quarta-feira, 28 de maio de 2014

Os jogos da fome




E, de repente, quase tudo mudou.


António Costa admitiu, em 27-5-2014, dois dias depois das eleições europeias - que António José Seguro ganhou por 3,8% de votos a mais do que a coligação PSD-CDS (e mais 86.536 votos do que o PS socratino conseguiu em 2009)  - concorrer para a liderança do Partido Socialista. Disse que seria «imperdoável» se desta vez não fosse candidato, como se lhe tivessem perdoado a cobardia de última hora em 29 de janeiro de 2013. Como um barquinho de carreira, faz que anda mas não anda, numa brincadeira, quiçá, da «costela indiana».

Os dados estão lançados, mas ainda há muito jogo por fazer. Costa, que não tem a mínima vocação executiva, quer ser presidente da República; mas Sócrates e Guterres também

Costa não se sente com brilho nem centelha suficientes para lançar uma candidatura própria, forçando o PS a ir com ele: quer o prémio de ser o candidato oficial socialista à eleição presidencial de janeiro de 2016. E como Guterres sinalizou o seu interesse, em 12-5-2014 em entrevista à Sábado, com «uma probabilidade, mesmo que mínima» e Seguro prefere o ex-primeiro-ministro que entende bonacheirão e mais próximo, Costa avança para garantir ou uma declaração de apoio de Seguro ou a disputa da liderança do PS para conseguir esse propósito. Costa tem 53 anos e ainda pode, creio, concorrer a mais um mandato na CMLisboa, mas teme que o seu tempo passe.

Seguro não quer instabilidade no PS agora que falta pouco mais de um ano para as eleições legislativas de 2015. Mas também sabe que Costa em Belém será sempre um inimigo. Por isso pretende derrotá-lo na Comissão Nacional e na contagem de espingardas das federações distritais, a outra possibilidade de congresso extraordinário e eleições diretas, já que a direção de Seguro não quer fazê-lo.

E Sócrates, com a ajuda da fação ferrosa (com o organizador Vieira da Silva à cabeça) e o aparelho adormecido das operações suaves e das operações negras das informações, que agora será reativado, quer empurrar Costa para a liderança do PS, obrigando-o a ser o candidato a primeiro-ministro, deixando-lhe o caminho livre para que ele próprio, o «animal feroz» arreganhe os dentes para as presidenciais de Janeiro de 2016. De modo que, quer Costa perca a corrida para a liderança do PS, como é mais provável, agora que se movimentam os notávceis para as listas de deputados, quer ganhe essa corrida, não parece possível que seja o candidato presidencial oficial do Partido Socialista à eleição presidencial. E se, ganhando a corrida para secretário-geral do PS, perder as legislativas do verão de 2015, também lhe faltará o entusiasmo popular para substituir um candidato que terá sido designado no início do próximo ano... Costa está assim amarrado ao destino de segundo pela sua cobardia, numa expetativa de obter o primeiro posto por dádiva do líder, que tenta trair - como tentou com Ferro Rodrigues durante a crise dos abusos sexuais de crianças da Casa Pia e se desgraçou perante o País.

Os barões socialistas repartem-se, as famílias dividem-se - como a Soares que joga nos dois tabulerios, com o pai, de um lado, e o filho, do outro - e o conflito durará para além da decisão sobre a liderança. António José chegará ainda mais inseguro às eleições legislativas, com um partido esfrangalhado pela malícia socratina.

E Pedro Passos Coelho, com o seu habitualismo, perante a temática desta mixórdia socialista - de todos contra todos, como no velho jogo do Risco - arrisca-se a ganhar as eleições legislativas de 2015, com que, atendendo aos resultados das eleições europeias de 25-5-2014 (mais do que ao balde de água morna da sondagem da Intercampus/TVI de 26-5-2014), já nem contava sequer, suponho, ser candidato, para evitar o destino socratino. Claro que é muito provável que a esquerda seja largamente maioritária nessas eleições, que o PS fustigado pela esquerda jamais aceitasse uma posição subalterna no executivo sarnoso bloco-centralista, e Passos tenha de partir após um executivo minoritário de curto prazo - se é que não abdica antes das eleições ou declina a indigitação após consultas. E, assim, também quer ganhe ou perca, acabará sempre por perder o poder, mesmo se ganha o pretendido exílio dourado.

