terça-feira, 24 de maio de 2011

O fosso olímpico entre o PSD e o PS



A sondagem da Intercampus para a TVI e o Público, divulgada hoje, 23-5-2011 (trabalho de campo de recolha de dados entre 18 e 22-5-2011) deu os seguintes resultados, que podem ser comparados com os resultados da mesma empresa divulgados em 20 de Maio (trabalho de campo entre 14 e 19-5-2011):
  • PSD: 39,6% (+3,9%)
  • PS: 33,2% (-0,9%)
  • CDS-PP: 12,1% (-0,7%)
  • BE: 5,6% (-0,8%)
  • CDU: 6,6% (-0,9%)
Parte da sondagem já foi realizada depois do debate Sócrates-Passos, de 20-5-2011, na RTP-1, que o líder do PSD ganhou. O PSD alarga muito a vantagem sobre o PS (6,4%), o qual desce. O CDS também cai, o que sugere que foi travada a fuga de eleitores para a direita. O Bloco e o PC também descem. Pode concluir-se que foi travada a transferência da preferência do PSD para o CDS, ficando todavia, o conjunto dos dois partidos com 51,7% e que que o PS perde terreno para o PSD.

A diferença PSD-PS parece agora irreversível e até Almeida Santos admitiu, em 23-5-2011, a possibilidade de derrota, ao mesmo tempo que sugere que, nesse caso, Sócrates deve afastar-se. Recomendo a prudência e a prevenção: convém estarmos preparados para a escalada da campanha negra socratina.

6 comentários:

Anónimo disse...

Almeida Santos, esse grande advogado de Lourenço Marques, que trouxe 150 caixotes para a Metrópole.

O que vale é que a morte é igual para todos, quer pertençam à Irmandade ou não.

Anónimo disse...

Esperemos pela sondagem da católica

Anónimo disse...

Hello é a 3ª vez que vi o teu blog e gostei imenso!Espectacular Trabalho!
Até à próxima

Anónimo disse...

Hoje, lá apareceram os acólitos do Policarpo a dar um empate técnico. Estes católicozinhos vêm depois queixar-se da fome que aumenta. Cristo não deixa partilhar o prato com a Maçonaria, D. Policarpo.

Caboclo disse...

http://www.tvi24.iol.pt/politica/marcelo-tvi24-ultimas-noticias-marcelo-rebelo-de-sousa-tvi-marcelo-tvi24pt/1255749-4072.html

Olha só o Marcelo a nivelar todo o mundo ...nem parece que é do Psd ..é mesmo burro ?É inveja ? acho que fiftyfifty.
Nós estamos cansados é de ti !
Cai fora !
Desaparece ..!!

Socrátes (O Grego) disse...

Contudo, já existe outra sondagem que dá um empate (perfeito) a 36% como podem verificar aqui.

Quem está a ganhar com tudo isto é o CDS, que apoiado pela comunicação social, vai crescendo. Mas ainda precisa de mais votos para criar maioria com o PSD.

Independentemente do resto, as soluções apresentadas pelo PSD também deixam os portugueses preocupados e por isso desceu 10% desde o início das sondagens.