quinta-feira, 19 de junho de 2014

Junta médica para avaliação da saúde do Presidente da República

A recusa da emissão de um exame médico detalhado sobre a saúde do Presidente da República de Portugal, tratando como assunto privado a saúde do Presidente Cavaco Silva, mesmo após o episódio do seu desfalecimento no 10 de junho de 2014, justifica a necessidade de recorrer a uma junta médica  para que esta o possa fazer e divulgar ao povo.

Essa junta médica deve integrar também especialistas em neurologia para que se possa avaliar da capacidade física e psicológica do Presidente Cavaco Silva em cumprir as suas obrigações, enfrentando situações de stress como as que decorrem inevitavelmente da sua função e das competências que lhe estão cometidas no art. 120.º e 133.º a 137.º da Constituição.

É patético que seja utilizado um professor de direito, como Marcelo Rebelo de Sousa, para numa espécie de nota oficiosa da saúde do Presidente da República, em 15-6-2014, no seu programa «Comentários» na TVI, explicar a sua condição médica técnica, com «nervo parassimpático» à mistura e empenhando na prática a sua reputação, atestando que o Presidente não padece de nenhuma «doença grave». Ora, «doença grave» tem um significado determinado, como é o caso das «Doenças graves e invalidantes do sistema nervoso central e periférico» que constituem, à face da lei portuguesa, uma «doença incapacitante» e a possibilidade de que isso efetivamente exista deveria acautelar a explicação médica do jurista-comentador.

Mais cedo do que mais tarde, terá de ser divulgado um exame médico detalhado sobre a saúde do Presidente. A saúde do Chefe de Estado não é um assunto privado.

Essa junta médica pode muito bem concluir que, apesar da condição neurológica patente na tremura em repouso da sua mão direita, e da condição física evidenciada, o Prof. Cavaco Silva mantém capacidade para aguentar o desafio da Presidência. Em qualquer caso, é melhor que esse exame médico detalhado seja divulgado mais cedo, até porque poderá surgir um episódio semelhante que envergonhe quem agora o embarga ou desmente.

Neste blogue - onde procuro servir a Pátria -, e para os portugueses, o que preocupa não é a tremura da mão, em si, mas do pulso do Presidente. O que preocupa não é apenas a saúde do Presidente, que humanamente desejamos se restabeleça ou controle: é também a saúde do País e o regular funcionamento das instituções, como a presidência da República. O que preocupa não é a divulgação aqui de um excerto de um video sobre a tremura do Presidente: é a tremura dos serviços da presidência e a sua incompetência na rédea livre para a captação de imagens pela RTP com ângulos comprometedores, a tolerância da realização manhosa (uma operação socratina de intimidação a abrir o segundo mandato - quem foi o realizador?) e a colocação em linha desse video (da tomada de posse do II Governo Sócrates, em 26-10-2009), na página oficial da presidência!... O que preocupa não é conhecimento da doença: é o condicionamento implícito que sobre esse segredo foi, e ainda é, exercido. O que preocupa não é o efeito da verdade: é a consequência da mentira de Estado (por palavras e omissões).

28 comentários:

floribundus disse...

há uns meses (a trás)vi 2 posts com fotomontagens admiráveis sobre a tremura de mãos de Napoleão e Hitler

o mencionado entertainer, tal como todos os outros são arquétipos dos meios e objectos da tragédia que para Aristóteles conduz à catarse

preocupa-me mais a dívida que a esquerda sempre em festa quer aumentar

o excesso de neurotransmissão não me parece merecer muita atenção
não pertenço aos tudólogos do regime que deixei de ver nas tvs


floribundus disse...

“Psicofarmacologia Essencial” de Stephen Stahl, professor adjunto da Universidade da Califórnia
Tendência genética, e fatores ambientais incluindo experiências prazerosas ou estressantes, alteram a concentração de neurotransmissores, para o bem ou para o mal. Receber afeto, ouvir uma sinfonia ou um show de rock, ganhar ou vibrar vendo uma competição esportiva, experimentar o prazer de entender algo depois de certo esforço intelectual, experimentar o prazer sexual, sofrer uma decepção amorosa, perder o emprego, sofrer uma violência física — todos alteram os níveis de neurotransmissores de maneira breve, prolongada ou talvez, definitiva.

Fernando Tavares disse...