E o País, perguntarão os leitores? O País aguenta, porque é do nosso destino aguentar a ganância e a irresponsabilidade das elites incompetentes que, por fraqueza, consentimos. Os jogos da fome do poder deles correspondem à gravidade da nossa miséria.


Atualização: este poste foi atualizado e emendado às 0:20 de 29-5-2014.


* Imagem composta daqui, dali, daí, dacoli e dacolá.

27 comentários:

Anónimo disse...

Não substimem Passos, vai correr muita água (suja) debaixo das pontes até 2015, 2016. Há muito que os políticos tugas deixaram de decidir o seu próprio destino. Basta viajar pelas estranjas e estar minimamente informado. Quando muito vão enchendo os bolsos conforme podem. E podem. O Prof. Balbino, que muito respeito, por certo não terá tempo para andar por fora e conviver um pouco.
Decida-se a fazê-lo, e vai ver que muda algumas das suas opiniões. Algumas, que as opiniõees centrais são para respeitar, embora cheias de ideais difíceis de realizar

Anónimo disse...

Que tríade, aí na foto que encima o post!
Deus nos livre de semelhante lixo. Uma nova noite socialista se abateria sobre a nação.

Anónimo disse...

Deixo aqui mais um complemento na resposta ao sr comunista que no anterior post veio perguntar se as pessoas acreditavam que os comunistas comiam criancinhas:

"Vi, em resumo, aplicarem-se as piores torturas e vi crianças flageladas pela humilhação e as suas vidas exterminadas à bala."

http://www.publico.pt/mundo/noticia/um-elefante-na-cama-de-jose-eduardo-dos-santos-os-crimes-da-ditadura-de-agostinho-neto-1637531

JPA disse...

Prof. ABC

Concordo com a sua analise quando se refere ao PS, pois é gente a mais para tão pouco lugar.
Já no que toca a Passos, parece-me que é um "sobrevivente", parece sempre que se está a afogar, mas luta contra a maré, sobrevive e vence-a.
Cá estaremos para ver.

Abraço
JPA

Anónimo disse...

É provável que Passos se aguente, pois tem como única característica positiva, o estoicismo.

Mas, com Passos ou com Seguro, Portugal fede e federá. Portugal está moribundo como país livre e independente.

Portugal anda às esmolas dos chineses (como Aníbal ainda há pouco, por lá esteve no seu peditório), dos alemães (no caminho de Schauble), dos angolanos (no caminho da Monarquia dos Santos).

O Tuga acha-se esperto e pensa que até é bom andar no peditório, a sacar os bolsos dos outros. Mas, tal como as meretrizes, o Tuga não percebe que NÃO HÁ ALMOÇOS GRÁTIS.

Ou seja, o Tuga servirá agora, para trabalhar nas fábricas alemãs e nos hospitais britanicos, como na era de Salazar, eram os taxistas de Paris e as mulheres a dias.

Tudo muda, para tudo ficar na mesma. O tuga não percebe que deveria APEAR os líderes merdosos que lá tem posto, desde Cavaco a Guterres, desde Sócrates, a Passos.

No fundo, os líderes da nação reflectem essa mesma nação tuga!

Anónimo disse...

JPA disse,

..., parece-me que é um "sobrevivente", parece sempre que se está a afogar, mas luta contra a maré, sobrevive e vence-a.

Não sei se alguém consegue sobreviver com esta gatunagem, por que a Nação já foi.

Grande procissão de todo o governo a Fátima, pedindo a Nossa Senhora, para que o chamuça não tome conta da rataria.

Veremos o que irá acontecer ao "calhinho", que se estava a lixar para as eleições.

Anónimo disse...

