sábado, 8 de maio de 2010

A Graça da Providência divina sobre Portugal

.


Em 12 e 13 de Outubro de 1996, o cardeal Joseph Ratzinger presidiu, no Santuário de Fátima, às celebrações da aparição de Outubro de Nossa Senhora. Manifestou a vontade de antes das celebrações visitar o Mosteiro de Alcobaça. O reitor do Santuário de Fátima, Dr. Luciano Guerra, telefonou ao prior de Alcobaça, padre Alexandre Siopa, para que o cardeal fosse bem acolhido nessa visita. Era um sábado. O meu amigo Francisco, ligado à paróquia, telefonou-me para eu estar presente, mas não me conseguiu encontrar. Falámos nessa noite ou no dia seguinte. Contou-me a visita e eu expressei-lhe a minha pena por não ter estado presente. Relembra ele - eu eu já não - que eu lhe perguntei se ele sabia quem era o cardeal Ratzinger: ele não sabia. Ter-lhe-ei dito: «é o futuro Papa». O meu amigo riu-se e confessou-me depois que não acreditou. Relatou-me como foi: uma visita discreta. O cardeal vinha acompanhado por mais dois clérigos. Depois da visita e oração na nave central do Mosteiro, foram visitar as dependências do Mosteiro, nomeadamente os claustros e as salas circundantes. Mas foi-lhes pedido, pela funcionária do IPAAR (hoje IGESPAR), que pagassem o bilhete de entrada... Quando me referiram isso, lembro-me de me ter indignado por o IPAAR - que, nessa época, salvo erro, dirigido pelo Prof. António Ressano Garcia Lamas, estava numa guerra jacobina com a Igreja em todo o País, numa patética conquista de espaços de culto e dependências associadas (e imagens e alfaias litúrgicas...) que queria retirar à Igreja - cobrar entrada nos claustros da Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, cabeça da Ordem de Cister em Portugal, áquele que seria, nessa época, em minha opinião, a terceira figura da Igreja no mundo: o cardeal Ratzinger era o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé... Perdi a ocasião dessa visita, mas não desta vez. Se Deus me der vida e saúde, como diz o bom povo, irei, como peregrino, a pé, de casa a Fátima, neste 13 de Maio de 2010.

A visita do Papa Bento XVI a Portugal, neste momento, é providencial. Possamos nós ouvir a mensagem de fé, de verdade e de identidade com os valores de sempre.

É o seguinte o programa da Viagem Apostólica de Sua Santidade o Papa Bento XVI a Portugal, por ocasião do 10.º aniversário da beatificação dos pastorinhos de Fátima, Jacinta e Francisco Marto, de 11 a 14 de Maio de 2010:

11 de Maio, terça-feira
LISBOA


11.00 – Chegada ao Aeroporto Internacional da Portela, Lisboa
Acolhimento oficial
Discurso do Santo Padre


12.45 – Cerimónia de boas‑vindas, frente ao Mosteiro dos Jerónimos
Breve visita ao Mosteiro dos Jerónimos


13.30 – Visita de cortesia ao Presidente da República, no Palácio de Belém


18.15 – Santa Missa no Terreiro do Paço. Homilia do Santo Padre
Mensagem do Santo Padre comemorativa do 50º aniversário da inauguração do Santuário de Cristo Rei de Almada




12 de Maio, quarta-feira
07.30 – Santa Missa, em privado, na Capela da Nunciatura Apostólica


10.00 – Encontro com o mundo da cultura, no Centro Cultural de Belém
Discurso do Santo Padre


12.00 – Encontro com o Primeiro Ministro, na Nunciatura Apostólica
15.45 – Despedida da Nunciatura Apostólica
16.40 – Partida de helicóptero do Aeroporto Internacional da Portela de Lisboa para Fátima


FÁTIMA
17.10 – Chegada ao heliporto no grande parque do novo Estádio Municipal de Fátima


17.30 – Visita à Capelinha das Aparições
Oração do Santo Padre


18.00 – Celebração das Vésperas com sacerdotes, diáconos, religiosos/as, seminaristas e agentes de pastoral, na Igreja da SS.ma Trindade
Discurso do Santo Padre


21.30 – Bênção das velas, na Capelinha das Aparições
Discurso do Santo Padre. Oração do Rosário


13 de Maio, quinta-feira


10.00 – Santa Missa na esplanada do Santuário de Fátima
Homilia do Santo Padre. Saudações do Santo Padre


13.00 – Almoço com os Bispos de Portugal e com o Séquito Papal no Refeitório da Casa de Nossa Senhora do Carmo


17.00 – Encontro com as Organizações da Pastoral Social, na Igreja da SS.ma Trindade.
Discurso do Santo Padre


18.45 – Encontro com os Bispos de Portugal no Salão da Casa de Nossa Senhora do Carmo.
Discurso do Santo Padre


14 de Maio, sexta-feira
08.00 – Despedida da Casa de Nossa Senhora do Carmo
08.40 – Partida de helicóptero do heliporto de Fátima para o Porto
GAIA
09.30 – Chegada ao heliporto do Quartel da Serra do Pilar


PORTO
10.15 – Santa Missa na Avenida dos Aliados
Homilia do Santo Padre


13.30 – Cerimónia de despedida no Aeroporto Internacional Sá Carneiro do Porto.
Discurso do Santo Padre


14.00 – Partida de avião do Porto para Roma

Sem comentários: