terça-feira, 11 de setembro de 2012

Fi(a)sco

A conferência de imprensa, desta tarde de 11-9-2012, do ministro das Finanças, Prof. Vítor Gaspar, para apresentação das conclusões da quinta avaliação da troika ao programa de ajustamento económico português de medidas adicionais de auteridade, foi um fi(a)sco.

Em resumo:
  1. Mais impostos, nomeadamente sobre os trabalhadores independentes, cuja Taxa Social Única passa para uns estratosféricos 31,7%, e taxas de solidariedade com os banqueiros-construtores.
  2. Corte adicional nas pensões.
  3. Ameaça de despedimento de funcionários públicos contratados.
  4. Promessa não específica de evitar a tripla penalização dos funcionários públicos e a penalização dos empregados do setor privado, através do IRS e abstração sobre a mudança nos escalões do IRS, com a justificação de que se trata de «proteger 2,6 milhões de famílias».
  5. A habitual demagogia da tributação pesada de aviões, iates e carros de luxo, bem como dos prédios de valor acima de um milhão de euros (por um instante ainda pensei que pusesse os valores no meio milhão de valor dos apartamentos de luxo onde vivem) e de mais-valias de acções (em 1,5%). 
  6. Adiamento e atenuação das metas do défice, aparentemente ainda irrealistas no vácuo do consumo e do investimento. 

E o Ctrl+F dos relatos da conferência (este, aquele e aqueloutro) dar resultados zero nos termos «parcerias público-privadas», «PPP» e «rendas»...


Atualização: este poste foi alterado às 20:03 de 11-9-2012.


29 comentários:

Anónimo disse...

Com o devido respeito, conheçamos melhor todas as medidas antes de nos pronunciarmos.
Parece que PPC está capturado pelos grandes interesses, quem não tem estado ao longo de 30 anos (?) mas ainda não vimos o final da história.
PPC, eu não votei nele, pode ter mais estofo do que parece, não embalemos com as sereias e muito menos com os aventais.

Anónimo disse...

Não é Fisco é CONFISCO.

Portugal é dirigido por Funcionários Públicos alemães e dinamarqueses.

O Gaspar é um idiota útil (como eram chamados os que colaboravam infantilmente com os comunistas no país dos Sovietes).

MOVIMENTO DOS PATRIOTAS PORTUGUESES disse...

SÓ HÁ UMA SOLUÇÃO,A DEMISSÃO IMEDIATA DESTE GOVERNO RESULTANTE DE UMA CONSPIRAÇÃO MAÇÓNICA AO SERVIÇO DOS SAQUEADORES DO LOBBY BANCÁRIO-CONSTRUTOR.TODOS OS QUE ROUBARAM DURANTE ANOS A FIO CONTINUAM A ROUBAR IMPUNEMENTE,ENQUANTO AS VITÍMAS DO SAQUE CONTINUAM A SER SUGADAS POR ESTE GOVERNO DE LACAIOS SEM PINTA DE VERGONHA NA CARA.

OS MÉDICOS ASSASSINOS disse...

Estes médicos improvisados,Passos,Relvas,Gaspar em vez de atacarem o virús,a corrupção de Estado, só atacaram e atacam o doente matando-o à paulada.Arre gaita,que é demais!

Anónimo disse...

Medina Carreira diz que é gente com cabelos brancos e com ideias económicas infantis. Jornal da noite por volta das 20h20.

Não se consegue vislumbrar qualquer efeito a não ser o desastre.

Tenho pena!

Vou dar água à burra!

Anónimo disse...

Enquanto isto...

Paulo Portas, nada tem a dizer. Vai ouvir primeiro o Jacinto Leite Capelo Rego.

Observador

Anónimo disse...



António Nogueira Leite, tal como o Ronaldo, também anda triste e ameaça abandonar o trabalho escravo para o qual foi nomeado.

P.S.: oh homem (ANL), por mim dê já de frosques, ponha-se a milhas. Parasitas a comer do nosso dinheiro já temos que chegue.

VAI ESTUDAR disse...

