sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O controlo sistémico da procuradoria-geral da República

A Visão, de hoje, 21-9-2012, numa notícia assinada por Francisco Galope, dá como certa a nomeação da Dra. Maria Cândida Almeida como próxima procuradora-geral da República. A revista afirma, com base em fonte que não indica, mas que se percebe facilmente ter origem governamental, que a Cândida Almeida terá ganho a corrida a António Henriques Gaspar, Eduardo Vera-Cruz Pinto, Francisca Van-Dunen, Euclides Dâmaso e José António Santos Cabral. É no conselheiro Santos Cabral que reside a esperança patriótica de independência e vigilância do Ministério Público sobre o poder político corrupto. Mas parece ser uma carta fora deste baralho - tal como o Prof. Eduardo Vera-Cruz Pinto, que também me foi gabado.

A notícia da Visão parece tratar-se de um contra-ataque sistémico, governamental, para impor ao Presidente da República, a atual coordenadora do DCIAP. Segundo se percebeu da notícia de 10-9-2012, no Público, o preferido do Presidente da República era o conselheiro António Henriques Gaspar, um nome bem aceite no Ministério Público e que me foi descrito como homem sério e rigoroso. Ainda que se avente ter sido ele, que não confirmou nem desmentiu, a pessoa não identificada a que Noronha Nascimento disse em entrevista televisiva de 11-2-2010, ter recorrido para a invenção da fórmula da «extensão procedimental», usada pelo presidente do Supremo, no processo Face Oculta, uma fórmula que evitou que fosse aberto um inquérito específico sobre eventual crime de atentado contra o Estado de direito, alegadamente cometido pelo primeiro-ministro de então, José Sócrates, na tentativa de se assenhorear, por testas de ferro e homens de palha, dos órgãos de relevo da comunicação social independente (TVI, Público, Correio da Manhã) em vésperas de eleições legislativas de 2009.

Cândida Almeida é agora caucionada pelo setor de Passos-Relvas (polícia bom/polícia mau) e de Portas (e Paula Teixeira da Cruz?!...) com o facto de ter sido «a primeira mulher magistrada em Portugal» e de ser «a procuradora mais antiga», num processo inédito de escolha do procurador-geral, como prémio de consolação e baseado na antiguidade de tipo militar... A notícia justifica ainda a sua preferência por ser «tida nos meios judiciais como uma figura próxima do PS, reunir também apoios nas áreas do PSD e do CDS» (sic). Tendo sido conotada com o PC durante os anos de chumbo, faltaria à Dra. Cândida (de nome e de pose) também uma proximidade ao Bloco, de Louçã... Mas, como é uma figura geralmente associada ao socratismo, esse elo bloquista também fica ligado.

Em 1-9-2012, em Castelo de Vide, na Universidade de Verão da JSD, onde foi convidada pelo setor relvista/coelhista, respondeu aos jornalistas quase como se já tivesse sido co-optada pelo Governo. Agora força-se a barra de Belém, para dobrar o cabo do Ministério Público. Se faltava alguma prova para convencer os crédulos, basta o apoio de Almeida Santos ao Governo, declarado hoje, 21-9-2012, no i, para se perceber o desenho fraterno do sistema.



Cândida Almeida e Almeida Santos (s.d., s.l.)


A Dra. Cândida Almeida (assinalada por círculo rosa) na assistência ao lançamento
 do «Novo Dicionário de Termos Europeus»
 (detalhe), 
evento da agenda do PSD durante a pré-campanha
 das eleições legislativas de 2011, 
apresentado pelo Presidente do PSD, Pedro Passos Coelho,no Centro Cultural de Belém, Lisboa, em 9-5-2011. Clique na fotografia, ou no linque, para aumentar.



Limitação de responsabilidade (disclaimer): As entidades referidas nas notícias dos média, que comento, não são arguidas nem suspeitas do cometimento de qualquer ilegalidade ou irregularidade.

26 comentários:

Anónimo disse...

Só nos resta a marginalidade. A marginalidade activa. Conspurcar o partido que foi de Francisco sá Carneiro e de Carlos da Mota Pinto.

O lixo Relvista, coadjuvado pelos tecnocratas Passos, patrocinados pelo capital do Ilídio, com ligações a Beijing. Foi a isto que nos entregamos em Junho de 2011.

De Portas, nada se espera, para além, de um projecto de poder pessoal vaidoso.

