quinta-feira, 22 de março de 2012

Inquérito-crime a despesas dos gabinetes ministeriais do II Governo Sócrates


O DIAP (Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa) de Lisboa abriu um inquérito-crime sobre o uso de cartões de crédito, despesas de representação e... subsídios de residência dos gabinetes ministeriais do II Governo Sócrates, com base numa participação da ASJP (Associação Sindical dos Juízes Portugueses), datada de 20 de março de 2012 - noticiou o Económico, ontem, 21-3-2012. Segundo o jornal: «A ASJP suspeitou, depois da análise dos documentos, que existiam indícios de uso de dinheiro público para fins pessoais, o que poderá consubstanciar crimes de abuso de confiança ou de peculato». O José explica melhor. Louve-se a responsabilidade patriótica da associação dos juízes, dirigida pelo desembargador António Martins. Na comunidade política, ficamos atentos a que secção do DIAP, de Maria José Morgado, será distribuído o inquérito-crime.

No Público, de ontem, 21-3-2012, Mariana Oliveira noticia que existem ainda ministérios do governo Passos que não enviaram os documentos requeridos pela associação de juízes, entre os quais o das Finanças que, alega, «nunca estiveram na posse de documentos relativos a despesas de representação, telefones e cartões de crédito». Como dissemos, o ministro Vítor Gaspar tem de mandar extrair a listagem de todos os movimentos, de todos os cartões de crédito dos gabinetes, por ministério, bem como os extratos mensais dos cartões, e ainda o relatório anual dessas despesas circunstanciadas e fornecê-las aos juízes conforme decidiu o Supremo Tribunal Administrativo. O ministro das Finanças de Portugal não pode ter um rigor seletivo: isto é, não tocar nos cargos dirigentes socialistas remanescentes do seu ministério, não substituir os decisores socialistas do seu ministério - veja-se o caso crítico do Observatório do QREN, que passa a intervir na decisão sobre os projetos aprovar, e que está dominado e composto de socialistas - e não fornecer os documentos sobre as despesas dos gabinetes ministeriais anteriores.

Na linha de outras donas de casa, Vítor Gaspar quer manter-se à margem da «política». E, sem ingenuidade, pretende beneficiar das boas graças dos socialistas, ao não lhe mexer nos tachos, não lhes tirar o sustento, que obtém através das consultoras e da aprovação seletiva de projetos, e esconder a roupa suja dos anteriores donos da casa do Governo. Erra: os socialistas não perdoam a quem os poupa...


* Imagem picada daqui.


Limitação de responsabilidade (disclaimer): As entidades referidas nas notícias dos media, que comento, não são suspeitas ou arguidas do cometimento de qualquer ilegalidade ou irregularidade.

8 comentários:

Anónimo disse...

Atenção à D. Teodora Cardoso, que é quem fica com a supervisão das Contas Públicas. Algo parecido com um feijão frade. Trabalhou com o Santos Silva/Ulrich e trabalha agora no inatacavel BdP, esse antro de gente altamente bem paga, que até tem protecção da Finança Internacional, desde o BCE à FEd, passando pelo FMI e pelo Banco Mundial.

Passos foi hoje insultado no Porto. Ou têm que os ter bem "rojos" e assumir um caminho limpo, ou terão o mesmo fim que Sidónio ou D. Carlos I. A luta vai espalhar-se. O PC e o Bloco vão capitalizar a insatisfação generalizada da população que só agora acorda para o Grande Assalto de que foi bvítima nas últimas décadas.

Uma população a caminhar rápidamente para a miséria, e as élites governantes, dos politicos, magistrados, reitores, altos quadros do Estado e afins, a cochicharem com o Espirito Santo, com o Mota, o Júdice, os Mellos e tutti quanti.

Estamos em Março de 1975.

Anónimo disse...

Os angolanos vão comprar tudo e mandar. Os brasileiros não estão muito interessados. Portugal é uma migalha para as suas ambições de pertencerem ao G-10. Portugal refém da élite política do MPLA. Engraçado. Muito engraçado. O Eng. José Eduardo dos Santos manda mais em Portugal do que o filho do dono da bomba de Boliqueime. Portugal está a pagar a factura da entrega do império feita pelos Biltres Soares e Almeida Lagoaça Santos.

Anónimo disse...

Mais uma palhaçada!

Anónimo disse...

A população a acordar?
Sérias dúvidas.
Estas manifs são obra dos braços sindicais comunas.
O PC andou anos a receitar mais despesa pública,elefantes brancos como o TGV e agora tira a mão que atirou a pedra.
Se a população estivesse a acordar corria com os comunistas,traidores da pátria.
Estão a ser manipulados como sempre.
Como era previsível,o socialismo afundou o país e açula a multidão ao sucessor.
Mas o Passos tem o que merece.Anda a encobrir os crimes e patifarias da trupe socratina.
Vai ser comido vivo pela ralé manipulada.

A NAVE DOS LOUCOS 1 disse...

O Governo dos Passos em falso está transformado na Nave dos Loucos.Nas Finanças há organismos cujo verdadeiro Ministro que os tutela é o Vieira da Silva e o Secretário de Estado Nuno Vitorino da Ilha de Ideias Geniais para Sacar a Massa e do Boss Mateus da Sombra.Entretanto não cumpre as decisões dos Tribunais quando sabe que todas as informações sobre os cartões está no IGCP e na Unicre que provávelmente também pertencem ao Ministério Socialista das Finanças.Vá fazer-lhes uma visita Drª Morgado.

Anónimo disse...

E as contas dos juízes de fora?

A NAVE DOS LOUCOS 2 disse...

O TóTó Álvaro vai a Bruxelas.Em Lisboa aproveitam para lhe tirarem em Conselho de Ministros as PPPs para o Gaspar provávelmente as entregar ao Ministro Socialista das Finanças aplicando o modelo do Observatóriodo QREN.De Bruxelas o TóTó sai com o anúncio que o TGV lento-velocidade máxima de um burro carregado de livros-vai avançar.Ontem o Governo tinha dito TGV nunca mais e hoje ao fim do dia o Passos desmente o Tontinho.No Ministério do Tontinho alguns dos Secretários de Estado já só despacham com o super Secretário de Estado Vitorino e o Mateus Sombra esfregando as mãos de contentes com os dividendos das parcerias.Entretanto no Júlio de Matos a Ana Jorge já mandou preparar de urgência a Ala Governamental.

Anónimo disse...

Um dos Secretários da Saúde era o responsável pela ACSS do anterior Governo de Sócrates, Macedo nomeou o tipo e o tipo era o responsável pelo organismo mais poderoso do Ministério da Saúde (ACSS), responsável pelos contratos de outsourcing que geraram o grande buraco da saúde e agora responsável por cortar a eito os transportes de doentes sem alternativas.
Chamo a isto de eutanásia social e não conheço outro termo, gripe?
Só na cabeça de George o fulano responsável pela incineração de milhões euros da vacina dos passarinhos e do oseltamivir da Roche e de Rumsfield, Gillead Sc., reconduzido por Macedo, que ao que parece joga na Opus e na Maçonaria o que nunca foi novo em Itália no tempo do Banco Ambrosiano, por aqui BCP e CGD.

Quem é Macedo? O que foi quando era DGCI, quem safou?
Capiche?

Toupeira