domingo, 9 de janeiro de 2011

O efeito ventoinha do BPN dos socialistas


O Presidente do BPN, o socialista-varista Francisco Bandeira, vai ser ouvido no Parlamento na próxima segunda-feira, 10-1-2011, sobre a gestão do banco; e no dia seguinte, terça, 11-1-2011, é a vez do ministro das Finanças sobre o mesmo tema. Convém que os deputados leiam os documentos publicados pelo BPN - até ao 3.º Trimestre de 2010 - e consultem quem os possa ajudar a fazer as perguntas certas. É preciso não esquecer a forma como, não há muitos meses, fracos gestores enrolaram os deputados em audições parlamentares muito mediáticas.

Um amigo chamou-me a atenção para alguns factos, cuja compreensão é útil. Sobre o último Relatório e Contas do BPN, referente ao exercício de 2009, atente-se na passagem seguinte:
«De destacar o aumento da rubrica de responsabilidades representadas por títulos com mais 2.511.767 milhares de euros (+249,0%) e a diminuição dos débitos para com clientes, com menos 1.921.594 milhares de euros (-37,5%).» (p. 24)
Portanto, a gestão socialista do BPN – que supostamente iria recuperar o Banco - cavou em apenas um ano, 2009, um buraco financeiro superior a 4.4 mil milhões de euros, entre dinheiro emprestado pela CGD e perda de recursos por fuga dos clientes.

E como está a situação agora? A avaliar pela última posição patrimonial publicada (3.º Trimestre de 2010), piorou em mais de milhão de euros como se pode ver no gráfico seguinte:



(*) “Responsabilidades representadas por títulos” - emissão de papel comercial, tomado quase totalmente pela CGD e avalizado pelo Estado. Como se pode ler no Relatório de 2009 (pp. 80 e 160), «este papel comercial foi garantido pela Republica Portuguesa e subscrito pela CGD.»
Tudo parece indicar que o resultado da gestão socialista do BNP no final de 2010 há-de ser ainda pior do que o gráfico acima expõe. O Governo prepara-se para aumentar o Capital Social do BPN socialista em 500 (quinhentos!...) milhões de euros. Porquê? Para o ceder mais gordo (após a eleição presidencial), para recomprar acções da SLN a accionistas privilegiados ou, simplesmente, para cobrir o buraco cavado pelos socialistas desde a nacionalização, em 2-11-2008?...

O ministro Teixeira dos Santos arrepiou caminho, em declaração na Assembleia da República, em 7-1-2011, relativamente à filtragem das notícias negativas sobre o banco, defendendo que o buraco não é tão grande como se tem veiculado:
«os 5 mil milhões de euros são o total da liquidez injectada. Os capitais negativos, que são a verdadeira situação líquida do banco, são de apenas 2 mil milhões.»
O banco foi nacionalizado mas a falta de transparência não foi erradicada. Na página 219 do Relatório e Contas de 2009 do BPN, a Delloite e Associados queixa-se, no seu Relatório de Auditoria - Contas Individuais, de que:
«Até à data de conclusão do nosso trabalho, ainda não obtivemos resposta relativamente ao nosso pedido de confirmação de saldos por parte de alguns clientes do banco relativos a depósitos mantidos e a títulos depositados no Banco, pelo que não nos é possível concluir, com a segurança necessária, quanto à fiabilidade dos montantes registados nestas rubricas.»

E na página 222 do Relatório e Contas de 2009 do BPN, a sociedade revisora oficial das contas, a Oliveira Rego e Associados coloca uma reserva, na Certificação Legal das Contas, de que:
«Em virtude de, até à conclusão do nosso trabalho, não termos obtido resposta a uma parte significativa dos pedidos de confirmação externa de clientes relativos a depósitos e a títulos depoistados no Banco, não podemos formar opinião sobre os valores inscritos naquelas rubricas.»

A história do banco sob o domínio socialista é mais negra (5 mil milhões de euros de dinheiro público) do que a lama escura da campanha socialista sobre os 147.500 mil euros de lucro do Prof. Cavaco Silva, em 2001-2003. Além de não ter salvo o banco, como prometera, a gestão socialista do BPN está a deixar cada vez mais degradada a posição patrimonial do banco: os resultados líquidos negativos sucedem-se, com prejuízos operacionais consecutivos, o volume negativo dos fundos próprios agrava-se, os clientes fogem e alguns são transferidos para a Caixa, os emprestadores institucionais esquivam-se, despeja-se lixo tóxico da Caixa no banco, e enterra-se no pântano socialista sempre cada vez mais dinheiro, sacado em impostos aos portugueses. Tudo isto por estratégia política, decisão e vontade, do Governo socialista, mantendo o banco em banho maria até à eleição presidencial.

