sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A prevalência da família Sócrates-Vieira da Silva na formação



Na passada terça-feira, dia 13-09-2011, foi divulgado um relatório da OCDE (Education at a Glance, 2011) que posiciona Portugal, algo estranhamente, em primeiro lugar em termos de taxa de diplomados do Ensino Secundário de 96% em 2009 e nos jovens em idade de concluir esse nível de ensino.

Nesse mesmo dia 13 - mas o azar é nosso... - foram produzidas declarações à TSF, igualmente estranhas, quer pela ex-ministra Isabel Alçada, quer pelo ex-presidente da Agência Nacional para a Qualificação, Luís Capucha, o «grande executor» da Iniciativa Novas Oportunidades dos governos Sócrates. Luís Capucha afirmou à TSF: «Espero que, por um lado, a iniciativa continue a ser muito acompanhada e avaliada. Portugal não se pode dar ao luxo de baixar a guarda a uma exigência de rigor que é essencial para a credibilidade da iniciativa».

Aquilo que Isabel Alçada e Luís Capucha se esqueceram de dizer é que a taxa de diplomados do Ensino Secundário para jovens com menos de 25 anos é muito inferior aos 96% amplamente divulgados: é de apenas 63%, um dos valores mais baixos da OCDE. Isto significa que os afamados 96% só foram possíveis de alcançar através da «ajudinha» dos diplomas conferidos pela Iniciativa Novas Oportunidades a adultos com 26 e mais anos. Além disso, não existe país na OCDE onde a «batota» em torno das estatísticas da educação seja tão evidente e preocupante (veja-se, por exemplo, o caso do teste PISA 2009), não se compreendendo aquelas afirmações de Luís Capucha que utilizou as expressões de «rigor» e «credibilidade» para adjectivar tamanha farsa.

Muita razão, e coragem neste ambiente ainda socratino, demonstrou o Ministro da Educação, o Prof. Doutor Nuno Crato, quando, no final do Conselho Nacional de Educação desta mesma terça-feira, 13-9-2011, declarou aos jornalistas que o programa Novas Oportunidades «inflaciona em muito os números», que o relatório da OCDE «esconde a realidade» do País e que «temos sido muito críticos em relação a distribuir diplomas porque isso não resolve os problemas do País». E Nuno Crato acrescentou: «o  que resolve é a formação». Ou seja: a Iniciativa Novas Oportunidades não passou de uma enorme farsa, que visou enganar os portugueses, as organizações internacionais e os prórpios diplomados, conferindo diplomas de modo expedito e negligente - e até sendo objecto de imputações de fraude -, sem garantir a melhoria das competências dos... «formandos».

As conclusões convenientes do relatório da OCDE foram imediatamente empurradas para a Lusa, e depois amplificadas pela jornalista do Público, Bárbara Wong, também na SIC-Notícias (ouvia-se dizer que se mais não existisse, bastaria a conclusão, firmada por alegado estudo, de que os filhos dos pais diplomados nas Novas Oportunidades mostram mais apetência por estudar...). O forno socratino continua a trabalhar: prepara-se rapidamente a massa com sêmola afarelada, coze-se com cuidado e distribui-se com grande impacto mediático pelos canais de confiança que atestam a excelente qualidade do pão... ázimo. Simultaneamente, sugerem a necessidade de uma avaliação do programa Novas Oportunidades (e já agora do POPH)... muito rigorosa, dassim do tipo iscteano-socialista. Possivelmente, esperam neste ambiente ainda tolhido pelo socratismo, que a avaliação seja feita por eles próprios e pelas empresas do grupo, encabeçadas por testas de ferro e homens de palha, para louvarem a responsabilidade que eles próprios tiveram, na habitual polivalência de circulação do poder e consultoras que nos arruinou ao longo de dezasseis anos de socialismo efectivo.

Os socratinos, liderados pelo sombrio  príncipe regente Vieira da Silva, enquanto o rei Sócrates se esconde no devaneio parisiense, não se contentaram em lançar os foguetes. Agora, como se percebe nesta manobra de pressão de Luís Capucha, querem ser eles a bater as palmas, dizendo que o fogo - chocho... - foi muito bonito, e a ir apanhar as canas para próximo contrato. Tudo em família.

