segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Um Pacto Europeu Conta a Corrupção

Um comentador DPP propõe uma ideia muito interessante, que recomendo: um Pacto Europeu contra a Corrupção. Transcrevo a sua justificação:
«O crescimento exponencial do Estado na Europa acompanhou o crescimento exponencial da corrupção promovida, apadrinhada, encoberta, sustentada pelos Estados. Entre corruptores e corruptos, no meio de aparelhos judiciais mais ou menos desmantelados e permeáveis à corrupção, com Governos e políticos mais ou menos sujos, sob o manto diáfano da Banca criminosa, a Europa, toda a Europa sublinho, tem um grave problema de corrupção que só pode ser combatido à escala europeia. Em vez do suicídio pela saída do Euro, é preciso reconhecer que o deficit excessivo não é mais do que o resultado do excesso de corrupção, que a imolação de empresários e empreendedores é consequência das práticas corruptas das cleptopartidocracias que controlam os Estados, transformando-os em máquinas de extorsão fiscal. Por muito que tal lhe custe a reconhecer, a União Europeia tem de considerar que este é um problema prioritário, que a União e os Estados devem combater o flagelo sem tréguas e dotar-se de todos os meios necessários para o efeito. Claro que o caso português é extremo, o País mais profundamente corrupto da Zona Euro, em que a Justiça (...) se transformou numa verdadeira anedota.»

17 comentários:

Ferrugem disse...

Este post devia ser encimado pela citação de um célebre membro de gang que está em pulgas para regressar à cena pulhítica:

"-Tou-me cagando para o segredo de justiça!".

Anónimo disse...

Boa intenção. Só isso. Quantos irão beneficiar com a debacle da Europa? Tantos. São incontáveis. Aliás, porque é que os chineses compraram a EDP? Porque é que os hospitais da CGD foram comprados pelos brasileiros? Há muita gente á espera de comprar apartamentos em Lisboa, por menos de 10.000 euros. Falta pouco.

DM disse...

Sem dúvida, sem julgar os corruptos tudo continuará na mesma. Eu não me endividei. Eu não comprei BMW´s. Eu não comprei submarinos. Eu não comprei instalações para carros eléctricos, Eu não comprei 10 estádios para o euro. etc, etc... Ou seja nas asneiras que os portugueses fizeram (como diz o video do Marcelo) falta acrescentar o termos eleito políticos fracos, incompetentes e corruptos e tão pouco os corruptos julgamos e muito menos os prendemos.

(Excluo-me do grupo porque infelizmente já só me tem restado votar branco).

Lagarta rabugenta disse...

Gostei do artigo e dos comentários. Então "cena pulhítica" é de morte!
Vou passar a ler.

Anónimo disse...

O Vale e Azevedo foi extraditado.
Falta muito para vir o gatuno do Sócrates?

Anónimo disse...

Sim concordo, mas é um pouco lírico acreditar que a corrupção se combate com vontades. Os corruptos agarram-se ao poder e só o largarão se forem obrigados pela força.

Floribundus disse...

lembro-me daquele palerma do pcp a quem chamavam octávio 'pacto'

OS VASSALOS disse...

O QUE SERÁ PIOR?SER VASSALO DA MERKEL OU VASSALO DO SÓCRATES?

O REI DOS BURLÕES disse...

Uma sugestão para o aventalado Diário Económico .Um daqueles inqueritozinhos sobre quem é o mais burlão,vigarista,corrupto nacional com Sócrates e Valle à cabeça,o burlão das centenas de milhões a Portugal e o burlão dos trocos do Benfica.

Anónimo disse...

"O grupo brasileiro Amil, detentor de 22 hospitais, foi, entretanto, comprado em 90% pelos norteamericanos da United Health, por 3,7 mil milhões de euros.", segundo o blogue Portugal Profundo de 17 de Outubro.

Joana disse...

Isto é verdade, mas é porque se lhes deixa. Em todo o mundo o poder corrompe e não há exceção, mas existem alguns países onde os políticos são menos corruptos e roubam muito menos. Se olharmos para os países mais avançados vemos que quanto menos corruptos maior é o control sobre os políticos, que não lhes permite grande corrupção. Em Portugal crê-se estupidamente que os políticos não precisam de ser controlados e quando se está descontente com a corrupção e de posições que tomam contra os interesses da maioria querem substituir o governo.

Arménio disse...

Alguns comentários, como o do Anónimo de 12 de Novembro de 2012 20:27 e Os Vassalos mostram o desequilíbrio mental a que foram levados pela falta de informações sobre o que é uma democracia. Quase todos estão ainda convencidos que vivem numa democracia por votarem e terem uma constituição.

Anónimo disse...

Não é desequilíbrio mental,suponho.A democracia pura não existe.Há regimes mais ou menos democráticos.
Este é muito pouco,infelizmente.
Depois do voto e dando margem para a livre expressão,até determinado ponto,os gangs eleitos ficam de mãos livres para roubar e esbanjar o dinheiro da população,que se mostra quase indiferente,amorfa.
Talvez imagine que é o tributo que tem que pagar aos donos do regime.Aos heróis que um dia a tiraram das garras dos maus,os fácistas,como reza a lêndia.
As organizações corruptas,eufemísticamente receberam o nome de partidos.
Têm carta branca para saquear o erário público após cada eleição.

O SEU A SEU DONO disse...

SÓCRATES E O SEU GANG DE GANGSTERS DESGRAÇARAM PORTUGAL.MERKEL E OS NOVOS IMPERIALISTAS ALEMÃES DESGRAÇARAM A EUROPA.

SAÚDE MENTAL disse...

O Arménio das 00:54 já foi internado à força em SciencesPo para estudar Democracia.O uniforme é a camisola de forças.Vai estudar Arménio.

Anónimo disse...

Estava a ver este vídeo e lembrei-me que nós,portugueses não corrompidos,estamos aqui bem fotografados.Ahahaha.

http://www.youtube.com/watch?v=ij4droGVBmE

Anónimo disse...

Agarrem-se, pois dentro de 6 meses os Tugas vão dar oportunidade aos corruptos do Rato, outra vez. O Tuga não aprende, pensa que mudar os corrptos da laranjada para a rataria, faz afastar os corruptos. Esqueçam. Mas, não é com o Anacleto Louçã que lá se vai. Por exemplo, se cada um de nós soubesse que deputado elegia, seria melhor. Por exemplo, se soubessemos que tínamos eleito o CAA, gordo, íamos bater-lhe à porta da sua casa na Cedofeita, e atrivamos-lhe com um balde de merd....à cara. Como ele foi nomeado pelo Passos, deve o lugar ao Passos.