quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Sócrates prepara nova travessia académica do deserto socialista?

O CM, de 2-9-2013, trouxe uma notícia interessante sobre um alegado exame internacional de inglês (IELTS - International English Language Testing System) realizado pelo ex-primeiro-ministro José Sócrates, em 29 de agosto de 2013, em Lisboa. Transcrevo e comento.
«Prova de José Sócrates
Sócrates faz novo exame de inglês
02 de Setembro, 01h00
Por: Henrique Figueiredo/Hugo Real

Depois de Paris, o futuro de José Sócrates poderá passar por um país de língua inglesa. O CM sabe que o ex-primeiro-ministro realizou, na passada quinta-feira, a prova escrita conhecida como IELTS (International English Language Testing System), exigida a quem queira estudar ou trabalhar em Inglaterra e nos países de língua oficial inglesa. O exame decorreu no Hotel Tiara, em Lisboa, ficando a prova oral marcada para sábado.
Contudo, o ex-primeiro-ministro não apareceu nas instalações do British Council, perto do Príncipe Real, já que, sabe o CM, terá feito os dois exames na quinta-feira.
Vários alunos ouvidos pelo CM, e que não quiseram ser identificados, confirmaram a presença de José Sócrates no local do exame. "Todos nós vimos que José Sócrates estava lá", disse um deles. Os resultados são afixados duas semanas depois do exame. O CM contactou o ex-primeiro-ministro, mas este recusou-se a fazer comentários.
Uma das maiores polémicas do curso de José Sócrates teve que ver com a cadeira de Inglês Técnico, cuja prova oral terá sido feita num restaurante de Lisboa.»
O IELTS é um teste internacional de língua inglesa, que é uma alternativa ao TOEFL, mais popular nos EUA. Este teste de proficiência tem como objetivo avaliar se o examinando tem capacidade de estudar e comunicar em inglês. O IELTS tem duas versões: «Academic» (académica) e «General Training» (formação geral). A versão «Académica - Instituições de Ensino Superior e Educação Avançada» é para «aqueles que querem estudar ou estagiar numa universidade angófona» nas quais a «admissão para estudos de licenciatura e pós-licenciatura» seja baseada nos resultados do teste, podendo ainda ser exigida por quem pretenda entrar numa organização profissional (ex. ordem profissional) num país anglófono. A versão «Formação Geral - para escola, trabalho ou migração», que é mais leve na parte da leitura e da escrita, destina-se àqueles que vão frequentar educação secundária, trabalhar ou estagiar, em países anglófonos (e é requerido pelo Canadá, Austrália e Nova Zelândia».

Vamos lá interpretar esta manobra do ex-primeiro-ministro, que está novamente sobre o holofote mediático após o CM, de 4-9-2013, ter revelado que a polícia (equipa de intervenção rápida) cerca a RTP, aos domingos à noite, para limitar o protesto sistemático contra o programa televisivo semanal, em horário nobre, na estação pública de alguém que conduziu o País à ruína e que liderou um Governo objeto de variadas denúncias de corrupção de Estado.

Não é provável que Sócrates precise desse exame para trabalhar em país anglófono. Recorde-se que, como demonstrei no meu livro «O Dossiê Sócrates», não tem sequer título profissional de engenheiro em Portugal e dificilmente o obteria noutro país com as fracas e polémicas qualificações que obteve nessa área científica sabe-se muito bem como. Por outro lado, uma empresa multinacional que lhe proporcione um cargo de lóbi, administração ou direção, devido aos contactos que possui, experiência política que tem e intermediações que fez, não precisa, nem lhe exigiria, o embaraço desse exame. E ainda menos qualquer organização internacional requereria a um ex-primeiro-ministro a vergonha dessa prova. Nem sequer, pelo mesmo motivo, lhe exigiriam tal para dar aulas em universidade anglófona.

Um outro motivo poderia ser a necessidade de provar ao povo português que, apesar de ter obtido aprovação na cadeira de Inglês Técnico na Universidade Independente da maneira que se sabe, e de todas as malogradas intervenções em inglês em eventos gravados, ele tem um reconhecido nível de proficiência na língua inglesa. Mas isso seria patético a até arriscado, tendo em conta o resultado possível do teste, possivelmente na banda 3/9 «extremely limited user» - muito embora, se a intenção for académica, o score do teste IELTS necessário nas universidades de primeira linha, ser bastante maior...

