sexta-feira, 29 de julho de 2011

Clientelas

O caso do aumento do número de administradores da Caixa Geral de Depósitos, neste final de Julho de 2011, e a notícia revelada ontem, 28-7-2011, à noite pelo Dr. Luís Marques Mendes no TVI24 de alegada promoção, sugerindo que foi feita pelo administrador socialista Dr. Francisco Bandeira, de cerca de 319 gestores da instituição, expõe o facto do Estado de direito democrático se ter tornado um feudo de dirigentes políticos, que encaixam clientelas partidárias, de grupos de interesse e de clãs, e nomeiam representantes dessas clientelas como delegados em organismos públicos e empresas públicas ou sob influência do Estado. Ainda que a competência técnica não chegue ao cúmulo de Rui Pedro Soares, o facto é que o sistema continua. Ao mesmo tempo, forjam-se alianças transversais com a cúpula caduca de um poder judicial, cujo escalão intermédio despreza a promiscuidade política subsistente.

Começa-se, em sinal inverso nesta equação de segundo grau, por: subir impostos e preços, priorizar o financiamento dos bancos privados, criar novos organismos e somar cargos. Mais e o mesmo. Finalmente, anuncia-se uma redução substancial da despesa - a qual saudamos e convimos que importa organizar -, mas mantém-se o silêncio sobre a renegociação das parcerias público-privadas e os seus contratos desiguais. Entretanto, sem justificação, nomeia-se quem deveria evitar-se, mantém-se quem deveria partir, adia-se o que tem de cortar-se. Não é prudência: é cedência e conveniência. O povo suporta o sacrifício desde que veja rigor. O que o povo não admite é a manutenção do sistema iníquo.


* Imagem picada daqui.


Actualização: este poste foi emendado às 21:32 de 29-7-2011.

18 comentários:

Isabel disse...

Decepção!!!Saudades da DrªFerreira Leite.Estou a ver que temos mesmo "raposa no galinheiro"...E eu que tinha começado a gostar do estilo dele! Afinal, a postura silenciosa e distante parece dirigir-se aos do costume.

Anónimo disse...

Graças a Deus, que vamos por bons caminhos. E porquê?

Por isto:

1. Seria de esperar que quem fez a vida nas "Jotas" (PPC, Relvas, Miguel Macedo e outros) fossem muito melhor do que os Socretinos? Não. Pelo menos, as moscas mudaram.

2. ACS está esclerótico há bastante tempo, e não tem força para enfrentar os "amigos". Nada de espantar. Já nos tempos em que foi PM, na São Caetano, sentia-se inapto.

3. Não acreditamos na actual fórmula de Regime. Ele cairá, mais tarde ou mais cedo.

4. Apesar da nossa felicidade com a queda do maior Vigarista depois de Alves dos Reis, sabíamos que a luta continuaria. Continuaremos, tal como Ho Chi Mihn, em todos os lados que possamos, a minar a República do Soares e do Marcelo. queremos ver o circo a pegar fogo.

5. Renegociar as PPP's? Com quem? Com o Dr. Nogueira Leite? Com o Eng. Ferreira do Amaral? Com o Dr. Frasquilho? Com o Dr. Alberto João Jardim? Com a Dra. Ferreira Leite (ex-Administradora do Santander)?

Acordai, caros Amigos, o sistema vai implodir. Os portugueses estão em pânico, tal como o Bildeberg. Estão inertes. Mas, há, como sempre houve, os últimos dos Moicanos, os que vão curtir a explosão. Aí, vamos ficar felizes por ver o Balsemão velho e FALIDO. O Soares vai ter que se exilar outra vez. O Cavaco vai ter que ir para um Mosteiro.

Viva Portugal.

A luta continua.
A vitória é certa.

Anónimo disse...

Lamentável. Aguardamos pelos "cortes" na despesa!!!!!
Ainda faltam as nomeações para os Hospitais EPE.Vão nomear os mesmos?Vão arranjar um "CENTRÂO!!!"

Mani Pulite disse...

NÃO É PRECISO DIZER MAIS NADA.ESTÁ TUDO ESCRITO NO POST.ESTAMOS EM PLENA ÓPERA-BUFA AO GOSTO NAPOLITANO "LA CAIXA OU O VERÃO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO".

Anónimo disse...

Será que o Dr ABC alguma vez acreditou no PSD? Até parece que a laranjada nunca governou e ninca tivesse mostrado as suas garras.
Até agora o passismo fez o mais fácil: anunciou o corte de 50% do décimo terceiro mês, aumentou os transportes em cerca de 20%, disse que ia aumentar bruscamente os medicamentos, cortou forte nas indemnizações por despedimento dos pequeninos, et. Tudo medidas directas aos mais desfavorecidos. Para os outros lugares com vencimentos chorudos, isenção de taxa nos dividendos, etc.
E o mais que está para vir dirigido aos pequenos.
Assim é fácil... e não foi isto que o Passos disse que ia fazer.

Isabel Filipe disse...