Limitação de responsabilidade (disclaimer): As entidades referidas nas notícias dos media, que comento, não são suspeitas ou arguidas do cometimento de qualquer ilegalidade ou irregularidade.

30 comentários:

Anónimo disse...

tenho acompanhado o seu blog com alguma curiosidade, sentindo até alguma simpatia e concordância com as coisas que escreve mas de há uns tempos para cá tenho ficado cada vez mais convencido das minhas suspeitas: a sua independência partidária é uma falácia. Não vejo porque razão não assume a sua simpatia e/ou militância com o PSD. Não vem mal nenhum ao mundo... Seria até mais correcto e ajudava a perceber algumas posições que toma (e algumas que não toma!)... por exemplo, uma das posições que não toma é em relação a Alberto João Jardim e à Madeira. Os últimos desenvolvimentos em relação à situação económica da Madeira passaram-lhe completamente ao lado. Porque será?

Luís Ferreira disse...

Convite

Convido V. Exª. Para o lançamento do meu 5º. Livro, O Político X, no próximo dia 24 de setembro, sábado, pelas 19 Horas, na livraria/bar: Les enfants Terribles, no cinema King, rua Bulhão Pato nº. 1 – Lisboa ao lado do Teatro Maria Matos, junto à Av. De Roma.
A apresentação da obra e do autor será feita pela Drª. Paula Ferraz
Compareça e traga um amigo.

O Político X dé um romance de Luís Ferreira publicado pela Chiado Editora.
Sinopse: O primeiro-ministro de Miranda, Terêncio José, alterou a Lei de Finanças Regionais a fim de cortar o orçamento a transferir anualmente para a ilha de Marinha.
O Presidente do Governo Regional daquela ilha, Xavier, protestou por todos os meios contra à atitude do primeiro-ministro.
As rivalidades entre políticos e entre as duas populações foi crescendo até ao dia em que…
Ao ler este livro, o/a leitor/a poderá refletir sobre a atitude de muitos políticos em Portugal e no mundo, as suas ligações perigosas ao mundo económico e financeiro, o que é determinado de forma obscura para esmagar as populações, a corrupção e o sofrimento a que os políticos muitas vezes nos obrigam.

Para mais informações, consulte o site: www.luismferreira.no.comunidades.net ou o blogue: www.daescritaaleitura.blogspot.com

Luís Ferreira

Anónimo disse...

"Não vejo porque razão não assume a sua simpatia e/ou militância com o PSD"

Provavelmente, deve ser vesgo como o Vieira da Silva.

Por aqui, já foi afirmado mais do que uma vez, quais são as ideias e as percepções.

Se não vê, é porque não quer, ou então é deficiente.

Quanto aos temas propostos, cada um é livre de os colocar.

Transparente, mesmo transparente, só o Conde de Nafarros e do Vau, Soares - I.

Anónimo disse...

Atenção ao Dr. Madelino, que se mantém à tona no IEFP.

O Prof. Álvaro está muito parado.

Anónimo disse...

Os que terão de ser avaliados querem ser avaliados por eles próprios para poderem dizer o melhor deles e o pior do actual Governo.Entre o IESE,criado por Vieira da Silva e Paulo Pedroso,a QUATERNAIRE,do socialista Figueiredo e o ex-ministro socialista Augusto Mateus,as 3 empresas que têm o virtual monopólio das avaliações e de muitos outros estudos e consultorias,estamos certos que as futuras avaliações a realizar no âmbito do QREN terão a isenção,o rigor e a independência dos números da OCDE e a "alta" qualidade das Novas Oportunidades.Os Novos Oportunistas terão na avaliação das Novas Oportunidades e outros programas financiados pelo QREN uma nova oportunidade para poderem exercer todos os seus talentos.

Anónimo disse...

Eles bem podem avançar com qualquer coisa parecido com as Novas Oportunidades, mas como são absolutamente incompetentes como o Falso Engenheiro, só encontrarão o caminho da falência e da pedinchisse.