Todos iguais
Muda-se de leiteiro, não se muda de ladrão.
Os socialistas prometeram que não iam aumentar os impostos; acrescentaram que também não os iam baixar
Eles próprios reconhecem que as políticas do Coelho estão correctas.
Siguro andou 2 anos a pedir eleições antecipadas. O kamarada Costa quer eleições antecipadas na família.
Nem pensar, o mandato foi legitimado por eleições e é para ir até ao fim.
Os socialistas são mestres em dividir o dinheiro dos outros
Deus conserve o Siguro

Anónimo disse...

Toda a rataria está aflita, eles sabem que o sabão macaco lava mais branco.

Até o coelhinho pin-pan-pum anda aflito com a possível limpesa da rataria.

Anónimo disse...

Os ratos agora até discordam sobre a moção de censura do PC. O La cão é que assume ser o porta-voz contra os ratos serem favoráveis da moção dos comunas. Isto é só riso. O Coelhone diz que não é político. Pois não, é um TRAFICANTE, como o Vara ou o Relvas, a espécie mais perniciosa de Portugal.

Anónimo disse...

O Inseguro está desvairado ao sentir a piroca do Costa próximo do traseiro.
Não sabendo o que fazer apoia,sem poia,saiu uma bela poia.
Em qualquer dos casos,Portugal está tramado.Isto é refugo,carreiristas que vivem do contribuinte e nada mais sabem fazer.

Anónimo disse...

Mais uma do Sócrates II.

A ser verdade, o que anda ele, o Portas e o Mota, a fazer há 3 anos?

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/primeiro_ministro_afirma_que_a_despesa_social_nunca_foi_tao_elevada.html

Segundo Passos Coelho, o Governo "não só foi bem-sucedido em salvaguardar o estado social e em proteger a coesão social", como também conseguiu, "com todos os sacrifícios, sustentar uma despesa social que é superior àquela que existia no início da crise de 2011".

Anónimo disse...

Como é que se reforma a Máfia, pergunta o Relvas, o Padrinho.

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/miguel_relvas_defende_que_psd_deve_liderar_reforma_do_sistema_politico.html

O conselheiro nacional social-democrata e ex-ministro adjunto Miguel Relvas defendeu hoje que o PSD deve liderar uma "profunda reforma do sistema político" como forma de procurar responder à "doença" da abstenção.

Anónimo disse...

Os Jogos da Fome estancar-se-ão quando o povo entender que é imprescindível activar Princípio de Auditoria de Cidadão à Dívida pois se torna num instrumento político e legal para anular medidas nefastas para Portugal. É aqui que intervém os "novos "messias".
Eu, Cidadã, defendo a suspensão, exijo uma auditoria financeira ao Estado na qual toda dívida e/ou despesa pública identificada na legitimidade assume-se o seu pagamento integral, todas aquelas identificadas no enquadramento da ilegitimidade exijo a sua anulação, bem como exijo a responsabilização para todo aquele que as contraiu.
NÃO NECESSITA SER APROVADO POR NENHUM ÓRGÃO DO ESTADO
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2013N38162

Anónimo disse...

A gentalha que manda na coisa, está-se cagando (parafraseando o legalista Ferro) para as petições públicas. Eles é que mandam e o povo paga. E não bufa.

Ainda há gente que acredita na "cidadania"! Se querem pressionar o lixo que ocupa as cadeiras de poder, o incómodo tem que ser maior do que escrevinhar petições. Perguntem aos ucranianos ou aos egípcios!

Anónimo disse...

Os procuradores gostam muito de fazer cócegas ao Rei Leão.

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/defesa/detalhe/pgr_investiga_compra_de_submarinos_torpedos_e_pandur.html

A procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, confirmou ao Parlamento que está a investigar a compra dos submarinos, torpedos e Pandur, levada a cabo em 2004 e 2005 quando Paulo Portas era ministro da Defesa.

Anónimo disse...