Antes a marginalidade limpa e activa. Juntos com os assumidos 13% que dizem que votarão NULO ou branco, nas próximas eleições.

Percebe-se que existe já o início do rastilho do fim do Regime. Não se pense que o Regime acabará em alguns meses. Contudo, o kapital internacional vai endurecer as condições de crédito. A miséria aumentará. A marginalidade activa vai aumentar.

Portugal já é Grécia.

Por onde andarão os 400 caixotes vindos de Lourenço Marques, tendo como destinatário o Ministro da Coordenação Inter-territorial, em 1974?

Anónimo disse...

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=593026

O antigo Presidente da República e primeiro-ministro Mário Soares saiu hoje da reunião do Conselho de Estado cerca das 19:55, numa altura em que aumentou o ruído dos protestos em frente ao Palácio de Belém.À passagem pela Sala das Bicas, Mário Soares escusou-se a prestar declarações aos jornalistas.

O ruído que chega do exterior do Palácio de Belém, onde está concentrada uma vigília, tem vindo a aumentar, desde que a reunião do Conselho de Estado, o órgão consultivo do Presidente da República, começou cerca das 17:15.

Além de gritos, apitos e buzinas, ouve-se espaçadamente o rebentamento de petardos.

Anónimo disse...

Ora aí está, o merecido prémio pelos prestimosos serviços de proteção ao gang da banca rota. A maltosa da vigarice pode dormir descansada, o primeiro ato oficial da dona cândida será queimar toda a documentação incriminatória, que sobrou do reinado do encobridor-mor, pintinho monteiro.
A bem de Portugal! Ámen!

Anónimo disse...

O Senhor professor não se lamente pelo Dr. António Henriques Gaspar que também é uma rica prenda, conheço-o bem!, mas sem dúvida muito pior a emenda que o soneto é a imbecil da Cândidinha!

Anónimo disse...

É revoltante que uma encobridora da corrupção e que há bem pouco tempo disse não haver corrupção neste país, seja apontada como a próxima Procuradora

Apetece-me empunhar um cartaz contra a notícia e dirigir-me já para a vigília em Belém

Anónimo disse...

Só nos resta rezar para que esta república de bananas volte a ser um país onde haja JUSTIÇA, com instituções credíveis e respeitáveis

A Mim Me Parece disse...

"Só nos resta a marginalidade activa".
Sim, mas não é votando em branco ou anulando o voto: isso implica ir votar. O ignorar as eleições, o não pôr lá os pés, o elevar o nível da abstenção a valores obscenos é que, quanto a mim, abrirá os olhos a quem anda com eles fechados. Quando comparecerem nas urnas menos de um terço do eleitorado e delas sair um governo eleito por menos de 10% das pessoas que constarem nos cadernos eleitorais, aí talvez os "eleitores" todos, tanto os que compareceram nas urnas e os que se abstiveram, se interroguem sobre a legitimidade deste sistema.

MOVIMENTO DOS PATRIOTAS PORTUGUESES disse...

SE TAL VIER A ACONTECER,SE A SEM VERGONHA DO REGIME CHEGAR A ESSE PONTO,É NAS RUAS QUE OS PATRIOTAS DEVERÃO LEVANTAR-SE PARA DERRUBAR A III REPÚBLICA CORRUPTA.É PRECISO DIZER BASTA À CORRUPÇÃO E AOS CORRUPTOS.EXIGIMOS A NOMEAÇÃO DE UM PROCURADOR GERAL QUE COMBATA SEM TRÉGUAS A CORRUPÇÃO E OS CORRUPTOS.O NOME DESSA PESSOA É UMA VERDADEIRA PROVOCAÇÃO AOS PATRIOTAS PORTUGUESES E AO POVO QUE SE MANIFESTA NAS RUAS.VIVA A LIBERDADE!VIVA PORTUGAL!

PADRINHO SANTONI disse...

O TOMA LÁ DÁ CÁ.EU APOIO E AGUENTO ESTE GOVERNO.EM TROCA A MINHA MAIS QUE VELHA AFILHADA VAI PARA PROCURADORA-GERAL.COELHO E RELVAS ESTÃO SALVOS E EU E OS OUTROS TAMBÉM.

Anónimo disse...