O "Dr." HERBÁCEO QUER TODOS A REMAR PARA O MESMO LADO.DEPOIS DE ANDAR MESES A PROTEGER TODO O TIPO DE GANGSTERS SÓCRETINOS E A PERSEGUIR OS PATRIOTAS QUE RESISTIRAM AO SÓCRETINISMO AGORA BERRA UNIDADE QUANDO ESTÁ EM VIAS DE IR PELA PIA ABAIXO.TARDE,HERBÁCEO,TARDE.VAI PARA O ESGOTO ESTUDAR RELVAS.

Anónimo disse...

E a Vagina de Inglaterra, continuará? Será uma candidíase a substituir uma vagina?

Anónimo disse...

Agarrar no dinheiro dos pobres e dos que produzem para o país e pagar as dívidas socialistas,é a política deste governo.
Fica-lhes bem honrar as dívidas do país,deixando a monte os gatunos do anterior governo,as chusmas de autarcas corruptos e os beneficiários dos negócios escuros socialistas nas PPP's e afins.
Como alguém já aqui disse,com estas elites e magistraturas corruptas,estamos entregues.
Aos portugueses resta continuar a eleger ladrões,encobridores de ladrões e ver muita bola.

Anónimo disse...

A HLC terá dado ao Grande Vigarista do Bois de Boulogne, 750 mil euros. Só? Um inginheiro daquela estirpe vende-se por apenas 750 mil euros? Grande labrego!

Anónimo disse...

http://economico.sapo.pt/noticias/vicepresidente-do-cdspp-arrasa-medidas-anunciadas_151637.html

Artur Lima considerou que as medidas de austeridade anunciadas pelo primeiro-ministro e pelo ministro das Finanças "vão penalizar fortemente o consumo e, consequentemente, aumentar a recessão", pedindo, por isso, explicações ao executivo de Pedro Passos Coelho.

"Não admito que já seja só Sócrates a servir de desculpa. Ao fim de um ano ainda não sabem quantos institutos é preciso extinguir, quantas fundações é preciso extinguir, quanto é preciso cortar nos gastos intermédios do Estado? Então o que é que andaram lá fazer?", questionou.

Artur Lima frisou que houve alguma "precipitação" por parte do Governo, "talvez por a ´troika´ estar cá", salientando que as medidas apresentadas não foram bem explicadas aos portugueses.

O vice-presidente do CDS-PP defendeu que é preciso tomar opções diferente, como cortar na atribuição de dinheiro a câmaras falidas, à RTP, a fundações e a institutos públicos.

"Ou há aqui um Governo que tem a coragem de cortar, mas não é nas pessoas, é no Estado, e começar de cima para baixo, ou então este país nunca mais tem solução, nem com ´troika´, nem sem ´troika´", frisou.

A NOVA SOLUÇÃO FINAL disse...

PARA QUE OS ANAFADOS REFORMADOS GERMÂNICOS POSSAM CONTINUAR A COMER À TRIPA FORRA E A EMBORCAR LITROS DE CERVEJA,É NECESSÁRIO EUTANASIAR OS PENSIONISTAS E REFORMADOS DO SUL DA ZONA EURO.O PLANO JÁ FOI ELABORADO E ESTÁ EM EXECUÇÃO.É A NOVA SOLUÇÃO FINAL.OS ESBIRROS/TRAIDORES INTERNOS ENCARREGUES DA SUA EXECUÇÃO TAMBÉM JÁ FORAM CONTRATADOS.

Anónimo disse...

Não precisamos anafados germânicos para explicar esta merda toda que fizeram após 74.
Os anafados de cá é que a sabem toda.
Arranjar bodes expiatórios falsos,só alimenta esta vigarice indefinidamente.

Anónimo disse...

Evidentemente que os alemães ajudaram à festa, financiando a maior rede de estradas e auto-estradas do mundo, dando fortunas aos Mellos da Brisa, à Mota-Engil, à Soares da Costa, à Opca, à Edifer, ao BES, ao BCP, ao BPI, etc.