Claro está que os dadores de dinheiro estão a fechar a torneira.

Os miseráveis irão até Paris, exigir a cabeça do tal Filósofo, o verdadeiro matador da nação portuguesa.

Anónimo disse...

Não se esqueçam da ILHA DE IDEIAS um off-shore que tem muito para contar.Só os Vitorinos sabem como vender e vencer.

Anónimo disse...

E quanto ao "Estado" ocioso do laranjal da Madeira, não tenho outras palavras para o descrever (deixo ao Dr ABC essa faceta no que é perito), é de bradar aos céus. Veja Dr que até já dizem que somos como a Grécia, pois o Jardim do laranjal que governa a Madeira, com maioria absoluta, há mais de trinta anos, enganou, mentiu, a tudo e todos. E para espanto de todo o mundo vai ganhar com esmagadora maioria.
É com grande extectativa que aguardo os comentários dos laranjas, sejam laranjinhas ou laranjetas. De todos...

Anónimo disse...

Aquilo que o Jardim fez, foi monstruoso.

Aquilo que o Teioxeira/Sócrates fizeram ainda só veio a lume, um bocadinho.

Nós não estamos longe da Grécia. a manipulação existiu, e o INE e BdP até sabem, como sabiam da Madeira, e nada fizeram.

Isto é um badanal, com um acentuado reforço do Centrão dos Negócios, do Vara, do Vitorino, do Coelhone, do Loureiro, etc.

Ljer disse...

Dias Loureiro fez o que fez foi-se embora e ninguem o chateia. Em portugal para enriquecer é so preciso as pessoas rodearem das pessoas certas

Anónimo disse...

Quem faz críticas a Jardim porque não as faz,com muito maior intensidade como deveria,a Sócrates?

Anónimo disse...

Em todas as famílias, ou quase todas, há sempre uma ovelha ronhosa que, de quando em vez, vai pastando entre as laranjeiras. O cão pastor tem que ficar mais atento para conseguir corrigir rapidamente o problema.

Anónimo disse...

Entre o Secretário-Geral sombra Sócrates,o Regente "vice" Silva,o magote de ministros Sócretinos transformados em deputados por obra e graça do "bruxo" Vieira resta ao pobre Seguro o lugar de porteiro/segurança do Largo dos Ratos.Para não ir parar ao desemprego do Madelino tem de cumprir escrupulosamente uma clásula do contrato a prazo.Não dizer ou deixar dizer mal do Sócrates e dos Sócretinos.Aliás até outros fora do PS cumprem esta obrigação.Porque não a respeitariam os membros da famiglia?

Anónimo disse...

Agora é que o Sócrates está
tramado.Se a sopeira de serviço vai investigar o Jardim da Madeira não pode deixar de investigar o Pinto de Sousa de Portugal.

Anónimo disse...

É inacreditável ouvir a opinião dos cidadãos madeirenses na TV:
temos obras
ah pois, olha que bom, tem as obras, tem um dos mais altos níveis de vida do país, e agora os outros que PAGUEM.
Não há solidariedade, não há vergonha.
Sacrificam-se novas obras na margem sul, pois , temos de pagar as obras da madeira.

Anónimo disse...

As melgas têm uma atracção irresistível pela bosta de cão rafeiro mas aquilo que comem e até lambem a beiçola é a merda de ratazana do Largo.

Anónimo disse...

O Jardim deve andar com diarréia,atrai as melgas todas.
As mesmas melgas que levaram ao colo o coveiro da nação e o seu escudeiro Teixeira,da nobre famiglia dos Bancarrota.

Anónimo disse...

PS e PSD são duas faces da mesma moeda.

Anónimo disse...

Em vez de acabarem com os parasitas dos assessores, vão acabar com os diirigentes. Os assessores são mais e ganham o dobro além de que ninguem os chama à responsabilidade.
Bandidos que estão a dar cabo do país.
Ao pouparem 40 milhões na redução das chefias nem dá para pagar 1 décimo do buraco do joão jardim. 40 milhões é quanto custa um jogador de futebol, mas nessa máfia ninguém toca.
Palhaços bandidos.

