pela recuperada câmara da Covilhã, a «medalha de ouro de mérito municipal», em 8-10-2014. Para além de continuar o seu patético, e consentido, solilóquio aos domingos na RTP-1. Porém, está cada vez mais isolado; e é desprezado mesmo por aqueles a quem, enquanto primeiro-ministro, cumulou de tachos e de contratos.

Visto como um perigo ambulante, um homem-bomba à beira de explodir a qualquer momento, por ignição da pendência dos processos que usou, José Sócrates pode estilhaçar a pose de Estado de António «pá-talvez-o-teu-irmão-seja-altura-de-procurar-o-Guerra" Costa, cultivada nos média controlados. O socialismo radical venera Sócrates, mas prefere vê-lo num altar distante do que aprisionado nas suas desgraças, transmitindo, da quarentena, o Ébola ao resto da tríade. Para os socialistas radicais é bom que Sócrates fuja; para os patriotas é ainda melhor que Sócrates fique, na miséria faustosa engaiolado.


* Imagem composta daqui e dali.


Limitação de responsabilidade (disclaimer): As entidades mencionadas nas notícias do média, que comento, não são suspeitas ou arguidas do cometimento de qualquer ilegalidade ou irregularidade.

38 comentários:

Anónimo disse...

Evidentemente, agrilhoado na Carregueira, junto dos compagnon de route, Salgado e Vara. Pois que outro sítio merece, o Zé da Cova da Beira, eminencia parda da Tugolandia, que alcandorou a pátria portuguesa ao presente abismo. Resignados, nunca. Combater, sempre, no escuro, na lateral, pois que o regime em curso ainda vai urrar, antes de se despedaçar com estrondo no fundo do vale.

A luta continua.
A vitória é certa.

Anónimo disse...

Também não duvido: a vitória é certa. A nossa sobre o fascismo sobrante e rançoso, sem inteligência nem talento, sem honra nem carácter. Os Balbinos deste país julgam que esta hora medíocre e reles durará para sempre. Enganam-se: está mesmo a acabar. E a acabar num mar de lodo e tristeza.

Anónimo disse...

Com toda a certeza. Lutamos todos os dias, para que o lixo tuga que dirige a nação seja metido em cárceres, sem apelo. O regime do Dr. Soares tem os dias contados. Logo que a UE seque a fonte de suporte, a entourage do Dr. Soares, conjugada com o siamês Cavaco, serão varridos para os manuais de história, como os malfadados Afonso Costa e Otelo

Anónimo disse...

Segundo parece, o diretor do Instituto de Ciências Sociais suspendeu, isto é, censurou, a publicação da revista !Análise Social" por esta conter linguagem ofensiva para com o Governo do Passos. Isto está a ficar bonito. Há uns dias o Passos arrasou a comunicação social por esta não alinhar no jogo do governo. Agora levamos com esta censura. Aonde vai isto parar?
E o Dr ABC fica nas covas e trás para aqui coisinhas da treta, notícias de blogues que um gajo qualquer "vomitou".
Já me esquecia, a notícia desse blogue era relacionada com o Sócrates!...

Anónimo disse...

Sócrates, um "Dâmaso Salcede"...
Por mais doutoramentos honoris causa ou outros doutoramentos que adquira, não deixará de ser essa abominável e ridícula figura queirosiana

Anónimo disse...

"E o Dr ABC fica nas covas e trás"

Trazer? Ou está no traseiro?

Logo do Instituto de Ciências Sociais, e nem distingue o dito, das calças!

Anónimo disse...

"Segundo parece, o diretor do Instituto de Ciências Sociais suspendeu, isto é, censurou, a publicação da revista !Análise Social" por esta conter linguagem ofensiva para com o Governo do Passos."