Deixei de votar PSD nas europeias. Espero que o PS vá para o poder o mais depressa possível. O PS é mau, concordo. Porém, este PSD de Passos é péssimo. Por tal, venham os socialistas, mesmo que fosse Sócrates. É mau, mas bem melhor, muito melhor que o fascista do Passos. Mais uma achega: Dr. Balbino deixe-se de delirios e de conclusões que nunca acontecem. Não me gabe estes terroristas do PSD que só sabem cortar salários e aumentar impostos. Em suma, são peritos a esmifrar o povo e a consagrar a iniquidade...

Anónimo disse...

O poder oculto parece querer alternadamente PSD/CDS e PS , pois assim uns culpam os outros anteriores e na prática estão como capatazes o mesmo grupo de aristocratas, um só partido sempre como capataz é mais difícil manter.

Anónimo disse...

"Aristocracia é uma forma de organização social e política em que o governo é monopolizado por uma classe privilegiada."

Anónimo disse...

"Deixei de votar PSD nas europeias. Espero que o PS vá para o poder o mais depressa possível."

Ahahaha!
Este socretino é burro.
Imagina que vir aqui vulsar que vota no partido da bancarrota e que assinou o memorando que este governo cumpre,influencia alguém.
Ahahahaha!
Há alguém que não perceba que o partido das 3 bancarrotas nem para administrar uma barraca de cachorros serve?
Primeiro largas a poia sobre o Relvas,como se o Relvas fosse pior que o Sócrates ou os pedófilos que por lá tens, e aos poucos chegas ao que queres,elogiar os bancarrotas.
Ahahaha!

Anónimo disse...

O Passos é um manipulador, nós sabemos.

Mas, o Sócrates assinou o Memorando de Entendimento. Leia-se, o Sócrates ENTREGOU PORTUGAL À FINANÇA INTERNACIONAL.

De facto, não há melhor do que o Sócrates e restantes xuxas, a começar pelo Guterres, Ferro e Vieira da Silva, que iniciaram o despesismo.

Vão levar muito no lombo. Só agora começou a festa....

Anónimo disse...

Ai vamos ter festa! Eheheh, já começou com o TC.

Anónimo disse...

O Coata é um incapaz e foi um dos pivots para abafar o caso de violação de crianças na Casa Pia,o que num país decente acabava com a carreira do anormal.
O Guterres é um aldrabão que governava para as sondagens e deixou o país em pré-bancarrota,mais uma vez branqueado pelo PSD,partido corrupto conivente com todos os crimes anti-nação.
O Socretino nem vale a pena referir,um nojo a todos os níveis.
O socialismo corrupto nada mais tem para oferecer que estas miséria morais e desgraças sociais.

Anónimo disse...

Comecei a votar psd (desde 2009) para tirar o governo das mãos do sócrates e do ps. nessa altura só não via a encrenca em que estávamos metidos, quem não quisesse . Contra Seguro ou Costa espero votar Rui Rio.

Anónimo disse...

O socialismo tuga é isto.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=706320

O membro do secretariado do Partido Socialista (PS) Álvaro Beleza sugeriu em Torres Vedras que os políticos devem andar mais de metro e menos em carros pretos para curar a «República doente».
«Temos muita política de televisão, de comentadores de televisão e de carros pretos e os políticos têm de andar mais de metro», afirmou aos jornalistas Álvaro Beleza, ao falar de eleições primárias abertas a militantes e simpatizantes, uma proposta que o líder do partido vai levar à reunião da comissão política nacional, na próxima semana.
«Passados 40 anos do 25 de abril, temos uma República doente. Esta é a leitura dos resultados de domingo passado. Os portugueses não se reveem nas nossas instituições», disse.

Anónimo disse...

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=706324

O dirigente socialista António Galamba acusou hoje o deputado do PS João Galamba de fazer intriga junto da comunicação social ao acusar António José Seguro de «manobras dilatórias», advertindo-o que «não perde pela demora».

Anónimo disse...

Os Socretinos vão passar a mandar em Lisboa, por via do peão Medina. O gangue está por todo lado, é como a tinha, é só tinhosos!

SóCrosta disse...

Sou um FOURINONE...PM...PR...e ainda enrabo o Seguro e todos os Portugueses...sou o rei do PO , do Brioche,da Xamuxa e do Intendente!!!