Anónimo disse...

Ao elegerem analfabetos e incompetentes,porque são do partido,sabe-se que atrás desses parasitas vem o pacote de assessores.
Muitos destes figurões nem uma carta à prima sabem escrever,óbvio que se rodearão de uma falange de boys.

Anónimo disse...

O psd não está interessado em auditorias ao passado de socrates, porque sabe dos seus telhados de vidro. Tanto que mantêm a corja de assessores socialistas toda no Estado. Só querem destruir quem trabalha.

Anónimo disse...

TAMBEM EU NAO ACREDITO NO JULGAMENTO DE SOCRATES E RESTANTE PACOTILHA PORQUE MIGUEL RELVAS E MAIS ALGUNS DA FAMILIA POLITICA TEM IGUALMENTE TELHADOS DE VIDRO.

Anónimo disse...

Isso nada tem a ver com Relvas ou outras ervas daninhas.
Este é o modus operandi de todas as ordas de saqueadores que nestes 37 anos se enraizaram no poder.
E não estão sós.A imprensa é um valioso coadjuvante.Vão dando de beber da água do esquecimento à manada.Resulta sempre.

Anónimo disse...

Neste país desde 1975 que se sabe que para governar um pais nao é preciso ser-se pessoa séria. Jurar lealdade no inicio do cargo é um proforme para enganar tolos

Anónimo disse...

Por curiosidade fui ver os dados de acesso ao Ensino Superior na escola onde lecciona:

A Escola Superior de Gestão de Santarém tinha 805 vagas, na 1a. fase receberá 289 candidatos. À luz de critérios de razoabilidade e de rigor orçamental é de manter aberta uma instituição que preenche 36% das vagas? Temos dinheiro para sustentar estes luxos?

Anónimo disse...

Se PERDOARAM DÍVIDAS DA MADEIRA,
PERDOE-SE DÍVIDAS DOS HOSPITAIS DAS ESCOLAS...DAS AUTARQUIAS dos PORTUGUESES!!!!!!!!!!!
OU HÁ MORAL OU NÃO HÁ SACRÍFICIOS SÓ PRA ALGUNS..........

Anónimo disse...

Da mesma forma, o povo reelegeu o Bandido do Falso Engenheiro, também vai reeleger o Bandido do Jardim.

O Povo Tuga é o principal responsável pela Falência de Portugal.

Os tugas espertos, vígaros e desenrascados acabram com a pátria portuguesa.

Anónimo disse...

Claro que o povo é responsável.
Estavam habituados à tutela de governantes sérios e honrados.
Está a ser difícil perceber a matriz destes abrileiros sem carácter.
Mas,não é só o povo que peca.
Temos a comunicação social mais vendida que conheço.
Temos a intelectualidade mais prostituida que conheço.
Temos os titulares dos mais altos cargos do sistema de justiça mais corruptos e perversos que conheço.
É difícil ao cidadão comum perceber os contornos da "Cosa" e furar este bloqueio.

Ljer disse...

A corja ao mais alto nivel é tao grande que ja nao há maneira de dar a volta.
Repare-se nos conhecimentos que tem o Dias Loureiro

Anónimo disse...

Obama's Ceo Straighten out on Abortion Funding: On Sunday afternoon, one-time to the completion Parliament ballot on healthfulness love rectify, President Obama agreed to come to an Boss Edict that would uphold the debar on federal funding into abortion . In so doing, he secured about a half-dozen votes from anti-abortion Democrats, led at near started of Rep. Bart Stupak (D-MI), who beforehand opposed the legislation. On Wednesday, President Obama signed the Overseer Edict banning the direction from spending federal loot to disburse b disburse up with a view abortions utterly plans offered on the coolness exchanges created tipsy the measure.


[url=http://www.marylandultimate.com]buy accutane online[/url] [url=http://alacloud.net/buy_pentasa+500-mg-online-order-mesalamine-cheap]pentasa 500 mg[/url] [url=http://alacloud.net/buy_benicar+online-40mg-20mg-order-cheap-olmesartan]buy olmesartan[/url]