Finalmente o climax do regime,a entronização da corrupção.
É este lixo que vamos legar aos nossos dfilhos.
Diga-se que nenhum dos nomes apontados está limpo de ligações à máfia abrileira.
Ao menos com esta sabemos ao que vêm.
Se fosse outro nome,iludiria muita gente.
Assim,as coisas ficam clarificadas.
A lista dos nomes é um nojo.Nenhum serve a pátria acima das máfias partidárias e dos fósseis que submeteram a nação ao crime organizado.
De todos os nomes,apoio a Cândida.Não vai enganar ninguém,o que facilitará a luta contra a oligarquia corrupta.

Anónimo disse...

" Tudo como dantes Quartel General em Abrantes " rumo ao abismo! Sabe ao menos onde está a certidão do Tribunal do Barreiro? Podia começar por aí...

lidiasantos almeida sousa disse...

Eu amo o Procurador Geral da Republica Juiz Conselheiro Pinto Monteiro. Fiz um périplo por todas as comarcas onde ele foi Juiz e é adorado pelo Povo, como homem justo, correcto amigo dos mais dos pobres. Fiz-lhe uma pequena entrevista para uma revista francesa de assuntos juridicos.É uma enciclopedia. Fez alguns êrros como rodear-se de mulheres. Queres problemas "cherchez la femme" Se voltasse ao principio se calhar não o faria. É uma conjactura minha, pois só falámos de alguns assuntos das suas origens. Porcos anomimos podem dizer o que quizerem, eu AMO O PROCURADOR CESSANTE, Não sou como a Ministra que já vestiu as calças de homem e diz que o Novo Procurador tem de amar o Ministério publico. Coitada é uma frustrada como se pode amar uma coisa colectiva em que o Procurador está no alto da Pirâmide. Assim não vais longe Oh anémoma e Alforreca para acompanhares o amiguinho assim baptizado pelo João Gonçalves o grande psicologo Jurista que anmtes do tempo viu os defeitos do ALFORRECAA, MAS NOBLESSE OBLIGE aceitou o cargo de ADJUNTO COM UM OACTO DE SILENCIO, POIS ELE SABE MUITO OU NÃO SEJA jURISTA NA DIRECÇÃO GERAL DE CONTRIBUIÇÕES E IMPOSTOS.

+ou- disse...

Este "pessoal"... são uma gracinha e este país, que deles é feito... não passa, actualmente, duma graçola de mau gosto.
Infelizmente... fui parido aqui, mas já perdoei a minha mãe.

Anónimo disse...

A minha burra faria melhor serviço como PGR, depois de tirar o curso das "novas inoportunidades", porquê? Perguntam V. Excelências; Para aprender por que os portugueses de antanho, em 1640, correram com os Filipes.

Impostos estúpido!... Ladroeira estúpido!...

Nem daqui a 20 anos voltam ao governo...

Vou dar água à burra!

catastroika disse...

ver/ler por favor...

http://2012umnovodespertar.blogspot.pt/2012/09/catastroika.html

O novo documentário da equipe responsável por Dividocracia chama-se Castastroika e faz um relato avassalador sobre o impacto da privatização massiva de bens públicos e sobre toda a ideologia neoliberal que está por detrás.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Qam7h1jMIwI&list=PL1644A640D07E5FC1

Anónimo disse...

Maldito neo-liberalismo.
Querem privatizar a RTP.o que nos vai empobrecer muito mais.
Os neo-liberais socialistas e comunistas andaram dezenas de anos a nacionalizar africanos para nos enriquecer com bairros sociais.
Espero que não acabem com essa riqueza,pelo menos.

PADRINHO RIKKI disse...

JÁ NÃO HÁ VERGONHA NESTE PAÍS.ENTÃO NÃO QUEREM LÁ VER QUE ANDO A SER ESCUTADO PORQUE TENHO A MELHOR MIELE DO MUNDO.COELHO DAS PORTAS ORDENO-TE JÁ QUE MANDES OS GAJOS DA EXTORSÃO DA RALÉ ACABAR JÁ COM ISSO.QUANTO AO ALEXANDRE VAI JÁ DESTERRADO PARA ALEXANDRIA.SIM ,ESSA MESMA,NO EGIPTO!!

Anónimo disse...

Caro "A mim me parece",

Que interessa que exista 40% ou 50% de abstenção, se já houve eleições e referendos com valores daquele género, e o sistema ainda vigente, justifica aqueles elevados níveis com, "um fim de semana de praia", ou "um fim de semana de chuva", ou qualquer outra coisa que diga que quem não foi votar, que fosse, pois os que votaram é que importam.

