quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A novela do cálculo dos votos e eleitores do sufrágio presidencial de Janeiro de 2011

Foi muito útil a análise e cálculo das discrepâncias no número de eleitores e votos entre a Direcção-Geral da Administração Interna do Ministério da Justiça e o Tribunal Constitucional - veja-se a súmula no meu poste de 4-2-2011. A crer na informação oficiosa publicada no JN, de 22-2-2011 (via Blasfémias), parece que o erro terá sido do Tribunal Constitucional, induzido pelos cálculos deficientes de várias assembleias distritais de apuramento dos resultados. Mesmo assim, os dados de um organismo e do outro continuam a não bater certo, ainda que os dados do Tribunal Constitucional finais sejam agora muito próximos dos constantes do sítio da DGAI.

Não se compreende como, nesta era de computadores e da internet, ainda podem manter-se tais erros e como pode o Governo não fornecer às ditas assembleias de apuramento de resultados os meios informáticos necessários para evitar tamanho absurdo. Custa, ainda, a crer que não se apurem responsabilidades pelos dados errados e não se reformule o sistema de apuramento de resultados para que semelhante espectáculo não se volte a repetir.

Mais ainda: sou levado a crer que discrepâncias semelhantes tenham existido nos escrutínios anteriores. Desta vez, emendou-se porque aqui, neste blogue Do Portugal Profundo, notámos a diferença e a amplificação do assunto forçou as instituições a recalcular os resultados.

Não é admissível que existam dois escrutínios paralelos - um do Governo e outro do Tribunal Constitucional -, discrepantes, ambos fiscalizados por uma Comissão nacional de Eleições apática.

O que agora se conhece sobre o número de eleitores e votos não modifica a análise, que aqui fiz, do número e crescimento abismal dos eleitores-fantasma e das condições de realização da eleição presidencial de 23-1-2011. Verifiquei, aliás, em claro benefício do infractor - o Governo, que boicotou a eleição, com a não realização da habitual campanha de apelo ao voto e a não comunicação da alteração do número de eleitor e de assembleia de voto aos portugueses que aderiram ao Cartão do Cidadão, e distorceu os resultados, com o empolamento da abstenção com o crescimento incompreensível do número de eleitores-fantasma e a sua não eliminação -, que se pretendeu provocar o adiamento da tomada de posse do Presidente da República com o alibi desta discrepância.

Como de costume, o Governo, acossado, lá apresentou um bode expiatório, enquanto os responsáveis pela trapalhada dos eleitores-fantasma e da eleição, continuam a merecer a confiança de quem lhes deu as ordens.


* Imagem picada daqui.

4 comentários:

Anónimo disse...

Bem, está a chegar a hora do Senhor Professor Cavaco começar a trabalhar, a sério.

O país não está de tanga. O país acabou. O país não tem alma. Ou o Professor Cavaco silva se assume, ou será melhor, Portugal fazer parte do Reino de España.

Anónimo disse...

O que se passará na TV do Estado? Depois do Zé Alberto Sócrates se mudar para Queluz, agora é a Judite Sintra Sócrates!

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=12620

Uma das jornalistas mais carismáticas da RTP1 vai passar para a TVI. Judite de Sousa é mais uma transferência de peso da estação pública para o canal de Queluz.
Judite de Sousa vai mesmo para a TVI. Depois de ter estado indecisa sobre o convite feito pela estação de Queluz, a jornalista acabou por decidir abandonar a RTP1, onde, além de fazer parte da direcção de programação, era o rosto da Grande Entrevista.

O nome de Judite de Sousa já foi, aliás, anunciado na redacção da TVI.

Judite é a segunda baixa de peso na informação do canal do Estado, depois da notícia da saída de José Alberto Carvalho para o lugar de director de informação da TVI.

Mas as saídas não se devem ficar por aqui, já que Judite e José Alberto deverão levar consigo para Queluz de Baixo mais alguns nomes da direcção de informação da RTP1.

Contactado pelo SOL, José Alberto Carvalho - que já anunciou na RTP1 a sua saída - não quis prestar comentários.

Judite de Sousa também se mostrou indisponível para falar sobre a sua saída da RTP1.
---------------------------------

E o seu novo dono, Paes do Amaral, é agora o substituto do Rui Pedro Soares?

Anónimo disse...

tem o googleberg e o googlocrates

http://www.tvi24.iol.pt/internacional/alemanha-ministro-da-defesa-karl-theodor-zu-guttenberg/1235338-4073.html

Como comentará o nosso pm esta noticia ..kakakakakaka
ahahahahahahahahaha kakakakakakaka
Caboclo

Mani Pulite disse...

ESTÁ NA HORA DE DERRUBAR A "RAINHA DE INGLATERRA"E O KADHAFFI DO SUPREMO,OS DOIS GRANDES BALUARTES DO SOCRAFFISMO NACIONAL.