quinta-feira, 26 de abril de 2012

França: delírio e revolta soberanista

Os resultados da primeira volta da eleição presidencial francesa, de 22-4-2012, demonstram em minha opinião, quatro problemas:
  1. o custo da corrupção e indecisão políticas e da subordinação à Alemanha (Sarkozy)
  2. o vórtice eleitoral das mãos largas socialistas em época de vacas magras (Hollande)
  3. o efeito do delírio politicamente correto do centro e da esquerda (Marine Le Pen)
  4. o fogacho ideológico da esquerda radical (Mélenchon)

Em termos de segmentos eleitorais, nota-se o crescimento muito preocupante da subvalorizada nas sondagens  extrema direita (liberal nos costumes) de Marine Le Pen, nomeadamente nos Yers e na faixa mais jovem dos Xers, nos não-licenciados, nos operários e no eleitorado rural, a prevalência da direita sarkozysta nos Maduros e nos 18-24 anos, a engorda do socialismo mãos largas de Hollande na geração de 35-49 e nos instalados Boomers, e a incapacidade de Mélenchon cativar os operários - veja-se o Figaro, de 23-4-2012.

Contra a evidência do eleitorado, em vez de políticas realistas, as respostas dominantes têm sido:  o proselitismo ideológico, a continuação do delírio da política penal branda face ao crime e de políticas socialistas face à preguiça e uma perigosa subordinação francesa a uma Alemanha, de novo, imperial. O resultado é o grave crescimento da extrema direita, o que se agravará ainda mais se o socialista Hollande triunfar.

24 comentários:

Anónimo disse...

Mas o Dr ABC ainda não deu conta que, por essa Europa fora, quem está no Governo, nestes tempos de crise, perde eleições?
E que quem as ganha não é por mérito próprio. Foi assim em Portugal, como em todos os lados onde houve eleições.
Mas o Dr como lirico que é, pensa que o Passos ganhou as eleições por mérito, pelas extraordinárias ideias políticas que aprsentou. Nada disso, foi a crise que lhe meteu o poder nas mãos.
O pior de tudo isto é que um qualquer populista pode chegar ao poder e destruir a democraia e os direitos dos trabalhadores. Quais direitos? Em portugal restam muito poucos, e amanhã, por este andar, não ficam nenhuns.

Já agora Dr ABC?
Por acaso sabe qual vai ser a medida contra os trabalhadores que o Governo do Passos vai apresentar amanhã?

Anónimo disse...

Curioso é fazer um exercício sinmples:

Sarkozy: 27%.
Marine Le Pen: 18%
Bayrou: 8%.

Ou seja, a chamada Direita/Centro, tirou cerca de 53%-54% dos votos.

Perante a anarquia à vista, Hollande, que tem uma estratégia tão coerente como uma gelatina, anda atrás do eleitorado de Le Pen, com o argumento de que votaram na Extrema Direita, muitos nacionalistas de Esquerda.

Deixa-me rir!

Entretanto, Marine Le Pen aposta na implosão da Direita. A chamada Direita convencional dos negócios com o chamado Socialismo Democrático.

Os franceses chamam pela Ordem. Os portugueses também chamarão.

Só para quem não se lembra, Hitler ganhou as eleições com 33% dos votos dos alemães. Depois, foi o que se sabe.

Anónimo disse...

"Cavaco surpreende com elogios a políticas do Governo Sócrates"

Meus Caros, sempre disse, escrevi, gritei, que a política não é futebol, nem nunca será.

Agora, meus caros, votaram no bicho, não votaram? Agora aguentem-no. Pintem a vossa cara de preto e saiam para a rua a gritar palavras de ordem a favor do ciclista.

Já em 1998 jogava à ponta esquerda e com essas e outras atitudes, nos anos seguintes ia destruindo o PPD/PSD.

http://jornal.publico.pt/noticia/26-04-2012/cavaco-surpreende-com-elogios-a-politicas-do-governo-socrates-24438385.htm

Napoleão

Anónimo disse...

Pode ser que agora o centro direita faça um abaixo assinado para o deitar abaixo...

Anónimo disse...

Então o socialista Charles Taylor foi condenado?
Coitado.Que leis tão direitistas,que não têm em consideração que ele teve uma infância infeliz e que lhe morreu o piriquito quando tinha seis anos.

Em Portugal,há outros que ganharam fortunas com os diamantes de sangue,mas não se pode dizer o nome do Marocas.
Eu pelo menos,não digo.

