segunda-feira, 2 de junho de 2014

O vento gelado da história

Mesmo que o motivo das propostas  seja a oportunidade política, louvo a decisão de António José Seguro, comunicada em 31-5-2014, do estabelecimento de eleição primária para a escolha do candidato do PS a primeiro-ministro, e ainda a de abrir essa escolha a simpatizantes (registados) do partido. E Seguro demonstrou ainda uma astúcia imprevista quando anunciou que iria marcar eleições para as federações distritais do PS e propor uma redução do parlamento a 180 deputados, para baralhar o jogo socratino e atemorizar vira-casacas.

Para quem se tem batido ao longo de já muito anos pela mudança no sistema político para a democracia direta, com escolha dos candidatos partidários e cargos internos, através de eleições primárias, é com expetativa que vejo essa decisão. Não há que temer a intrusão de adversários do partido na eleição, que se inscrevam como simpatizantes, pois têm de se registar com os dados legais e, tal como acontece nos EUA (por exemplo, republicanos a votar Obama para que Hillary Clinton não ganhasse a primária democrata, em 2008), esse efeito é diluído. Agora, para manter a coerência, aas eleições primárias devem ser alargadas aos candidatos do PS a presidentes de câmara municipal e aos candidatos do PS a deputados... E os demais partidos, devem seguir este exemplo, sob pena de perderem o comboio da mudança.

Mais ainda, pela mesma raqzão, a escolha do candidato a presidente da República também deve ser feita através de eleição direta. Assim, António José Seguro deve indicar o seu parceiro de ticket para 2015/2016, isto é, já que ele é o candidato a primeiro-ministro nas legislativas do outono de 2015, quem será o seu candidato a presidente para a eleição presidencial de janeiro de 2016. António Guterres?

E também António Costa deve dar a conhecer aos socialistas, e ao povo, quem é o seu candidato a Presidente da RepúblicaJosé Sócrates, que teme as eleições primárias no PS?!... Ou ele próprio?... E, nesse caso de saltar da cadeira de secretário-geral espécie de interni, para candidato presidencial, quem seria o seu candidato a primeiro-ministro: Fernando Medina, Paulo Pedroso?

E no PSD também Pedro Passos Coelho não deve esquivar-se à aplicação de eleições primárias na escolha do candidato a primeiro-ministro e a Presidente da República (e depois, por coerência, dos candidatos a presidentes de câmara e a deputados). Passos Coelho deve indicar proximamente se é novamente candidato a primeiro-ministro e quem é o seu candidato a presidente da República: Marcelo Rebelo de Sousa, Rui Rio, Assunção Esteves? Mesmo antes da indicação, como comissário europeu, de Paulo Portas, cujo CDS valia 2,4% na sondagem, de 26-5-2014, da Intercampus/TVI sobre intenções de voto para eleições legislativas - ou Passos, não nomeando Portas, arriscar uma queda do Governo se a dissuasão dos novos processos dos submarinos, torpedos e carros Pandur, anunciada em 30-5-2014 não bastar para o desimaginar...

António Costa viu-se forçado a disputar a liderança para secretário-geral do PS e, consequentemente, tornar-se, contra vontade, candidato a primeiro-ministro - por desconfiança de que Seguro não o apoiaria a ele na corrida para o palácio de Belém. Mas se Costa foi obrigado a esta guerra, não tinha de usar as operações suaves socratinas, como a de comparar, em 2-2-2014, através de José Borges, no seu blogue de candidatura, na qual ele próprio participa, com João Galamba, Isabel Moreira e tutti quanti (http://antonio.blogs.sapo.pt, entretanto, suspenso e renegado) o adversário Seguro com Hitler, o Rato com a Kehlsteinhaus e a atual direção do PS com o III Reich.


Fac-simile do poste de José Borges, de 2-6-2014 - via CM -
no suspenso blogue de candidatura de António Costa a secretário-geral do PS


Muito menos, Costa é obrigado ao remake das famigeradas operações negras socratinas, dos serviços comandados pelos mesmos, eventualmente dirigidas pelo organizador José Vieira da Silva e pelo spymaster Almeida Ribeiro - com base no ISCTE? -, de recondução das ovelhas socratinas tresmalhadas nas lideranças das federações socialistas e na comissão nacional do PS e do arrebanhamento de outras...

Tal como em aqui ao lado, onde o rei D. Juan Carlos abdicou hoje, 2-6-2014, para proteger a monarquia - envolvida na corrupção, na proteção judicial (como no nosso País o anterior governo) da infanta Cristina e do marido com o apoio do Governo do PP e no fausto imoral - e a unidade possível de Espanha, a poucos meses do referendo da Catalunha, também em Portugal são precisas medidas excecionais para servir os cidadãos.

Para resistir à avalanche da vontade dos cidadãos de mais democracia, só a transparência, a responsabilização e a livre escolha, nos partidos dos candidatos pelos militantes e simpatizantes registados permitirá salvar o Estado do caciquismo corrupto. Democracia direta, portanto.