"O povo suporta o sacrifício desde que veja rigor. O que o povo não admite é a manutenção do sistema iníquo."

sem dúvida ...

Anónimo disse...

Engraçado é o anúncio de redução "colossal" da despesa através da eliminação de Fundações e de serviços públicos.

Quando se pergunta, "quais"? Não sabem. Sabem que vão reduzir a despesa em 10%, uma vez que o custo dos juros aumentará em muito.

Depois, perguntam-lhe se vão despedir funcionários públicos, dizem logo que não.

O que é isto? Vão despedir os "contratados", que no fundo fazem o trabalho que os Funcionários Públicos do "quadro" não querem fazer?

Ou seja, os que estão há muito encostados à nomeaçãozinha oficial em Diário da República podem continuar a dormir bem, mesmo que nada façam. Pois, as avaliações de sesempenho, vulgo SIADAP, é a fantochada que toda a gente conhece.

O Dr. PPC quer festa. Vai te-la.

Em terra em que não há pão.....alguns têm razão, os que suportam a "coisa", trabalhando e pagando impostos. A malta cansa-se, Dr. PPC.

Ljer disse...

cuidado com o Miguel Relvas. Eu vou avisando

Anónimo disse...

Com o devido respeito Sr. dr. mas só agora é que viu isso!Então por onde tem andado que ainda não se tinha apercebido que com o famigerado governo do Bloco Central- M. Pinto Mário Soares- o PSD e o "PS" tinham dividido os tachos entre si, sobrando alguma coisa para o CDS, situação que vai perdurando e que continua, praticamente, intacta?

Anónimo disse...

Meus Caros Amigos, calma que a troika não anda a dormir. PPC sabe que a coisa pode estoirar e vir a cheirar muito mal.

PPC tem que tomar juízo, não existe 2ª oportunidade para brincar.

Napoleão

Anónimo disse...

Senhor Professor o povo não existe é um semantismo das ideologias obsoletas.
Eu não tenho saudades de ninguém devo ter perdido a memória.
Também parece que o Dr Passos perdeu a memória e a sua sombra mexe-se bem e fala-lhe ao ouvido, ele escuta e executa, o resto é gastar palavras com ruins defuntos do Estado Morto.
O termo deste estado depois de Abril é Estado Morto em contraponto com o que os senhores sabem.
Fiquem todos bem e saúde.

Toupeira

Anónimo disse...

O povo português existe...apenas há dez séculos. Ahaha.
O que não existe é o povo de foice e martelo na mão,cantado pela trupe nas elegias das vanguardas do operariado e campesinato.
Esse só existiu nas cabeças desses psicopatas e traidores.

Percebo a desilusão de quem lutou com denodo para afastar a canalha socretina.
Mas o PSD não desiludiu ninguém.Limita-se a ser igual a si próprio,como qualquer outro partido,um veículo de negócios e interesses.
Se queremos mudar este estado de gangrena,só há um caminho.
A sociedade deve encontrar outras formas de se exprimir e deve responder com intransigência ao polvo que abraça Portugal.
Libertemos a Justiça dos tentáculos do bicho.Esse deverá ser o primeiro passo.
Com um sistema de justiça a funcionar para e em nome do povo português,tudo se tornará mais fácil.

Mani Pulite disse...

A ACREDITARMOS NO PADRINHO MARIONI O GRANDE DEFEITO DE SÓCRATES ERA NÃO EMPRENHAR PELO OUVIDO.O COISO ENTRAVA-LHE POR UM E SAÍA IPSO FACTO PELO OUTRO.SE TIVESSE EMPRENHADO HOJE SERIA PRESIDENTE DA REPÚBLICA PARA CONTENTAMENTO DE TODOS EXCEPTO DO QUE É.

Anónimo disse...

Se o Passos anda a dançar o tango com Don Soaroni,o homem de Massamá já está completamente perdido e os Portugueses completamente fodidos.Valha-me La Cumparsita!

A Mim Me Parece disse...

Mani Pulite:"Se (Sócrates) tivesse emprenhado (escutado Mário Soares) hoje seria PR".

Eu estou absolutamente convicto disso. E de mais. De que venceria as eleições cnfortavelmente (com o óbvio auxílio de campanhas negras das quais ainda vislumbrá-mos "pontas". E que possivelmente conseguiria alterar o regime para o sistema presidencialista (à Hugo Chaves) através de um golpe de estado que "apertasse" o PSD e o CDS a reverem a Constituição nesse sentido.

A Mim Me Parece disse...

leia-se "vislumbrámos", p.f..

Anónimo disse...

Afinal e mais da mesma merda. Enganou-me bem. Esta visto que ja nao vamos la sem haver pancadaria a valer. O povo ha-de acabar por fartar-se. Estes individuos nao viram o que tem acontecido no norte de a frica e no medio Oriente? Nos somos os "pretos" da Europa. Nao se queixem qundo chagar a hora do ovo se revoltar. A propósito quia serao os "rabos de palha" de Passos Coelho para TER mudado de opiniao tao rápidamente?

Anónimo disse...

Palha maçónica,provávelmente...