O esforço que o Partido Socialista e o Governo estão a impor aos portugueses para salvar o BPN socialista contitui uma escandalosa extorsão dos contribuintes. Os portugueses não têm de pagar a salvação do BPN da incapaz gestão socialista.

Por este caminho, os socialistas vão conseguir fazer pior em dois anos do que Oliveira e Costa fez em dez... A diferença é que o descalabro da gestão de Oliveira e Costa (que está a ser julgado por «crimes de fraude fiscal qualificada, burla qualificada, falsificação, abuso de confiança agravada, falsificação, infidelidade, branqueamento de capitais e aquisição ilícita de acções») prejudicou os clientes e quem nela acreditou, sem que a supervisão bancária do Banco de Portugal, liderado por Vítor Constâncio, a travasse. Já a segunda ruína do BPN, da responsabilidade do Governo e da administração, dirigida pelo socratino Francisco Bandeira, quem a paga é o povo.

Mas o filme negro não fica por aqui. Prolongou-se numa campanha suja sobre Cavaco Silva que, afinal, conspurcou quem nela participou, como Manuel Alegre. Dois factos ilustram o efeito ventoinha: Comissão de Honra de Manuel Alegre e a propriedade da sua sede nacional de campanha. Comissões de honra, afinal, há muitas e chapéus também, para todas as cabeças: quem acusou Cavaco de ter na Comissão de Honra da sua candidatura accionistas da SLN, esqueceu-se de mencionar que, conforme me chamaram a atenção, Fernando Lima Valadas Fernandes, o actual presidente do Conselho de Administração da Galilei (o novo nome da SLN) - e de quem se fala «para substituir António Reis à frente do Grande Oriente Lusitano» - pertence à Comissão de Honra da candidatura de Manuel Alegre à Presidência da República. Mais ainda, Helena Matos noticia hoje, 9-1-2011, no Blasfémias, que a Galilei/SLN é  a «dona do andar onde funciona» a sede nacional da candidatura de Manuel Alegre, em Lisboa, na Rua Marquês de Fronteira, 8, 1.º. Mais ainda, importa protestar que os portugueses não têm de custear os negócios de compra de acções da SLN/Galilei, dirigida por Valadas Fernandes, pelo BPN - como este, de 20 milhões de euros, que o Paulo Pinto de Mascarenhas descobriu, em 15-10-2010 e que Paulo Portas denunciou no Parlamento, em 7-1-2011. E muito menos pagar qualquer indemnização à SLN por nacionalização do banco, após a gestão ruinosa anterior, como pretende o presidente da SLN/Galilei, Fernando Lima Valadas Fernandes, segundo notícia do DN, que o JCD recuperou, no Blasfémias, de 8-1-2011:
«"A Sociedade Lusa de Negócios (SLN), a antiga dona do BPN, pretende receber do Estado, como indemnização decorrente da nacionalização do banco, 403,8 milhões de euros"»

A promiscuidade entre a finança e o Estado e o desperdício de dinheiro do Estado são causas principais do colapso iminente da III República. O Governo socialista e a presidência do BPN devem uma explicação concreta aos portugueses: em quê e como é que foram gastos os 5 mil milhões de euros de dinheiro público após a nacionalização do BPN?


Limitação de responsabilidade (disclaimer): As entidades, objecto das notícias dos media, que comento, não são suspeitas ou arguidas do cometimento de qualquer ilegalidade ou irregularidade neste caso; e quando arguidos, como José Oliveira e Costa, gozam do direito constitucional á presunção de inocência até ao trânsito em julgado de eventual sentença condenatória.


* Imagem picada daqui.

12 comentários:

Mani Pulite disse...

ENTRETANTO A BOLSA DE LISBOA E OS BANCOS EM PARTICULAR ESTÃO HOJE 2ªFEIRA EM QUEDA LIVRE.

Anónimo disse...

Estamos numa situação identica à de 24 de Abril de 1974. O fim do Regime já se avista, sobretudo quando a Europa já se mostra fraca e em desespero. A velocidade vai aumentar, à medida que o dinheiro se esvai, e não haja entrada de mais dinheiro.

Graças a Deus, que a falência do Estado Socialista de Sócrates, mas também de Marcelo Rebelo de Sousa, está à vista.

Estamos preparados para o combate contra os Alegres e os Defensores. E sobretudo, temos que pugnar contra a manutenção no poder do Engenheirozeco, e convidá-lo a ir para a Venezuela, onde o espera um exílio na Ilha Margerita.

Hoje, enterra-se o antigo porta-voz do Conselho da Revolução.