Os socialistas, autores do saneamento de Moura Guedes da TVI (não esquecer), na falta de melhores argumentos, procuram amplificar assuntos menores, de forma a trata-los como de relevo nacional.
A Análise Social é desde há muito Análise Socialista. E desta vez preparava-se para fazer jus à sua natureza ideológica de forma descarada.
Em vez de um estudo, seria um panfleto de oposição ao governo.
Quem conheceu os melhores dias da revista, pode constatar a sua actual irrelevância e papel de caixa de ressonância do partido do Pedroso e do Ferrugento, que por lá sugam uns cobres.
Sobre o tema, pode ler-se aqui:

http://observador.pt/opiniao/esquerda-e-censura-vitima-sem-vergonha/

Anónimo disse...

A equipa cessante de responsáveis da revista Análise Social, supostamente das publicações mais prestigiadas na área das ciências sociais – João de Pina-Cabral, Catarina Fróis, Helena Jerónimo, José Neves, Pedro Ramos Pinto e Renato do Carmo – queixa-se da censura do diretor do ICS, José Luís Cardoso. Este retirou de circulação o último número da revista por causa de um artigo ideologicamente explícito da autoria do sociólogo Ricardo Campos. São esses mesmos queixosos de agora que recusaram sucessivos pedidos meus de artigos para publicação.

Outra característica que espelha o controlo ideológico do pensamento, com reflexo nas revistas científicas, para além de quem pode ou não publicar e como, é a das bibliografias dos artigos, teses e por aí adiante. Existem autores que aparecem vezes sem conta, ou têm de aparecer, e outros que não convém colocar em determinados ambientes. No meio africanista que conheço, Boaventura de Sousa Santos fica sempre bem. Jaime Nogueira Pinto não ajuda. Mesmo que a qualidade do trabalho do último seja muitíssimo superior à qualidade do trabalho do primeiro e não subsidiado nos avultados montantes do primeiro.

http://observador.pt/opiniao/esquerda-e-censura-vitima-sem-vergonha/

Anónimo disse...

Sugam uns cobres no ISCTE,esclareça-se.

Anónimo disse...

Últimas novidades:

Vem aí os russos, porra!

Ai que medo!

Anónimo disse...

O New York Post diz que o Putin tem um cancro no pancreas!

Anónimo disse...

Nem os cães são mais fiéis aos donos que a malta do ácido acetilsalicílico. Estavam dispostos a diluir o país em ácido corrosivo depois de nos colocarem na miséria

Anónimo disse...

A barcaça do Sócretino tem uma peça a mais, o fundo!

Mandem o velho Jerónimo e o Bernardino com o gispo Loução para a Coreia do Norte, esse paraíso comunista que manda delegações à festa do Avante.

http://sol.pt/noticia/117520

Anónimo disse...

Irra que as ratas-chuchas nem um desenho de jeito sabem copiar; bochechas tem o padrinho-corrupto-mor, aquela zona do barco são as amuras. Mas era bonito ver esse corrupto sozinho num barco... lindo, tanto problema que ficava, definitivamente, resolvido.

Anónimo disse...

"aquelas zonas do barco, por ambos os bordos, são as amuras" (sorry!)

Anónimo disse...

Isto é como o blog do joaquim, a Obsessão tomou conta de tudo, é pena... coitados.
Não se deve depreciar sentimentos alheios, mas volto a dizer é pena quando se chega a esta fase.

Os Vampiros disse...

Depois do Afonso Costa o António Costa....a guerra civil está instalada na Costalândia...onde os cus de Palha da CML são mais que muitos...Ferrugento quer ser Presidente....o Sócretino e o Guterres do Pântano também...a maior parte de todos são casos de polícia....mas acabarão a denunciar-se todos uns aos outros tal é a sanha...e que se comam por todos os lados depressa e bem é o que se deseja.

Anónimo disse...

anónimo das 30 de Outubro de 2014 às 12:51

Só acordou a esta hora para vir despejar a sua "prosa"???
Olhe que quem acorda tarde a vida passa-lhe ao lado.