Portanto, resta o motivo académico. Não posso determinar o que Sócrates fará. Mas podemos colocar legitimamente, enquanto passado e atual personalidade política, três questões.
  1. Correu mal a José Sócrates o seu «Programa de Doutoramento em Ciência Política - Menção Teoria Política» (provavelmente o curso misterioso que Sócrates aí terá frequentado) na Sciences-Po Paris, na difícil nova fase da escola posterior à morte do diretor Richard Descoings, em 3-4-2012, tendo em atenção que não se lhe conhece desempenho em qualquer das cadeiras do programa
  2. Tento em conta que o IELTS, com o resultado válido apenas por dois anos, e como disse mais popular entre instituições académicas da Grã-Bretanha (e Austrália e Nova Zelândia) do que o TOEFL mas que tem sido crescentemente admitido como alternativa nas universidades norte-americanas, quererá Sócrates agora tentar, com outro contacto, um doutoramento numa universidade da Grã-Bretanha ou dos EUA (como a prestigiada Georgetown, onde Durão Barroso chegou a ser «visiting scholar» ou Harvard)? No impresso de inscrição do IELTS tem de indicar o país onde tenciona estudar ou trabalhar.
  3. E, no caso de ser essa a sua intenção, este outro projeto académico em país anglófono, mais abrigado do que na escrutinada Paris, será já uma admissão de que o seu desejo de ser comissário europeu se esfumou na improbabilidade de regresso do PS ao poder antes de outubro de 2014 e na necessidade de outra travessia no deserto socialista até lançar a sua candidatura às eleições presidenciais de 2016?

As questões ficam. E não é por não serem respondidas, como não têm sido respondidas numa personalidade política avessa ao escrutínio, que desparecem ou deixam de suscitar perplexidade.


Limitação de responsabilidade (disclaimer): José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa, objeto desta notícia, que comento, não é acusado de qualquer irregularidade ou ilegalidade neste poste.

35 comentários:

Anónimo disse...

O filho da D. Adelaide é tão bom a falar em língua inglesa como o carroceiro Maduro, de Caracas, ou como a libelinha Chavez.

Tem algum mal falar mal em língua inglesa? Não, que o digam os Presidentes de França. Mas, os tugas chico-espertos, como o sobrinho do Tio Celestino, querem mostrar que falam e que sabem, comprando títulos. Para quê?

Aliás, aquela pós-graduação em gestão sanitária na Escola do Reto, demonstra bem isso. para que serviu esse tal curso ao filho do arquitecto Pinto de Sousa? Para nada. Ele é bronco. Está ao nível dos Varas, dos Berardos e do lixo que polui Portugal desde 1974.

Puxe-se o autoclismo.

Anónimo disse...

http://maiortv.com.pt/o-milagre-de-adelaide-mae-de-socrates-621/

Divorciada nos anos 60 de Fernando Pinto de Sousa, “viveu modestamente em Cascais como empregada doméstica, tricotando botinhas e cachecóis…”. Admito que, na sequência do divórcio ficou com a vivenda (r/c e 1º andar).

Admito ainda, que em 1998, altura em que comprou o apartamento na Rua Braamcamp, o fez com o produto da venda da vivenda referida. Neste mesmo ano declarou às Finanças um rendimento anual (repito: anual), inferior a 250 euros, o que pressupõe não ter qualquer pensão de valor superior, nem da Segurança Social nem da CGA.

Entretanto morre o pai (Júlio Araújo Monteiro) que lhe deixa “uma pequena fortuna, de cujos rendimentos em parte vive hoje”.

Porque neste momento aufere do Instituto Financeiro da Segurança Social (organismo público que faz a gestão do orçamento da Segurança Social), uma pensão superior a 3.000 euros, seria lícito deduzir – caso não tivesse tido outro emprego a partir dos 65 anos – que, considerando a idade normal para a pensão de 65 anos, a mesma lhe teria sido concedida em 1996 (1931+ 65).

Só que, porque em 1998 a dita pensão não consta dos seus rendimentos, forçoso será considerar que a partir desse mesmo ano, 1998 desempenhou um lugar que lhe acabou por garantir uma pensão de (vamos por baixo), 3.000 euros.

Abstraindo a aplicação da esdrúxula forma de cálculo actual, a pensão teria sido calculada sobre os 10 melhores anos de 15 anos de contribuições, com um valor de 2 por cento /ano e uma taxa global de pensão de 80 por cento.

Porque a “pequena fortuna ” não conta para a pensão; por que o I.F.S.S. não funciona como entidade bancária que paga dividendos face a investimentos ali feitos (depósitos); porque razão, em 1998, com um rendimento foi de 250 euros, pode usufruir uma pensão de 3.000 euros?

