quarta-feira, 21 de novembro de 2012

As conclusões do FMI



O FMI tornou públicas, em 20-11-2012, as conclusões da sua missão a Portugal
. O texto original, em inglês, pode ler-se no sítio deste organismo; o Público, de hoje, 21-11-2012, por Ana Rita Faria, faz uma síntese.

As conclusões produzem um retrato duro de quase catorze anos de despesismo socialista nas políticas sociais e de investimento não produtivo (além da corrupção, que as conclusões não abordam) - com o hiato Durão/Ferreira Leite. No que concerne à situação presente, os autores queixam-se quatro vezes de margens e lucros elevados nos setores de bens não transacionáveis (EDP, PT, etc.) - a que se deve somar a Galp -, desmentem a existência de uma bolha imobiliária (ou não realçam a notabilíssima capacidade de acomodação das famílias portuguesas), têm desmesurada expetativa no reequilíbrio dos bancos portugueses e na retoma da concessão de crédito às empresas e apontam que a austeridade vai ter de durar anos, devendo atacar as pensões (o próximo alvo). Louve-se a referência destas conclusões à necessidade de uma «redistribuição mais equitativa». Em todo o caso, as conclusões alertam para a tentação de uma política demagógica de abandono do equilíbrio orçamental que agrave ainda mais a sustentabilidade do País, no médio-prazo.

Os autores destas conclusões da missão do FMI a Portugal censuram os baixos níveis educacionais em comparação com parceiros comerciais e competidores, embora seja aí que tem havido a maior recuperação, seja na bastante maior percentagem de ingressos no ensino superior, seja na formação superior de adultos. À parte a mistificação das Novas Oportunidades paralelas ao ensino básico e secundário, que consistiram principalmente em certificação de competências em vez de desenvolvimento de competências, principalmente das mais básicas - como Português, Matemática e Inglês -, o programa Maiores de 23 Anos em universidades e politécnicos portugueses, públicos e privados, sem concessão de facilitismo, têm requalificado uma parte importante de duas gerações de portugueses ativos que abandonaram o ensino prematuramente. O desenvolvimento não tem receitas mágicas, mas é um facto que o desenvolvimento da educação melhora a competitividade das empresas, o desempenho profissional, o Produto.

O programa Maiores de 23 Anos deveria ser apoiado com incentivos aos adultos para que possam frequentar e obter competências no ensino superior: alunos meus adultos que frequentam as turmas pós-laborais de licenciaturas queixam-se que não conseguem continuar a pagar as propinas - e a situação agrava-se quando não residem ou trabalham na cidade onde estudam. Um deles, já a concluir a licenciatura, explicou-me que, se fosse agora, não tinha condição para pagar propinas, quanto mais para deslocações. Imagine-se, então, a retração do programa naqueles que ainda não entraram. Ensinar a pescar é melhor do que dar peixe: o País que tem dos mais longos subsídios de desemprego da Europa e da OCDE e que gasta balúrdios em formação profissional (des)qualificante (por exemplo, juntando pedreiros e padeiros em cursos de talhantes, em que os centros de emprego oferecem cursos numa espécie de média ponderada de formações diferentes...)

Outro problema é o desajustamento entre os empregos disponíveis e a formação dos licenciados, excesso de sociólogos, filósofos, historiadores, artistas, que não conseguem arranjar trabalho nas suas áreas e estariam dispostos a ganhar outras competências, reduzindo o peso dos subsídios de desemprego. Nesse sentido, escrevi em  7-4-2011, «Um plano de reconversão profissional para jovens licenciados». Li, em 17-11-2012, que o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, celebrou um protocolo com a Universidade Nova para dotar licenciados de competências de Gestão, mas era urgente alargar essa iniciativa à escala nacional, financiando os jovens (ou escolas) nessa aquisição em vez de lhes pagar os subsídios de inatividade (desemprego), num verdadeiro e maciço programa nacional de requalificação de licenciados com formação de pouca empregabilidade.

Por fim, estas conclusões do FMI chamam a atenção para um problema terrível que o País agora sofre: a emigração:
«Um risco de médio prazo é de o crescimento recuperar demasiado lentamente para ter um impacto significativo no elevado desemprego, provocando a emigração de trabalhadores jovens e qualificados, que poderá ser difícil reverter.»
Este não é «um risco de médio-prazo», mas uma tragédia em curso. A emigração leva os melhores dos portugueses: os mais qualificados, empreendedores e inconformados. A maioria dessa geração é irrecuperável para a portugalidade: hão-de constituir família no estrangeiro, os seus filhos tornar-se-ão estrangeiros e uma grande parte deles já nem falarão português. Portugueses não são judeus: embora os genes se transmitam, a portugalidade perde-se quase toda à terceira geração de exílio. O amor à Pátria até durará mais do que o amor do Estado aos emigrantes. A consequência não é apenas no âmbito patriótico e demográfico, nem sequer na competitividade económica, é também financeira: partem os novos e os ativos, ficam velhos, desempregados e subempregados, todos recebendo de um orçamento de Estado cada vez mais curto de receita fiscal.