A luta continua.
A vitória é certa.

Anónimo disse...

É pena.

Cavaco Silva vai perder as eleições.

Anónimo disse...

Cavaco perde as eleições? Ni hablar.
Cavaco vai ganhar as eleições, o FMI vem aí, e Socrates vai prá rua, alem de que O P.S. durante muitos anos vai ser considerado lixo tóxico e há processos judiciais que vão ser reabertos.
Assim é que vai ser, segundo a minha bola de cristal.

Anónimo disse...

CRISE (circula por aí)

Não ouvi foi nenhum governante falar em:


. Reduzir as mordomias (gabinetes, secretárias, adjuntos, assessores, suportes burocráticos respectivos, carros, motoristas, etc.) dos três Presidentes da República retirados.



. Redução dos deputados da Assembleia da República e seus gabinetes, profissionalizando-os como nos países a sério. Reforma das mordomias na Assembleia da República, como almoços opíparos, com digestivos e outras libações,tudo à custa do pagode



. Acabar com os milhares de Institutos Públicos e Fundações Públicas que não servem para nada e têm funcionários e administradores com 2º ou 3º emprego.


. Acabar com as empresas Municipais, com Administradores a auferir milhares de euros mês e que não servem para nada, antes acumulam funções nos municípios, para aumentarem o bolo salarial respectivo.. Redução drástica das Câmaras Municipais e Assembleias Municipais, numa reconversão mais feroz que a da Reforma do Mouzinho da Silveira, em 1821, etc



. Redução drástica das Juntas de Freguesia.


. Acabar com o pagamento de 200 € por presença de cada pessoa nas reuniões das Câmaras e 75 € nas Juntas de Freguesia



Acabar com o Financiamento aos Partidos. Que devem viver da quotização dos seus associados e da imaginação que aos outros exigem para conseguirem verbas para as suas actividades



. Acabar com a distribuição de carros a Presidentes, Assessores, etc, das Câmaras, Juntas, etc., que se deslocam em digressões particulares pelo País.


. Acabar com os motoristas particulares 20 h/dia, com o agravamento das horas extraordinárias... para servir suas excelências, filhos e famílias, e até os filhos das amantes.... Acabar com a renovação sistemática de frotas de carros do Estado e entes públicos menores, mas maiores nos dispêndios públicos.



. Colocar chapas de identificação em todos os carros do Estado. Não permitir de modo algum que carros oficiais façam serviço particular tal como levar e trazer familiares e filhos às escolas, ir ao mercado a compras, etc. Acabar com o vaivém semanal dos deputados dos Açores e Madeira e respectivas estadias em Lisboa em hotéis de cinco estrelas pagos pelos contribuintes que vivem em tugúrios inabitáveis...
(por razões de edição este comentário continua num seguinte)

Anónimo disse...

(continuação do comentário anterior)

.. Controlar o pessoal da Função Pública (todos os funcionários pagos por nós) que nunca está no local de trabalho. Então em Lisboa é o regabofe total. HÁ QUADROS QUE, EM VEZ DE ESTAREM NO SERVIÇO PÚBLICO, PASSAM O TEMPO NOS SEUS ESCRITÓRIOS DE ADVOGADOS A CUIDAR DOS SEUS INTERESSES, QUE NÃO NOS DA COISA PÚBLICA...



. Acabar com as administrações numerosíssimas de hospitais públicos que servem para garantir tachos aos apaniguados do poder - há hospitais de província com mais administradores que pessoal administrativo. Só o de PENAFIEL TEM SETE ADMINISTRADORES PRINCEPESCAMENTE PAGOS... pertencentes ás oligarquias locais do partido no poder...


. Acabar com a internet nas repartições públicas (Câmaras, Hospitais e demais locais de trabalho), acesso só em local próprio e por requisição, ficando sob controlo e registado o que o funcionário fez.
Se quiserem andar no Facebook, MSN, Google, etc., façam-no em casa e a expensas próprias que não ás custas do contribuinte.



. Acabar com os milhares de pareceres jurídicos, caríssimos, pagos sempre aos mesmos escritórios que têm canais de comunicação fáceis com o Governo no âmbito de um tráfico de influências que há que criminalizar, autuar, julgar e condenar..


. Acabar com as várias reformas por pessoa, de entre o pessoal do Estado e de entidades privadas, que passaram fugazmente pelo Estado.



. Pedir o pagamento dos milhões dos empréstimos dos contribuintes ao BPN e BPP.



. Perseguir os milhões desviados por Rendeiros, Loureiros e quejandos, onde quer que estejam.
. E por aí fora. Recuperaremos depressa a nossa posição, sobretudo a credibilidade tão abalada pela corrupção que grassa e pelo desvario dos dinheiros do Estado .


