sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Doping: política, verdade e saúde

Alberto Contador foi finalmente sancionado com dois anos de suspensão por dopagem com clembuterol. Os media, desportistas e políticos, espanhóis defendem o ciclista, insultam a Agência Mundial Antidopagem e a União Ciclística Internacional e dizem acreditar piamente no argumento do corredor de que ingeriu carne contaminada e no teste do polígrafo que ele apresentou, face às acusações de alta concentração da substância e de presença de ftalatos na análise. Na ressaca da proteção da presumida inocência dos atletas, da reposição do tabu do doping, com ataques politicomediáticos em Espanha sobre as polícias, os tribunais e as organizações internacionais - mesmo após a evidência da Operação Puerto, em 2006, ou as escutas e as análises da Operação Galgo -, é o desporto de alta competição espanhol, e os seus êxitos nos últimos vinte anos, que ficam contaminados e, como na RDA, debaixo de suspeita mundial, para lá do ciclismo e do atletismo, chegando à força dos tenistas e à pressão alta do Barcelona. A luta contra o doping não pode ceder à falsa ragion di Stato. Está até para além da da verdade desportiva: trata-se da preservação da saúde dos atletas e dos jovens que os emulam.

A questão é a necessidade de sanção social, já não de igualdade inter pares. Intrigado com o assunto do doping perguntei uma vez a um aluno meu, ciclista profissional. Respondeu-me com um sorriso categórico: "Professor: todos tomam...".


Atualização: este poste foi emendado às 13:58 de 10-2-2012.

9 comentários:

Ciclista,Paris disse...

Porra,já fui apanhado outra vez!
Como sabe ele que eu tomei um supositório de Viagra?

Anónimo disse...

É esta a tática. Mandar bolas para fora.
Como o Dr ABC não quer falar da política portuguesa, seja do corte das gorduras do zé povinho ou das mentiras do Passos, toca de referr umas coisinhas para entreter a malta.
Será que o filão da licenciatura do Sócrares já se esgotou?
E a inscrição no curso em França do Sócrates, mais uma vez o Sócrates, também já se esvaziou?

Dr ABC, fale com o cereja para que este avive qualquer coisa relacionada com o Sócrates para manter a malta da sanha activa.

PS. Acha que devia publicar aqui o despacho de arquivamento da licenciatura do Sócrates para que fiquem a saber que o curso teve mais alunos, que foi publicitado no Expresso e que o Sócrates não teve favores. Não custa nada, mas esclarece.

Anónimo disse...

O anónimo das 13:16 deve fazer parte do exercito avençado socretino. Opinador e defensor da máfia xuxa, ainda não perdeu a esperança de voltar a chafurdar na pia farta do estado.
Quem paga a esta corja!? Será o estudante vigarista da soborne? De facto os milhões das Caimão, roubados ao erário público, ainda dão para sustentar muita ratazana!...

Sancho Pensa disse...

"Sócrates não teve favores", deixa-me rir! Não haverá ninguém que me conte melhor piada?!Solatio miserorum est socios habere!

Anónimo disse...

Deve ser ligação directa ao Júlio de Matos.Ahaha!
Mas com defensores caricatos como este,o grande Vigarista não vai longe.

Anónimo disse...

Sócrates, felizmente, não toma drogas como alguns destes comentadores, que passam o dia na passa e no bagaço.

Sócrates é um homem de temperanças e bons hábitos!

A Mim Me Parece disse...

Quem acha que o Sócrates tem "bons hábitos" só pode ser quem também seja adepto dos maus hábitos dele.

António Lopes disse...

Ah!Ah!Ah!Bons hábitos de franciscano ou de Armani?!

A Mim Me Parece disse...

Parece que ambos praticam maus hábitos, tout court, mas chama-lhes "bons hábitos". São hábitos "ad-quiridos"!...