Por isso, insisto: a corrupção de Estado mata, adoece, esfomeia, gela, embrutece, perverte, despeja, expulsa. A corrupção é intolerável e é obrigação dos homens e mulheres de Portugal combatê-la.

26 comentários:

Anónimo disse...

Leio o seu blog há quase um ano e gostaria de deixar aqui o meu testemunho em relação ao ensino universitário para maiores de 23.

Tenho, como já disse, 33 aninhos e gostaria de tirar uma nova licenciatura em eng. do Ambiente (na Nova) ou Agronomica (no ISA), ou mesmo a licenciatura em Matematica (na Fac. Ciencias). Qual nao é o meu espanto quando verifico que, embora todas estas instituiçoes estejam abertas a alunos com mais de 23, NENHUMA FUNCIONA EM REGIME POS-LABORAL . A de matematica na fac. ciências terá funcionado em tempos, mas agora kaput.

Mais engraçado ainda é o caso do meu irmão (de 28 anos) que gostaria de tirar uma licenciatura em Psicologia (sim, sei que o mercado está saturado, mas enfim, o coração bate-lhe para aquele lado!), também em pós-laboral, porque enfim, tem de trabalhar para comer!, e não encontra nada. A unica hipótese seria o ISPA, mas o preço é proibitivo.

Cada vez que inquiri nas universidades o motivo de nao terem licenciaturas de jeito em pos-laboral (é que nem o raio da fac. de letras de lisboa tem uma unica!), diziam-me que custava muito dinheiro contratar auxiliares para abrirem as portas à noite. Mas entao os senhores reitores (e politicos afins) não gostam de vir para a praça publica reclamar que a educação nao pode ser um negocio? Como é que é?

Tenho muitos amigos e conhecidos que gostariam de refazer as suas vidas profissionais/académicas, mas não podem porque não existem horários para eles.

Anónimo disse...

Atenção, que não podemos apelar contra a subsidiodependêndia, e querer que o ensino superior seja subsidiado. Nos EUA e noutros países desenvolvidos, muitas pessoas têm que trabalhar, para pagar os estudos. A não ser que os alunos demonstrem grande capacidade intelectual. Apoiar apenas aqueles que demonstrem grande capacidade e dificuldades sociais. os outros, façam-se à vida. Demonstrem que são muito bons, e há por aí Fundações como a Gulbenkian ou a Fullbright que os apoiem. Apoiar genéricamente qualquer um, não pode ser, pois é neste mesmo país que NÃO há creches para os que são bébés, NEM há lares para os idosos. Prioridades para um país falido, impõem-se.

cobra Pi disse...

#1,
Olha a novidade!!!
Desde o início dos anos 80 que não há curso noturno de Mat. na Fac. Ciências. No Técnico aconteceu algo parecido com os cursos noturnos a começarem às 16h.
Mas ainda há bem pouco tempo existiam cursos sem saída no mercado de trabalho com aulas à noite, como era o caso de Direito na Univ. de Lisboa.
Qual é o sentido que tudo isto tem?

Anónimo disse...

cobra, ainda bem que não é novidade para si. como nao vivo em lisboa (e na decada de 80 ainda era um projecto de gente), para mim foi uma surpresa bem desagradável.

Anónimo disse...

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=602940

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, acusou hoje o secretário-geral do PS, António José Seguro, de estar em silêncio sobre a utilização de fundos europeus no passado, que considerou ter sido mal feita e irresponsável.

Durante um debate no parlamento sobre o Conselho Europeu de quinta e sexta-feira, que vai debater o quadro financeiro comunitário para o período 2014-2020, o primeiro-ministro defendeu que a solidariedade tem de ser acompanhada por responsabilidade financeira e que a União Europeia tem caminhado nesse sentido.

"O caminho da responsabilidade só é difícil para aqueles que pensam que o melhor é viver em permanente irresponsabilidade. Eu não vejo nada de negativo em seremos responsáveis. O que é penalizador é pagar o preço da irresponsabilidade passada. Isso custa, e deixa um sabor de injustiça em todos aqueles que não se sentiram ativos para que essa irresponsabilidade pudesse ter ocorrido", afirmou Passos Coelho.