Quem está por detrás das PPP's? Os bancos alemães, franceses, espanhóis, e agora querem receber TUDO, até ao último tostão.

Esse herói, chamado Henrique Medina Carreira, é como São João Baptista, vai dizendo as verdades, mas parece que é o único. O Dr. Passos, os Padrinhos Eng. Angelo e Eng. Ilidio, mais os Cavacos, os Soares, e companheiros, estão todos ricos, quando há 30 anos, só tinham dinheiro para almoçar em taskas.

Os portugueses adormeceram de vez. Já não há portugueses acordados. Os velhos são mais responsáveis pela miséria que é Portugal, e só por isso, devem ser mais penalizados nas pensões.

Anónimo disse...

Mais responsabilizados? E os novos que andam na tropa, que têm armas, granadas, canhões... não têm é outras coisas terminadas em ões.

Palermas!...

Anónimo disse...

Um velho ladrão. Um ladrão velho.

http://economico.sapo.pt/noticias/e-possivel-que-este-governo-nao-se-aguente_151651.html

Mário Soares defendeu hoje que "seria um desastre para todos" se a actual legislatura "fosse até ao fim".

O ex-Presidente considerou que o país pode estar perante uma crise política. "É possível que este Governo não se aguente. Este Governo está a governar muito mal", afirmou, adiantando esperar que "esta legislatura não vá até ao final". "Seria um desastre para todos se fosse até ao fim", disse ainda.

Soares afirmou também estar "absolutamente indignado" face às novas medidas de austeridade anunciadas pelo Governo, adiantando que participaria na manifestação de sábado se não tivesse compromissos.

"Estou absolutamente indignado. Se não tivesse de ir para o Algarve, que tenho lá obrigações, iria no dia 15 com certeza à manifestação", disse o ex-governante em declarações aos jornalistas à margem da cerimónia de doutoramento "honoris causa" do antigo presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso, em Lisboa.

Anónimo disse...

Vai para o Algarve, dar banho á minhoca. Ladrão. Vendilhão de pátria.

DON MÁRIO PARA A COVA disse...

DOIS EM UM.O GOVERNO DEMITE-SE NO DIA EM QUE O VELHO GANGSTER DON MÁRIO É ENTERRADO.SERÁ DECRETADO O ESTADO DE REGOZIJO PÚBLICO NESSE DIA.

Anónimo disse...

Segundo a RT2, o "Sei la se é se não é" afirmou que com esta austeridade, inventada pelo governo português, o país irá empobrecer ao máximo e o culpado não é a troika, de forma alguma.

Não sei onde foi publicada tal afirmação.

Msa quando o governo proibiu a troika de falar directamente aos portugueses, vi logo que havia gato com rabo de fora.

bem, vou dar água à burra.

Floribundus disse...

permitiram que endividassem o país
e agora não querem pagar

'in oculo descansum est'

Luís Ferreira disse...

Infelizmente, o anúncio destas medidas não me surpreenderam, até porque vêm de um governo neoliberal dos partidos neoliberais - PSD/CDS eles estão sempre a carregar sobre os trabalhadores e a beneficiar os grandes capitalistas. Está-lhes no sangue, não há volta

Pobre Portugal! tao mal servido de políticos.
Outro 25 de abril. a dar.

Anónimo disse...

O Bandido Zarolho,ex-ministro do Sócretino, não pense que nos esquecemos dos crimes que cometeu.Deixa trio Passos,Relvas,Gaspar cair e vais ver o que te acontece.

Anónimo disse...

Isto é apenas piadético.
Estas manifestações de indiganção ridículas não levam a lado nenhum.
Entre os que estão tramados,pois terão que trabalhar até à ida para a cova,aparecem os xuxas disfarçados,a deitar gasolina na fogueira.