Anónimo disse...

Ferro, hoje, inspirou-se na Manela e no Bagão. Ao que chegou o socialismo. Tal como o Hollande arranjou o Vals, que já fala nos "banqueiros socialistas", os Ratos querem a Quadratura do Círculo, que é o mesmo que pregar o Rendimento Mínimo, mas beberricar no Pabe!

Anónimo disse...

http://expresso.sapo.pt/bater-em-seguro-era-um-dever-bater-em-costa-sera-um-prazer=f891411

Para mim, António Costa é um mistério. Participou nos governos que afundaram o país, mas tem "boa imprensa". A sala onde fez o discurso de vitória parecia um conselho de ministros do socratismo, mas tem "boa imprensa". Fez uma patética gestão da Câmara de Lisboa, mas tem "boa imprensa".

Em primeiro lugar, revelou um carácter vingativo na forma como não se dirigiu ao adversário desta noite. Em segundo lugar, está rodeado pela gente que enterrou o país, os socráticos. Só lá faltava o chefinho da tribo. Em terceiro lugar, António Costa revelou um patético vazio de ideias ao longo desta campanha. Costa não sabe a realidade que tem pela frente (interna e europeia) ou está deliberadamente a mentir aos portugueses. O que não surpreende, tendo em conta as companhias.

PS: Dizem-me que Paulo Campos já está nas TVs a comentar enquanto apoiante de Costa. Dizem-me, mas não acredito. Não pode ser verdade, não é?

Anónimo disse...

O próprio Al Capone, se fosse vivo, seria comentador residente da RTP.

Au Cu do Rato disse...

Ao Antónimo de 30 de Outubro de 2014 às 14:04

Ainda estou acordado a esta hora para que a noite não se passe no Rato e o Malho enfiar no buraco do teu Rabo de Palha !

Anónimo disse...

ao anónimo das 31 de Outubro de 2014 às 00:47

Também estou acordado Palavroso ... afinal é sempre o mesma pessoa com este tipo de comentários, bem que desconfiava.

Ratazana dos 4 Costados disse...

À Ratazana de 31 de Outubro às 01:46

Somos muitos,muitos,nem imaginas quantos Pidosos...bem acordados dia e noite sabendo muito bem quem são Ratos Desavergonhados e tendo o Malho em estado de elevada prontidão para vos arrear no traseiro sempre que seja necessário em todo o Mundo e neste espaço em particular...

Anónimo disse...

Alguém se lembra o que disse o Dr. ABC do computador Magalhães? Eu não me lembro! (risos)
Pois é, mas esse mesmo computador tem sido, ainda, um sucesso e o atual Governo tem aparecido nas imagens da sua venda em muitos países estrangeiros. Como se vê o Dr ABC agora anda muito caladinho em relação ao assunto.
Por que será?
Eu sei!...

Anónimo disse...

Ó Dr ABC será que já estão colocados todos os professores?
-Isso não interessa nada porque ainda faltam decorrer o 2º e 3º período de aulas. Há muito tempo para os alunos aprenderem e irem a exame.

Anónimo disse...

Lembramo-nos do Magalhães, sim. Pudera, quem pagou as centenas de milhões de euros que aquela sucata de empresa de Matosinhos mamou do Estado, logo de nós, contribuintes?

Trambiques e vigarices como o Magalhães não nos saem da memória, pois sabemos quanto pagamos de impostos.

Aliás o Zé de Vilar de Massa, ganhou muita massa em Caracas, quando vendeu Magalhães ao Capitão Chavez e Carroceiro Maduro.

Os alunos que não têm aulas? Isso é uma novidade, que nunca aconteceu. As aulas começaram sempre a tempo e sem perturbações, quando lá estava a Lulu Rodrigues e a Alçada. Aliás a bosta de sistema de educação que existe é da autoria do Crato. Que felizes que os alunos e professores eram quando a arguida lulu Rodrigues lá estava.

