sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Perseguição do regime do PAICV à imprensa livre em Cabo Verde


A perseguição da imprensa não afecta ao regime do PAICV, de José Maria Neves e Pedro Pires, em Cabo Verde, o semanário Já e o jornal online Liberal, sugere que cresce a tentação de chapelada nas eleições de 6 de Fevereiro de 2011 no arquipélago.

Eleições livres e justas exigem imprensa livre. A comunidade internacional deve pressionar o PAICV a respeitar as condições democráticas de realização de eleições, nomeadamente a liberdade devida de concurso eleitoral do MpD. De outro modo, sucumbindo à tentação autoritária, o PAICV aproxima-se das ditaduras do continente onde o sufrágio livre não é respeitado, como na Costa do Marfim.

Lá como cá, a mudança de poder, mesmo num contexto de grande impopularidade do partido reinante, é muito difícil de aceitar. Mas a indignação do povo e a censura da comunidade internacional ajudam a refrear o autoritarismo e a recriar condições para eleições livres e justas.


* Imagem picada daqui.

6 comentários:

Anónimo disse...

UMA VERGONHA!
É o que se pode dizer em relação à intenção do PSD em travar os cortes dos salários dos Juizes.
Afinal, temos mais uma excepção nos cortes, há portugueses de 1ªa e de 2ª e de 3ª .......cada uma que acontece mais revoltante que a outra anterior.
Querem comprar os Juizes, têm medo do Juízes? querem-nos ter a favor deles nos processos?
vergonha, não esperava isto do PSD!
Para quê o subsídio de alojamento de um juiz? faz-se muita justiça neste triste país, deve ser por isso que são compensados!

Anónimo disse...

Obrigado!
O governo do PAICV quer manter se no poder a todo o custo e por isso tenta silenciar a imprensa caboverdeana antes das eleicoes.
Vivo nos Estados Unidos e presentemente o regime caboverdeano esta a tentar silenciar a imprensa caboverdeana aqui tambem, atraves de ameacas a jornalistas e comentarios ameacadores. Por favor denunciem estes actos do regime comunista caboverdeano que ainda nao assimilou os ventos da liberdade.

Anónimo disse...

A venderem o país aos chineses, uma vergonha!
A juros altíssimos e ainda ficam muito orgulhosos de hipotecar o futuro dos portugueses.
Gamaram que se fartaram e a factura pagamos todos, não é justo! NÃO É JUSTO NÃO É JUSTO! TEM DE HAVER CONSEQUÊNCIAS!

Anónimo disse...

Pagar o justo pelo corrupto,é muito injusto, revoltante.......bandalho de corruptos!
Desvios de milhares, de milhões aqui e ali, e não há consequências e o zé portuga tem de ver o seu salário diminuido, injusto, injusto!
O total do que têm desviado dava para pagar a dívida! Bandalhos.

Anónimo disse...

Perseguição de imprensa em Cabo Verde? Por quem? A CNE apenas está a aplicar aquilo que está no Código Eleitoral aprovado pelo MPD, PAICV e UCID, os três partidos no Parlamento Cabo-verdiano. Aqueles que estão fora do País é melhor fazerem uma visitinha a CV para verem que CV é democrático.

Anónimo disse...

pergunta: Mas para que serve censurar um porco?