Balbino Caldeira
Sou um leitor diário do seu blogue que muito admiro.
Enviaram-me via comentário no blogue onde rascunho, este artigo que deixo à sua apreciação e de restantes comentadores:
http://portugalglorioso.blogspot.pt/2014/06/cavaco-silva-esta-mesmo-doente-parece.html

Aceite os meus melhores cumprimentos
ft

Anónimo disse...

Prof. Caldeira,

Este é mais um serviço a uma pátria em completa falência, tal como a economia e as finanças da nação, assim como o débil estado de saúde presidencial.

Este é um tema que atemoriza a Direita dos interesses (PSD e CDS) e deixa impávidos todos os outros (PCP, BE E PS- 2 faces). Porquê?

A Direita dos interesses está acabada, pois entregou-se nas mãos de garotada, ao género do Dr. Passos (ex-marido da Doce Padinha) e Dr. Portas (putativo marido de um secretário de estado).

A Esquerda divide-se em vários pedaços. O Estalinista Jerónimo. A dupla cabeça da Esquerda caviar, dos bons vinhos, ao estilo do médico Semedo. E a fina Esquerda dos interesses, patrocinada pelo inSeguro e pelo Costa, ex-MES, todos alicerçados nos interesses do Vitorino e na Gulbenkian do Guterres.

Resumindo, a Direita e a Esquerda dos interesses está decapitada. Não tem UMA ÚNICA CABEÇA para colocar no lugar do Prof. Aníbal. Ao estado comatoso que Portugal chegou.

A putativa cabeça do Prof. Marcelo é a evolução na continuidade. Do faz que não faz. Do casamento entre a mendicidade caritativa e o nacional porrreirismo do deixa andar, absolutamente insustentável na era da globalização.

Depois do fim do Império e depois do bodo aos pobres da CEE, Portugal chegou ao fim da linha.

Graças a Deus!

Anónimo disse...

O futuro é o Costa. "punho erguido". Socialista ex-MES.

E sobretudo, "socialista desde 0s 14 anos".

Finalmente, temos gente com capacidade. O Dom Sebastião foi Rei aos 3 anos, sob tutela do Bispo D. Henrique.

O Costa é Rei, desde os 14 anos, sob tutela do Conde de Nafarros, o Mafioso - mor Soares.

Anónimo disse...

Quem afinal está doente, não é o Prof. Cavaco, mas sim o Dr. Ricardo. Será que o Dr. Ricardo sofrerá de Parkinson? Ou de Alzheimer? Tem a palavra o Prof. Marcelo.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca___financas/detalhe/ricardo_salgado_devera_apresentar_demissao_amanha.html

Ricardo Salgado deverá apresentar demissão amanhã

Anónimo disse...

Costa, O Ricardo.

http://expresso.sapo.pt/porque-as-elites-desprezam-marcelo=f876607

Porque as elites desprezam Marcelo

Na semana passada José Manuel Fernandes escreveu no Observador um interessante artigo sobre a insustentável leveza de Marcelo. Em quase dois terços o artigo era correto, mas tinha um um enorme erro de avaliação e, acima de tudo, não escondia o temor que grande parte das elites portuguesas têm a Marcelo Rebelo de Sousa. Começando pelos dois terços certos.

Conselho Geral da Corrupção disse...

A Cosa está preta...o Sal já caiu e o Costa Nostra ainda não subiu !

Anónimo disse...

Estamos bem. O lume está a aquecer. O PREC foi uma brincadeira. Tudo isto, com o "cabeça de melão" em versão de Cavaco! O pior da Abrilada, com a frouxidão do Marcelismo. A tempestade perfeita.

Unknown disse...

"Garotada". Tenha respeito. Tv um dia a minha geracao acorde e recuse pagar os privilegios que os velhadas senis guardaram para si proprios... E espero que nao falte muito. Essa é a "divida" que importa repudiar!

Anónimo disse...

"garotada", não é pela idade, mas pelos actos.

Uns dias dizem que fazem cortes. Outros dias, dizem que não fazem.

Uns dias dizem que cortam "nas gorduras do Estado", mas depois aumentam impostos.

Isto é que é a garotada que está no poder desde 2011.

Não têm valores, nem princípios. Apenas se orientam pelo saque de uma nação falida e sem ânimo.

O Piroso disse...

Costa que a partir de agora nas jantaradas da BESTA o Sal em vez de ser derretido nas chávenas vai passar a ser derretido nos pires!Happy meals and crashes!!!

lidiasantos almeida sousa disse...