Anónimo disse...

Arguida?
Já condenada!
A condenada Lulu tinha tudo a funcionar que nem um relógio suíço. Pelas palavras da própria, era uma festa. Os portugueses pagaram os foguetes e a PJ apanhou as canas.
Ela acaba com um fato novo, às listas.

Anónimo disse...

O quererá dizer que Don Tonecas Guterres estará fora de Belém? Será que Portugal terá um Presidente pedófilo? Ou apenas terá um Presidente peidófilo?

Anónimo disse...

José Sócrates e Passos Coelho são duas faces da mesma moeda: gente sem escrúpulos e moralmente deficiente; psicopatas alcandorados ao Poder. Gente sem planta nenhuma, sem estrutura ética e intelectualmente débil.

Anónimo disse...

Por muito que lhes custe, têm que engolir a verdade. O Passos não meteu o país na bancarrota. Não tem a longa lista de escândalos de falsificações e esbulho do Erário Público.
Podem-no achar melhor ou pior governante. Equipará-lo a Sócrates é uma grosseira vigarice.
É neste momento o que de melhor os socialistas têm.
Tentam desesperadamente atirar lama,assassinar reputações, à falta de qualquer argumento plausível, recorrendo à intrujice e difamação.

lidiasantos almeida sousa disse...

Professor, está mesmo apanhado, fala, fala, escreve, escreve mas vai sempre bater tudo ao mesmo. Só pode ser paixão. Isto ainda acaba mal, pois a paixão exacerbada leva ao cancro-. O cancro leva ao sofrimento e tudo acaba numa dose letal de morfina. Porque não esquece pois os apaixonados que não nos ligam só merecem desprezo.
Et la nave va

Anónimo disse...

lidias santos almeida um esbirro socratino .....está errado ...vale sim a pena perseguir o criminoso até ele ser pêgo. e hoje socrates foi pêgo ..dia historico 22/11/2014....uhuhuhuuuh

Caboclo Capiroba

Anónimo disse...

mas este comentário neste post sobre o "aviso" ..é incrivel ele foi avisado no aspirinaB...... e mesmo assim foi pêgo...uhuhuhuhuhuhuh

lidiasantos almeida sousa disse...

Finalmente descobri o Emérito Professor Catedrático Doutor Balbino Caldera é Professor no ISCTE, Irei lá ver uma das suas lições. Só não sei nada dessa revista da ação Social, mas vou ler com mais atenção

lidiasantos almeida sousa disse...

Depois de ler este post tive curiosidade de conhecer o BLOG ASPIRINA B, e constatei que nada do que lé está escrito corresponde ao que aqui foi falsificado. Mas porquê essa ingenuidade, pois é facílimo verificar as mentiras,
A mentira é como a inveja e o ódio corroí o ser humano e provoca CANCRO, conforme estudo feitos na Universidade de Colombia- Lá irei ao ISCTE ter o prazer de conhecer tão ilustre professor e trocarmos opiniões sobre o CANCRO,

Anónimo disse...

https://www.youtube.com/watch?v=82m1YyyMfd4

lidiasantos almeida sousa disse...

cheguei agora do jantar no ELEVEN, onde estava uma cavaqueira maravilhosa e por isso estou muito bem disposta Caro anônimo pode decifrar o que é esse http que indica pois ir ver isso dá muito trabalho e no Blogue do Senhor Professor não dá para clicar,
Uma noite feliz, bons sonhos com aquela senhora loira detetive num semanário do Angolano lindérrimo que habita no mesmo piso que eu na TORRE 3 DAS AMOREIRAS, refiro.me ao belo ÁLVARO SOBRINHO. QUE PÃO por isso ela anda a tentar papá-lo, mas como está cheia de Botox, parece a falecida Duquesa de Alba e tem uma fileira de dentes tão grande que parece um peixe espada.