Limitação de responsabilidade (disclaimer): As entidades referiodas nas notícias dos média, que comento, não são suspeitas ou arguidas do cometimento de qualquer ilegalidade ou irregularidade nestes casos.

10 comentários:

A Voz do Ratanga disse...

No dia em que celebra a sua eleição há dez anos por uns concludentes 97%,o Presidente bem amado para a vida do Ratanga, doutor engenheiro Pinto Senkanudo,inaugurou a 5ª ponte sobre o Tajo,a 10ª autoestrada Lisputo-Matopinho,o novo aeroporto de Mérdola e a ligação por TGV entre o Aterro da Cova e Massada.Acompanhado pelo eterno Secretário-Geral do Partido Socialista Único(PSU),o muito querido Doutor Costa do Castello,que desde o distante ano de 2014 sempre apoiou o seu desígnio de governar o Ratanga,Sua Excelência condecorou com o grau de grão-mestre da Ordem da Rataria 500 dos mais valorosos combatentes pela Nova Ordem que em bom tempo foi implantada para felicidade dos Ratangueses.Na sua alocução às massas reunidas para comemorar a efemérida, Sua Excelência proferiu a frase que ficará para sempre gravada na memória dos Ratangueses "Povo do Ratanga,comigo o Seguro não morreu de velho!".

Anónimo disse...

No fundo,no fundo,aquilo é tudo gente sem a menor qualidade para assumir funções de Estado.Horrível quadro!
Escolhidos por votação interna ou moeda ao ar,Deus nos acuda. É bancarrota certa e injustiça e prepotência a esmo.
Quem não os conheça que os compre!
Quanto à comparação a Hitler,acho injusta.Hitler era muito mais patriota e competente.Selhe retirarmos os impulsos bélicos e a pretenção de construir um império milenar,a horda de oportunistas desonestos do socialismo nem aos tacões das botas lhe chegavam.
Infelizmente,a imagem do Hitler,não lhe chegavam os pecados justamente atribuídos,está estilizada pelos pregadores de esquerda. Hoje é anátema usar o seu nome mesmo numa hipérbole.
A religião ateia dá nisto.

Anónimo disse...

Num país como os EUA,isto seria letal para a carreira do amoral Costa.

http://publico.pt/sociedade/noticia/novas-escutas-telefonicas-no-processo-casa-pia-1171317

Anónimo disse...

O vento da História não é gelado para quem tem as Costas quentes,o respaldo da organização do sub-mundo que controla a imprensa.
O patife Soares construíu o mostrengo e ele vive.

http://v2.videos.sapo.pt/aWCBzS2SIhahWzoftzgZ

La Piovra disse...

http://portadaloja.blogspot.pt/2009/07/os-indignos-da-democracia.html

Anónimo disse...

"Num Verão quente no Largo do Rato, sucederam-se as movimentações de bastidores para pressionar a Justiça, seguindo indicaram as escutas telefónicas ao líder socialista, Ferro Rodrigues, ao então líder parlamentar, António Costa, e a Pedroso"

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/implicaccedilotildees_poliacuteticas_do_processo_casa_pia.html

Anónimo disse...

Todos nós sabemos quem são os ratos, chefes eleitos e por eleger, do grande largo do rato. O rato-mor esfrega as mãoe de contente, a luta está sempre ganha: filho de um lado e o rato-mor do outro. Agora digam que o rato-mor está taralhoco.
Bem, vamos ao que intereça: A direita parva e estúpida comandada por antigos putos acelerados pela branquinha.
Hoje os reformados começaram a receber o que tinham que pagar ao fisco. O espanto é enorme.
Lá se foi a pequena base de apoio aos esparvalhados.

Anónimo disse...

deve-se ler:
intereça=interessa
taralhoco=taralhouco

porra! tenho que tomarv os comprimidos todso os dias.

Anónimo disse...

Prof. Caldeira,

Como dizia o Almirante de Azevedo: "É só fumaça"!

Seguro é produto das Jotas, e só por isso, todas as propostas que faça são pura guerrilha política.

Costa é o produto do lixo da Esquerda caviar: Esquerda do género Baptista Bastos, que vivem numa casa da Camara (chamada de habitação social), mas a beberem Barca Velha e a comprarem Moet & Chandon.

Depois, os portugueses, dominados pelos tugas espertalhaços, não sabem sequer o que é Democracia Directa.

Há dias, os habitantes da terra do "Palito", que matou a sogra e a tia da ex-mulher, e quase matava a ex-mulher e a filha, diziasm que "estavam com o Palito, porque era da terra". Este é o espírito dos tugas, que jamais colocarão em prática a Democracia Directa.

Anónimo disse...

http://noticias.terra.com.br/mundo/america-latina/fidel-castro-tinha-uma-vida-de-rei-revela-ex-seguranca,3357bd0bb8f16410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html