A verve do Senhor Professor anda muito embaixo ou então são os exames da Faculdade,
Não sei porquê, lembrei-me dos PAPAS BÓRGIA E VOU AQUI TRANSCREVER UMA PARTE DA HISTÓRIA,
"Aos Bórgia é associado, sem grande esforço, o estatuto de primeira família criminosa da história.
E até calha bem, porque viveram no que é hoje a Itália, talvez até tenham servido de exemplo, às tantas outras famílias daquele zona do Planeta. Mas não eram mafiosos ( a mafia foi inventada no século 19) no sentido de andarem a extorquir dinheiro a comerciantes ou metidos em tiroteios na via publica ( no século XV as coisas faziam-se de outra maneira, nem sequer eram italianos, tanto mais que a península em forma de bota estava longe de ser um País único. Originalmente, nem sequer eram Bórgia, mas sim Borja. E espanhóis, pelo menos nas raízes, já que Cesar e Lucrécia nasceram em Roma. Mas para a historia dos dois irmãos enquanto par . será forçado a dizer par romântico - há que começar pelo principio. E no inicio havia dois primos Borja espanhóis, um Domingo e um Rodrigo, Da junção das descendências, isto é, do casamento de Isabela, filha de Domingo, e de Jofre. filho de Rodrigo. haveria de nascer outro RODRIGO, o que nos interessa, e, com ele a linhagem dos Bórgia Italianos, Pelo meio de 1455, Alfonso de Borja, irmão de Isabella e bispo de Valência, foi eleito Papa, adotando o nome de Calisto III. Tinha 77 anos e foi com ele que tudo começou".
Fim do 1º capitulo da próxima vez continuo o relato

O São Borga disse...

Costa que o Rickie vai passar a ajudar o Vale Tudo na missa da Carregueira como sacristão adjunto....Costa também que o pai do Rickie o decidiu deserdar e mudou-lhe o nome para Bacciardi!

Don Rickie disse...

Para fazer um cafuné aos gajos de Luanda o meu candidato a PM de Portugal é preto...tem muito espírito mas a gaita do dos Santos tem um gosto esquisito!

Santos que não fazem milagres disse...

Ora bolas!O gosto da minha gaita é salgado!?

Grande Dirigente e Estratega do Banqueirado disse...

Banqueiros!A vitória do Banqueirado é certa e a Estratégia simples!Falência já!O Preto de Lisboa e os Tugas que votarem nele que paguem a crise!!!

Anónimo disse...

O Espirito Santo foi a Luanda pedir ajuda. Como nós os vemos, agora a mendigar nos que foram colonizados. Uma pátria meretriz. Graças a Deus.

Santíssima Triade disse...

Diria mesmo mais...graças à Santíssima Tríade...o Pai Briocheiro...o Filho enCostado a Ele...e o Espírito Santo a mandar em todos!

Anónimo disse...

Prof. Caldeira.

Finalmente, vemos que Portugal tem futuro. O futuro está no nosso Querido Líder. José Eduardo dos Santos. Pois se o nosso Grande Líder Ricardo Salgado já aceita ou pedincha ao Querido Líder Zé Eduardo 2,5 mil milhões de euros, porque a Caixa e o Millennium e o Estado português não dá esse mesmo dinheiro, podemos concluir que Portugal terá futuro se for uma Provincia de Angola. Assim o MPLA será o nosso Partido, pondo fim ao Bloco Central dos Negócios dos cadáveres Soares e Cavaco.

Avé Zé Eduardo.

Anónimo disse...

E a Câncio? Vai ter com a Moreira? Que festa que vai ser.

Kandomblé disse...

Costa que toda a famiglia BESTA depois do Capitalismo se converteu ao Animismo , já se trasladou integralmente para os musseques de Luanda e anda de tanga.Força aí na palhota mas não carreguem no Sal ao cozinhar a moamba!!!

Malhão e Alho Porro disse...

Costa que o SS anda por aí por todo o lado a emprestar o malho a todos os que querem assassinar os gajos que têm seguro de vida.As seguradoras andam assustadas....

Nababo Costa disse...