Dirigindo-se ao secretário-geral do PS, o primeiro-ministro acrescentou: "O senhor deputado António José Seguro hoje está muito preocupado com o destino que nós vamos dar aos fundos comunitários que hão de vir do próximo quadro comunitário de apoio, mas ainda não lhe ouvimos versão socialista atual de como é que os fundos durante muitos anos foram utilizados em Portugal e do preço que vamos pagar por os termos utilizado mal".

Anónimo disse...

Quando um reformado...conhecido pelo nome de "Eduardo pelo púbico Catroga" ganha a obscenidade que ganha na EDP...está tudo dito...

Anónimo disse...

Só o Catroga?
O pai desta merda toda,quanto afiambra por mês?

LOBO COM PELE DE CARNEIRO disse...

QUANDO O TEUTÃO O AFAGA,REBOLA-SE QUAL CARNEIRINHO,AQUELE RICO RAPAZ QUE NOS VAI AO BOLSINHO.ACABADAS AS TERNURAS E ACTOS DE SUBMISSÃO, O LOBO DESPE A PELE E REGRESSA À NAÇÃO.AQUI SÓ LHE BRILHAM OS DENTES,PÊLO ERIÇADO DE EXCITAÇÃO , COM UM APETITE VORAZ, COME TUDO O QUE LHE PASSA À MÃO.CARNICEIRO MALFADADO,EXEMPLO DE TRAIÇÃO,O LOBO DAS FINANÇAS HÁ-DE LEVAR UMA LIÇÃO.O CAPUCHINHO VERMELHO, ARMADO DE UM TIÇÃO,O LOBO VAI ENRABAR SEM QUALQUER CONTEMPLAÇÃO.

Anónimo disse...

Os teutões só foram bons enquanto pagavam e não piavam.
Desde que fecharam a torneira ao esbulho da escumelha do gamanço e dos pendurados,passaram a lobos.
O Camões vive da tença.
Acabou a festa,Luis Vaz.
Ehehehe.
O funcionalismo voraz tem os dias contados.Maus tempos para encontrar quem se deixe chular.

O LAVA SANITAS disse...

AINDA HÁS-DE ACABAR A LAVAR URINÓIS EM BERLIM NA ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS CARNICEIROS DE AUSCHWITZ, ENQUANTO O CARNEIRINHO BEIRÃO LHES SEGURA O FUNIL DE CERVEJA EH,EH,EH.

UMA LATRINA NA CABEÇA disse...

Diz a cigarra portugona à formiga teutona:

-Por que não ficas aqui a conversar um pouco comigo, em vez de te afadigares tanto?
- Preciso de arrecadar comida para o Inverno – respondeu-lhe a Formiga alemona. – Aconselho-te a fazeres o mesmo.
- Por que me hei-de preocupar com o Inverno? Comida não nos falta...

Anónimo disse...

Tontos = Tugas

O Gaspar quer ir para o BCE. Quem o pode promover é o Schauble. Ele sabe. Está a trabalhar bem. O Barroso foi servir cafés ao Bush, nas Lajes. Foi promovido. O Guterres foi promovido a paizinho dos pobres refugiados, por contrapartida da sua beatice. É assim que os Tugas-Pais funcionam. Os tugazinhos tontos colocam-nos lá, e não lhes exigem nada. O Passos só quer privatizar as Águas, para satisfazer os Padrinhos Angelo e Ilidio. O Relvas quer é Rio de Janeiro-Luanda Cnnection, mesmo com o Dirceu-Mensalão preso. O tuga é tonto e corno manso. Gosta de ter eleitos assim. Gostou sempre do Soares, que mais que decuplicou a sua fortuna nos últimos 30 anos. O Cavaco tinha uma casa alugada em campo de Ourique. Agora, tem na família o Pavilhao Atlantico. O Tuga gosta que os Senhores Feudais sejam ricos e felizes. O Tuga gosta de levar no lombo. 20.000 euros é quanto cada Tuga deve. E vai pagar, mesmo que haja haircut, vai pagar. Pagando.

Anónimo disse...

Há maneira de colar um P.D.F. na caixa de comentários?

O TEUTÃO NA BOCA disse...

QUANDO O ANAFADO TEUTÃO A SALSICHONA TE ENFIAR,CERTO,CERTO ESTOU QUE ATÉ VAIS GOSTAR.A FOME TE VAI MATAR,OS GORGOMILOS ALARGAR E MORRENDO DE PRAZER O INVERNO VAIS PASSAR.