Será porque (ainda que considerando que já descontava para a Segurança Social como empregada doméstica e perfez os 15 anos para poder ter direito a pensão), durante o período (pós 1998), nos ditos melhores 10 anos, a remuneração mensal foi tal, que deu uma média de 3.750 euros/mês para efeitos do cálculo da pensão final. (3.750 x 80% = 3.000).

Ora, como uma pensão de 3.000 euros não se identifica com os rendimentos provenientes da pequena fortuna do pai, a senhora tem uma pensão acrescida de outros rendimentos.

Como não há registo de habilitações que a senhora tenha adquirido que lhe permitisse ultrapassar o tal serviço doméstico remunerado, parece poder depreender-se que as habilitações que tinha nos anos 60 eram as mesmas que tinha quando ocupou o tal lugar que lhe rendeu os ditos 3.750 euros/mês.

HOT DOG disse...

A resposta é óbvia.Vai engolir hot dogs para as ruas de New York.Mustard or ketchup that is the question?

Anónimo disse...

Já o padre Louçã puxa para Nova Iorque.
Gostam todos de salsicha.

Anónimo disse...

Será que fez o teste para demonstrar que tem aptidões de Inglês, pois podem-lhe tirar o canudo, como ao Relvas, por causa do Inglês Técnico? Passava a ser o que sempre foi, Inginheiro Técnico José Pinto de Sousa!

SINISTRA LULU disse...

A Sinistra Lulu na Afundação deve estar a tratar de lhe comprar um DosMarmelos Amaricano para lhe dar cubertura e lhe escrever uma tese de doutoramento vigarices causa em cufilusufia.É a única explicação para o diligente cubertor Passado ainda não ter dado um pontapé no cu da Sinistra...ganda amigo este Passado...paga-lhe o cumentidário cumício semanal na RTPorca...os sete guarda-custas...mais a tese amaricana falsificada...mas não faz mal...os pensionistas esganados pagam para tudo e não levam a mal!!!

Anónimo disse...

http://www.noticiasaominuto.com/politica/103470/ser%C3%A1-dif%C3%ADcil-portas-encontrar-um-primeiro-ministro-melhor#.Uij-sdI3tbx

O professor catedrático Viriato Soromenho-Marques apoia a primeira tese, esclarecendo que “temos um primeiro-ministro de direita, que é Passos Coelho, e temos um primeiro-ministro de facto, que é Paulo Portas,” e se “Passos tem poder mas não tem autoridade, Portas vale mais que a função que desempenha”.

Para a eurodeputada do PS, Elisa Ferreira, apesar da “jogada arriscada”, o líder centrista “entre o zero e o infinito, conseguiu o infinito”, provando que “é o homem mais poderoso do Governo”.

Já Joaquim Aguiar, economista e antigo assessor de Ramalho Eanes e Mário Soares, considera que “seria difícil a Portas encontrar um primeiro-ministro melhor do que este [Passos Coelho]” que “aguenta todos os embates e deixa o vice-primeiro-ministro livre para a função criativa”. Ainda assim, salienta, o chefe do Governo ganhou com a crise política “um importante factor de protecção porque passa a haver dois alvos para os ataques das oposições”.

Neste sentido, o professor Marcelo Rebelo de Sousa reitera, ao Jornal de Negócios, que “Portas saiu claramente beliscado (…) e tem consciência dos danos que isso [a crise política] lhe causou”, defendendo mesmo que as suas novas responsabilidades podem ser “um presente envenenado”.

Filipe disse...

Eu estou a estudar no British Council do Porto e só vamos a IELTS depois de pelo menos um ano e meio de formação. Quem tem um nível elevado de inglês entra para o CAE, como foi o meu caso, mas tive de fazer dois anos de de formação. No primeiro ano de preparação para o CAE temos de memorizar centenas de expressões e vocabulário mais complexo, no segundo ano é feita a preparação para o CAE. Como tinha poucas bases de inglês da Escola Pública comprei uma gramática, que tenho vindo a estudar, e tenho pago aulas particulares para corrigir a pronúncia, pois o CAE envolve um exame oral. Para estudar numa universidade inglesa é conveniente ter A no exame. O C já é suficiente para arranjar trabalho não diferenciado. Preparar bem o CAE envolve muitas horas de trabalho, tiro em média dois dias de estudo por semana para isto.

O ESQUARTEJADO disse...