A todos os meus sahibs e outros intocáveis-Aclaração nº1/2014-1)-Exigir ao Governo o cumprimento integral,escrupuloso e sem falhas da Constituição da República-2)Violar de todas as maneiras possíveis,à porrada com o malhão do SS se necessário,a Constituição/Estatutos do Partido.-3)Proibição absoluta de usar,falar,cheirar,lamber,comer,tocar,ouvir,olhar o que quer que seja que mesmo vagamente nos recorde Belém ou Roseira.-4)Se virem a andar por aí uma gaja com menos de um metro e meio e uma cabeleira/popa com mais de um metro chamem o SS,o Zarolho,o Pereira e o Mário Ramalho para lhe tratarem da saúde sem recurso ao SNS.-5) O que sobrar,especialmente os saltos altos de mais de dois metros, vai para a morgue do Hospital da Luz e a factura para o Don Rickie se ainda a conseguir pagar.-6)A Democracia e a Liberdade de eu ganhar sempre hão-de triunfar.Bolsa ou Morte!Venceremos!

Nababo Costa disse...

A todos os meus sahibs e outros intocáveis-Aclaração nº1/2014-1)-Exigir ao Governo o cumprimento integral,escrupuloso e sem falhas da Constituição da República-2)Violar de todas as maneiras possíveis,à porrada com o malhão do SS se necessário,a Constituição/Estatutos do Partido.-3)Proibição absoluta de usar,falar,cheirar,lamber,comer,tocar,ouvir,olhar o que quer que seja que mesmo vagamente nos recorde Belém ou Roseira.-4)Se virem a andar por aí uma gaja com menos de um metro e meio e uma cabeleira/popa com mais de um metro chamem o SS,o Zarolho,o Pereira e o Mário Ramalho para lhe tratarem da saúde sem recurso ao SNS.-5) O que sobrar,especialmente os saltos altos de mais de dois metros, vai para a morgue do Hospital da Luz e a factura para o Don Rickie se ainda a conseguir pagar.-6)A Democracia e a Liberdade de eu ganhar sempre hão-de triunfar.Bolsa ou Morte!Venceremos!

Anónimo disse...

O PR está mumificado. Nada a fazer!

Anónimo disse...

"Segundo o jornal i tudo “corria bem” até ao momento em que o deputado João Galamba publicou na sua página oficial do Twitter os resultados de uma votação que não tinha sequer acontecido."

"Carlos Mendes, funcionário do partido, acusa o ex-líder da federação de Braga, Joaquim Barreto de o agredir fisicamente.

“Lançou-me as mãos ao pescoço, mas não fiquei com ferimentos. Não sei o que teria acontecido se outras pessoas não estivessem ainda na sala”, contou Carlos Mendes que vai apresentar uma queixa por “tentativa de agressão e danos morais” contra Barreto."

http://www.noticiasaominuto.com/politica/237853/reuniao-entre-socialistas-acaba-em-confrontos-fisicos

Don Mário Bento disse...

Vou-te dar a táctica para o jogo enCosta e nem te cobro a Kumissão do costume.Arranjas umas dezenas de gajos muta fixes dos nossos que se vestem com camisolas do Seguro e berram vivas ao Traidor nos momentos certos.O Ferrugento e o Zé da Vigara têm mutas fixes para isso e quem lhes paga é o Don Rickie se ainda tiver uns trocos para o efeito.Quando saires de uma reunião importante com muitos jornalistas muta fixes a ver e filmar os nossos devidamente identificados como sendo do Segura começam a gritar-te uns mimos.Por ex."És preto como um tição","Andas a gamar na Câmara","Em Lisboa só há buracos","Só gostas de pedófilos e de salgados","A única coisa que sabes fazer é pressionar e manipular a Justiça".É tudo mentira claro mas o odioso da coisa fica para o Traidor.Os nossos ainda te podem dar umas suaves lamponas na tromba que só te farão bem para enrijares a xamuxa e mais uma vez é tudo culpa do Traidor.Usei esta táctica na Marinha Grande com muito sucesso e quem se lixou foi o fassista do Fretes.Colocas como árbitros do jogo o Vitorinox e o Coelhone Fixe,grande especialistas da fruta de Macau,de malas com cash e outras cumissões secretas.Um deles até te garante que quem se meter contigo leva.O malho do SS e a vara do Vara também darão muta jeito.Berras depois que estás a ser torturado pelo Traidor e as massas indignadas logo votam em ti e temos isto no papo.Depois é só pagares o óbulo do costume para a Afundação,a conta do Bijan do Zézito e tapares o buraco dos 10000 milhões do pobre do Rickie,coitadinho....não te preocupes que os pobres e os pensionistas cá estão para pagar para tudo e todos.Adeus e vem ao Vau quando quiseres para o estágio...A Esquerda Unida e de punho cerrado jamais será vencida!!!