Anónimo disse...

http://expresso.sapo.pt/papa-diz-que-calendario-cristao-e-baseado-em-erro-de-calculo=f768786

Prontos! Se o Coelho sabe disto vamos ter menos um feriado, que grande porra!

Por qué non te callas!

Anónimo disse...

Esse erro é conhecido há muito.Nada de novo.
A data que se comemora tem importância pelo simbolismo.

Anónimo disse...

Deixa lá as salsichas do teutão.
Tens andado a comer a salsicha dos contribuintes e isso terminou.O funcionalismo público voraz só tem ossos para roer.
Get it?

Anónimo disse...

Estes Senhores do FMI são muito engraçados. Vefiquem o documento do memorando e verão porquê...



















PARA O CONTENTOR disse...

QUANDO FORES PARA O DESEMPREGO E A TUA EMPRESA FECHAR,QUANDO FOME TIVERES E ANDARES A MENDIGAR,QUANDO À BISMARKA IMPLORARES PARA TE ALIMENTAR,VERÁS ENTÃO UM TEUTÃO NA TUA CASA MORAR.GET IT,PATETINHA ANALFABETO?

Anónimo disse...

Essa K7 não pega,Luis Vaz.
A raiz da nossa pobreza não é a Alemanha.
Vocês querem é que a mama,o dolce far niente pago a peso do ouro,se prolongue.
Nem têm a humildade de pedir esmola,exigem.

Não temo o desemprego.O Estado nunca me deu nada.Pelo contrário,tenho vindo a ser sugado para pagar a todas as sevandijas que lá se acoitam em confortável ociosidade.

Há uns anos,estavam todos em festejo com o regresso das caravelas.
Alguém que pague o buffet.

Aqui está o exemplo de como os alemães estão a consumir o dinheiro que os portugueses para lá enviam.


http://crimedigoeu.wordpress.com/2012/11/23/salarios-milionarios-no-estadoso-ca-em-portugal/

Anónimo disse...

Quando a sem vergonhice é o lema de uma naçao, tudo é justificação. Durante décadas, o Soares fez passar todas as responsabilidades pela ineficiencia da nação ao Salazar. Quase 40 anos após o 25 de Abril, a desculpa do Salazarento, já não colhe. Agora, os culpados são os malandros dos alemães. Trabalhar no duro. Ou a pedinchisse. Ou a miséria.

Anónimo disse...

Palavras sábias.

A CORRUPÇÃO DO TEUTÃO E do portuguesinho disse...

A corrupção em Portugal tem sido incentivada e protegida pela Alemanha como no resto da Europa.Vejam o caso dos submarinos, da MAC ou dos fundos Europeus.Quanto mais corruptos os Governos e os políticos, maior o controlo que os alemães têm sobre o país em causa.O caso português é exemplar.A Merkel alguma vez falou contra a corrupção portuguesa para explicar o problema do deficit excessivo e da divída pública galopante?O Pacto é outro-Roubem à vontade desde que façam o que nós quisermos.O que querem é simples-transformar os Europeus do Sul nos chineses escravos dos Alemães,o Lebensraum alemão.Lutar contra esta política Alemã e contra a corrupção em Portugal é a mesma coisa,verso e reverso da mesma medalha.

A CORRUPÇÃO DO PORTUGUESINHO E O TEUTÃO disse...

À Merckel não lhe cabe fazer diagnósticos sobre os problemas éticos na sociedade portuguesa.
O caso que deita por terra essas elocubrações,que não passam de racionalismo,é que na Alemanha os corruptores estão na cadeia.
Lembram-se do aeroporto de Macau?
O sr Weidleplan foi condenado na Alemanha por ter subornado o Melancia e o Soares.E por cá???
Atirem com a culpa para os alemães e deixem esta canalha portuguesa corrupta à solta e a enxamear as zonas de poder político e judicial.
Vão longe.

Anónimo disse...

Eu vou comprar um submarino e gostava de saber como é que faço para o meu menino que tem 16 anos, receber uns tostões por fora, para lhe comprar uma casinha que já vi, custa só 3 milhões...é uma pechincha.
Alguém me pode informar?

Anónimo disse...

Se fosse só os submarinos...
desde o 25 do A que há submarinos para todos os gostos e todos os anos.
Ninguém ligou pevide.
todos achavam que os alemães é que iam pagar tudo.
Agora chegou-lhes à carteira e tiveram todos um ataque de ética.
O último a sair que feche a porta.