Mais claro não há.
O governo socialista deixou o país na ruína,na bancarrota,entregue ao FMI.
Agora há duas hipóteses: ou se paga ou não se paga a dívida socialista.
Caso não se pague,acaba o crédito e o Estado não tem como pagar pensões e ordenados.Abre a caça ao político ladrão.
Caso se pague,há duas hipóteses: Ou se vai recuperar o saque aos offshores,às contas e património dos protagonistas e parceiros nas burlas ao Estado,ou pagamos todos nós,inocentes e estranhos às jogadas de bastidores nos negócios da Cosa Nostra partidária.

Os portugueses só têm que escolher.
Andarmos a fingir que não se deve e que o governo,por desporto nos quer impingir sacrifícios é completamente idiota e é o guião do PCP e do BE,mesmo do gang xuxa,que inacreditávelmente,com o apoio da comunicação social(ista) tem o topete de apagar páginas da história.

Anónimo disse...

E a Velha, ontem, a defender o amigalhaço Aníbal! Ao que isto chegou, a sem vergonhice não tem limites. Esteve no Ministério da Educação e pactuou com a miséria que é a educação em Portugal. Agora, no alto das suas multiplas reformas, o raio da Velha vem falar em direito á manisfetação.

Velha, Ladra. Vem dizer que os deputados devem ter consciência. E ela quando votava cegamente no que o bandido do Aníbal lhe indicava. Há algum Deputado de consciência tranquila? Há, TODOS estão de consciência tranquila. Os portugueses é que não estão de consciencia tranquila por andarem a votar nos Bandidos, como o Aníbal, que governam esta merda há 30 anos.

Ladrões. Vigaristas. No fundo, são iguais ao Inginheiro Tretas.

MOVIMENTO DOS PATRIOTAS PORTUGUESES disse...

PORQUE RAZÃO AO FIM DE MAIS DE 1 ANO O TRIO PASSOS,RELVAS E GASPAR NÃO FIZERAM NADA PARA SUBSTITUIR O ENCOBRIDOR GERAL E ,PELO CONTRÁRIO,TUDO FIZERAM PARA PROTEGER O SÓCRETINO E O BANDO DOS GANGSTERS SÓCRETINISTA?PORQUE NÃO FOI FEITA A BARRELA GERAL DO ESTADO COMO MUITO JUSTA E OPORTUNAMENTE FOI DEFENDIDO NESTE BLOGUE?EM VEZ DE ATACAR QUEM DEVIA,O SÓCRETINISMO SOCIALISTA,ESTE TRIO ATACOU OS PORTUGUESES EM GERAL E ,EM PARTICULAR,AQUELES QUE TINHAM RESISTIDO E VENCIDO O SÓCRETINO.HOJE ESTE TRIO DE BADAMECOS INCOMPETENTES NÃO TEM MAIS DO QUE AQUILO QUE MERECE.POUPARAM O SÓCRETINO E OS SOCIALISTAS.HOJE MORREM ÀS MÃOS DELES.DISSERAM QUE NÃO TINHA HAVIDO ASFIXIA DEMOCRÁTICO DURANTE A DITADURA SÓCRATES.HOJE VÃO VER COMO ELA VAI DAR CABO DELES.EXIGIMOS A FORMAÇÃO IMEDIATA DE UM GOVERNO DE LIMPEZA E RECUPERAÇÃO NACIONAL E A IMEDIATA NOMEAÇÃO DE UM PROCURADOR GERAL COM CAPACIDADE E VONTADE DE ERRADICAR A CORRUPÇÃO DE ESTADO.SÓ A REVOLUÇÃO PATRIÓTICA PODE GARANTIR ORDEM,ESTABILIDADE E SERIEDADE NO ESTADO E EVITAR O CAOS PARA QUE TENDE A III REPÚBLICA CORRUPTA.

Anónimo disse...

O Aníbal é bandido e MFL é uma ladra.
Ehehehe!
A rataria anda de cabeça perdida a tentar esconder a sujidade debaixo do tapete.

Anónimo disse...

Sou de centro direita. Com estes anjinhos...volta " snr. sócrates" que estás perdoado. Ah...Ahhh

Anónimo disse...

Centro direita,volta "sr" Vígaro.
Esta é demais.
Ahahaha!
Estes xuxas são hilariantes.