terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

A pergunta da petição pública para o referendo sobre a legalização da eutanásia

A pergunta da petição pública para o referendo sobre a legalização da eutanásia (o abaixo assinado eletrónico está disponível no sítio da Federação Portuguesa pela Vida, em alternativa o impresso do pedido de referendo pode ser descarregado também ali) não deveria ser «Concorda que matar outra pessoa a seu pedido ou ajudá-la a suicidar-se deve continuar a ser punível pela lei penal em quaisquer circunstâncias?».

Cada vez que aceitamos a linguagem relativista estamos desde logo a conceder a derrota dos nossos valores. «Suicídio assistido» é um eufemismo desonesto. A pergunta deve ser: «Concorda que matar outra pessoa a seu pedido ou ajudá-la a matar-se deve continuar a ser punível pela lei penal em quaisquer circunstâncias?»

De qualquer modo, recomendo a assinatura da petição pública para um referendo sobre a legalização da eutanásia. O abaixo assinado eletrónico está disponível no sítio da Federação Portuguesa pela Vida, em alternativa o impresso do pedido de referendo pode ser descarregado também ali).

1 comentário:

Anónimo disse...

Claro que a pergunta, conforme a formula, é mais correcta e não cria dúvidas.

Em 18 de fevereiro de 2020 às 18:40, uma besta prantou palavras num comentário.

cumprimenta,
ao