Com os dois pés dei à Judite em Lisboa,o curação foi para o Pourto,as tripas com recheio para Bixeu,a mão na carteira tenho em Sintra,a outra comeu a Águia do Glorioso,cabecinha nunca tive nenhuma excepto a do pén...Essa foi a Outra que a comeu!!!

MACHETETE JUNIOR disse...

Papá!Papá!Quando for grande posso ser Dinossauro como tu e comprar quadros para a famiglia?

Anónimo disse...

Está-se mesmo a ver que o Grande Vigarista anda a estudar Inglês para ir trabalhar para Wall Street. Os banksters estão ansiosos por terem um tão elevado bankster.

Anónimo disse...

Filipe,

Parabéns.

Este caso do "Ex- não sei quê" segue um procedimento tipo chico-esperto.
no Porto, o povão apelida de "esperto" ao ex-não sei quê e ao teu caso de "morcão".
Eu tb pertenço ao clube dos morcões.
Deixá-los lá, aos espertos....

lidiasantos almeida sousa disse...

Eu acho que o exame de inglês é para ele ir para a Disney de Orlando USA,

Senhor Professor tem gostado dos Arautos do Evangelho que lhe tenho enviado?. Todos os santos dias de manhã faço a sua leitura e arrependo-me de todos os meus pecados, O ódio, inveja, calunia, gula e os outros sete mandamentos, Poderia aqui postar para os seus anónimos compartilharem connosco?. Bom fim de semana.

Anónimo disse...

Pobre psicopata incapaz de escrever três dias seguidos sem que num deles fale do Sócrates. Como na maioria dos casos atuais não tem nada que dizer faz conjeturas, tece enrredos, faz adivinhas, projeções, etc. Faz pena este pobre anormal que tem palas nos olhos que o impedem de ver e compreender a escumalha da sua laia.

O ANÓNIMO SÓCRETINO disse...

PELAS 14:09 O ANÓNIMO PSICOPATA BURLÃO CONHECIDO POR SÓCRETINO ESPUMANDO DE RAIVA FEZ O SEU CUMENTÁRIO.ESPUMA FILHO QUE A TUA BABA JÁ TRANSBORDA DA CASTILHO PARA O RATO E PARA O RABO!

AS VOZES DO DONO disse...

Os tugas anónimos que vão questionar o Parvus na RTPorca já foram escolhidos:5 Relvas,3 Luís,2 Maduros,2 Machetetes,1 Alomba,2 Marcus Antónioos,2 Moedas de Cêntimo,1 Laura,1 Estebas e 1 Coelha Leal.Portugueses,podem dormir descansados!Depois da entrevista vem o novo ciclo/circo.Deixam de andar de tanga e são todos internados no condomínio Merkel do Meco.

lidiasantos almeida sousa disse...

Obrigada Senhor Professor por ter aceitado publicar o meu comentário. Mas quanto a postar aqui o evangelho de Deus nada me disse. Vou enviar-lhe por mail algumas perguntas que os Farsolas Director e Director Geral da RTP (que o Alforreca prometeu em campanha eleitoral privatizar e assim recolheu o meu voto) podem fazer ao Alforreca se o tal canal for para a frente. O Sócrates na Disney seria o Rato Mikey, o Coelho - o pateta - o Portas agora Conde de Farrobo seria o espertissimo Gastão, a Ministra das Finanças - a Toupeira - o Padrinho Ângelo - o tio Patinhas. Não admira que o Sócrates tenha tirado um novo canudo de inglês, não é fácil hoje em dia gerir a Disney, com estes concorrentes todos como o Marques Mendes, o Marcelo, o Maduro, o Marco António Costa, o Menezes, o Seara, a fazerem concorrência. Porque rejeitam os farsolas MANUELA FERREIRA lEITE que ainda ontem deu na TVI 24 uma lição de Economia e Finanças? Quem não sabe recorre aos que sabem e o Senhor Professor seria um deles.

Lambe-cus soarista disse...

Este travesti do Lídio deve receber ao metro pela prosa roskoff.
Diverte-se com aquela algaraviada intragável,enfim.
Há que fazer jus à avença.

Anónimo disse...

O Sócrates na Disney seria o Ranulfo, ouviste avençada.

este blog é tão mau que a lídia avençada com cheiro a lidio, não perde pitada do q o ABC escreve.

e como tem nome não é anonimo , o lidio. paneleirona.

Anónimo disse...