Don Mário Capone disse...

sei quem fui,mas não me acuso.
Nem acuso o meu filho de ter caído num avião cheio de diamantes que o Savimbi teve que recuperar num incursão de emergência para evitar o escândalo.
Ficaram os dentes dos elefantes que não foi possível remover a tempo.
Mas ainda hoje me dão jeito para comer uma boa bifalhada,excepto um que está cariado.

Anónimo disse...

A chamada «extrema-direita» francesa é uma força política de resistência à ocupação e liderança alemã na Europa.

A Frente Nacional nada tem a ver com a extrema-direita ou mesmo direita populista, pindérica e caquética que existe na Europa, inclusivamente em Portugal.

É uma resistência ao neo-liberalismo e ao internacionalismo capitalista que estão a atacar os povos, as nações e as respectivas soberanias.

É preciso afirmar que a base social da Front Nacional é uma base operária, quase toda do ex-PC francês que também se aburguesou e está às ordens da quadrilha de Bruxelas.

Dizer que a «extrema-direita» em França é um problema, não corresponde à verdade dos factos.

Problema é o actual sistema hibrído e corrupto do regime de Sarkozy. Esse sim, tem sido um grande problema para a França e para a Europa, ao ir como um caniche atrás da teutónica e luterana Merkel!

Anónimo disse...

Pelo caminho que as coisas levam Marine Le Pen será a próxima Pre sidente francesa depois de Sarkozy ou Hollande terem conduzido a França ao desastre puxados pela arreata alemã.Por cá o eleitorado que quer uma verdadeira mudança,a mudança anti-socialista,foi traído duas vezes.Por Cavaco e por Passos que preferem o colaboracionismo ao patriotismo.Da tomada de consciência destas traições nascerá a alternativa patriótica de que Portugal carece.Parafraseando dois generais não nos falem mais nesses gajos e toca lá todos a ler o Rui Mateus.

Anónimo disse...

Ó Dr ABC em vez de andar para aqui com estes comentários bacocos, não seria melhor investigar as habilitações literárias do "DR" Miguel Relvas?
Acho que se fizesse tal daqui a uns dias tinha matéria para fazer um best-seller igual ou melhor do que fez em relação à licenciatura do Sócrates.
Mas neste caso o Dr ABc não pega. Pois não?
Espero que o cerejo esteja a "ouvir", que arregace as mangas e se ponha a caminho. Tem é de mudar a sua agulha política para os da sua cor. O que é tramado.

Anónimo disse...

O pedinte Socretino que anda por aqui é um calhau com dois olhos. Tem quase sempre o mesmo tipo de latido. Coitado, paga mais impostos e pode estar com a família no desemprego, porque o seu Chefe está de férias em Paris (como dizem os capitães de Abril), mas ainda não percebeu. O mundo vai cair-lhes em cima. Aliás, cai todos os dias. E podem ir para a Avenida da Liberdade com o Pateta Alegre e o Chico Anacleto, que ninguém os ouve. Ou a Tróika ou a fomeca, num Continente junto de si.

Anónimo disse...

Agora a Extrema Direita em França é feita de gente que vem do PCFrancês. De facto, não há regime mais capitalista do que o do PCChinês. Qualquer dia, vêm dizer que o Salazar era amigo do Cunhal, mas só se viam em teleconferencia. E aqui, o Doutor Carvalho da Silva também vai aderir ao PNR, do Pinto Coelho? Quem sabe...

Anónimo disse...

A presidente da ultradireitista Frente Nacional (FN), Marine Le Pen, condicionou hoje o voto dos seus apoiantes a favor de Nicolas Sarkozy nas eleições presidenciais ao eventual apoio que receber do atual líder nas legislativas de junho.

Em entrevista concedida à emissora RTL, Le Pen indicou que, antes de se pronunciar, espera uma clara resposta de Nicolas Sarkozy e do secretário-geral da conservadora União por um Movimento Popular (UMP), Jean François Copé, sobre a sua exigência.

Le Pen lamentou, no entanto, que tanto o projeto de Sarkozy como o do socialista François Hollande ofereçam uma futura Presidência do país que será subjugada pela «ditadura» da União Europeia.

«Não haverá uma Presidência, e sim uma gestão vaga sob a ditadura da UE», disse Le Pen, salientando que ela própria seria a única figura capacitada para defender a soberania do país.