Se existirem 20% ou 30% de votos nulos (os brancos podem ser falsificados....), aí é uma expressão clara, de abandono da III República. Seignifica que os Cavacos, os Soares, os Alegres, os Sampaios, são todos LIXO.

Chegados aí, estaríamos perante a Maioria Silenciosa activa. Poderíamos caminhar para pedir a COMPLETA dissolução do Parlamento, da Presidência, do Governo e da Constituição.

Refundar Portugal, exige-se.

Anónimo disse...

E pede-se a dissolução a quem? Ao Papa?
Tanto faz que vão votar ou não.O leque de escolha é sempre o mesmo.
Os regimes corruptos só caem com golpes de Estado ou com uma primavera como nas Arábias.
O resto é perder tempo com infantilidades.Eles,corruptos e corruptores,até riem.

Anónimo disse...

Não se pede a dissolução a ninguém. Impõe-se a dissolução. Na Praça Tahrir, e perante as balas do exército egipcío, a permanencia do Povo durante semanas, fez cair Mubarak. Aliás, o que se passou em 15 de Setembro, pode ser o princípio do fim. Avançar com uma profunda manifestação, e não arredar pé durante o tempo necessário. Naturalmente, que quem for para esta manifestação, não pode ir para lá, a pensar que vai beber uns copos. Vai lutar por Portugal.

A Mim Me Parece disse...

Caro Anónimo das 19:13
Dois terços do eleitorado não são 40% nem 50%, são mais de 66,6% que "dizem" não acreditar no sistema. Ainda não houve por cá essa percentagem de abstenção em eleições quer presidenciais quer legislativas. Se quando houver não acontecer nada é porque de facto merecemos o que temos.
PS - O PGR que ainda suportamos, porque sim, anunciou ontem o seu último - esperemos - frete: mandou investigar se o Pinto de Sousa foi venal no caso do licenciamento do Freeport. A um mês de se ir em-boa-hora. Amanhã poderá dizer que foi ele quem mandou "investigar" o vígaro por gente sua (dele PGR e dele Sócrates) em processo que será mandado arquivar por falta de provas (ah,ah,ah) pela sua sucessora, a imaculada viúva do inesquecivel gravatas, fim de candidizar o eterno estudante burlão e aplanar-lhe o caminhopara a cadeira de PR. Somos merecedores, parece-me...

Anónimo disse...

http://fimdostempos.net/o-grupo-dos-trinta-programando-o-colapso-financeiro-mundial.html

A Mim Me Parece disse...

Mário Soares abandonou a última reunião do Conselho de Estado antes de esta ter terminado. Muito antes de esta ter terminado. Constou que por ter agendado um jantar para esse dia! Suponho que para os outros dias também tenha agendados outros tantos jantares, digo eu. A mim parece-me ter sido uma desconsideração sem tamanho tanto para com o PR, que convocou essa reunião, como para com os Conselheiros que ainda não tinham falado quando ele abandonou a reunião sem se interessar saber o que eles tinham para dizer.
Aguardei a reação da comunicação social a mais este despautério do Pai da Pátria: o silêncio é ensurdecedor, como seria de esperar: os média deste sítio continuam inalterados, felizmente...

Anónimo disse...

Neste momento,os meios de comunicação social(ista) estão ocupados com a oposição ao governo.A tentar demonstrar que não são necessários sacrifícios e que podemos todos viver ricamente se mandarmos embora o FMI.
Os partidos comunistas PCP e BE já se entendem para m,andar embora o governo e fazer regressar o amigo socialista.
Nada de novo na frente ocidental.

Anónimo disse...

"Fez alguns êrros como
rodear-se de mulheres. Queres problemas
"cherchez la femme" escreveu a lidisantos

Queres problemas "procure a mulher????

Então onde há homens, não há problemas?.

As guerras são mais decididas e
executadas
por homens ou mulheres?.

Nas Igreja católica só com papa, bispos, e padres homens não há problemas?,

Na Igreja muçulmana com homens no comando nomeadamente talibâs não há problemas ?, etc. etc.

Tem que se dizer com aquelas mulheres
ou com aqueles homens, pois felizmente
ainda há homens e mulheres dignas e
competentes em muitas instituições e no povo.

Queres problemas "cherchez la femme"
que ideia mais retrógrada.

Anónimo disse...

As guerras são decididas pelos homens,por causa das mulheres.

Ehehe