Eh, eh, eh, Prof. Balbino, quando se diz a verdade sobre o Grande Vigarista, aparece por aqui o porta voz do lixo. Já agora, que é feito do Vendilhão Soares? Está encefálico putra vez? Ou o parceiro Machete entupiu o Velho? A Merkel devasta tudo.

MACHETETE JUNIOR disse...

Papá!Papá!Consegui o que me tinhas pedido.A Lei de Limitação de Mandatos passou a ser a Lei dos Autarcas Ambulantes.Agora quero ser deputado europeu,daqueles que ganham muito e não fazem nada.Vou-te mandar a conta do novo quadro que comprei...

DINOSSAURO AMBULANTE disse...

Comecei aos 30 como presidente de Gaia.Depois fui para Coina,presidi à Buraca,Freixo de Espada à Cinta,Marmeleira,Cuba, encalhei na Calheta,dei uma volta pela Manta Rota.Hoje com 95 anos sou candidato ao Corvo.Tenciono reformar-me em Punhetas a marca mais forte a que presidirei.

PARVUS DIXIT disse...

Portugueses!Temos de provar ao Mundo que não temos um PM incompetente e corrupto todos os anos!

PROVAS DE AGREGAÇÃO disse...

Se agregar as freguesias de Coina,Buraca,Porcalhota,Grêlos e Anus,conseguirei candidatar-me ao meu 33ºmandato como Presidente de Junta?

QUESTÃO ONTOLÓGICA disse...

Será que os Passados são Liberais ou tão sómente Parvalhais?

Anónimo disse...

Tenho a certeza que ainda vamos ver o Dr ABC a dissertar acerca do cheiro e da potência de um "peido" largado pelo Sócrates.

Jericus Socretoinus disse...

Se o peido for dado em Vale de Judeus...porque não?

Anónimo disse...

Vale de Judeus é o sítio para onde irá, se antes não levar com um chouriço entre a testa! 7 policiais de alto calibre podem não chegar.

OFFSHORE disse...

O Sócretino só se peida off the shore...os sete guarda costas que o digam!

Manuel Alfaiate disse...

Oh Balbino...você trabalha?
É que alimentar este blog como você faz é obra...
Deixe lá o Filósofo!!! Você não vê que perde credibilidade?
Olhe, escreva sobre o Passos Coelho, pois concerteza encontra méritos académicos suficientes para um bom PM de Portugal.

ALFAIATE DE CUECAS disse...

Ó MANELI,TU É QUE FAZES AS CUECAS ARMANI DO SÓCRETINO?DIZ-ME LÁ,AS PROVAS SÃO BOAS?O "HOMEM" USA SÓ UMA OU DUAS BRAGUILHAS?

Anónimo disse...

Conta-nos aí, Manel da tesoura, é verdade que o Zé trampalineiro não aparta nem para a direita nem para a esquerda? Que aparta para dentro como todo o paneleiro?

Anónimo disse...

O Alfaite faz parte dos tugas que querem é uma futebolada e umas mins, o resto não interessa. Depois, fala em credibilidade. Ele gosta é de discutir a arbitragem dos lampiões. Que parolada!

Anónimo disse...

Mais uma herança do Vigarista. O rodovalho de Mira.

http://economico.sapo.pt/noticias/fabrica-portuguesa-da-pescanova-com-divida-de-130-milhoes_176720.html

A Acuinova — Actividades Piscícolas, que detém a fábrica de aquicultura da Pescanova em Mira, tem uma dívida líquida avaliada em 129,8 milhões de euros até Abril último, revela o relatório realizado pela Deloitte e que foi apresentado na última semana ao juiz de insolvência do grupo industrial espanhol. Entre as nove participadas do grupo Pescanova, a unidade portuguesa é a que regista o nível de endividamento mais elevado, de acordo com o relatório da consultora, citado pelo diário espanhol “Cinco Dias”.

A Acuinova – que emprega 174 trabalhadores – entrou em funcionamento em 2009, após um investimento de 145 milhões de euros. A unidade de Mira foi, na altura, classificada com o estatuto de Projecto de Interesse Nacional (PIN) e recebeu 32 milhões de euros de apoio do Estado português.

O ANÓNIMO SÓCRETINO disse...

EM 6 de Setembro de 2013 às 15:52

MOSTREI TUDO O QUE TENHO DENTRO. SE É MERDA, DESCULPEM, MAS MAIS NÃO POSSO DAR. OS MEUS PAIS ENJEITARAM-ME E FUI CRIADO POR UMA FRESSUREIRA E UM PEDERASTA. FOI O QUE ME ENCINARAM.