A ultradireitista, que na primeira volta das eleições presidenciais ficou em terceiro lugar, com o histórico índice de 17,9% dos votos, criticou também o «desprezo» com o qual os dois candidatos trataram os seus eleitores.

Para a líder da FN, o fato de os dois candidatos terem indicado que o voto no seu partido fora «de cólera e desesperança» reflete que Sarkozy e Hollande «não entenderam nada» sobre as aspirações da população.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=569878

Anónimo disse...

De facto, o Centrão do Prof. Marcelo não percebe nada da mudança em curso na Europa. Eles querem manter o poder a todo o custo. E os outros é que são burros e tontos. Tal como Luis XVI e a Maria Antonieta. Acabaram numa bandeja de prata. Estes acabarão numa bandeja de lata.

Anónimo disse...

Não era o CDS que quando estava na oposição sempre foi contra o aumento de impostos?
Pois era. Agora que está no Governo não só aceita aumento de impostos como ainda teve a lata de criar mais um imposto. Isto de dizer uma coisa na oposição e fazer o seu contrário quando se apanahm no Governo era matéria que merecia um artigo de arromba do Dr ABC. O pior é que também tinha de se referir, e muito, aos políticos do seu partido. Portanto, caladinho!...

Anónimo disse...

Toda a gente sabe que a base social da Frente Nacional em França
é quse toda na sua totalidade a base operária e histórica do PC francês.

Aliás os operários franceses ligados ao PC foram os que mais combateram a entrada de muitos imigrantes que lhes roubavam o trabalho e o desvalorizam.

é preciso dizer que os partidos comunistas clássicos ão altamente conservadores e reaccionários - senão mesmo social-fascistas - como é o caso do PCP.

Um dia que o PCP «social-democratizar-se» certamente que irá ao fundo.

Elementar, meus caros...

Anónimo disse...

Ninguém ouviu ontem o Gen. Ramalho Eanes falar sobre a estima que tem por mário Soares depois de ler o (proscrito) livro de Rui Mateus? O padrinho deve ter ficado com as orelhas a arder... ahahahahahaha!

Sancho disse...

Orelhas a arder?! Ná! Com suares frios!

Anónimo disse...

O Pinto Coelho do PNR, em Portugal será o futuro de todos os comunistas portugueses, contra os emigrantes ucranianos, brasileiros e angolanos.

Anónimo disse...

França, que interessa a França.
Porque não escreve sobre captura do Estado pelos partidos e estes capturados pelo capital, mesmo do tipo "caviar".
Uma "bodega".

Anónimo disse...

O "grave crescimento da extrema direita" ?!...

O prof. ABCaldeira até parece a Fátima Campos Ferreira!

"Extrema" coisa nenhuma. É a pura e dura direita, coisa que não vemos por cá desde há 38 anos. O prof. Caldeira desabituou-se e deixou-se ir em cantigas.

O que é grave é que a maioria dos franceses ainda continuam a insistir no centrão sistémico, lá como cá.

Vamos ver quantos dias passarão até os "mercados" atacarem os despesistas que, há 38 anos precisamente, lá como cá, acumulam défices.

Anónimo disse...

Pior que a extrema direita,é a extrema falta de vergonha.

"O processo da licenciatura de José Sócrates na Universidade Independente vai ser analisado por Pinto Monteiro, procurador-geral da República, na sequência da reclamação que o advogado Alexandre Lafayette vai apresentar da procuradora Cândida Almeida."

Anónimo disse...

O Encobridor-Geral vai abafar o escândalo da licenciatura falsa.
ou não fosse essa uma das razões para prolonga ilegalmente o seu mandato.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/ensino/pgr-analisa-licenciatura

Anónimo disse...

"Aparentemente, o senhor ministro [José Sócrates] terá dito que a empresa apoiava o partido errado."

Logo...conclui-se que havia um partido certo.
Os sucialistas nunca fizeram outra coisa que negociar usaqndo os meios de pressão do Estado,para encher a carteira.
mas mesmo sendo evidente,gritante,acabarão absolvidos por falta de provas,graças à justiça socialista,morgadia candideira monteirica.
O xico esperto de Vilar de Massada vai-se safar,porque a cambada da justiça não quer que se saiba que o partido súcio mamou milhões na negociata.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/freeport-socrates-deu-o-nome-de-capinha-lopes-para-o-projecto

Anónimo disse...

O Pinto Coelho do PNR é um totó.

Nem o PCP o queria para fazer segurança na Festa do Avante!

Um palhaçinho com facies de berbere!