. Já estamos cansados, fica assim.

. Expliquem porque o Presidente da Assembleia da República tem ao

seu dispor dois automóveis (de serviço). Deve ser um para a "pasta" e

outro para a "lancheira".



ACRESCENTE AQUI O QUE SABE DE DESVIOS A UMA BOA GESTÃO DA COISA PÚBLICA E OS CASOS DE CORRUPÇÃO QUE EM GERAL OU NO PARTICULAR CONHEÇA E DIFUNDA...

Anónimo disse...

SE TIVER ACÇÕES DE BANCOS PORTUGUESES VENDA.SE TIVER DINHEIRO DEPOSITADO LEVANTE.E SE TIVER DIVIDA SÓCRATINA LIXO COM ELA.É TÓXICA.

Anónimo disse...

BPN já perdeu 3,4 mil milhões com fuga de depósitos


O Banco Português de Negócios (BPN) já perdeu 3,4 mil milhões de euros com fuga de depósitos, desde que foi nacionalizado em Novembro de 2008. O valor foi dado pelo administrador Norberto Rosa, durante a Comissão de Orçamento e Finanças, que decorreu esta segunda-feira no Parlamento.
Uma situação justificada já pelo presidente do banco, Francisco Bandeira, com os chamados «pica taxas» que saíram do BPN. Isto porque o banco era conhecido por apresentar taxas acima do mercado, uma situação que já não acontece.

Como já disse Francisco Bandeira nesta comissão, cerca de 15% dos recursos foram para a Caixa Geral de Depósitos, sendo os restantes «dispersos pelos maiores grupos financeiros privados».

Os clientes do BPN têm vindo a sair do banco, com duas grandes fugas de depósitos: uma à data da nacionalização do banco e outra há cerca de duas semanas, quando o BPN perdeu 200 milhões.

O presidente do BPN sublinhou, ainda, que o aumento de capital de 500 milhões de euros é «indispensável» para a saúde financeira do banco, permitindo um rácio de solvabilidade para «voltar a privatizar o banco». O Banco de Portugal exige que os bancos tenham um rácio de 8% para actuar no mercado nacional.

http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/news.asp?id_news=150456

Anónimo disse...

Portugal has made a private placement of government securities, a Finance Ministry spokeswoman told CNBC Monday.

The spokeswoman did not give any details about the amount of debt bought, its maturity, the identity of the buyer or the interest rate in a statement sent to CNBC by email.

"We confirm the achievement of an operation (which) was a private placement of shares in MTN (medium term notes) – there will not be any comment on the buyer or value," the spokeswoman said in a statement.

Media reports earlier this month said that China may have bought around 4 billion euros ($5.16 billion) worth of Portuguese bonds.

On Monday, yields on Portuguese debt jumped as pressure increased on Lisbon to request aid from the European Union and the International Monetary Fund.

Greek borrowing rates also hit a new record while Spanish and Italian debt yields also rose.

- Reporting by Carolina Cimenti, CNBC contributor

http://www.cnbc.com/id/40998087

Anónimo disse...

The euro could soon unravel, said renown currency and commodities trader Dennis Gartman on Monday, as the European Central Bank threw Portugal a temporary lifeline by buying its bonds.

In the next several years, Gartman thinks the currency will break into a northern euro and a southern euro. Germany, he said, won't stand to continue to fund countries like Greece, Spain and Portugal — all of which have lesser average work weeks, lower productivity rates and lower savings rates, he said.

http://www.cnbc.com/id/41002974

Mani Pulite disse...

QUAIS SÃO AS CONTRAPARTIDAS POLÍTICAS QUE PORTUGAL DÁ À CHINA PELO PROPALADO EMPRÉSTIMO DE MIL MILHÕES E QUAL A TAXA DE JURO QUE VAI PAGAR?SÓCRATES TEM DE ESCLARECER PÚBLICAMENTE ESTAS QUESTÕES.PORTUGAL NÃO É UM PROTECTORADO CHINÊS.IMPERIALISMO CHINÊS FORA DE PORTUGAL!GANG SOCIALISTA DE MACAU PARA A CADEIA!

Mani Pulite disse...

COMO TEMOS UMA FOLGA PRELIMINAR DE 800 MILHÕES SEGUNDO O VIGARISTA QUE ACABOU DE FALSIFICAR TODOS OS NÚMEROS À LA GREGA,TOCA A PRELIMINARMENTE ROUBARMOS ESSES 800 MILHÕES ANTES QUE SE DESCUBRA QUE ELES NÃO EXISTEM.