sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A drenagem de cérebros e de empreendedores


A drenagem de cérebros é um dos efeitos diretos da corrupção e da ruína económica-social de um País. «Noruega procura 5.000 engenheiros portugueses!», titula o Dinheiro Vivo, de 25-9-2012.

Prevenia-me um amigo da perda generalizada de espírito empreendedor, numa situação de crise económica prolongada. Os mais aventureiros e os melhores tentem a ceder a oportunidades de aplicação do seu capital humano em países mais livres e prósperos. Uma grande parte do estrato empreendedor e de mérito das novas gerações vai perder-se e o País ficar ainda mais atolambado.

O poder corrupto e incompetente não prejudica apenas o bem-estar das gerações adultas: destrói o futuro da nação pela fuga de cérebros e vontades das gerações mais jovens.

5 comentários:

Anónimo disse...

Nada de inesperado. Empreender em Portugal? No país do Espírito Santo, do Belmiro, do Amorim, quem poderá querer ser empreendedor? Empreender em Portugal, significa pagar a canga do Estado. O Estado representa mais de 50% da economia portuguesa.

Ficarão por cá os velhos, os incapazes, os políticos e alguns que vão escapando ao escalpe generalizado. A miséria vai acentuar-se. Mesmo muitos velhos, que são culpados pela miséria da nação, pois reformaram-se aos 50-55 anos, ainda vão ter que pedir esmola, pois as pensões vão rebentar. Deixa-me rir!

Anónimo disse...

Estranha solidariedade. Este nunca me enganou.

http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=2796974

LADRÃO EMPREENDEDOR disse...

O MAIOR CÉREBRO DO CRIME EM PORTUGAL PRUDENTEMENTE JÁ EMIGROU.VIVE COMO EMPREENDEDOR DE BRIOCHES NO BOIS EM PARIS.COM GRANDE SUCESSO.NÃO TEM BOCA A MEDIR.

Anónimo disse...

empreendedor em Portugal ..um sonho ..aliás ....um pesadelo ..

Eu me mandei já em 2005 ..e não sou vidente ...eu não sou é estupido..nem nasci para mártir .
E muito menos quero pagar o fausto de um bando de pilantras...


Caboclo Capiroba

Anónimo disse...

Só uma dica ..os noruegueses querem os portugueses ..mas lá faz um frio da porra e eles falam uma língua estranhíssima ...e têm regras demais ..

Já o Brasil tb quer os portugueses ..está a entrar num apagão de mão de obra capacitada ..e aqui é quentinho ...e a língua não é estranha ..e não têm tantas regras ..e ainda tem o calor humano ...que talvez seja o melhor de tudo..

Caboclo Capiroba