quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Casa Pia: depois da tragédia, a farsa

(Actualizado)

No início de "O Dezoito de Brumário de Luís Bonaparte" (MARX, Karl, Der 18te Brumaire des Louis Napoleon, Die Revolution, New York, 1852), Karl Marx admite que a História se repete (como sugeria Hegel),  mas com a farsa sucedendo à tragédia.

No caso da Casa Pia, a tragédia foram os abusos, seguida da esgrima judicial e mediática, nas luzes e nas sombras, até à decisão de primeira instância. A farsa é agora. O episódio da agitada e desculpabilizante entrevista de Carlos Silvino (Bibi)  conduzida por Carlos Tomás, passada na SIC, em 25-1-2011 e na RTP em 26-1-2011 (e os episódios subsequentes de encontro de Carlos Silvino, com Hugo Marçal, noticiado em 26-1-2011 novamente pela SIC), segue apenas o guião previsto. Uma farsa em que o povo jamais acredita, por maior que seja a ampliação mediática pelas antenas de confiança e a perseguiçãpo dos jovens abusados.

Do Portugal Profundo, expresso toda a minha solidariedade às vítimas dos abusos sexuais da Casa Pia, aos denunciadores do horror, aos investigadores, aos magistrados e a todos aqueles que contribuíram para a descoberta e exposição da Verdade.


Actualização: este poste foi actualizado às 20:33 de 28-1-2011.


Limitação de responsabilidade (disclaimer): Os arguidos do processo Casa Pia, mesmo após condenação na primeira instância, de que recorreram, gozam do direito constitucional à presunção de inocência até ao eventual trânsito em julgado da sentença condenatória.

10 comentários:

João Branco disse...

Se se vier a provar que este discurso de Carlos Silvino é mais uma mentira e mais uma pressão por parte de alguém que já foi dado como culpado, a justiça deveria ter uma mão mais pesada e acrescentar mais à pena.

Anónimo disse...

100% de acordo consigo, Dr ABC.

Anónimo disse...

Tal como Orwell, em 1984, a pedofilia na Casa Pia, nunca existiu. Toda a gente andou a sonhar. Aliás, a Casa Pia foi e é o melhor que o Estado português tem feito no campo social.

O que teremos que aguentar até à debacle da presente República?

Vai rebentar, é só uma questão de tempo. Pouco ou muito, aguardaremos pacientemente.

Karocha disse...

Vai rebentar?
Vamos aguardar!
Shame on you Carlos Tomás.

Anónimo disse...

Rebente, mas têm de haver consequências para esta gentalha.

Caboclo disse...

que porcos nojentos ..que rebente logo ..nada de esperas pacientes..
nada de esperas ...nadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Anónimo disse...

Parece que um grupo de crianças maltratadas da Casa Pia de Lisboa abordaram o Senhor Presidente da República, dessa época, mas parece que esse Senhor não deu um passo para apurar a verdade.

Rebuscando na memória lembro-me de ter visto, na época, uma pequena reportagem televisiva sobre a visita do Senhor Presidente da República ao Colégio da Casa Pia de Lisboa e de várias crianças da Instituição o terem abordado.

Se, a ser verdade, lhe falaram do assunto em causa,parece-me que o Estado Português na pessoa do seu principal representante, à época, deveria ter tomado providências.

Ter-se-há "esquecido" de um assunto tão chocante?

Anónimo disse...

Já viu este autêntico escândalo, mais um, Dr. Caldeira? Será possível que o povo português não se revolte finalmente perante tanto desavergonhado, pedófilo e mentiroso? Foi para montar esta abjecta rede e simultâneamente dar cabo de Portugal como país soberano e honesto, que estes bandidos implantaram a democracia. Com ela instituída podiam fazer tudo quanto lhes apetecesse, a começar pela prática da pedofilia em circuito fechado e em grupo, dentro da própria classe política e a acabar no roubo sistemático de milhões de milhões, aos portugueses, grande parte dos quais foram e vão directamente para a casa-mãe sediada no estrangeiro.
Não admira portanto que este bando de mafiosos, corruptos e pedófilos, rejubilassem com a queda do anterior regime. Estava montado o palco para os mais criminosos que este país já conheceu, entrarem em cena. O 25/4 foi uma festa para todos os criminosos, oh se foi. A partir daí a governação tornou-se numa repugnante farsa. E esta abjecta peça de teatro tem sido representada em sessões contínuas até hoje. O guião, que já estava escrito há muito, foi posto em prática e os actores, sempre os mesmos pulhas, representam à maravilha os seus papéis. Desde há quase quatro décadas que o palco - todo o Portugal - em que escandalosamente actuam em conluio, tem sido todo deles.
Até quando?
Maria

Anónimo disse...

E a Ex.ma Secretária de Estado da Família, da época, que disse em plena Televisão mais ou menos o seguinte:

QUE FICOU MUITO CHOCADA COM UM CONJUNTO ENORME DE FOTOGRAFIAS DAS CRIANÇAS DA CASA PIA, RELACIONADAS COM ESTE ASSUNTO, QUE LHE CHEGARAM ÀS MÃOS E DISSE QUE AS ENTREGOU NA PJ.

Será que depois disso também se "esqueceu" e daí "lavou as mãos" como Pôncio Pilatos?

Então quem é que tutelava e tutela a Casa Pia?
Não são em última análise os governantes do nosso País, à época, os principais responsáveis?

E os Tribunais chamaram esses senhores governantes à responsabilidade?

O Povo Português interroga-se.

Anónimo disse...

Perguntas para as quais não tenho resposta, acerca da Casa Pia (Convento Novo) em Évora:

1ª - Porque é que as Irmãs Salesianas foram mandadas embora?

2ª - Porque é que não é permitido às Antigas Alunas a visita ao Convento, nomeadamente à sua Igreja.

3ª - Alguém sabe do paradeiro do Arquivo dos Processos individuais das Antigas Alunas?

4ª - O que é que se passa dentro do Convento Novo que não possa ser divulgado, pois já há conhecimento de que algumas Antigas Alunas tentaram visitar as instalações e é-lhes barrada a entrada sem explicações, pura e simplesmente.